IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

História em Cenas sobre: A Vila Do Papai Noel.

História em Cenas sobre: A Vila Do Papai Noel
A Vila Do Papai Noel










MATERIAIS:
Cartas com ilustrações do Papai Noel ( As fotos que postei anteriormente); cartolinas brancas e verdes; cola branca; fita adesiva; pincel; tesoura com ponta arredondada; tinta guache.

PASSO A PASSO:
Entregue para as crianças um pedaço de cartolina branca de 32,5 x 45 cm e oriente-as a dobrar 5,5cm da base para trás e 8,5cm da parte superior para frente, no sentido do tamanho maior. Oriente-as a marcar, com dobras para trás, 5,5cm nas duas laterais. Faça um vinco nas laterais superiores, até a marcação feita no passo anterior. Repita o procedimento com as duas laterais superiores, para formar as pontas do telhado da casinha. Peça-lhes que colem as dobras de trás, para que fique mais firme.

COLOCANDO EM PRÁTICA:
Com as casas prontas, forre a parede com cartolinas verdes. Em seguida, solicite às crianças que desenhem e pintem a porta e as janelas. Depois, coloque sobre a mesa as cartas, com as ilustrações viradas para baixo, para que cada criança escolha a sua. Organize, então, uma roda de conversa para que os alunos mostrem seu Papai Noel e comentem sobre o que ele está fazendo, comparando a ação a sua rotina diária. Incentive a imaginação por meio de questionamentos sobre o que acham que o Papai Noel faz fora do Natal, permitindo que as crianças pensem sobre a cooperatividade dentro do lar e outras questões que envolvem a construção de valores importantes para a convivência e para o exercício da cidadania, bem como o desenvolvimento de hábitos simples.
Amplie a discussão permitindo que elas falem sobre o que gostam ou não de fazer, quais ações desejariam praticar, e se podem seguir o exemplo do Papai Noel. Após esse diálogo e as intervenções necessárias, cada criança cola uma casa sobre as cartolinas. Durante o processo, incentive-as a conversar sobre o que há em uma vila e a chegarem a um consenso sobre o que terá no bairro. Peça-lhes que complementem o trabalho com desenhos. Faça perguntas sobre as características dessa vila, se acham que há crianças ou se são todos velhinhos, o que os moradores fazem durante o ano, como seria a vida nessa comunidade, se eles se ajudam e de que forma o fazem. Questione os hábitos do Papai Noel, se ele ouve música, se gosta de dançar, como canta, como faz para economizar energia elétrica, água, como ele preserva o meio ambiente e economiza dinheiro. Será que conversa com as renas e os outros animais? Como ele faz para ter boa saúde? Entre outros questionamentos.

AMPLIAÇÃO:
Faça que as crianças numerem as casas e nomeiem as ruas, ajudando-as na construção dessa escrita e fazendo-as perceber que o número maior representa a quantidade que foi necessária para formar a vila, qual é o número da residência que vem antes ou depois de determinada casa, quem mora à direita e à esquerda, oferecendo referências. Nesse momento, organize-se com as crianças para que elas coloquem cada Papai Noel em sua devida casa. Faça registros sobre os diálogos e demais comportamentos, que vão contribuir para nortear e legitimar a sua prática, direcionando as intervenções e ações futuras, além de adaptações que possam atender às necessidades da turma e beneficiar o ensino e a aprendizagem. Esta atividade valoriza o simbólico na criança, sua capacidade de imaginação e de transitar no faz-de-conta, para compreender o mundo adulto e sentir-se autorizada a fazer parte dele, lidando com questões diversas, que fortalecem sua auto-estima e auxiliam na conquista da autonomia, na construção de sua identidade e na capacidade de relacionar-se com o mundo real. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário