Na elaboração dos objetivos, sejam gerais, ou específicos, as escolhas adequadas do verbo é de crucial importância.Ele é o ponto chave para exprimir a intenção de um educador. 
Na formulação de objetivos específicos devemos evitar o emprego de verbos que se prestem a muitas interpretações. 
Apresentamos, a seguir, uma lista de verbos para objetivos gerais e específicos, nos domínios: psicomotor, afetivo, cognitivo e social.
VOCABULÁRIOS ÚTEIS PARA EXPRESSAR OBJETIVO
| 
Acentuar | 
Contar | ||
| 
Adicionar | 
Contribuir | 
Generalizar | 
Rebater | 
| 
Agrupar | 
Converter | 
Grafar | 
Receber | 
| 
Analisar | 
Cooperar | 
Grifar | 
Reconhecer | 
| 
Andar | 
Correr | 
Identificar | 
Recortar | 
| 
Anotar | 
Costurar | 
Ilustrar | 
Redigir | 
| 
Aplicar | 
Criticar | 
Indicar | 
Reduzir | 
| 
Apresentar | 
Declamar | 
Interpretar | 
Registrar | 
| 
Arbitrar | 
Decompor | 
Interpretar | 
Relacionar | 
| 
Argumentar | 
Deduzir | 
Inventar | 
Relatar | 
| 
Armar | 
Definir | 
Juntar | 
Repartir | 
| 
Arremessar | 
Demonstrar | 
Justificar | |
| 
Assinalar | 
Descobrir | 
Lançar | 
Reproduzir | 
| 
Atirar | 
Descrever | 
Ler | 
Resolver | 
| 
Atribuir | 
Desenhar | 
Listar | 
Responder | 
| 
Calcular | 
Destacar | 
Localizar | 
Responder | 
| 
Cantar | 
Determinar | 
Manipular | 
Resumir | 
| 
Caracterizar | 
Discriminar | 
Marchar | 
Reunir | 
| 
Circundar | 
Discutir | 
Medir | 
Riscar | 
| 
Citar | 
Dividir | 
Modelar | 
Saltar | 
| 
Classificar | 
Dramatizar | 
Montar | 
Saltitar | 
| 
Colaborar | 
Elaborar | 
Multiplicar | 
Separar | 
| 
Colar | 
Encenar | 
Narrar | 
Simplificar | 
| 
Coletar | 
Enlaçar | 
Nomear | 
Sintetizar | 
| 
Colorir | 
Enumerar | 
Operar | 
Solucionar | 
| 
Combinar | 
Esboçar | 
Organizar | 
Sublinhar | 
| 
Comentar | 
Escrever | 
Participar | 
Subtrair | 
| 
Comparar | 
Especificar | 
Pegar | 
Sumariar | 
| 
Competir | 
Esquematizar | 
Pintar | 
Tabular | 
| 
Completar | 
Estabelecer | 
Planejar | 
Tocar | 
| 
Compor | 
Pontuar | 
Tocar | |
| 
Compor | 
Executar | 
Preparar | 
Traçar | 
| 
Comunicar-Se | 
Pronunciar | 
Traduzir | |
| 
Concluir | 
Exemplificar | 
Propor | 
Transformar | 
| 
Confeccionar | 
Expressar | 
Provar | 
Transformar | 
| 
Construir | 
Extrair | 
Pular | 
Usar | 
| 
Construir | 
Falar | 
Racionalizar | 
Verbalizar | 
| 
Construir | 
Flexionar | 
Reagrupar | 
Verificar | 
VERBOS QUE PRESTAM A MUITAS INTERPRETAÇÕES.
