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domingo, 30 de março de 2014

Idéias para ensinar sobre a Páscoa.

Estrelinha e a Páscoa!!!

Em uma Fazenda muito bonita, nasceu Estrelinha; uma ovelhinha branca com a lã bem fofinha; ela era bem pequena e passava muito tempo dormindo junto com a mamãe.

Quando Estrelinha acordava, ela gostava de brincar com suas amiguinhas Floquinho e Pupi; elas brincavam de pega-pega, apostavam corrida e quando se cansavam, paravam para beber água limpinha.

Certo dia quando as três estavam brincando viram um bicho todo arrepiado, estava passando e quase atropelou a floquinho. Ui! Cuidado! Não vê onde anda? _Oh! Desculpe-me, é que estou com tanta pressa! Se não tomar cuidado vai acabar atropelando algum bicho por ai! Disse Estrelinha. Desculpe-me de novo, mas é que tenho que apressar, pois a páscoa está chegando e eu preciso entregar muitos ovos por ai! Até breve! E assim o coelho saiu correndo! Ei espere seu coelho, o Sr. Não nos falou o que é a páscoa! Disse Pupi, Mas o coelho já ia longe. As três ovelhinhas ficaram muito curiosas e lá se foram para perguntar a Dn. Ovelha o que era aquilo “páscoa” e “ovos” quando perguntaram Dn. Ovelha respondeu:

-Bom eu ia mesmo falar-lhes sobre a páscoa, que é uma data muito especial. Sentem-se perto de mim para ouvir esta linda história. Há muito tempo atrás havia um rei mau que castigava o povo de Deus, ele obrigava o povo trabalhar como escravos. O povo de Deus eram os Israelitas e os q1ue serviam ao rei malvado eram os egípcios. Mas Deus amava o seu povo e decidiu liberta-los para que não fossem mais escravos. Então Ele castigou os egípcios, nove vezes, mas eles continuavam a maltratar os israelitas;

Foi ai que Deus mandou o último castigo, o décimo; foi um castigo terrível, Deus iria matar todos os filhos mais velhos de cada família!

-Oh! Que horror, falou estrelinha se encolhendo toda. E mamãe continuou: Só que Deus amava o seu povo, então deu uma ordem, cada família deveria matar um cordeiro e passar o sangue na porta de sua casa, assim ninguém da casa iria morrer. Os Israelitas obedeceram e nenhum dos seus filhinhos morreu. Eles foram libertos da morte! A partir daí, todo ano o povo de Deus sacrificava uma ovelha para ser liberto dos seus pecados.

Puxa mamãe! Então nós também vamos morrer? Seremos sacrificadas?Não! Disse a mamãe sorrindo; isso não é mais necessário, pois Deus mandou seu filho Jesus que nasceu lá em Belém; Ele era um nenezinho bem pequeno, mas cresceu e um dia Ele foi crucificado.

Agora não é preciso sacrificar mais nenhuma ovelha, Jesus libertou todas as pessoas da morte. Quando Ele próprio morreu na cruz do calvário pagando o preço do pecado, aquele que tem Jesus no coração está livre do pecado.

“Jesus é cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”

Estrelinha começou a chorar e disse: Puxa, esta é a história mais triste que já ouvi! Porque minha filha? Porque Jesus está morto. Não! Ele vive! Ele não ficou morto, ao terceiro dia Jesus ressuscitou para dar a cada pessoa, cada criança, uma vida nova!

Que maravilha! Então a páscoa é linda, é a libertação que Jesus nos deu quando morreu como ovelha e depois ressuscitou! – Sim e cada criança pode tê-lo no coração e ganhar o presente que Ele nos oferece que é o céu.

Foi neste momento que todas as ovelhinhas estavam com lágrimas nos olhos de alegria, mas ouviram um chorinho, era o coelhinho que estava escondido e ouvia toda a verdadeira história da páscoa. Puxa! como estou envergonhado! Estou ensinando coisas erradas; a páscoa não é do coelho a dos ovos de chocolate, mas é de Jesus, o cordeiro de Deus que morreu e ressuscitou para tirar o pecado do mundo!

_Sim, disse Dn. Ovelha, e devemos nos lembrar disso com coração cheio de gratidão e alegria porque Jesus é a verdadeira Páscoa para todos! Eu preciso contar isso para os meus amigos! Disse o coelhinho, se não, eles não vão saber sobre a páscoa de Jesus.

_Nós vamos ajudar você, disseram Estrelinha, Floquinho e Pupi. Então lá se foram eles correndo para contar a todos, a verdadeira história da páscoa que haviam aprendido.

Versículo João 1: 29 b

FONTE:
http://wwwmarcelacristina.blogspot.com.br/2013/03/ideias-para-ensinar-sobre-pascoa.html

Artesanato - Ovelhinha para páscoa.







ENSINO RELIGIOSO: História Bíblica - Rainha Ester

A HISTÓRIA DE ESTER




1- Objetivo: Ensinar às crianças a importância de agradecer ao Senhor por nossa salvação.
2- Quebra-Gelo: Você lembra o dia que aceitou Jesus como o seu Senhor e Salvador?
3- Versículo para Memorizar: “Somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Rm 8:37
4- Referência Bíblica: Ester 4-8
5- Mensagem: Ester era uma jovem judia que foi escolhida pelo rei Assuero, da Pérsia, para ser sua rainha. Tinha um primo chamado Mordecai, que a criara desde pequena, pois era órfã, não tinha pais. Mordecai era judeu e, fiel aos princípios de Deus, não se prostrava perante ninguém, por isso atraiu sobre si e sobre todos os judeus que ali viviam a ira de Hamã, homem exaltado pelo rei acima de todos os príncipes, diante de quem todos tinham que se prostrar. Hamã, para se vingar de Mordecai, foi ao rei e falou-lhe do povo judeu, que tinha leis diferentes de todos os outros povos e não obedecia às ordens dadas por ele. Em razão dessa desobediência, que o rei não os deixasse ficar ali, mas que os mandasse matar. Quando Mordecai soube desta ordem, rasgou suas roupas, vestiu-se de sacos e foi para a porta do rei, mas não o deixaram entrar. Ester soube do que estava acontecendo, mas achou-se incapaz de fazer alguma coisa, pois, apesar de ser rainha, só podia entrar na presença do rei quando este a chamava. Se entrasse sem sua ordem, poderia ser morta. Mordecai mandou-lhe dizer que se ficasse calada, certamente morreria junto com seu povo, pois também era judia e lembrou-lhe que talvez estivesse ali como rainha por providência de Deus para salvar seu povo. Ester mandou então que todos jejuassem por três dias, pois assim faria também, e depois entraria na presença do rei. No terceiro dia, Ester vestiu o manto real. Então, ela respirou fundo e entrou na sala interior, onde o rei estava sentado. O rei viu Ester e ficou muito satisfeito. Ele estendeu o seu cetro de ouro e perguntou a Ester o que ela queria. Ela, então o convidou para um banquete juntamente com Hamã. Hamã já tinha mandado preparar uma forca para Mordecai. Durante o banquete, novamente o rei perguntou-lhe o que queria e ela o convidou para um novo banquete. Neste segundo banquete, perguntou o rei a Ester, outra vez, qual era o seu pedido. Então ela lhe contou tudo o que estava acontecendo, denunciando Hamã como perseguidor do seu povo. Então o rei mandou que Hamã fosse enforcado na mesma forca que havia preparado para Mordecai e que fosse revogada a ordem de matar os judeus. O rei fez um decreto que todos os judeus podiam se reunir para lutar com quem tentasse matá-los. Deus estava com seu povo. Eles foram vitoriosos. Depois, eles fizeram uma festa especial para honrar a Deus por livrá-los da morte, chamada Festa de Purim.

Festa de Purim: O objetivo central da festa de Purim é compartilhar a alegria. Muitos judeus, em particular as crianças, fantasiam-se e participam de desfiles e concursos. As fantasias mais populares costumam ser as de Mardoqueu e da Rainha Esther. Peças teatrais são encenadas para recontar a milenar história. Nesta festa adultos e crianças comem e bebem alegremente, nesta festa também trazem alimentos e roupas para serem doados a pessoas carentes.

8- Aplicação: Assim como Deus usou a vida de Ester para salvar o povo judeu, Ele usou a vida de Jesus para nos salvar da morte. Que possamos louvar ao Senhor e agradece a Deus por Seu amor para com as nossas vidas!
9- Atividade: Sugestões: 1- Monte uma história da rainha Ester em quadrinhos, cada criança pode fazer um quadrinho, um desenho de uma parte da história, e depois junte os desenhos e reconte de forma resumida.
2- Prepare com as crianças uma festa de Purim, com lanches, doces, sucos, e muito louvor, para celebrar a nossa salvação em Cristo. Peça que nessa festa tragam algo para ser doado: roupas, brinquedos, alimentos (fechados). Incentive todas a trazerem algo, mesmo as mais carentes, elas encontrarão algo para trazerem, com certeza, é importante não tirar esse privilégio de nenhuma criança que é o de doar algo para alguém.
10- Comunhão / Encerramento


Fonte: Água kids.



PODERÁ SER USADO ESTE RECURSO COM ROLOS DE PAPEL HIGIÊNICO!




OUTRO RECURSO É COMPRAR ESSA COROA PARA ILUSTRAR A HISTÓRIA, OU COMPRAR VÁRIAS PARA DAR AS MENINAS!








FONTE:
http://wwwmarcelacristina.blogspot.com.br/2013/03/historia-biblica-rainha-ester.html

ENSINO RELIGIOSO: História Bíblica - Naamã Uma Menina Missionária

OBJETIVO: Entender que Deus nos chama à Sua obra, mas se O rejeitamos,
Ele convida outros melhores que nós para herdar as bênçãos celestes.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Instrui o menino no caminho em que deve andar; 
e quando envelhecer, não se desviará dele.” Provérbios 22:6.


RECURSOS NECESSÁRIOS: Lição: um dos visuais sugeridos abaixo, envelope de carta, 
TNT azul, tinta guache branca, lenço umedecido; Revisando: faixa de TNT usada na lição;
Aplicando: boneco ou figura de personagem masculino; Contando aos Outros: Opções 
1 e 2: cópias das figuras, palitos de sorvete ou churrasco, suporte (opção 2).


COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição: Pode-se contar a história de três maneiras diferentes ou mais:


Opção 1 − Bonecos: Usar as silhuetas da pág. Para fazer os personagens. 
Fazer uma carrocinha usando caixinhas de embalagem e um cavalinho de brinquedo.
Para os mergulhos de Naamã, usar uma das lembrancinhas.


Opção 2 − Figuras abaixo. Copiar e pintar tudo. Mostrar as figuras à medida que
conta a história. Para figuras coloridas, clique AQUI


Fonte: http://ministerioinfantilpequeninosdecristo.blogspot.com.br/2012/01/historia-de-naama.html








Opção 3 − Cenário grande. Em um canto da sala, montar uma mesa com talheres 
para ser a casa de Naamã. Em outro canto, colocar uma cadeira coberta com um 
cetim bonito, para ser o palácio do rei de Israel. Em outro espaço, a porta da casa
de Eliseu e, finalmente, de frente para as crianças, o rio Jordão, que será montado 
somente no momento do mergulho de Naamã. Escolher as crianças que serão os 
personagens: a menina, Naamã e sua esposa, o servo de Eliseu, o rei de Israel, 
os soldados de Naamã. Vesti-las com roupas dos tempos bíblicos. O rei de Israel 
deve ter uma capa de TNT, com um pequeno corte, para facilitar na hora de rasgá-la
. As outras crianças serão o povo. Se quiser, pode iniciar a história mostrando as figuras 
iniciais (assim, só é necessário fazer o cenário do rio Jordão). Com tinha guache branca,
fazer algumas manchas nos braços e mãos do menino que será Naamã. Fazer isso pouco 
antes de começar a contar a história, para que a tinta não chegue a secar muito e fique 
difícil de sair.
Rio Jordão: Usar uns dois metros de TNT azul. Mantê-lo dobrado, enquanto conta a história. 
No momento do mergulho de Naamã, abrir o TNT e esticá-lo na horizontal, com um dos
lados maiores encostado no chão e duas pessoas segurando as pontas.


Contando aos outros: 
Opção 1: Imprimir uma cópia da figura abaixo para cada criança. Ao invés de colar 
a figura na folha de atividade, ficará mais fiel à história, se colar um palito entre as 
duas figuras de Naamã, cortar uma fenda no rio e introduzir a figura pelo palito. Ensinar
a criança a "mergulhar" Naamã seis vezes aparecendo o lado manchado. Na sétima vez 
ela deve virar a figura para aparecer o lado limpo.

Adaptado de: http://blogtiale.blogspot.com.br/2010/07/naama-e-pequena-escrava.html




Opção 2: imprimir um par de figuras (abaixo) para cada criança. Colar uma na outra, 
com um palito de sorvete ou de churrasco entre elas. O Rio pode ser o fundo ou o gargalo
de uma garrafa PET ou, ainda um copo de papelão (nesse caso, talvez seja necessário reduzir
um pouco as figuras).


Fonte: http://blogtiale.blogspot.com.br/2010/07/naama-e-pequena-escrava.html






Se preferir as figuras já coloridas (só é preciso reduzi-las um pouco): 
Fonte: http://pastoradulcidokids.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.html 







Modelos de "rio Jordão"
Fonte: http://blogtiale.blogspot.com.br/2010/07/naama-e-pequena-escrava.html








Fonte: http://pastoradulcidokids.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.html













CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Mandar as crianças realizarem as seguintes 
atividades: dar 7 pulos numa perna só; correr 7 vezes no lugar; tocar 7 vezes os
pés com as mãos; dar 7 passos segurando os tornozelos; dar 7 pulinhos para frente; 
dar 7 pulos com os dois pés ao mesmo tempo. Após cada exercício, perguntar:] Foi fácil
ou difícil fazer isso? [Quando terminar o último exercício, dizer:] A história bíblica de hoje é sobre alguém que teve de fazer sete coisas.

APRESENTANDO A LIÇÃO: [Preparar os visuais com antecedência e usá-los conforme a
história é contada. Mostrar a figura 1, o boneco da menina ou a menina. Se as crianças forem bem pequenas, resumir a história, retirando cenas e cenários menos importantes. Dizer:] Em Israel havia uma menina que, desde pequena, foi ensinada por seus pais a obedecer a Deus e ser bondosa com as pessoas. Ela também aprendeu a ser trabalhadeira e caprichosa.


Naquele tempo, os israelitas haviam abandonado a Deus e feito muitas coisas erradas. 
Por isso, perderam a bênção de Deus e um dia os sírios, um povo que não adorava a Deus, invadiram Israel e levaram muitos israelitas para a Síria, para serem escravos. Entre esses, levaram também a menina da nossa história. Não sabemos o que aconteceu com seus pais,
só sabemos que ela foi levada como prisioneira para ser escrava da esposa de Naamã, o
capitão do exército sírio. Não deve ter sido fácil para ela passar por tudo isso. Para 
completar, os sírios adoravam estátuas. E Naamã e sua esposa também faziam isso. Eles se ajoelhavam
diante da estátua e faziam pedidos a ela. [Mostrar uma figura de ídolo. Ajoelhar-se diante 
dela e pedir que mande uma boa colheita e que cure suas doenças. Depois, dizer:]Uma estátua pode ver? [Dar tempo para as crianças responderem.] Pode ouvir? Pode falar? Aquela menina sabia de tudo isso e não se curvava diante das estátuas: ela adorava a Deus sozinha.


Se alguém obrigasse você a ser um escravo você amaria essa pessoa e faria as coisas
com capricho para ela? Difícil fazer isso, não é? Pois a nossa garotinha não deixou o
ódio entrar em seu coração. Pelo contrário, perdoou seus inimigos e continuou sendo trabalhadeira e educada, fazendo todo o seu trabalho com capricho, mesmo quando
estava muito cansada. [Mostrar figura da menina trabalhando ou a personagem deve
arrumar algumas coisas no cenário.] Além disso, estava sempre de bom humor e não 
reclamava de nada. E, por ser muito obediente e nunca mentir, Naamã e sua esposa
aprenderam a confiar nela.
Mas o grande general tinha um problema muito sério [abaixar o tom de voz, como se 
contasse um segredo]: uma doença terrível chamada lepra. Naquela época, a lepra era considerada uma das piores desgraças que poderiam acontecer com alguém. O corpo do 
doente ficava cheio de manchas brancas. Com o tempo, ele se deformava todo e, como
não havia remédios para essa doença, nenhum leproso escapava da morte.
Quando a menina israelita soube desse problema, lembrou-se do profeta Eliseu e dos
milagres que ele fazia. Ela contou tudo que sabia sobre Eliseu para a esposa de Naamã. 
Como a garota nunca mentia, a senhora acreditou e contou tudo a Naamã. Ele também 
acreditou e contou para o rei da Síria. O rei não queria que Naamã morresse porque ele
conseguia vencer muitas batalhas. Então, ele fez uma carta para o rei de Israel, pedindo
que curasse Naamã. [Mostrar um envelope de carta.]


O general viajou até Israel, acompanhado por alguns servos. [Movimentar os personagens
até a “sala do trono” do rei de Israel.] Quando o rei de Israel leu a carta ficou muito nervoso. 
Ele disse [fazer uma voz nervosa]: “Eu não sei como curar a lepra! O rei da Síria está me
pedindo isso só para fazer guerra comigo. E agora? Que é que eu faço?” Naquele tempo, 
quando alguém ficava nervoso, rasgava a própria roupa. E foi isso que ele fez. [Rasgar o 
manto do rei.] 
Quando o profeta Eliseu ficou sabendo disso, mandou uma mensagem ao rei dizendo que mandasse Naamã até sua casa.


Naamã era uma homem muito poderoso e admirado. Por onde ele passava, as pessoas se curvavam em sinal de respeito e lhe ofereciam tudo do bom e do melhor.[O personagem 
Naamã deve passar, com a cabeça bem erguida, enquanto os outros se curvam diante dele.]
Por isso, quando ele chegou à casa de Eliseu, é bem possível que um de seus servos o tenha anunciado [fazer o tom de voz de um arauto]: “Eis aqui, Naamã, o grandiosíssimo general do poderosíssimo reino da Síria. Que venha o profeta para atendê-lo!” Eu imagino que todos os vizinhos tenham parado para ver o que estava acontecendo. [Imitar pessoas bisbilhotando.
Pedir que as crianças façam expressão de curiosidade.] Talvez algumas crianças até ficassem espiando pela janela, curiosas para ver aquele homem importante com seu carro e seus cavalos. 
E Naamã, de cima de seu carro ficou esperando ser honrado pelo profeta. [Cruzar os braços e erguer a cabeça, como alguém orgulhoso.] Mas, imaginem a surpresa dele quando nem foi convidado para entrar! Eliseu apenas lhe mandou um recado por seu servo, dizendo que ele deveria mergulhar no rio Jordão por sete vezes para ficar curado.
O general ficou muito nervoso [fazer uma voz irritada]: “Como aquele profetazinho de 
Israel teve coragem de nem aparecer? Não se trata assim um homem tão importante 
como eu! Ele tinha que vir aqui, fazer uma cerimônia, passar as mãos nas manchas e
me curar. Os rios da Síria são muito melhores do que esse Jordão lamacento.” E ele ficou tão indignado que se virou e foi embora.
No caminho, seus servos lhe disseram [fazer voz de quem está persuadindo]: 
“Senhor, pense melhor. Se o profeta pedisse uma coisa difícil e cara, o senhor não 
a faria. Quanto mais uma coisa tão simples como mergulhar sete vezes.”



Naamã pensou melhor, lembrou-se de que sua escravazinha nunca mentia, 
e resolveu fazer o que Eliseu mandara. Ele foi até o rio. [Duas pessoas devem
segurar a faixa de TNT azul, e o personagem Naamã deve ficar atrás dela, 
aparecendo o corpo da cintura para cima. Um ajudante deve ficar abaixado 
ali também, segurando o pano molhado.] Vamos contar comigo quantas vezes ele mergulhou?[Contar mostrando os dedos das mãos.] Uma. [Naamã deve abaixar-se
e levantar-se, atrás da faixa, (repetir o processo cada vez que “mergulhar”).] Nada. 
Os servos o animaram dizendo: “Continue! Não desista!” Vamos falar como os servos?
[Cada vez que ele se levantar, observar as manchas e mostrar expressão de 
desapontamento e as crianças devem dizer: “Continue, não desanime”.] Duas. 
Manchado ainda. Três, tudo do mesmo jeito. Quatro. Iiih! Continuava doente. 
Cinco. Seis. Ainda com lepra. Faltava só uma vez. Será que daria certo? Ele 
mergulhou
de novo. [O ajudante deve passar o pano molhado nas manchas rapidamente.] 
Será 
que dessa vez ele ficaria curado? Os servos ficaram todos esperando ele aparecer de novo.
Nem conseguiam respirar direito de tão ansiosos. Até que ele saiu da água e... 
[“Naamã” deve levantar-se com expressão feliz no rosto.] Estava curado! Não havia
mais nenhuma mancha na pele dele! Os servos davam vivas e batiam palmas.
[Pedir que as crianças dêem vivas e batam palmas.]E Naamã erguia as mãos para o Céu agradecendo a Deus pelo grande milagre. Que maravilha!
Ele quis agradecer a Eliseu, dando-lhe ouro e outros presentes caros. 
Mas Eliseu não aceitou. Ele queria que Naamã agradecesse só a Deus. Então, 
Naamã voltou para sua casa, convencido de que o Deus de Israel era o verdadeiro Deus.
Ele contou tudo para sua esposa e os dois deixaram aquelas estátuas de lado e 
começaram a adorar o Deus verdadeiro. E tudo isso aconteceu porque aquela menina
foi bondosa e fiel, que ficou muito feliz também.


MEMORIZANDO: [Dizer:] A garota da história de hoje aprendeu desde pequeninha a 
escolher o caminho de Deus. Seus pais a ensinavam todos os dias, no culto da manhã e 
da tarde, e enquanto trabalhavam. Ela aprendeu a amar a Palavra de Deus e a obedecê-la. Também aprendeu a ser bondosa, trabalhadeira e caprichosa. Quando ela foi levada cativa, continuou andando no caminho de Deus. Não se desviou dele, mesmo estando sozinha.
A Bíblia diz que a criança que aprende o caminho do Senhor desde pequena, não vai se
desviar dele. É por isso que estamos aqui, na Escola Sabatina, para que vocês aprendam o caminho de Deus e não se desviem dele quando crescerem. É isso que está escrito na Bíblia.
[Ler o verso na Bíblia e explicar seu significado. Depois ensiná-lo com os gestos propostos na lição:]


Instrui o menino no caminho em que deve andar - [mãos sobre a fronte, mostre
um caminho.]
E quando envelhecer, não se desviará dele - [passar a mão direita sobre o rosto, 
negar com as mãos.]
Provérbios 22:6 − [desabrochar uma flor e formar um livro.]


REVISANDO: [Fazer algumas manchas com tinha guache em um garoto. Colocá-lo 
atrás da faixa de TNT azul (o “rio”) e fazer as perguntas para as crianças. A cada 
resposta certa ele deve dar um “mergulho” no rio, escondendo-se atrás da faixa. Se a 
resposta estiver errada, ele não pode mergulhar. As crianças devem ajudá-lo a mergulhar 
sete vezes, para ficar curado. Na sétima vez, enquanto ele está abaixado atrás do TNT, 
passar o paninho úmido para retirar as manchas. Quando ele se levantar, dar vivas e 
bater palmas, agradecendo às crianças por terem ajudado “Naamã” a ficar curado.]


APLICANDO: As crianças que aprendem o caminho de Deus desde pequenas são sempre
amáveis, prestativas e obedientes. Como aquela menina cativa, elas ficam felizes quando
podem ajudar alguém a conhecer o verdadeiro Deus. [Mostrar o boneco para as crianças e apresentá-lo como Sr. Maneira. Dizer:] O Sr. maneiras vai falar frases educadas, que 
crianças cristãs fazem, e coisas grosseiras, que crianças cristãs não fazem. Quando ele
falar uma frase educada vocês devem fazer um gesto ou mímica mostrando o que ele disse. 
Se ele falar uma frase grosseira, vocês devem ficar paralisados como estátuas. Por exemplo, o Sr. Maneiras disse para apertar as mãos e sorrir quando conhecer alguém novo. Essa é uma frase educada, vocês devem apertar as mãos uns dos outros e sorrirem. [Dar tempo para que as crianças apertem as mãos.] Agora, Sr. Maneiras disse para dizer à mamãe que odeia que ela fez. Essa é uma frase grosseira. Vocês devem ficar paralisados, como estátuas. [Dar tempo para que fiquem paralisadas.] Vocês só poderão se mexer quando eu falar uma frase educada de novo. Quem fizer o gesto grosseiro, sai do jogo por um tempo. Vamos começar?
1. O Sr. Maneiras disse para engraxar os sapatos do papai, e deixá-los brilhando, sem ele pedir.
2. O Sr. Maneiras disse para secar a louça para a mamãe, sem reclamar.
3. O Sr. Maneiras disse para choramingar e reclamar quando não ganhar o que quer.
4. O Sr. Maneiras disse para fazer a lição de casa de qualquer jeito.
5. O Sr. Maneiras disse para visitar o vizinho doente e orar com ele.
6. O Sr. Maneiras disse para rir da colega que caiu um tombo e se machucou.
7. O Sr. Maneiras disse para secar a louça com muito capricho.
8. O Sr. Maneiras disse para deixar a cama desarrumada quando você acordar.
9. O Sr. Maneiras disse para brigar com o colega.
10. O Sr. Maneiras disse para repartir o lanche com um amigo.
11. O Sr. Maneiras disse para dar um folheto a um amigo.


[Ao terminar, dizer:] Naamã só foi curado por causa da menina cativa. Se vocês andarem no caminho de Deus, como ela andou, vocês também poderão ajudar as pessoas a conhecerem o Deus verdadeiro. Que Deus as abençoe para isso.

CONTANDO AOS OUTROS: [Tanto na opção 1, como na 2, entregar os desenhos para as crianças pintarem. Depois, ajudá-las a montarem tudo. Lembrá-las de usar o material para contar a outros a história bíblica de hoje.]




Sugestão de Musica (Tente encontrar uma música que se adapte à letra...)


Sete mergulhos no Jordão,
Naamã teve que dar,
Sete mergulhos no Jordão,
Para curado da lepra ele ficar

Eliseu lhe ordenou,
Naamã obedeceu.
No Jordão mergulhou,
E o milagre aconteceu


1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Sete mergulhos no Jordão,
Naamã teve que dar,
Sete mergulhos no Jordão,
Para curado da lepra ele ficar

FONTE:
http://wwwmarcelacristina.blogspot.com.br/search?updated-max=2013-03-25T10:14:00-07:00&max-results=20&start=683&by-date=false

Plano de aula- Páscoa - Muitas atividades.


Páscoa é, antes de qualquer outra coisa, passagem da morte para a vida. É Ressurreição, alegria. O mestre renasceu, venceu a morte e por isso, estamos felizes. Essa alegria da Páscoa deve ser a essência das comemorações, durante toda a semana.

Elaborei o plano de aula ou de atividades abaixo, pensando numa comemoração tradicionalmente cristã, ou seja, que leve em consideração o relato bíblico do significado da Páscoa ou "a verdadeira história da Páscoa".

Plano de Atividades


"A verdadeira história da páscoa"
(Desenvolvimento: Profª Elizabeth Freitas)
Objetivos: Permitir que os pequenos conheçam a verdadeira história da Páscoa e seu significado.

Trazer à memória a alegria da ressurreição de jesus.

Conhecer os símbolos da páscoa;

Comemorar a Páscoa com os amigos, identificando o seu real significado e partilhando da alegriada ressurreição e de toda a simbologia verdadeira da festa.

Atividades e Recursos: 


Vídeo, música, atividades impressas, confecção de painel ou mural, recorte e colagem, confecção de lembrancinha utilizando técnicas de reciclagem, pintura, 

Sugestões de Atividades a serem desenvolvidas

As atividades abaixo são sugestões para serem realizadas na Semana da páscoa. Elas não precisam ser realizadas nesta ordem, necessariamente e o professor deve organizá-las de acordo com o seu plano de trabalho.

1. Vamos assistir a um vídeo que fala da verdadeira história da Páscoa. O vídeo foi feito pela Voa Flor. A página deles no facebook pode ser encontrada 


***Passe o vídeo para os alunos e deixe que comentem, que falem o que trazem, o que pensam, o que conhecem sobre a verdadeira história e a que conclusões chegaram após assistir ao vídeo.

2. Desenho Livre - Expressando a Páscoa: desenhar livremente o que significa a Páscoa para ele. Se algum aluno desenhar coelhinhos e chocolate, permita que deixe assim, afinal nossa intenção é que se expresse.

3. Texto sobre a Páscoa: o texto pode ser entregue já impresso aos alunos, evitando o desgaste da cópia.



*** Conversar sobre o texto, falar sobre o texto com eles, deixar que se expressem livemente.

4. Jogral; o verdadeiro sentido da Páscoa - Ensaiar as falas com os alunos. Eles podem estar caracterizados e o jogral pode ser apresentado para todas as turmas, num auditório. Isto valoriza o trabalho deles. Os cartazes do Alfabeto verdadeiro Sentido da páscoa podem ser a base para um bom jogral. Clique aqui e acesse os cartazes para imprimir.


5. Você conhece os símbolos da páscoa? Vamos ver um slide na aula de informática sobre eles? 

Se a escola não tiver uma sala de informática, o texto sobre os símbolos da Páscoa pode ser dado aos alunos impresso ou podemos fazer uma atividade de texto lacunado, o que torna o aprendizado mais interessante. veja abaixo uma sugestão:




6. Por que o cordeiro é um símbolo da Páscoa? Vamos ler o texto e realizar uma atividade?


Atividade: montar o cordeiro com rolinho de papel: veja o molde abaixo:



Porém, clicando aqui você poderá ver muitas sugestões de atividades com ovelhinhas e cordeiros!



7. Quebra-cabeças dos símbolos da páscoa; os alunos podem colorir, colar sobre papel firme e depois podem montar.






8. Que tal montar um mural ou painel de páscoa junto com a turma? Deixo dois modelos abaixo, mas você pode usar o que tiver ou preferir. Os alunos podem pintar com guache e pincel, podem fazer com mosaico, recortes de revista bem pequeninos e colagem, podem usar colagem com algodão na ovelhinha, deixe que façam, que criem. É bonito um painel em eva, maravilhoso. Porém, pense em como irão se sentir diante de algo que fizeram com suas próprias mãos? Isto fará bem para a auto-estima deles!




Trenzinho com crianças - Clique para baixar ampliado!





9. Vamos encenar o julgamento de Jesus? É uma atividade a ser feita por turmas de faixa etária maior. Os alunos vestidos a caráter, um local apropriado, com uma mesa para o júri, a cadeira do réu, etc.


Personagens:


Jesus - réu
Pilatos, povo, Barrabás, guardas, sacerdotes,




Descrevo a cena abaixo, adaptando detalhes, para que as crianças possam apresentar. Você pode fazer as modificações que desejar. (Marcos 15)


Jesus está ferido e sangrando.
Ele é levado até Pilatos.


E Pilatos pergunta:
__Tu és o Rei dos judeus?


Jesus: __Tu o dizes.


Os sacerdotes falam alto, acusando jesus: Ele se diz o cristo, se diz filho de deus! Ele blasfema! Ele ri de todos nós!!


E Jesus continua em silêncio.


Pilatos: __Nada respondes? Ouves tudo quanto dizem de ti?


Jesus permanece em silêncio.
A multidão grita, se agita: Soltem barrabás!!!!
e Pilatos pergunta; E o que quereis que eu faça a jesus?
__Crucifica-o!!!!
E Pilatos diz à multidão:
___Mas que mal fez ele?
E gritam ainda mais alto, pedindo que crucifiquem Jesus.
Então Pilatos solta a Barrabás e Jesus segue, sendo açoitado.
Um dos alunos pode ler uma sentença; Crucificação e açoites.
Colocam uma coroa de espinhos em sua cabeça, Jesus sai, levado e empurrado pelos guardas enquanto a multidão grita:
__Salve, rei dos judeus!!
***


10. Que tal montar um mural com dobraduras dos símbolos da páscoa? Você pode encontrar passo a passoclicando aqui.


12. Que tal deixar que criem poesias sobre a Páscoa? trabalhar rimas é uma atividade prazerosa e ao mesmo tempo amplamente educativa.


13. Para fazer colagem com algodão:

14. Acróstico de páscoa: uma ótima idéia! Deixe que escrevam, criem, a partie das iniciais PÁSCOA.


15. Trabalhando com receita: Vamos fazer brigadeiro? A receita pode ser dada impressa ou em texto lacunado para preencherem. O professor pode pedir que dobrem a receita e assim precisarão fazer cálculos. Em seguida, mãos a obra! Vamos fazer brigadeiro? Você pode pedir que eles usem encartes de supermercado, recortem os ingredientes e colem no caderno, fazendo o cálculo geral de quanto irão gastar para fazer brigadeiros.


16. Vamos colorir ou fazer colagem?

17. Vamos montar uma caixinha de ovelhinha? Podemos colocar nosso brigadeiro dentro e ofertar a um amigo! Neste momento, cada um faz a caixinha e coloca dentro um brigadeiro que fez junto com a turma. Vada um oferece a um amigo a lembrancinha. É preciso estar atento e organizar quem entregará a quem, para que ninguem fique sem a lembrancinha.

18. Vamos fazer recorte e colagem? Jesus morreu mas ressuscitou!


19. E agora, cálculos utilizando encartes de supermercado! Os alunos irão às compras, eles precisam comprar os ingredientes para a Ceia de Páscoa! Mas cada um deles recebe um valor, em notas de mentirinha. E a missão é fazer com que aquele dinheiro dê para comprar, apresentando os cálculos que foram feitos!!

Neste dia peça para cada aluno trazer encartes de supermercados!

A lista de compras é uma só pra toda a classe;

Pão, vinho, copos descartáveis, guardanapos, pratos descartáveis, vela, fósforo.

20. Montar a ceia com a turma: Agora, que tal montar com a turma a mesa da Ceia? Ela pode conter o pão e o vinho, os alimentos simbólicos e também outros alimentos, para que, enfim, se faça uma festa! Afinal, estamos celebrando a vida!!! Cada aluno pode trazer um prato anteriormente especificado pelo professor!


Fonte: Planejamento de páscoa desenvolvido por Liza, do Espaço educar.
http://wwwmarcelacristina.blogspot.com.br/2013/03/plano-de-aula-pascoa-muitas-atividades.html