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sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Boletim de acidente de trânsito sem vítima pode ser feito pela internet em SC. Registro da ocorrência é válido para casos ocorridos no Estado.

Registro da ocorrência é válido para casos ocorridos no Estado.
A Polícia Civil passou a disponibilizar pela internet o registro de boletim de ocorrência de acidente de trânsito sem vítima. A opção é válida para acidentes ocorridos em Santa Catarina e não tem qualquer custo.
O serviço é possível em razão da nova Delegacia Eletrônica da Polícia Civil junto ao Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC).

Basta acessar acessar a página da Polícia Civil (www.pc.sc.gov.br), link Delegacia Eletrônica (http://www.delegaciaeletronica.sc.gov.br/inicio.aspx).
O interessado deve preencher os campos disponibilizados com os dados do acidente, envolvidos e veículos.

Ao finalizá-lo, recebe um número de protocolo por e-mail. O registro é analisado e homologado por policiais civis plantonistas da Central de Informações de Ocorrências Policiais.

Finalizada a análise e homologação do Boletim de Ocorrência, o interessado recebe novo e-mail com a confirmação do protocolo e um código de validação, permitindo a impressão do documento.
Com a impressão do boletim de ocorrência é dado o código de validação do boletim de ocorrência, suprindo a falta de assinatura e tornando-o válido para os efeitos legais.

A Delegacia Eletrônica

É um serviço de registro de ocorrências disponibilizado desde 2002 pela internet 24 horas por dia e sete dias da semana.

Hoje também é possível registrar pela internet perda de documentos e de objetos, furto de celular, denúncias, ameaça e dano causado por fenômenos da natureza.



DIÁRIO CATARINENSE

Sedãs grandes: próximo de 80% de participação, Fusion amplia vantagem

Sedãs grandes: próximo de 80% de participação, Fusion amplia vantagem
Praticamente repetindo a mesma quantidade de emplacamentos de outubro, o Ford Fusion (971), apesar de um recuo de quase 20% em relação ao mesmo período do ano passado, fechou o mês de novembro com praticamente 80% de participação de mercado. É o maior domínio de um líder dentre todos os segmentos.


Em resultado mais fraco desde março (97), o vice-líder Hyundai Azera (103) registrou queda ainda maior: -60%. Fechando o pódio pelo terceiro mês consecutivo, o Nissan Altima (71) cresceu pouco mais de 39% sobre novembro de 2013.


Repetindo o mesmo resultado de setembro, melhor apenas do que as 46 unidades de junho, o VW Passat (47), em queda de quase 50%, manteve o quarto lugar, novamente à frente de um Kia Optima (27) com avanço de 12,5%.


Campeões de vendas nos EUA, Honda Accord (18), 6º, e Toyota Camry (6), 8º, se mantiveram como meros figurantes de um segmento que emplacou apenas 1.256 unidades no mês passado, 4,1% a menos do que outubro e quase 28% abaixo do total registrado há um ano.



Fonte: Fenabrave

Novo JAC J2 Flex 2015: preço, consumo e desempenho

A JAC Motors do Brasil já está oferecendo em sua rede de concessionárias autorizadas o veículosub-compacto JAC J2 com motor 1.4 Flex. O modelo tem preço sugerido de R$ 35.990 reais.


O motor quatro cilindros 1.4 Flex do JAC J2 oferece 113 cavalos quando abastecido com etanol, e 110 cavalos com gasolina, sendo que dispensa o sub-tanque auxiliar de gasolina para partida com etanol em clima frio.


Com tal propulsor, o JAC J2 Flex acelera de zero a 100 km/h em 9,6 segundos e atinge 190 km/h de velocidade máxima. Segundo o INMETRO, o consumo de gasolina é de 11,9 Km/l em cidade, e 12,5 Km/l em estrada.


Além do motor flex, o JAC J2 2015 conta com nova tonalidade de iluminação no painel em tom branco.


Na parte externa, o para-choque traseiro tem novo desenho, mais harmonioso em relação à carroceria.


A chegada do motor flex ao JAC J2 é um importante trunfo de vendas para o modelo no Estado de São Paulo, onde é vantajoso adotar tal combustível.


O JAC J2 é o menor modelo da JAC no Brasil e também o mais vendido, tendo emplacado 2,3 mil unidades já em 2014.


Em termos dimensionais, o modelo mede 3,53 metros de comprimento e conta com porta-malas de 121 litros.

http://www.car.blog.br/2014/12/novo-jac-j2-flex-2015-preco-consumo-e.html

Novo Audi Q7 2015: fotos e detalhes oficiais são divulgados


As primeiras imagens oficiais da nova geração do SUV de grande porte da Audi, o Audi Q7, são divulgadas evidenciando um estilo com linhas mais nítidas e formato mais volumoso que o modelo atualmente em produção.


O Audi Q7 é um modelo importante para a Audi visto que se insere em um segmento de alta demanda tanto nos EUA quanto China - os dois maiores mercados automotivos do planeta.


Além do visual externo totalmente renovado, o interior do Audi Q7 2015 também ostenta um visual mais tecnológico e menos confuso.


O painel de instrumentos adota adota o cluster digital personalizável encontrado no interior do novo Audi TT e Volkswagen Passat. 


E o espaço traseiro está mais amplo.


A frente do Novo Audi Q7 2015 conta com as novas diretrizes visuais da marca.


Nota-se também que o modelo mostrado nas imagens conta com o sistema de iluminação por matriz de LED - item que será oferecido como opcional.


As maiores mudanças estão sob a pele, já que o Novo Audi Q7, ao adotar a plataforma MLB Evo, tem um peso até 363 kg mais leve que seu predecessor.


No que respeita aos motores, o Audi Q7 será oferecido com unidades 6 e 8 cilindros com aperfeiçoamentos para melhorar a performance e reduzir o consumo. 


Haverá também um modelo topo de linha, RS-Q7, com propulsão híbrida. 


O novo Audi Q7 será apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de Detroit, que ocorre em janeiro de 2015.

http://www.car.blog.br/2014/12/novo-audi-q7-2015-fotos-extra-oficiais.html

Novo JAC T5 chega em 2015 para concorrer com EcoSport


O novo JAC T5 é o SUV compacto que a JAC Motors do Brasil lançará no no primeiro semestre de 2015 para impor concorrência com o Ford EcoSport e Renault Duster. Os preços estimados ficariam entre R$ 60 mil e R$ 65 mil reais.


Em termos mecânicos, o JAC T5 adota motor quatro cilindros flex, com 127 cavalos, podendo estar associado a uma transmissão automática CVT (continuamente variáveis) com seis marchas artificiais ou manual com a mesma quantidade de relações.


Em termos dimensionais, o JAC T5 mede 4,32 metros de comprimento, o que é 8 cm mair que os 4,24 metros do Ford EcoSport e 1 cm maior que o Duster. 


A JAC Motors está investido pesado em SUV no Brasil, já que fabricará um SUV menor que o T5 na Bahia - modelo que conviverá no mercado com o T5.

Além disso, no começo de 2015 iniciará a venda do JAC T6 - concorrente do Hyundai ix35, com transmissão manual e preço de R$ 69,9 mil.

http://www.car.blog.br/2014/12/novo-jac-t5-chega-em-2015-para.html

Volkswagen adotará motores TSI no Brasil em 2015

A Volkswagen do Brasil confirmou que a tecnologia de injeção direta de combustível será aplicada a modelos da VW fabricados em solo nacional.


De fato, a Volkswagen trabalha em duas unidades com injeção direta de combustível. O motor tri-cilíndrico 1.0 TSI (Turbo) que será aplicado à versão esportiva do up!.


Além dessa configuração mais potente do up!, o 1.0 TSI equipará também o SUV compacto derivado do up!, o Taigun.


Entretanto, esse não é o único motor com injeção direta que será fabricado no Brasil, já que a VW está na etapa final de preparativos para produção em sua unidade de São Carlo (SP) o motor 1.4 TSI.


Esse propulsor, que é aplicado ao Golf 7, no Brasil terá tecnologia Flex, com injeção direta, e será usado tanto no Golf, quanto Audi A3 e Audi Q4 que serão produzidos no Paraná.


Voltando o motor 1.0 TSI, a Volkswagen já deu detalhes do mesmo (veja aqui), informando que tem potência de 101 cavalos entre 4.500 RPM e 5.500 RPM, e torque máximo de 20 Kgfm disponível entre 1.900 RPM e 3.500 RPM.

O propulsor 1.0 TSI adota bielas forjadas e pistões de alumínio de baixo peso, permitindo que funcione sem vibrações mesmo sem o uso de eixos balanceadores.

Com informações: Auto Esporte

BMW Série 2 ganha versão de entrada com motor 3 cilindros

A BMW, maior montadora de automóveis de luxo do planeta, apresenta as versões de acesso doBMW Série 2 Coupé, que contam com motor de três cilindros.
O modelo de acesso com motor a gasolina é o BMW 218i Coupe com motor de 3 cilindros, enquanto na gama diesel a novidade é o sistema de tração integral que passará a ser oferecido para o modelo BMW 220d xDrive Coupe (antes restrita ao 235i).


Tanto BMW 218i quanto 220d xDrive poderão ser adquiridos, a partir de março de 2015 na Europa, em variações de acabamento Advantage, Sport Line, Luxury Line e M Sport.


Com o lançamento do novo BMW 218i Coupe com motor de três cilindros, a BMW oferece pela primeira vez em seu modelo de acesso uma opção esportiva e elegante.


O motor de três cilindros 1.5L adota tecnologia "state-of-the-art" BMW TwinPower Turbo, com potência de 136 cavalos e o consumo em estrada fica em 19,6 Km/l, enquanto em cidade cai para 17,8 Km/l.


A partir de 2015, o sistema de tração nas quatro rodas inteligente BMW xDrive vai também estar disponível para o BMW 220d Coupe.

http://www.car.blog.br/2014/12/bmw-serie-2-ganha-versao-de-entrada-com.html

Criança de 11 anos morre ao levar choque em celular em Goiás


Uma criança de 11 anos morreu depois de levar um choque em um celular, nesta quinta-feira, em uma fazenda há mais de 30 km de Campo Alegre de Goiás. A descarga aconteceu enquanto a menina ouvia música com um fone de ouvido. O aparelho estava conectado a uma tomada, carregando a bateria. As informações são da TV Anhanguera, filiada local da Rede Globo. 



De acordo com a emissora, no momento do acidente, Maria Alícia Alves de Souza estava acompanhada apenas por dois irmãos mais novos. Os pais estavam trabalhando. Segundo profissionais do Hospital Municipal Leomar Marcelo de Morais, o chamado demorou para ser feito. 

"Foi difícil o acesso, porque teve que chamar o pessoal na lavoura. Então até que chegaram passou da hora. Quando nós fomos avisados já tinha mais ou menos uma hora que tinha acontecido", disse a técnica em enfermagem Silma Pereira da Costa à TV Anhanguera.

A técnica contou também que a vítima provavelmente estava molhada quando sofreu a descarga e que o fone de ouvido não era adequado às normas de segurança. 

"Era um fone que passava na cabeça e ele não tinha espuma, não tinha nada, era só metal. Inclusive, na hora da descarga, queimou o rosto dela e ficou a marca certinha do aparelho", afirmou. 







Terra

Toyota convoca recall do Corolla por falha no airbag




A Toyota convocou na quinta-feira um recall dos veículos Corolla XEi e SEG em função de um problema no airbag dianteiro do lado do passageiro. Devem substituir o equipamento os veículos com numeração de chassi 9BR53, identificados com os últimos dígitos 38500046 a 48543704, fabricados de 6 de junho de 2002 a 19 de dezembro de 2003.

A montadora informou que em caso de colisão frontal severa do veículo pode ocorrer a deflagração inadequada da bolsa do airbag dianteiro do lado do passageiro. Em alguns casos, há risco de incêndio e eventuais lesões graves, ou mesmo fatais, aos ocupantes do veículo.

A Toyota também alerta que não seja utilizado o banco dianteiro do passageiro para transporte de pessoas do veículo que estiver envolvido no recall.

Para mais informações e agendamento da substituição do airbag, a Toyota disponibiliza o telefone 0800 703 0206 e o site www.toyota.com.br.


