A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócioafetivo, cognitivo e lingüístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
A musicalização na educação infantil está relacionado a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a auto-estima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase.
Cantando ou dançando, a música de boa qualidade proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no desenvolvimento saudável da criançada.
A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EBD
A música tem um espaço ilimitado. São computadores com programas que comportam cerca de mais de 200 músicas (MP3).
Temos música nas escolas, na TV, nos restaurantes, nos shoppings, pela rua e em todo lugar, até nos meios de Transportes como: ônibus, metrô, avião, etc.
Contudo, o período dos cânticos em nossas salas de EBD muitas vezes deixam a desejar. Devemos ter zelo para selecionarmos o que nos for útil e eficaz.
Devemos sempre orientar as nossas crianças do cuidado que elas devem ter para com o que estão ouvindo e cantando fora do convívio cristão.
A música tem uma característica ímpar de ressoar em nossa mente o dia todo e o tempo todo. Se colocarmos coisas úteis e saudáveis para as crianças ouvirem, com certeza jamais esquecerão.
QUAL A IMPORTÂNCIA DE IMPLEMENTAR O CANTO INFANTIL NO ENSINO DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL?
No Departamento Infantil, há sempre uma organização onde para cada criança há uma sala de acordo com a sua idade. E, na classe, os hinos infantis é um dos elementos que irá prender a atenção da criança no período em que seus pais estiverem em aula no templo.
O canto infantil serve como complemento das historinhas da Bíblia contadas pela tia na EBD.
Temos crianças de idade muito tenra, e, elas ainda não têm a capacidade de compreender o ensino bíblico. E, sendo assim, a tia irá criar brincadeiras interativas, dinâmicas, e contar pequenas histórias com palavras de fácil compreensão e, depois, cantará um corinho infantil que tenha relação com a historinha contada.
Toda vez que a criança escutar aquela música irá se lembrar da historinha e toda vez que ela ouvir aquela historinha, lembrará da música. E o que resultará? Teremos crianças alicerçadas na Palavra de Deus e formadas dentro do caráter cristão sabendo selecionar o que ouvirão futuramente.
OS CÂNTICOS NA AULA
A participação da criança em sua classe é de suma importância.
Quando a criança não encontra algo interessante que prenda a sua atenção, então não terá prazer em retornar à EBD.
O tratamento dispensado pela educadora também influenciará no retorno da criança.
AS CARACTERÍSTICAS QUE DEVEM COMPOR A MÚSICA INFANTIL
Melodia Simples. – melodia simples de se aprender. Sem saltos demasiados e em tessitura adequada às crianças. Que seja agradável o suficiente para que a criança tenha vontade de cantar, motivação. Nunca devemos nos esquecer de que precisaremos destas vozes futuramente.
Relativamente Curtos. – canções muito compridas se tornam cansativas. É claro que varia de acordo com a faixa etária.
Fáceis de decorar. – os melhores cantos são aqueles fáceis de aprender.
Mensagem bíblica e clara. – a letra do cântico deve conter verdades bíblicas. Não devem conter elementos duvidosos que não podem ser provados pela Palavra de Deus.
Os Gestos. – temos classes que são compostas por meninos e meninas, então, a tia deverá ter o cuidado de não obrigar os meninos a fazerem gestos.
Envolva todas as crianças. – a criança que estiver desinteressada, será a que mais precisará do seu apoio, incentivo e atenção.
O QUE A CRIANÇA ESPERA DO PERÍODO DE CANTICOS?
Que sejam prazerosos. A criança não fará algo que não gosta ou que ache chato. Ela precisa sentir prazer no que faz.
Que seja possível a sua participação. A criança não se interessará por cânticos que não consiga cantar, seja porque a melodia está numa tessitura inadequada, seja por que a letra é complicada.
Que ela possa se expressar através dos cânticos. A música deve falar o que a criança sente. Se for uma letra que não condiga com a realidade dela, ela não se interessará.
Que contenha elementos conhecidos. Criança gosta de repetição, e quanto mais nova for a música, mais repetição deve haver. Quando ensinarmos um cântico novo, não devemos jamais abandonar os já conhecidos (antigos).
O QUE O PROFESSOR DEVE ESPERAR NO PERÍODO DE CÂNTICOS?
Que todas as crianças participem com interesse. É frustrante ver crianças desatentas ou desanimadas durante este período.
Que auxilie os demais períodos da aula. O professor espera que os cânticos levem ao louvor e à adoração, auxiliando com a reverência na oração, na atenção para a lição bíblica.
Que haja praticidade na sua elaboração. Hoje em dia, as tias não dispõem de tanto tempo para preparar sua aula, no entanto, elas devem reservar um espaço de tempo durante a semana para que possa elaborar o material que irá precisar.
O QUE DEUS ESPERA DO PERÍODO DE CÂNTICOS?
Ser adorado e louvado dignamente. – João 4.23 Jesus diz que Deus procura verdadeiros adoradores que o adorem em espírito eem verdade. As nossas crianças devem ser habilitadas para adorarem a Deus de coração.
Corações quebrantados. – a começar pelo professor, deve este vir a EBD disposto a prestar uma adoração a Deus, servindo de exemplo para os seus alunos.
PASSOS PARA O PREPARO E IMPLANTAÇÃO DO CÂNTICO NA CLASSE DA EBD.
O professor deve estar ligado com Deus e ter atitudes de um verdadeiro adorador. – se o professor não demonstra intimidade com Deus e propósito de adoração, não poderão exigir dos seus alunos.
Os cânticos devem falar primeiro ao seu coração. – quando o professor está ligado com Deus, com certeza saberá o que agradará aos alunos.
Encarar o período do cântico na EBD com seriedade. – não deixar para última hora a preparação do material a ser utilizado na aula, e nem deixar que as crianças escolham os cânticos por você – se acontecer alguma vez, que seja uma exceção e não regra.
Este momento exige a participação de todos os professores. – quando for para ficar em pé, todos deverão ficar. Se para pular, todos pularão... não ficar desanimado num canto da sala enquanto o outro professor dá a sua aula ou canta o cântico.
Escolha cânticos adequados às crianças e à lição estudada. – não embaralhe a cabecinha de seus alunos. Que haja entrosamento e correlação entre o cântico escolhido e a lição estudada.
Use visuais criativos e bonitos. – se for um cartaz de figura, que seja bem desenhado e pintado. E, se for a letra do cântico a ser cantado, também deverá ser bem legível, e sem erros gramaticais. Se for escrever em um quadro na sala, procure caprichar na letra.
COMEÇO, MEIO E FIM DA AULA
Cânticos de Aquecimento. – são cânticos que iniciarão a aula apenas para as crianças entrarem no clima. Poderão estar relacionadas com a lição ou não. Neste, as crianças poderão sugerir à vontade.
Cânticos de Adoração e Louvor. – são os que serão cantados já no meio da aula.
Cânticos de Despedida ou Recapitulação. – são aqueles que tenderão a ficar na saudade. No fim da aula, é bom sempre repetir aquele cântico que marcou a aula.
CONCLUSÃO
Devemos nos lembrar que nada muda de um dia para o outro. Vá com calma, persistência e dedicação. Ore para que o Senhor oriente os seus procedimentos. Planeje o que você vai fazer primeiro, e passo a passo, coloque em prática suas novas idéias combinando sempre com o seu companheiro de classe, e só assim você verá como estaremos formando futuros adoradores. Que Deus lhe abençoe.
http://ebdinfantileden.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário