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domingo, 16 de março de 2014

Mega comparativo de sedãs coloca novo Corolla em sua primeira prova de fogo. Novo Corolla x Civic x Focus x Cruze x Sentra x Fluence x C4 Lounge x Jetta x 408 x Lancer.

FELIPE NÓBREGA
ENVIADO A CAMPINAS (SP)
O Corolla passa por sua maior mudança desde que se tornou nacional, em 1998. A 11ª geração do sedã cresceu, ganhou jovialidade e, enfim, um câmbio automático moderno. Resultado: o carro foi da água para o vinho, mas, na essência, continua um Toyota nas virtudes e nos defeitos.
Divulgação 
Totalmente remodelado, novo Corolla chega ao mercado nacional já como modelo 2015
O que mais chama a atenção no modelo novo é o visual. Há vincos por toda a carroceria e elementos estilísticos marcados por ângulos, como as lanternas. É a tal "escultura fluida", receita das montadoras sul-coreanas.
Divulgação 
Lateral musculosa parece pedir rodas maiores que as de aro 16
O TRIVIAL

Mais que aos olhos, o Corolla 2015 agrada aos joelhos dos ocupantes. São 10 cm extras de entre-eixos, resolvendo o velho problema de falta de espaço no banco traseiro.

Contudo, não espere uma lista generosa de equipamentos de luxo (como a dos automóveis de origem francesa).

A exemplo do Honda Civic, atual líder da categoria, o sedã médio da Toyota continua oferecendo apenas o trivial, sem aliviar no preço.
Divulgação 
Cabine também foi revista e oferece mais sofisticação; a parte superior do painel agora é emborrachada


A versão de entrada GLi, com câmbio manual e motor 1.8 (144 cv), parte de R$ 66.570 e traz ar-condicionado, direção elétrica, cinco airbags, chave com controle remoto das travas, computador de bordo e som com bluetooth.

Para levar a nova transmissão automática CVT que simula sete marchas -três a mais que a convencional anterior-, o consumidor precisa desembolsar mais R$ 3.420.

Acima, está a versão intermediária XEi (R$ 79.990), que soma, entre outros itens, motor 2.0 (154 cv), ar digital, controle de cruzeiro, bancos de couro e sistema multimídia com GPS, câmera de ré e TV.

Essa será a opção mais vendida, prevê a Toyota. E foi o carro que a Folha levou para a pista.

Nessa faixa de preço, ele entra na seara dos turbinados topo de linha, como o Citroën C4 Lounge THP (165 cv).
Divulgação 
Versões 2.0 do carro trazem bancos de couro com pequenos furinhos, como em modelos premium


O Corolla tem a favor a força do seu nome, construído em cima de confiabilidade mecânica e bom valor de revenda. Nem precisaria tanto, pois agora ele pode se orgulhar também do desempenho, ótimo para um aspirado flex sem injeção direta de combustível.

CONFORTÁVEL

Ao volante, o sedã da Toyota mostrou que os reforços na estrutura e a recalibragem da suspensão o deixaram mais previsível em altas velocidades e frenagens de emergência. Quesitos que poderiam ser ainda melhores se o carro contasse com controles eletrônicos de estabilidade e tração, presente em rivais.
Divulgação 
Com 4,62 metros de comprimento, novo Corolla cresceu 8 cm, comparado à geração anterior


A direção 8% mais direta também reforça a busca pela esportividade (que o modelo nunca teve). Mas ainda está longe do Civic ou do Jetta TSi.

O Corolla mudou para continuar sendo o meio termo do segmento, no melhor sentido. Se não encanta em tudo, também não desaponta em nada.

NOVE CONTRA UM

Com a chegada da nova geração do Corolla, as cartas foram reembaralhadas. Mas será que o Toyota é capaz de vencer esse jogo que, além da disputa pele título de melhor conjunto, mira a liderança da categoria? O segmento emplacou quase 180 mil unidades em 2013.

Os participantes são os principais sedãs médios do mercado. Só o Hyundai Elantra não apareceu para o confronto na pista de testes.

O critério para a escolha das versões foi o preço: cerca de R$ 80 mil, valor do Corolla XEi automático, considerado pelo fabricante como o de maior apelo comercial.

Primeira questão: saber o quanto o modelo 2015 havia evoluído em relação ao "antigo" Toyota.

Ajustes mecânicos no motor 2.0 (como a introdução do sistema de partida a frio sem tanquinho) e a adoção de uma moderna transmissão de sete marchas deixaram o sedã quase 1s mais rápido nos testes de aceleração que seu antecessor. Diferença de aproximadamente 10%.

ECONÔMICO

O salto foi ainda maior no consumo. O novo modelo foi cerca de 20% mais econômico: médias de 16,1 km/l com gasolina e de 14 km/l com etanol na estrada. Melhor até que o Nissan Sentra, cujo acerto é para poupar combustível, não para correr.

Em relação à agilidade, o Toyota só perde para os modelos turbinados (Jetta TSi, C4 Lounge e 408 THP), que não são flex, e praticamente empata com o Ford Focus, que tem 24 cv a mais e injeção direta de combustível (mais eficiente que a injeção eletrônica convencional).

Na média dos números (consumo, aceleração, retomada e frenagem), o Corolla destacou-se. Mas falta à Toyota ser mais generosa com a lista de equipamentos para merecer levar o carimbo de Supertrunfo do segmento.

TIRA-TEIMA

Veja os números do teste do novo Corolla e dos principais rivais:

fonte:
http://carrosdoalvaro.blogspot.com.br/2014/03/corolla-x-civic-x-focus-x-cruze-x.html

ALUNO SANTO DA EEF GUSTAVO BARROSO QUE SOFREU UMA GRAVÍSSIMA QUEDA NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA.


SANTO AUGUSTO BENTO
FOTO DO FACE
ACIDENTE OCORREU NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA 
DIA 13/03/2014, QUANDO RETORNAVA PARA CASA, SANTO SOFREU UMA QUEDA GRAVÍSSIMA DE BICICLETA.
CONTINUA AINDA INTERNADO E  SEU ESTADO AINDA INSPIRA CUIDADOS.
Foto: Inacreditável como td pode mudar d um minuto pro outro. Meu q triste ver uma imagem assim. A dor não é só dele mais da família q fica na espera de uma reação. Só Deus mesmo para olhar e fazr algo por ele. Fé acima d td naquele q ta lá em cima. Santo Jukka
SANTO AUGUSTO BENTO
FOTO DO FACE

RELATO ABAIXO É DA TIA NO FACE: Marlete Muniz:
Este é meu sobrinho Santo Jukka(Santo)  sofreu um acidente de bicicleta ontem e esta em coma. Quero pedir a todos  os amigos independente da religião para rezarem por ele para que  Deus olhe e ilumine a vida dele e nos traga ele de  volta.
Segundo informações Santo continua sedado. ( 16-03-2014)

POR/
PROF. BRUNO

PEDIMOS:
Para que  todos os meus amigos orem por ele, para que ele se recupere e volte o mais breve para o nosso convívio.

Nissan Sentra registra alta em vendas com lançamento da nova geração.

A nova geração do Nissan Sentra garantiu um enorme salto nas vendas do sedã médio em nosso mercado. De acordo com um anunciado da montadora japonesa, o modelo teve uma alta de 75% em comparação com seus seis primeiros meses de vendas com o desempenho da versão anterior no acumulado do seu primeiro semestre de vendas no País. Nos mesmos períodos, o segmento registrou aumento de 27 por cento.

De setembro de 2013 a fevereiro de 2014, o novo Sentra registrou 4.724 unidades vendidas por aqui, enquanto a geração anterior vendeu 2.695 exemplares entre setembro de 2007 e fevereiro de 2008. Com os resultados atuais, o sedã médio da Nissan se posiciona como o quarto modelo mais vendido do segmento. Em fevereiro, o maior mercado do Nissan Sentra foi Curitiba (16,1%), seguido por São Luis e João Pessoa (14,6%), Recife (12,8%), Salvador (12,5%) e Rio de Janeiro (12,4%).

Ainda segundo a Nissan, a versão mais vendida do Sentra é a SL, topo de linha, equipada com câmbio continuamente variável CVT, teto solar, banco de couro, navegador GPS, com 55% do total de vendas do modelo.

“O bom resultado do Novo Sentra nesse início de vida no mercado brasileiro mostra que os consumidores entenderam bem que temos um produto totalmente novo e muito competitivo, que apresenta projeto moderno, nível elevado de equipamentos de série e, ainda, excelente custo-benefício”, afirma Alexandre Clemes, gerente de produto da Nissan.

FONTE:
http://www.noticiasautomotivas.com.br/nissan-sentra-registra-alta-em-vendas-com-lancamento-da-nova-geracao/

VÍDEO: Novo Corolla 2015 – Detalhes...

VÍDEO: Novo Corolla 2015 – Detalhes...

FONTE:
http://www.noticiasautomotivas.com.br/

Toyota: versão GLi é a opção mais em conta do novo Corolla por R$ 66.670.

E a nova geração do Toyota Corolla, finalmente, estreou no mercado brasileiro. O novo modelo já está sendo oferecido na rede de concessionárias da marca em três versões de acabamento: GLi, de entrada, XEi, intermediária, e Altis, a topo de linha. Por ser o mais em conta e com um nível de equipamentos considerável – como os 5 airbags de série –, o novo Corolla GLi deverá ser um dos mais vendidos da linha.

Entre os diferenciais, o Toyota Corolla GLi 2015 conta com painel diferenciado, onde há um círculo central maior que indica a velocidade e outros dois menores, sendo o da esquerda do conta-giros e o da direita o indicador de combustível e temperatura. Há também um display de cristal líquido, localizado abaixo do mostrador de velocidade, que reúne as informações do computador de bordo.
Ainda no painel, o GLi conta com ar-condicionado manual e sistema de som convencional, com conexão Bluetooth e entradas USB, para iPod e similares.

O modelo traz direção eletroassistida progressiva, chave do tipo canivete, com comandos do alarme integrados, múltiplos porta-objetos nas portas e no console central, computador de bordo com seis funções (consumo médio e instantâneo, indicador Eco Drive, autonomia, velocidade média, tempo de percorrido, controle de iluminação do painel e temperatura externa), coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, hodômetro e relógio digital, volante multifuncional, entre outros.
Na lista de segurança, além dos airbags frontais, laterais e de joelho pro motorista, o Corolla GLi conta com sistema de ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis nos bancos traseiros, travamento automático das quatro portas a 20 km/h, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem.
O visual do modelo traz rodas de 16 polegadas com desenho exclusivo e pintura convencional – os modelos XEi e Altis trazem rodas diamantadas. Por dentro, a versão é a única a contar com revestimento dos bancos em tecido na cor cinza e não traz itens como maçanetas cromadas, por exemplo. O banco traseiro não conta com apoio de braço e porta-copos.
O GLi é o único da gama a vir equipado com o motor 1.8 VVT-i bicombustível, que conta com o sistema de partida a frio, dispensando o uso do tanque de gasolina auxiliar. Os bicos injetores são dotados de um sistema que preaquece o etanol no momento da partida, quando o motorista vira a chave de ignição (GLi e XEi). O bloco gera 139 cv a 6.000 rpm com gasolina e 144 cv a 6.000 giros com etanol, com torque de 17,7 kgfm e 18,4 kgm, respectivamente, a 4.200 rpm.
Assim como nas versões 2.0, o GLi 1.8 também conta com a transmissão automática CVT Multi-Drive, de sete velocidades. Porém, ao contrário das versões mais caras, o modelo de entrada da linha não dispõe de aletas atrás do volante para trocas de marchas. Há ainda o modelo manual, de seis marchas.
O preço do GLi é de R$ 66.570 no modelo manual e R$ 69.990 no automático.

FONTE:
http://www.noticiasautomotivas.com.br/toyota-versao-gli-e-a-opcao-mais-em-conta-do-novo-corolla-por-r-66-670/

Horóscopo do dia 16 de março de 2014.


Razoável

Trabalho: o clima tenso estará prejudicando o relacionamento com pessoas próximas.
Amor: momentos de insegurança em relação à continuidade do seu romance.
Saúde: boa disposição. 351 – bronze.


Difícil

Trabalho: a tendência ao exagero fará você achar que seus problemas são maiores e mais difíceis que os de qualquer um.
Amor: mantenha sua vida pessoal sob controle.
Saúde: instável. 239 – salmão.


Razoável

Trabalho: ainda levará um tempo para que sua atividade possa lhe dar o retorno esperado.
Amor: não fique procurando motivos para brigas, dê o primeiro passo para reconciliação.
Saúde: estável. 175 – rosa.


Variável

Trabalho: situações delicadas poderão levá-lo a pedir o apoio de pessoas próximas.
Amor: seja bem claro ao falar de seus problemas com a pessoa amada.
Saúde: faça exames de rotina. 583 – turquesa.


Agitado

Trabalho: os pedidos e solicitações lhe sobrecarregarão e será necessária serenidade para que você possa dar conta de tudo. Amor: não tente controlar as pessoas à sua volta.
Saúde: faça refeições saudáveis. 095 – verde claro.

Bom

Trabalho: boas notícias para quem faz concursos ou busca aprimoramento em cursos de qualificação.
Amor: não perca tempo com conversas e vá atrás de sua felicidade.
Saúde: boa. 446 – marrom.


Bom

Trabalho: ótimo momento para reorganizar suas finanças e fazer planos de realizações para o futuro.
Amor: não assuma compromissos que não sabe se poderá cumprir.
Saúde: boa disposição. 753 – laranja.


Variável

Trabalho: cuidado se tiver de transportar documentos ou equipamentos de grande valor. Risco de perdas.
Amor: momentos de grande cumplicidade no seu romance.
Saúde: cuide mais de seus dentes. 682 – bege.


Razoável

Trabalho: sua distração estará presente, aumentando a tendência de cometer erros.
Amor: brigue pelas coisas que acha importante.
Saúde: largue o vício do cigarro. 820 – lilás.



Difícil

Trabalho: sua indecisão faz com que seja melhor deixar a resolução de questões importantes para o início da próxima semana, se possível.
Amor: fique na companhia dos familiares.
Saúde: boa. 964 – bordô. 



Razoável

Trabalho: procure encarar seus problemas de frente e não fique adiando ou passando a responsabilidade para os outros.
Amor: tendência a fugir de compromissos afetivos.
Saúde: boa disposição para atividades físicas. 094 – índigo.


Razoável

Trabalho: dia excelente para colocar em dia papéis, cartas e documentos e aliviar seu ambiente do que não lhe serve mais.
Amor: um novo amor deverá chegar.
Saúde: controle sua pressão arterial. 708 – violeta.

FONTE:
http://www.portalaconteceu.com.br/

17 órgãos abrem inscrições para 4,8 mil vagas na segunda-feira.



Pelo menos 17 órgãos abrem inscrições na segunda-feira (17) para 4.807 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 11 mil na Prefeitura de Alvorada de Minas (MG). Somente na Secretaria da Educação e Esporte de Alagoas são 1.274 vagas.

Banco da Amazônia

O Banco da Amazônia divulgou edital de concurso público para 2 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível superior. O salário é de R$ 2.163,15, mais benefícios. As inscrições devem ser feitas no período de 17 de março e 14 de abril pelo site www.cesgranrio.org.br. A taxa é de R$ 65. A prova objetiva será aplicada na data provável de 11 de maio .

Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG)

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) abriu 698 vagas para concurso público em cargos de níveis médio e superior. Os salários variam de R$ 887,81 a R$ 4.472,93. As inscrições podem ser feitas de 17 de março a 15 de abril pelo site www.ibfc.org.br. A prova será aplicada no dia 18 de maio .

Polícia Militar do Mato Grosso

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso divulgaram dois editais de concurso público para um total de 26 vagas de nível médio. As inscrições podem ser feitas entre 17 de março e 20 de abril pelo site www.unemat.br/vestibular 

Prefeitura de Alvorada de Minas (MG)

A Prefeitura de Alvorada de Minas (MG) abriu concurso para 235 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 724,00 a R$ 11.000,00. Os candidatos podem se inscrever de 17 de março a 15 de abril pelo site www.rvcon.com.br. Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva .

Prefeitura de Arcoverde (PE)

A Prefeitura de Arcoverde (PE) divulgou edital de concurso para 411 vagas em cargos de nível médio/técnico e superior. A remuneração varia de R$ 800,00 a R$ 4.000,00. Os candidatos podem se inscrever pelo site www.conpass.com.br entre os dias 17 de março e 24 de abril. A prova será aplicada em 1º de junho .

Prefeitura de Feira Grande (AL)

A Prefeitura de Feira Grande (AL) abriu 102 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 724,00 a R$ 2.000,00. Os candidatos podem se inscrever pelo site www.copeve.ufal.br entre 17 de março e 8 de abril. A prova objetiva está prevista para 8 de maio.

Prefeitura de Igaci (AL)

A Prefeitura de Igaci (AL) abriu 82 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 2.438,00. As inscrições podem ser feitas entre 17 de março e 8 de abril pelo site www.copeve.ufal.br. A prova objetiva será em 18 de maio .

Prefeitura de Iperó (SP)

A Prefeitura de Iperó (SP) divulgou dois editais de concursos públicos para um total de 25 vagas em cargos de nível fundamental e superior. Os salários variam de R$ 12,17 a hora-aula a R$ 2.977,28. Os candidatos podem se inscrever pelo site www.sigmaassessoria.com.br entre os dias 17 e 27 de março 

Prefeitura de Itacarambi (MG)

A Prefeitura de Itacarambi (MG) vai reabrir as inscrições do concurso público com 144 vagas de níveis fundamental, médio, técnico e superior. A remuneração varia de R$ 711,48 a R$ 8.000,00. As inscrições podem ser feitas entre 17 a 28 de março pelo site www.cotec.unimontes.br. Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva e ainda haverá prova de títulos para os cargos de nível superior .

Prefeitura de Itiquira (MT)

A Prefeitura de Itiquira (MT) divulgou edital de concurso público para 268 vagas em cargos de nível fundamental completo e incompleto, médio/ técnico e superior. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 7.234,70. As inscrições podem ser feitas de 17 a 28 de março pelo site www.acpi.com.br. A prova objetiva será aplicada na data provável de 20 de abril, às 8h .

Prefeitura de Juazeirinho (PB)

A Prefeitura de Juazeirinho (PB) abriu concurso público para 349 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 724 a R$ 1.580. Os candidatos podem se inscrever entre 17 de março e 11 de abril pelo site http://cpcon.uepb.edu.br. A prova objetiva será aplicada na data provável de 25 de maio .

Prefeitura de Lagoa da Canoa (AL)

A Prefeitura de Lagoa da Canoa (AL) abriu 105 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração vai de R$ 724,00 a R$ 2.000,00. As inscrições podem ser feitas entre 17 de março e 8 de abril pelo site www.copeve.ufal.br. A prova objetiva está prevista para o dia 18 de maio .

Prefeitura de Quebrangulo (AL)

A Prefeitura de Quebrangulo (AL) divulgou edital de concurso público para 74 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 724,00 e R$ 1.371,13. Os candidatos podem se inscrever pelo site www.copeve.ufal.br entre 17 de março e 8 de abril .

Prefeitura de Quixeramobim (CE)

A Prefeitura de Quixeramobim (CE) lançou concurso público com 907 vagas para candidatos de nível fundamental, médio/técnico e superior. As remunerações variam de R$ 725,00 a R$ 4.800,00. As inscrições podem ser feitas entre 17 e 26 de março pelo site www.fcpc.ufc.br. A prova será no dia 25 de maio .

Prefeitura de Taquaruçu de Minas (MG)

A Prefeitura de Taquaruçu de Minas (MG) abriu concurso para 68 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 3.365,02. As inscrições podem ser feitas de 17 a 28 de março pelo site www.tendenciaconcursos.com.br. A prova objetiva será no dia 27 de abril .

Secretaria da Educação e do Esporte de Alagoas

A Secretaria da Educação e do Esporte de Alagoas divulgou edital de processo seletivo para 1.274 vagas para monitores. O salário varia de R$ 11,16 por hora-aula a R$ 905. As inscrições devem ser feitas entre 17 e 19 de março nos locais listados no edital (veja o edital no site da secretaria).

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SP)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SP) abriu concurso para 37 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 1.130,00 a R$ 3.916,00. Os candidatos podem se inscrever no período de 17 de março a 17 de abril pelo site www.vunesp.com.br. Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva .

Fonte: G1

Projeto Profissões.

FUNDHAS
Divisão Direito de Ser Criança Unidade Sede
Projeto Semestral
ProfissõesPassado, presente e futuro
Equipe responsável:
Gestora: Regina Gomes Cassis Puccini Molina Assistente Social: Maria Cristina Garcia Bigoli Estagiaria do Serviço Social: Ana Carolina CaltabianoProfessores: · Informática na Educação - Elisangela Lemos Fernandes · Cultural - Christiane Ap. Moura Tavares e Sandra Regina de Almeida · Educacional - Maria Ap. Souza Magalhães e Natália Fontoura Aguiar (estagiaria de Normal Superior) · Complementação em alfabetização - Ana Cristina Serpa Sandy · Educação ambiental - Celso Lopes Fernandes· Estagiário de Educação Física - Mairo Tadeu Silva Faria
Projeto Profissões passado, presente e futuro
Justificativa:
Considerando a política da educação complementar que valoriza os temas transversais, o tema Profissões busca propor discussões que valorizem os diferentes tipos de trabalho como forma de expressão cultural.
Com esses pressupostos a serem estudados a criança/adolescente passará a conhecer o perfil do profissional no mercado de trabalho atual, as diversidades de profissões e suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal com novas perspectivas e projetos de vida.
Objetivo geral:Ø Proporcionar às crianças/adolescentes conhecerem a diversidade das profissões e valorizá-las nos diferentes espaços e épocas, despertando o interesse por uma melhor qualidade de vida, através da escolha consciente da profissão.
Desenvolvimento:
Ø Socialização do projeto junto às crianças/adolescentes
Ø Reflexão da identidade pessoal através do “Quem sou Eu?” em seus aspectos físico, afetivo e social
Ø Visita interna à Fundhas, visando conhecer as profissões existentes, através de pesquisas, entrevistas, debates
Ø Visitas externas em grupos, em diferentes segmentos da sociedade (farmácias, fabricas, construção civil, polícia), entrevistando profissionais de cada setor (se possível)
Ø Adequação do tema em áreas específicas de aprendizagem
Avaliação:
A avaliação será contínua, no decorrer do projeto, verificando a participação, competências, protagonismo, mudanças de atitude na interação relacional e em relação a perspectiva de um projeto de vida através de metas estabelecidas.
Produto final:
Ø Apresentação de uma peça teatral com o tema do projeto
Ø Guia de profissões
Ø Mural com exposição das fotos do decorrer do projeto
Ø CD-ROM com atividades desenvolvidas durante o projeto
Ø Olimpíadas do conhecimento utilizando o software educativo Ortografando
Objetivos específicos de cada área:
Educacional e Complementação em alfabetização
Justificativa:
Considerando a diversidade das profissões e abrangência nas áreas do conhecimento, serão desenvolvidas atividades de linguagem, com ênfase a leitura, interpretação e produção escrita.
Objetivos:
Ø Conhecer e discutir de forma crítica a diversidade profissional
Ø Promover o gosto pela leitura de diferentes gêneros
Ø Propiciar leituras prazerosas a partir de textos com assuntos de interesse para as diferentes faixas etárias
Ø Despertar o interesse pela interpretação, reprodução e produção escrita
Ø Ampliar o vocabulário
Ø Compreender a leitura como fonte de informação, e da língua como instrumento de divulgação de valores
Ø Se posicionar em relação aos fatos sabendo argumentar, ouvir e respeitar opiniões
Desenvolvimento:
Prática da leitura:Ø Ler textos de diferentes gêneros
Ø Selecionar informações
Ø Apreciar a leitura de textos de diferentes assuntos adequados a faixa etária
Ø Identificar anotações, noticias, reportagens e resumos
Ø Ler e compreender com autonomia diferentes gêneros textuais
Ø Estabelecer relações entre diversos textos a cerca de um mesmo tema
Ø Fazer levantamento do que se entende e do que não se entende do texto lido
Ø Utilizar o dicionário para verificar o significado das palavras desconhecidas
Ø Identificar palavras e letras no processo de leitura e escrita
Prática de escrita:Ø Produzir textos utilizando referências bibliográficas, históricos das diferentes épocas e formas de trabalho (coletivo e individual)
Ø Organizar fatos relacionados a cada época
Ø Discutir conhecimentos sobre gramática e ortografia oral e escrita
Ø Fazer correção utilizando referência
Ø Revisar texto verificando pontuação e concordância
Ø Trabalhar legibilidade, maiúscula e minúscula, nomes próprios e comuns
Ø Garantir a coerência e a coesão textual
Comunicação oral:Ø Discutir e expressar fatos sociais de textos e filmes (discutir sobre direito e obrigação trabalhista)
Ø Analisar, comentar e comparar de forma crítica o perfil do profissional do passado, presente e futuro
Ø Gravar comentários e ouví-los, para reelaborar idéias
Estudo matemático:Será problematizado a partir das situações significativas, referentes a custos de materiais utilizados no cultural, atendendo as necessidades especificas nas quatro operações, e através de jogos pedagógicos favorecendo calculo mental e escrito.
Cultural
Introdução:O desenvolvimento do projeto profissões possibilitará às crianças e adolescentes, a ampliação de seu universo cultural, conscientizando-os de que todo trabalho é dignificante e estão interligados.
Objetivos:
Ø Propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética
Ø Favorecer um ambiente propício, a fim de que o aluno desenvolva sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar produções artísticas, quanto no conhecer as diversas profissões
Ø Despertar a importância da interação relacional, participação, empreendedorismo e qualidade de vida para uma formação integral
Ø Estimular o desenvolvimento da autonomia, solidariedade e responsabilidade
Ø Desenvolver habilidades motoras por meio de oficinas diversas
Desenvolvimento:
Ø Exibição do filme “Tempos Modernos”, de Charles Chapplin
Ø Discussões e debates sobre os pontos relevantes apresentados no filme
Ø Desenvolvimento de atividades que levem a criança/adolescente ao “conhecimento do eu”
Ø Confecção de murais sobre o tema
Ø Visitas internas e externas em grupos, afim de conhecer as diversas profissões existentes nos vários segmentos do comércio
Ø Entrevistas com diversos profissionais
Ø Oficinas diversas, valorizando o trabalho autônomo, mais especificamente o artesanato
Informática na Educação
Este projeto justifica-se no fato de ser urgente a necessidade de resgatar nas crianças e adolescentes atendidos nesta unidade, seus sonhos, a vontade de buscar algo mais em suas vidas, partindo da sensibilização quanto a escolha consciente da profissão.
Objetivos:
Ø Sensibilizar a criança/adolescente quanto ao projeto a ser trabalhado durante o semestre
Ø Promover pesquisas e debates sobre as profissões
Ø Levar a criança/adolescente a refletir sobre o seu futuro, compreendendo a importância do emprego/profissão em nossas vidas
Estratégias e desenvolvimento:
Ø Partindo do conhecimento do eu com o desenvolvimento dos temas “Quem sou eu? O que quero ser quando crescer?”, sensibilizar os adolescentes quanto ao projeto a ser trabalhado durante o semestre
Ø Elaborar e aplicar questionário com pessoas da família visando realizar um levantamento das profissões existentes neste ambiente
Ø Pesquisas contextualizadas utilizando como recurso a internet
Ø Debates sobre o mercado de trabalho, status social decorrente da profissão escolhida, ofertas da comunidade
Ø Utilização de diversos softwares com a finalidade de registro das atividades
Educação FísicaIntrodução
Proporcionar às crianças/adolescentes não só momentos recreativos, mas também momentos reflexivos para interá-los sobre profissões relacionadas ao esporte e profissões que visam a saúde e qualidade de vida.
Objetivos:
Ø Valorizar a importância da Educação /física no desenvolvimento do corpo como um todo, desenvolvendo aspectos afetivos, cognitivos e psicomotor
Ø Conhecer e valorizar profissões e modalidades dentro do esporte que servem de instrumentos aos indivíduos para promoção da qualidade de vida e seu empreendedorismo
Ø Desenvolver a participação de todos os alunos para que expressem a profissão que gostariam de exercer no futuro
Ø Despertar para a convivência e harmonia
Desenvolvimento:
1. Aspecto afetivo:
Ø Desenvolver atividades em grupo onde um depende do outro para atingir um objetivo em comum (jogos, músicas, brincadeiras)
Ø Estabelecer vínculos e resolver conflitos em situações de jogos
Ø Conviver com limitações do próprio corpo e assim aprendendo a conhecer o mesmo
2. Aspecto motor
Ø Desenvolver habilidades motoras através de práticas esportivas
Ø Aprender novas práticas motoras através de novos esportes, regras
3. Aspecto cognitivo
Ø Realizar atividades que promovam agilidade no raciocínio
Ø Aprender e introduzir regras esportivas
Educação ambientalIntrodução
O projeto de educação ambiental tem como temas Horta Caseira com os grupos A,B e C, e Jornal do Meio Ambiente com os grupos D, E e F. O tema horta caseira pretende abordar a produção de hortaliças orgânicas, ou seja, sem o uso de adubo químico e defensivos agrícolas. Ele vem contribuir para que as crianças/adolescentes aprendam e desenvolvam a montagem de uma horta, conhecendo desde o seu local até sua colheita. O tema Jornal do meio ambiente pretende abordar fatos relevantes ao mesmo dentro da região onde nos encontramos.
Objetivos
Horta CaseiraØ Contribuir para que as crianças/adolescentes aprendam a desenvolver e montar uma horta
Ø Incentivar a participação direta no cultivo de hortaliças
Ø Valorizar os profissionais da área ambiental
Ø Identificar o local ideal para desenvolver a horta
Ø Preparar o solo para o plantio
Ø Preparar os canteiros
Ø Adubar
Ø Identificar os nutrientes nas hortaliças
Ø Controlar pragas e doenças de forma natural (sem utilizar produtos químicos)
Ø Identificar épocas de plantio e colheita das hortaliças
Ø Elaborar um manual de cultivo de horta orgânica e receitas
Ø Apresentar o manual na Semana do Meio Ambiente
Jornal do Meio Ambiente
Ø Envolver as crianças/adolescentes no mundo da informação e acontecimentos mais importantes em relação ao meio ambiente
Ø Realizar visita com as crianças/adolescentes à VCP – Votorantin Celulose e Papel para conhecer a importância do trabalho na área de educação ambiental
Ø Fazer com que as crianças/adolescentes compreendam a importância da manutenção do meio ambiente, favorecendo assim uma melhor qualidade de vida
Ø Mostrar às crianças/adolescentes que a água é um recurso finito e como usá-la
Ø Utilizar a informática como ferramenta de pesquisa
Ø Apresentar o jornal na Semana do Meio Ambiente
Obs.: As atividades de educação ambiental serão realizadas em consonância com o Centro de Educação Ambiental e a professora responsável Priscila Almeida Cró Santiago.
Fonte: Canteiro de projetos.

Modelos de Páscoa.




Passo a passo coelho de EVA.

Material:
1 ovo de páscoa de 150 gr
Fita de cetim nº 2
Vazador
Tesoura
Pistola de cola quente
Olho móvel com sombra
Fuça plástica
Barbante colorido ou fitilho

Modo de fazer:

Desenhe o coelho conforme o modelo.


Recorte 2 coelhos sem separar os moldes. Faça um deles vazado para aparecer o ovo de chocolate.


Faça dois furos na altura do pescoço.


Continuação.


Cole os olhos, e a fuça.


Com o cordão, amarre o ovo, dê um nó na parte de trás.

Continuação.


Continuação.


Cole o laço sobre o cordão. Se desejar faça maquiagem no coelho.


Peça finalizada.


Fonte: Artesanato na rede.