| 
Abrandar | 
Aproveitar | 
Desfrutar | 
Memorizar | 
| 
Absorver | 
Capacitar | 
Entender | 
Pensar | 
| 
Acrescentar | 
Carrear | 
Evidenciar | 
Perceber | 
| 
Adaptar | 
Compreender | 
Facilitar | 
Praticar bem | 
| 
Adquirir | 
Conhecer | 
Familiarizar-se | 
Saber | 
| 
Aperfeiçoar | 
Conscientizar-se | 
Fixar | 
Sociabilizar | 
| 
Apreciar | 
Cooperar | 
Jogar bem | 
Ter idéia de | 
| 
Aprender melhor | 
Depreender | 
Melhorar | 
Ter inclinação para | 
| 
Aprimorar | 
Desenvolver | 
VERBOS QUE PRESTAM A POUCAS INTERPRETAÇÕES:
| 
Abaixar-Se | 
Definir | 
Ilustrar | 
Puxar | 
| 
Abrir | 
Deitar-Se | 
Imitar | 
Quadrupedear | 
| 
Acabar | 
Demonstrar | 
Imitar | 
Qualificar | 
| 
Acampar | 
Derrubar | 
Impulsionar | 
Questionar | 
| 
Acompanhar  | 
Derrubar | 
Impulsionar | 
Quicar | 
| 
Adicionar | 
Descrever | 
Inclinar | 
Rastejar | 
| 
Adicionar | 
Descrever | 
Inclinar | 
Reagrupar | 
| 
Agachar-se | 
Deslizar | 
Inclinar-se | |
| 
Agarrar | 
Deslizar | 
Inclinar-se | 
Recitar | 
| 
Agarrar | 
Deslocar-se | 
Indicar | 
Reconhecer | 
| 
Agarrar-se | 
Deslocar-se | 
Iniciar | 
Redigir | 
| 
Ajoelhar | 
Desobrigar-se | 
Inspirar | 
Reformular | 
| 
Ajoelhar | 
Diferenciar | 
Integrar | 
Relacionar | 
| 
Ajudar | 
Dirigir | 
Intercalar | 
Relaxar | 
| 
Alternar | 
Discutir | 
Interpretar | 
Remar | 
| 
Analisar | 
Distinguir | 
Investigar | 
Repetir | 
| 
Anotar | 
Dividir | 
Ir | 
Resolver | 
| 
Apalpar | 
Dizer | 
Jogar | 
Responder | 
| 
Aplicar | 
Dobrar | 
Julgar | 
Rever | 
| 
Apoiar | 
Dramatizar | 
Juntar | 
Revezar | 
| 
Apontar | 
Driblar | 
Justificar | |
| 
Apresentar-se | 
Elevar-se | 
Lançar | 
Rolar | 
| 
Argüir | 
Empregar | 
Lançar-se | 
Sacar | 
| 
Arquear-se | 
Empurrar | 
Ler | 
Saltar | 
| 
Arrastar-se | 
Encestar | 
Liderar | 
Seguir | 
| 
Arrolar | 
Encolher | 
Listar | |
| 
Atar | 
Encolher-se | 
Localizar | 
Selecionar | 
| 
Aumentar | 
Engatar | 
Manipular | 
Separar | 
| 
Automatizar | 
Engatinhar | 
Marcar | 
Seriar | 
| 
Autorizar | 
Enumerar | 
Marchar | 
Serpentear | 
| 
Balançar | 
Equilibrar-se | 
Medir | 
Sintetizar | 
| 
Bater | 
Escorregar | 
Mergulhar | 
Soletrar | 
| 
Bloquear | 
Escrever | 
Modificar | 
Solucionar | 
| 
Boiar | 
Escutar | 
Mover | 
Subdividir | 
| 
Bola | 
Esgueirar-se | 
Movimentar-se | 
Subir | 
| 
Cabecear | 
Especificar | 
Mudar | 
Sublinhar | 
| 
Cair | 
Esquematizar | 
Multiplicar | 
Submeter | 
| 
Cantar | 
Estender | 
Nadar | 
Subtrair | 
| 
Chutar | 
Esticar | 
Nivelar | 
Sugerir | 
| 
Citar | 
Esticar-se | 
Nomear | 
Suportar | 
| 
Classificar | 
Examinar | 
Numerar | 
Suspender-se | 
| 
Colar | 
Executar | 
Obedecer | 
Sustentar | 
| 
Colocar | 
Expirar | 
Observar | 
Tirar | 
| 
Colorir | 
Explanar | 
Obter | 
Tocar | 
| 
Combinar | 
Explicar | 
Olhar | 
Tomar | 
| 
Compara | 
Explorar | 
Ordenar | 
Trabalhar | 
| 
Compartilhar | 
Expor | 
Organizar | 
Tracionar | 
| 
Competir | 
Expor | 
Ouvir | 
Traduzir | 
| 
Completar | 
Expressar | 
Parar | 
Transformar | 
| 
Compor | 
Falar | 
Passear | 
Transpor | 
| 
Computar | 
Fazer | 
Pedalar | 
Trazer | 
| 
Concluir | 
Fechar | 
Percorrer | 
Trepar | 
| 
Conduzir Uma | 
Flexionar | 
Pesar | 
Unir | 
| 
Construir | 
Flutuar | 
Pesquisar | 
Unir | 
| 
Contar | 
Formar | 
Pintar | 
Usar | 
| 
Contrastar | 
Frear | 
Planejar | 
Usar | 
| 
Converter | 
Galopar | 
Pôr | 
Utilizar | 
| 
Correr | 
Ganhar | 
Predizer | 
Utilizar | 
| 
Cortar | 
Generalizar | 
Prender | 
Valsar | 
| 
Criar | 
Girar | 
Preparar | 
Valsar | 
| 
Curvar | 
Golpear | 
Prestar | 
Verificar | 
| 
Dar | 
Grifar | 
Produzir | 
Ziguezaguear | 
| 
Defender | 
Guardar | 
Pular | |
| 
Identificar | 
Puxar | 
VERBOS ADEQUADOS PARA OBJETIVOS IMEDIATOS QUE TENDEM A INDICAR DETERMINADOS DOMÍNIOS:
| 
DOMINIO PSICOMOTOR | 
DOMINIO COGNITIVO | 
DOMINIO SOCIAL | 
DOMINIO AFETIVO | 
| 
Automatizar | 
Analisar | 
Aceitar | 
Agir com | 
| 
Colocar | 
Apontar | 
Ajudar | 
Desempenhar com | 
| 
Correr | 
Aplicar | 
Aplaudir | |
| 
Cortar | 
Avaliar | 
Compartilhar | 
Demonstrar | 
| 
Demonstrar | 
Citar | 
Competir | |
| 
Deslocar-se | 
Combinar | 
Comunicar-se | |
| 
Desempenhar | 
Comparar | 
Cooperar | |
| 
Dramatizar | 
Classificar | 
Contribuir | |
| 
Driblar | 
Criar | 
Convidar | |
| 
Equilibrar-se | 
Distinguir | 
Discutir | |
| 
Explorar | 
Definir | 
Elogiar | |
| 
Jogar | 
Dizer | 
Escolher | |
| 
Quicar | 
Explicar | 
Interagir | |
| 
Realizar | 
Explorar | 
Permitir | |
| 
Percorrer | 
Enumerar | 
Participar | |
| 
Saltar | 
Indicar | 
Saudar | |
| 
Selecionar | |||
| 
Ordenar | |||
| 
Revisar | |||
| 
Identificar | |||
| 
Compor | 
CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS
0        01.  GERAIS - COGNITIVOS:
| 
Administrar | 
Aprimorar | 
Delegar | 
Fazer | 
Recitar | 
| 
Afirmar | 
Avaliar | 
Demonstrar | 
Formular | 
Resolver | 
| 
Analisar | 
Calcular | 
Distinguir | 
Identificar | 
Saber | 
| 
Aprender | 
Compreender | 
Entender | 
Integrar | 
Transferir | 
| 
Aplicar | 
Constar | 
Enumerar | 
Interpretar | |
| 
Apreciar | 
Construir | 
Escrever | 
Propor | 
         02.  GERAIS - AFETIVOS
| 
     Aceitar | 
Cooperar | 
Gostar | 
Oferecer | 
| 
     Acompanhar | 
Demonstrar | 
Manter | 
Participar | 
| 
     Apreciar | 
Elaborar | 
Mostrar | 
Reconhecer | 
| 
     Completar | 
Escutar | 
Obedecer | 
Ter | 
         03.  GERAIS - PSICOMOTORES
| 
    Coser | 
Desenhar | 
Executar | 
Operar | 
| 
    Criar | 
Escrever | 
Montar | 
Reparar | 
| 
    Demonstrar | 
VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS GERAIS:
1.     DOMÍNIO COGNITIVO:
| 
Analisar | 
Avaliar | 
Construir | 
Identificar | 
Resolver | 
| 
Aprender | 
Compreender | 
Entender | 
Interpretar | 
Sintetizar | 
| 
Aplicar | 
Conhecer | 
Formular | 
Propor | 
Transferir | 
2.     DOMINIO AFETIVO:
| 
Aceitar | 
Apreciar | 
Demonstrar | 
Gostar | 
Valorizar | 
| 
Conscientizar | 
3.     DOMINIO SOCIAL:
| 
Aceitar | 
Cooperar | 
Demonstrar | 
Gostar | 
Participar | 
4.     DOMINIO PSICOMOTOR:
| 
Adquirir | 
Aperfeiçoar | 
Desenvolver | 
Demonstrar | 
OUTROS VERBOS PRÓPRIOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS GERAIS
| 
Acreditar | 
Colaborar | 
Crer | 
Entender | 
| 
Adquirir | 
Compreender | 
Desenvolver | 
Julgar | 
| 
Aperfeiçoar | 
Conhecer | 
Disputar | 
Saber | 
| 
Aprender melhor | 
Cooperar | 
CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS
01. ESPECÍFICOS – COGNITIVOS:
| 
Aplicar | 
Converter | 
Esboçar | 
Justificar | 
Relacionar | 
| 
Autorizar | 
Criar | 
Escrever | 
Listar | 
Relatar | 
| 
Avaliar | 
Criticar | 
Especificar | 
Manipular | 
Reproduzir | 
| 
Calcular | 
Defender | 
Exemplificar | 
Modificar | 
Resolver | 
| 
Categorizar | 
Definir | 
Explicar | 
Mostrar | 
Resumir | 
| 
Citar | 
Demonstrar | 
Expressar-se | 
Obter | 
Reorganizar | 
| 
Classificar | 
Descrever | 
Generalizar | 
Operar | 
Rever | 
| 
Combinar | 
Diferenciar | 
Identificar | 
Organizar | 
Selecionar | 
| 
Compilar | 
Discriminar | 
Ilustrar | 
Preparar | 
Separar | 
| 
Comparar | 
Distinguir | 
Indicar | 
Prover | 
Se capaz | 
| 
Compor | 
Dizer | 
Inferir | 
Produzir | 
Subdividir | 
| 
Concluir | 
Enumerar | 
Interferir | 
Reconstruir | 
Sublimar | 
| 
Confirmar | 
Enunciar | 
Interpretar | 
Redigir | 
Sumarizar | 
| 
Contrastar | 
Escolher | 
Inventar | 
Reescrever | 
Utilizar | 
02. ESPECIFICOS – AFETIVOS
| 
Aderir | 
Dar | 
Felicitar | 
Mostrar | 
Repartir | 
| 
Ajudar | 
Defender | 
Formar | 
Nomear | 
Replicar | 
| 
Alistar | 
Descrever | 
Generalizar | 
Ordenar | 
Resolver | 
| 
Alterar | 
Diferenciar | 
Identificar | 
Organizar | 
Responder | 
| 
Apresentar | 
Discriminar | 
Iniciar | 
Perguntar | 
Rever | 
| 
Arranjar | 
Discutir | 
Influenciar | 
Praticar | 
Salientar | 
| 
Assistir | 
Dizer | 
Integrar | 
Preparar | 
Seguir | 
| 
Atuar | 
Enumerar | 
Justificar | 
Propor | 
Selecionar | 
| 
Combinar | 
Escolher | 
Ler | 
Qualificar | 
Sintetizar | 
| 
Comparar | 
Escrever | 
Localizar | 
Realizar | 
Trabalhar | 
| 
Completar | 
Executar | 
Manter | 
Recitar | 
Usar | 
| 
Conformar-se | 
Estudar | 
Militar | 
Relacionar | 
Verificar | 
| 
Convidar | 
Explicar | 
Modificar | 
Relatar | 
03. ESPECIFICOS - PSICOMOTORES
| 
Afiar | 
Criar | 
Fixar | 
Martelar | 
Redigir | 
| 
Aquecer | 
Desligar | 
Furar | 
Misturar | 
Seguir | 
| 
Calibrar | 
Edificar | 
Juntar | 
Ouvir | 
Segurar | 
| 
Colocar | 
Emendar | 
Ligar | 
Pesar | 
Serrar | 
| 
Compor | 
Enroscar | 
Limpar | 
Prender | 
Usar | 
| 
Consertar | 
Expressar-se | 
Manipular | 
Pintar | 
Utilizar | 
| 
Construir | 
VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS ESPECIFICOS
COMPORTAMENTAIS E IMEDIATOS
1.Domínio Cognitivo:
| 
Aplicar | 
Confirmar | 
Enumerar | 
Inferir | 
Reescrever | 
| 
Avaliar | 
Contrastar | 
Enunciar | 
Interpretar | 
Relacionar | 
| 
Calcular | 
Converter | 
Escrever | 
Inventar | 
Relatar | 
| 
Categorizar | 
Criar | 
Especificar | 
Justificar | 
Reproduzir | 
| 
Citar | 
Criticar | 
Exemplificar | 
Listar | 
Resolver | 
| 
Classificar | 
Defender | 
Explicar | 
Modificar | 
Resumir | 
| 
Combinar | 
Definir | 
Expressar | 
Organizar | 
Reorganizar | 
| 
Compilar | 
Descrever | 
Generalizar | 
Preparar | 
Selecionar | 
| 
Comparar | 
Diferenciar | 
Identificador | 
Produzir | 
Separar | 
| 
Compor | 
Discriminar | 
Ilustrar | 
Reconstruir | 
Subdividir | 
| 
concluir | 
distinguir | 
Indicar | 
Redigir | 
Utilizar | 
2. Domínio Afetivo:
| 
Assumir | 
Alterar | 
Escolher | 
Manter | 
Organizar | 
| 
Atuar | 
Conformar-se | 
Formar | 
Modificar | 
Responder | 
| 
apresentar | 
Defender | 
Reconhecer | 
mostrar | 
Seguir | 
| 
demonstrar | 
Prestar atenção | 
Trabalhar | 
3. Domínio Social:
| 
Aderir | 
Convidar | 
Formar | 
Mostrar | 
Seguir | 
| 
Ajudar | 
Dar | 
Influenciar | 
Relacionar-se | |
| 
Aplaudir | 
Escolher | 
Integrar | 
Repartir | 
Trabalhar | 
| 
Assumir | 
felicitar | 
manter | 
responder | |
| 
atuar | 
4.Domínio Psicomotor:
| 
Colocar | 
Executar | 
Juntar | 
Prender | 
Realizar | 
| 
Demonstrar | 
Fixar | 
Ligar | 
Segurar | 
Usar | 
| 
efetuar | 
iniciar | 
manipular | 
trabalhar | 
utilizar | 
VERBOS PRÓPRIOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS ESPECÍFICOS
| 
 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 
Contribuir | 
Especificar | 
Manipular | 
OUTROS VERBOS DE AÇÃO:
| 
     Abrir | 
Descrever | 
Ir | 
Puxar | 
| 
Acabar | 
Desenhar | 
Jogar | 
Questionar | 
| 
Achar | 
Dirigir | 
Juntar | 
Reagrupar | 
| 
Adicionar | 
Discriminar | 
Justificar | 
Recitar | 
| 
Ajudar | 
Dividir | 
Ler | 
Reconhecer | 
| 
Anotar | 
Dizer | 
Liderar | 
Recordar | 
| 
Apoiar | 
Dizer | 
Listar | 
Repetir | 
| 
Apontar | 
Empregar | 
Marcar | 
Resolver | 
| 
Apontar | 
Empurrar | 
Marchar | 
Reunir | 
| 
Arguir | 
Envolver | 
Medir | 
Saltar | 
| 
Arrolar | 
Escolher | 
Medir | 
Seguir | 
| 
Aumentar | 
Escrever | 
Modificar | 
Selecionar | 
| 
Bater | 
Escutar | 
Mudar | 
Soletrar | 
| 
Calcular | 
Especificar | 
Multiplicar | 
Somar | 
| 
Chutar | 
Esquematizar | 
Nivelar | 
Suar | 
| 
Colar | 
Estabelecer | 
Nomear | 
Sublinhar | 
| 
Colocar | 
Etc | 
Observar | 
Submeter | 
| 
Combinar | 
Evidenciar | 
Obter | 
Subtrair | 
| 
Compartilhar | 
Examinar | 
Ordenar | 
Suportar | 
| 
Completar | 
Examinar | 
Parar | 
Tirar | 
| 
Compor | 
Expor | 
Pesar | 
Tocar | 
| 
Computar | 
Fazer | 
Pintar | 
Tomar | 
| 
Construir | 
Fixar | 
Planejar | 
Traduzir | 
| 
Construir | 
Ganhar | 
Por | 
Transformar | 
| 
Contar | 
Guardar | 
Preencher | 
Trazer | 
| 
Criar | 
Ilustrar | 
Preparar | |
| 
Dar | 
Indicar | 
Prestar | |
| 
Definir | 
Indicar | 
Produzir | |
| 
Demonstrar | 
Investigar | 
Provar | 
VERBOS QUE NÃO DEVEM: ser usados na formulação de objetivos, por não serem verbos de ação, por conseguinte, impróprios:
| 
 | 
Verbos inadequados para objetivos imediatos, por serem muito abrangentes ou vagos:
| 
Adquirir | 
Apreciar | 
Desenvolver | 
Saber | 
| 
Aprender | 
Conhecer | 
Entender | 
Sociabilizar | 
| 
Aperfeiçoar | 
Compreender | 
Melhorar | 
Valorizar | 
FORMULAÇÃO OPERACIONAL DOS OBJETIVOS
1º) Começar com um verbo de ação que descreva uma atividade ou um comportamento específico do educando
Exemplo: Confeccionar
2º) Após o verbo de ação, representar o conteúdo referente ao assunto em estudo.
Exemplo:
Confeccionar uma caixa de madeira
3º) Terminar com o rendimento-padrão em termos de avaliação.
Exemplo: Confeccionar uma caixa de madeira durante a aula de artes
OBJETIVOS IMEDIATOS
Na elaboração dos objetivos, antes transcrevê-los pense sempre na frase. Os alunos deverão ser capazes de....................................................................................................
Procedendo desta forma, não correrão o risco de colocarem o seu comportamento e sim o do aluno.
EXEMPLOS DE OBJETIVOS GERAIS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
·  Desenvolver o controle da respiração para uma boa resistência cardio-respiratória.
·  Adquirir o hábito da prática da atividade física.
·  Desenvolver as qualidades físicas por meio da prática de habilidades motoras fundamentais, em atividades de iniciação aos desportos.
·  Contribuir para a aquisição e formação de hábitos higiênicos.
· Aceitar as solicitações do professor e cumpri-las com espontaneidade.
·  Propor atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas uns com os outros.
·  Resolver problemas de ordem corporal em diferentes contextos
EXEMPLOS DE OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSI CA
·  Realizar as atividades propostas rapidamente sempre atento nos diferentes comandos do professor;
·  Identificar as cores conforme o comando do professor;
·  Agir com rapidez para recuperar a bolinha correspondente a sua cor durante os exercícios.
·  Dramatizar com o jornal, variados movimentos corporais e ações do dia conforme o comando do professor;
·  Criar diversas formas e tipos de dobradura com o jornal explorando a coordenação motora fina e grossa
·  Equilibrar-se em diferentes apoios, planos e sustentações, tendo como base a linha da quadra poliesportiva;
·  Demonstrar através dos comandos do professor as variadas maneiras na situação de equilíbrio
·  Deslocar-se em diversos sentidos obedecendo as regras e os obstáculos desenhados no chão;
·  Participar atentamente das atividades de agilidade durante os jogos propostos.
·  Memorizar um maior número de objetos sobre a mesa e depois discriminá-los;
·  Executar através de palmas e imitações os exercícios propostos exigindo a atenção das mesmas.
·  Ouvir e marcar corretamente os nomes ditados pelo professor;
·  Escrever nomes em cada quadro delimitado no jogo do bingo;
·  Identificar as peças do dominó para completar o jogo
·  Ouvir e realizar as orientações do professor conforme a regra proposta na atividade;
·  Identificar o local mais próximo para a execução da atividade;
·  Participar dos jogos propostos respeitando as regras.
·  Manusear os arcos em diversas formas em diferentes planos na atividade proposta;
·  Executar os exercícios de competição com os arcos coordenando os movimentos explicitados durante a aula.
·  Desenhar e recortar livremente seguindo as instruções do professor para a montagem do quebra-cabeça;
·  Ordenar e encaixar no local adequado as peças do quebra-cabeça;
·  Identificar as peças do dominó para completar o jogo
·  Relacionar através dos desenhos no chão os diferentes tipos de limites e fronteiras já explicitados pelo professor regente;
·  Deslocar-se para os limites propostos conforme o comando do professor.
·  Confeccionar as petecas seguindo a seqüência de montagem conforme a explicação do professor;
·  Executar um simples movimento de rebater a peteca fazendo um trajeto pelo ar e caindo no chão;
·  Combinar movimentos rebatendo a peteca várias vezes realizando assim um simples jogo
·  Equilibrar os saquinhos de areia em várias partes do corpo nas atividades explicitadas pela professora durante a aula;
·  Respeitar a ordem das colunas e os colegas enquanto as atividades estiverem sendo realizadas;
·  Distinguir os diferentes tipos de equilíbrio (externo e interno) conforme explicado pelo professor no decorrer do exercício.
·  Dobrar o jornal de várias maneiras finalizando num “barco” e, por conseguinte uma “camiseta”;
·  Cantar uma música de acordo com a figura mostrada com o jornal pelo professor;
·  Identificar as peças do dominó para completar o jogo.
·  Realizar os exercícios com os pregadores, palito de fósforo e sorvete, obedecendo principalmente as regras propostas pelo professor;
·  Manter o espírito de competitividade sem que haja intrigas durante as atividades propostas
·  Deslocar-se pela quadra com a bola, de forma espalhada sem aglomeração;
·  Executar as atividades com a bola atendendo os comandos propostos pelo professor durante a aula.
·  Executar o circuito de maneira satisfatória passando por todas as estações;
·  Prestar atenção no sinal do professor para a mudança das estações no decorrer do circuito.
·  Saltar a corda realizando os diferentes tipos de saltos (apoios);
·  Combinar os diferentes tipos de saltos com o ritmo da corda;
·  Diferenciar tipos de saltos explicitados durante a aula.
·  Identificar as respectivas partes do corpo colando no local indicado;
·  Criar movimentos identificando a parte do corpo citada pelo professor no decorrer da explicitação.
·  Pular o elástico diversificando os diversos tipos de saltos em diferentes apoios no decorrer das atividades;
·  Deslocar-se pela quadra saltando os diversos tipos de apoio conforme o comando do professor;
·  Distinguir os tipos de saltos durante a realização dos exercícios.
·  Respirar compassadamente observando a respiração do professor e seus comandos;
·  Distinguir as fases da respiração (inspirar e expirar) conforme a seqüência dos exercícios
Fonte: Material elaborado através dos textos dos professores da UEL: Josy Ferraz Ramon e Edina Marinez Armacolo e dos professores da UNIPAR: Nelson Luis Posseti e Leda Rossi Gonçalves. Disciplina de Didática - Professora Lucyelena Amaral Picelli - Curso de Educação Física
 
 

