O Windows XP irá perder o suporte da Microsoft no próximo dia 8 de abril. A empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema operacional recomenda que todos os usuários atualizem para versões mais recentes do Windows e, se o hardware não permitir, então que seja levada em consideração a aquisição de um novo PC.
Mas, afinal, por que é necessário seguir as recomendações de atualizar o sistema ou adquirir um novo PC?
Quando for preciso acionar o suporte da Microsoft ou de algum dos seus parceiros para a resolução de problemas de software ou hardware, é necessário que o sistema operacional ainda conte com esse tipo de serviço. A correção de bugs e vulnerabilidades no sistema e a atualização de drivers também são fundamentais para o bom funcionamento do PC, e dependem diretamente da empresa desenvolvedora do Windows.
Um exemplo de problema que pode surgir após o fim do suporte é a exibição distorcida de páginas de internet pelo navegador padrão do Windows XP, pois ele já não suporta recursos avançados empregados no desenvolvimento de sites que oferecem maior interatividade e melhor experiência de uso. A solução paliativa é recorrer a outros navegadores, como o Google Chrome ou o Mozilla Firefox, porém não existe garantia alguma de que esses navegadores permanecerão recebendo atualizações regulares pelos seus desenvolvedores.
Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a restrição à adição de novos periféricos (impressora, scanner, mouse e teclado sem fio), pois corre-se o risco de não encontrar drivers apropriados para a sua instalação, inviabilizando o funcionamento.
Quando instalar uma versão mais recente do Windows?
As versões mais recentes do sistema operacional são: Windows Vista, Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1. Porém, antes de instalar uma dessas versões, é preciso verificar quais são os requisitos mínimos de hardware. Vale salientar que, mesmo quando os requisitos mínimos de hardware são atendidos, isso não significa que o desempenho do PC será satisfatório.
Por exemplo: o requisito de memória RAM mínimo requerido para a instalação do Windows 7 é de 1GB (gigabyte) num PC com um processador de 1 gigahertz (GHz, velocidade do processamento) com apenas um núcleo. Embora seja possível instalar o Windows 7 num equipamento com essa configuração, ao executar um navegador de internet, um player de música e manter o antivírus em execução, será praticamente inviável obter alguma produtividade - mesmo que o PC esteja sendo usado apenas para acessar redes sociais.
Os requisitos mínimos de hardware para instalar as versões mais recentes do Windows são os seguintes:
Windows 7
- Processador: 1 gigahertz (GHz) ou superior de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64)
- 1 gigabyte (GB) de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits)
- 16 GB de espaço em disco disponível (32 bits) ou 20 GB (64 bits)
- Dispositivo gráfico DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior
Windows 8
- Processador: 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido com suporte a PAE, NX e SSE2
- RAM: 1 gigabyte (GB) (32 bits) ou 2 GB (64 bits)
- Espaço em disco: 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits)
- Placa gráfica: dispositivo gráfico Microsoft DirectX 9 com driver WDDM
Windows 8.1
- Processador: 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido com suporte a PAE, NX e SSE2
- RAM: 1 gigabyte (GB) (32 bits) ou 2 GB (64 bits)
- Espaço no disco rígido: 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits)
- Placa gráfica: dispositivo gráfico Microsoft DirectX 9 com driver WDDM
Quando é necessário comprar outro computador?
Se os requisitos mínimos não forem atendidos para a instalação do sistema operacional, ou se mesmo sendo possível instalá-lo o PC ficar muito lento.
E se o usuário preferir deixar o seu PC como está?
Isso aumenta a probabilidade de infecção por pragas virtuais, o sistema fica mais vulnerável, menos programas poderão ser instalados ou atualizados, sites deixarão de exibir o seu conteúdo de maneira apropriada e, em casos extremos, funcionalidades específicas sequer irão funcionar.
Há alternativas para quem não puder instalar versões mais recentes e não quer comprar outro PC?
Dependendo do hardware, é possível instalar alguma distribuição do sistema operacional Linux, que além de não ter custo de aquisição de licença dispensa a instalação de antivírus e conta com atualizações regulares. Porém, para o melhor desempenho na execução do Linux, é recomendável optar por aquelas que oferecerem um ambiente gráfico mais leve, como XFCE ou LXDE.
http://g1.globo.com/tecnologia/blog/tira-duvidas-de-tecnologia/post/o-que-fazer-quando-o-windows-xp-deixar-de-receber-suporte.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário