O segmento de carros compactos populares respondem por mais da metade do volume de veículos vendidos no Brasil, por isso pode ser considerado o principal pilar do mercado nacional de automóveis. De tão importante, a categoria se diversificou e nos últimos anos passou por um período de reformulação, especialmente em termos de qualidade e desempenho. Hyundai HB20 e Chevrolet Onix são alguns dos modelos mais recentes do ramo que pegam carona nesse momento de evolução.
Objetos desse comparativo, Onix e HB20 são muito parecidos na forma como respondem a sua proposta, de ser um compacto relativamente acessível e agradável. O iG comparou os dois modelos com pacotes de conteúdo praticamente iguais. A semelhança entre os veículos aparece até em suas dimensões, diferenciando-se um do outro por meros centímetros, com pequena vantagem para o modelo da Chevrolet.
As diferenças começam a aparecer por baixo dos capôs. O Onix testado foi o 1.4 LTZ com câmbio manual de 5 marchas. Segundo a GM, esse motor (flex) gera 106 cv e 13,9 kgfm de torque. O HB20 veio na versão 1.6 Comfort Style, também com transmissão mecânica de 5 velocidades. Esse conjunto, de acordo com os coreanos, desenvolve até 128 cv com etanol e 16,5 kgfm de torque, o que já coloca a Hyundai em vantagem.
O motor do HB20 também é um projeto mais jovem. Diferentemente do usado no carro da Chevrolet, um bloco com apenas 8 válvulas, o Hyundai utiliza um sistema 16V. Essa tecnologia melhora o fluxo de gases no interior do motor, proporcionando números superiores de potência e eficiência em consumo de combustível em rotações mais altas. Em contrapartida, custa mais caro e quando quebra a manutenção é complicada.
Com um motor maior e mais avançado, o HB20 não por acaso supera o rival em desempenho. Conforme dados da Hyundai, o compacto abastecido 100% com etanol acelera do 0 aos 100 km/h em 9,3 segundos, contra 10 segundos do concorrente da GM. Já a velocidade máxima do carro coreano é de 184 km/h, enquanto o Chevrolet chega a 180 km/h. Na parte de consumo os modelos praticamente empatam, com um pequena vantagem para o Onix, com média de 13,5 km/l (com gasolina), contra 13 km/l do compacto coreano, em medições feitas pelo site iG.
O comportamento do Onix, por outro lado, é mais “arisco”. Os comandos do carro são mais justos, como o câmbio com encaixes rápidos e a direção com boa pegada e resposta direta. É um daqueles carros que agradam a quem gosta de dirigir, especialmente carros com câmbio manual. O HB20, por sua vez, tem um ajuste específico para o conforto, acompanhando o estilo mais refinado e “premium” da Hyundai. Por isso, o modelo tem controles mais suaves e fáceis de manusear.
Pequenas diferenças
Enquanto o HB20 leva alguma vantagem na parte mecânica e em desempenho, o Onix é melhor da parte de conteúdo justamente por um item, a central multimídia MyLink. Esse equipamento permite integrar funções do smartphone ao sistema do carro, como a agenda de contatos, bibliotecas de música e navegador GPS. Em outras palavras, o carro fica conectado a internet, o que permite acompanhar noticiários, redes sociais e a situação do trânsito em tempo real (tais recursos requerem aplicativos compatíveis com o MyLink). O único entretenimento a bordo do carro popular da Hyundai é o rádio com conexão Bluetooth para celular com streaming de áudio. E só.
Os dois carros já vêm de série (nessas versões) com ar condicionado, freios ABS com EBD, airbag duplo frontal e itens triviais, como desembaçador do vidro traseiro e faróis de neblina. No quesito segurança, o HB20 sai na frente ao vir equipado com sistema Isofix para fixação de assentos específicos para crianças. Além disso, o porta-malas do modelo coreano, apesar de suas dimensões inferiores a do Onix, é maior: comporta 300 litros, contra 280 l do Chevrolet.
Na ponta do lápis, HB20 e Onix são carros muito parecidos e escolher qual levar realmente não é uma tarefa fácil. O melhor carro para essa categoria seria justamente uma combinação dos dois modelos. O Hyundai tem desenho moderno e conjunto mecânico mais avançado e o Chevrolet traz um sistema de mídia sem igual na categoria. Além disso, o veículos custam praticamente o mesmo: o HB20 nessa versão custa R$ 44.395 e o Onix, R$ 44.690.
Ainda assim, o carro da Hyundai é um carro melhor acertado e com um nível de refinamento e qualidade nunca antes visto na categoria. Portanto, é HB20 na cabeça!
Chevrolet Onix
Prazer ao dirigir 6
Com motor 1.4 8V o modelo da GM é bom na cidade, com respostas ágeis, mas “grita” demais na estrada e sofre com a falta de torque para ultrapassagens.
Ergonomia 7
O motorista se encaixa bem nesse carro da GM. Banco e volante têm formatos especiais e os espaços para pequenos objetos são práticos.
Conforto para o motorista 5
O maior erro desse carro é ter um ajuste limitado para a altura do banco do motorista. Isso força motoristas mais altos a dirigirem de forma desconfortável.
Conforto para os passageiros 6
Embora mais apertado que o Hyundai, o compacto da GM também oferece espaço razoável aos passageiros. O porta-malas também é menor, com 280 litros.
Praticidade 7
As características do Onix nesse ponto são praticamente iguais às do HB20. O modelo da Chevrolet, todavia, perde pelo espaço interior e porta-malas inferiores.
Versatilidade 7
Esperto na cidade, o Onix é tímido na estrada. Falta potência e torque ao motor em giros mais altos para tornar o carro mais seguro em ultrapassagens. Esse ponto também eleva o consumo de combustível.
Diversão 7
As respostas mais rápidas e diretas da direção e os comandos mais apurados de câmbio e pedais fazem do Onix um carro mais emocionante de conduzir. No entanto, falta potência.
Visual 7
Com inspiração esportiva, o carro da GM tem belos traços, mas a escolha dos faróis com acabamento azul não é das melhores. Há quem diga que ele se pareça com o Gol.
Tecnologia 8
O carro da GM pode trazer o moderno sistema MyLink de entretenimento com tela touch screen. Esse recurso é a central multimídia mais avançada da categoria.
Status 7
Mais despojado que o Hyundai, o Onix é o novo carro da GM para o público jovem e antenado. Ele, portanto, não é um carro indicado para quem busca mais requinte e alguma sensação de luxo.
VEREDICTO 6,7
O grande destaque do Onix é o sistema MyLink. No mais, o modelo da GM deixa a desejar em ergonomia e pela falta de força do limitado motor 1.4 8V.
Hyundai HB20
Prazer ao dirigir 7
O motor 1.6 16V é mais apropriado para quem dirige com frequência na estrada e o câmbio manual tem bom manuseio. A suspensão bem acertada também ajuda.
Ergonomia 8
O carro da Hyundai traz o básico na cabine, até para não complicar tanto. Os porta-objetos são bons e vêm em boa quantidade e os comandos do carro são fáceis, com destaque para os botões no volante.
Conforto para o motorista 7
Imitando os modelos maiores da Hyundai, o HB20 privilegia o acerto para o conforto, por isso as respostas suaves do carro. Com isso, o motorista faz menos esforço para guiar o carro, especialmente no trânsito.
Conforto para os passageiros 7
O carro da Hyundai é junto do Renault Sandero um dos modelos mais espaçosos da categoria. A parte traseira leva mais três passageiros com tranquilidade.
Praticidade 8
Fácil de guiar, o HB20 é prático na cidade e seu interior serve perfeitamente para levar passageiros com conforto e porta-malas supre necessidades do dia a dia ou de uma viagem em família.
Versatilidade 8
O motor 1.6 16V faz do HB20 um carro mais eficiente em trechos rodoviário, devido a vantagem do bloco com mais válvulas. Na cidade, a desvantagem comparado ao motor 1.4 8V não chega a ser relevante.
Diversão 6
Mais racional do que emocional, o carrinho da Hyundai é contido em suas ações. A direção leve e a suspensão macia cortam qualquer chance de esportividade nesse carro. Sua proposta é o conforto em uma pequena embalagem.
Visual 8
O desenho do modelo coreano passa uma impressão maior de sofisticação e luxo. Parece até um mini-i30. O HB20 tem um dos desenhos mais aprovados do ramo.
Tecnologia 7
Fora o motor 16V, o HB20 não traz nenhum outro recurso tecnológico que mereça destaque. O pacote inclui itens básicos de segurança e rádio com Bluetooth.
Status 8
Na escala do luxo, a Hyundai atualmente goza de mais prestígio do que a GM, por isso o HB20 soa como uma proposta mais sofisticada em uma categoria tão acostumada com a simplicidade.
VEREDICTO 7,4
Mais potente e espaçoso, o HB20 é um bom carro para rodar na cidade e viajar com gastos razoáveis de combustível. Além disso, o visual do carro, tanto externo como no interior, é dos melhores da categoria.
Texto: Thiago Vinholes /
Fotos: Blog Quarentena /