TERRA

Cientistas criam aditivo que gera saciedade e reduz ingestão de comida


Cientistas britânicos criaram um aditivo para alimentos que aumenta a sensação de saciedade.

Os testes iniciais mostraram que a substância ajudou as pessoas a reduzirem sua ingestão de alimentos e desacelerou o seu aumento de peso.

O aditivo, batizado de IPE, tem como ingrediente principal o propionato, que ao ser produzido no corpo a partir da quebra das fibras no intestino, nos ajuda naturalmente a sentir-nos satisfeitos.

Os pesquisadores do Imperial College de Londres e da Universidade de Glasgow, na Escócia, afirmaram que o aditivo tem de ser consumido regularmente para fazer efeito.

O problema é que a forma do IPE é um pó solúvel de gosto desagradável. Os cientistas querem contornar este problema tentando incorporar o aditivo em pães e frapês de frutas.

A pesquisa foi divulgada na revista especializada Gut.

Absorção

A parte problemática da pesquisa foi encontrar uma forma de levar o propionato até o intestino grosso, onde vai desencadear a liberação de hormônios que controlam o apetite.

Adicionar o propionato à comida não funcionaria, pois a substância seria absorvida cedo demais pelo intestino.

A equipe de pesquisadores encontrou uma forma de ligar o propionato a um carboidrato natural encontrado em plantas, a inulina. A ligação explica o nome IPE, uma sigla inglês que denota um éster formado pela ligação inulina-propionato.


Uma vez ligado, o propionato pode passar pelo sistema digestivo com segurança antes de ser desacoplado da inulina pelas bactérias do intestino grosso.

Nos testes iniciais da pesquisa, 20 voluntários receberam ou a inulina ou o IPE, e então receberam sinal verde para comer o quanto queriam.

Os que receberam o IPE comeram cerca de 14% menos.

Na parte seguinte do estudo, 49 voluntários que estavam acima do peso receberam IPE ou inulina, ambos em pó. Eles deveriam adicionar dez gramas (cerca de uma colher de sobremesa) de um dos dois à comida diariamente.

Depois de 24 semanas, seis dos 24 voluntários que receberam inulina tinham aumentado seu peso em mais de 3%, enquanto apenas um dos 25 que receberam o IPE tiveram aumento de peso.

"Sabemos que os adultos ganham entre 0,3 quilo e 0,8 quilo por ano em média, e há uma necessidade real de estratégias que possam evitar isto", disse o coordenador do estudo, Gary Frost, do Imperial College de Londres.

"Moléculas como o propionato estimulam a liberação de hormônios do intestino que controlam o apetite, mas você precisa comer quantidades imensas de fibra para conseguir um efeito forte", acrescentou.

Douglas Morrison, do Centro de Pesquisa Ambiental da Universidade de Glasgow, afirmou que as experiências mostraram que o propionato poderá ter um papel importante no gerenciamento do peso.

"Se eles conseguirem fazer isto sem afetar o gosto ou os intestinos, então eu aprovo", disse David Haslam, presidente do Fórum Nacional Britânico de Obesidade.

BBC BRASIL / TERRA

Carro bate em poste e jovem de 26 anos morre em Santa Cecília. O jovem de 26 anos Carlos Eduardo Ramos Junior, morador da mesma cidade, faleceu no local.


Acidente ocorreu na madrugada desta sexta-feira (12) na BR-116.
Outras três pessoas estavam no veículo e tiveram ferimentos leves.
Carlos Eduardo morreu na madrugada desta sexta
(Foto: Reprodução/Facebook)


Um carro bateu em um poste na madrugada desta sexta-feira (12) na BR-116 em Santa Cecília, na Serra catarinense, e um passageiro do veículo morreu. O jovem de 26 anos Carlos Eduardo Ramos Junior, morador da mesma cidade, faleceu no local.

O acidente ocorreu por volta da 0h55 no km 132,8 da rodovia, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ao todo, quatro pessoas estavam no veículo Golf com placas de Santa Cecília.

As outras três pessoas, o motorista Edsom Carlos Schifter de 26 anos e outros dois homens, Rodrigo Antunes de 28 anos e Robson Felipe Rosa de Oliveira de 22 anos tiveram ferimentos leves de acordo com a PRF. Segundo o Corpo de Bombeiros de Santa Cecília, a lateral do Golf colidiu contra o poste e o mesmo caiu. A vítima fatal estava sentada no banco ao lado do motorista.




G 1 / PRF SC

XANXERÊ - SC: Brincadeira entre crianças termina em fatalidade em Xanxerê. Maicon Nunes Machado, que completou 15 anos no último domingo (7), tinha o costume de fingir que estava morrendo enforcado, enquanto brincava com sua irmã, de dez anos, como forma de assustá-la.

Terminou em fatalidade a brincadeira entre crianças, no Bairro Vila União. 

Maicon Nunes Machado, que completou 15 anos no último domingo (7), tinha o costume de fingir que estava morrendo enforcado, enquanto brincava com sua irmã, de dez anos, como forma de assustá-la. Foi então que por volta das 21 horas da quinta-feira (11), enquanto brincava na casa do melhor amigo, também de 15 anos, com outras três crianças, que o adolescente encontrou no quintal uma mangueira de chuveiro, fez um nó e pendurou no suporte para rede. Os bombeiros foram chamados, encaminharam ao hospital, mas o menino não resistiu.

O corpo é velado na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, do Bairro Vila União. O enterro está marcado para as 16 horas desta sexta-feira (12), no Cemitério de Xanxerê. O adolescente morava com a mãe e mais três irmãs. Ele estudava na oitava série da Escola Estadual Neusa Marques.


Brincadeira causa fatalidade

A casa em que Maicon perdeu a vida, por conta de uma brincadeira que costumava fazer, era do melhor amigo. Nesta manhã de sexta, a moradora da casa conversou com a reportagem do TUDOSOBREXANXERE.com.br. Abalada, ela não quis se identificar, mas relatou a cena que disse jamais esquecer.

- Eu cheguei do trabalho, as crianças estavam aqui na frente de casa brincando como sempre fazem. O Maicon e meu irmão são os melhores amigos, eles viviam juntos, eram como irmãos também. As meninas estavam pela rua, andando de bicicleta e de repente minha irmãzinha corre dentro de casa e me chamando para ver o que tinha acontecido com o Maicon. Quando eu chego na varanda, encontro ele com a mangueirinha no pescoço, mas não estava presa forte e ele sentado no chão, com as pernas esticadas. Eu logo ergui ele, mas não conseguia tirar a mangueira, então gritei por socorro quando veio meu padrasto, que tirou a mangueira do suporte e chamamos os bombeiros – relata a vizinha.

Por telefone, até que chegasse uma equipe de socorristas do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, foi repassada orientações para realizar massagem cardíaca. Quando o socorro chegou, outras manobras foram realizadas e o menino encaminhado ao Hospital Regional São Paulo, mas morreu.

Alerta em brincadeira de crianças 

A fatalidade cria um alerta em relação ao tipo de brincadeiras que as crianças realizam. A vizinha de Maicon relatou, ainda, pelo que ouvi da irmã de dez anos, que o menino simulava o enforcamento como forma de assustar as pessoas.

- A gente sabe que ele sempre fazia essa brincadeira, até na casa dele mesmo. Tanto que quando ele estava aqui, a irmã dele falou para a minha irmã que não era para mexer nele, que ele ia assustar a todos. Sabemos também que em uma das vezes que ele fez esse tipo de brincadeira, em casa, a irmã mais velha dele presenciou e teria brigado com ele, mandado parar com essa coisa e, agora, acontece essa fatalidade – conta.

TSX

Assistente corrige receitas de apresentador da Band e é demitido. Daniel Bork é cunhado do dono da Band e apresenta o “Dia Dia” .

Daniel Bork é cunhado do dono da Band e apresenta o “Dia Dia” .


(Divulgação/Band)
Daniel Bork, do “Dia Dia”, da Band, demitiu Julio Cruz, o assistente de cozinha do programa na semana passada. De acordo com o colunista Leo Dias, do jornal “O Dia”, o apresentador estava irritado com as correções do profissional durante o trabalho.

Como a atração é gravada, os telespectadores não sabem, mas diversas receitas de Bork não saem como o previsto. Muitos pratos acabavam sendo queimados e outros não eram preparados corretamente.

Essa não é a primeira vez que o apresentador demite um funcionário por causa dos desentendimentos internos. A assessoria de imprensa do canal preferiu não comentar o assunto.


Conforme destaca o mesmo colunista, a maior preocupação de Daniel Bork é com a quantidade de merchandisings no “Dia Dia”. Vale lembrar que ele é cunhado de João Saad, presidente da Band.



YAHOO


Este programa perdeu muita audiência quando foi transferido das 10h30min para às 08h00min. Depois dele são apresentados desenhos e às 11h15min entra o Jogo Aberto...

Saudades dos aviões da Panair: os empresários que não toparam pagar pau para a Ditadura

(Foto: Estadão Conteúdo) 


“O medo em minha vida nasceu muito depois descobri que minha arma é o que a memória guarda dos tempos da Panair

Nada de triste existe que não se esqueça

Alguém insiste e fala ao coração

Tudo de triste existe e não se esquece

Alguém insiste e fere o coração

Nada de novo existe nesse planeta

Que não se fale aqui na mesa de bar”

(Milton Nascimento, “Saudade dos Aviões da Panair”)



O texto divulgado nesta quarta-feira (10 de dezembro) pelaComissão Nacional da Verdade é um texto histórico tão necessário quanto duro e desagradável. Que fala de torturas e torturadores; de ganância e de empresários ambiciosos; de gente que se empenhou para matar a democracia e que ajudou a financiar os verdadeiros matadouros humanos construídos para calar a oposição.

Mas tem também o relato sobre os heróis que não toparam fazer qualquer negócio para se dar bem. É desses que se quer falar.

Milton Nascimento tem uma música incrivelmente linda chamada “Saudades dos Aviões da Panair”, que apareceu no disco Minas, de 1975, no mesmo ano em que o jornalista Vladimir Herzog foi assassinado no Doi-Codi (Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna de São Paulo), num canto do quartel do II Exército, no bairro do Paraíso, em São Paulo.

Para quem não conhece esse pedaço hoje supervalorizado da capital paulista, informo: trata-se de um bairro de classe média vizinho ao parque do Ibirapuera, um endereço aprazível. Com sorte ou muito azar, quem naqueles dias estivesse andando pela rua Thomás Carvalhal, quase na esquina com a rua Tutoia, poderia escutar os gritos dos que eram barbarizados ali. Mas não havia para quem pedir socorro.

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) concluiu que até dezembro de 1974, 2.148 pessoas haviam sido presas ali para serem interrogadas. Outros 795 presos foram encaminhados de outros órgãos. Somem-se mais 3.276 “elementos [que …] prestaram declarações e foram liberados” e tem-se uma ideia do congestionamento, do entra-e-sai de “suspeitos” naquela esquina. Cinquenta nunca puderam sair dali com vida. Morreram sob tortura.

“Henning Albert Boilesen, o sinistro presidente do então poderoso Grupo Ultra, […] foi um dos elementos civis mais identificados com a repressão naquele período, embora não tenha sido o único. Boilesen ficou conhecido como o personagem que cuidava da arrecadação de recursos para a [… repressão]. Frequentava a sede da entidade, observava os presos políticos ali mantidos, assistia as sessões de tortura. Existem evidências de que tenha participado de algumas sevícias de prisioneiros políticos. Sua participação em atos de tamanha crueldade, crimes contra a humanidade, envolveu inclusive a importação de um equipamento para produzir choques nos prisioneiros políticos torturados. Acionado por um teclado, com a estrutura de um piano, o equipamento aumentava a frequência das descargas à medida que notas mais agudas eram tocadas.”

“Descobri que minha arma é o que a memória guarda dos tempos da Panair”, disse a voz mais linda das Geraes. Pois a memória dos tempos da Panair serve para também desenterrar das sombras os invulgares relatos de heroísmo entre os poderosos.

Anote os nomes de alguns homens que dignificam os homens justos:

José Mindlin (1914-2010), empresário, dono da Metal Leve, bibliófilo e escritor.

Antonio Ermírio de Moraes (1928-2014), empresário, dono do grupo Votorantim.

Fernando Gasparian (1930-2006), empresário, editor e político.

Mario Wallace Simonsen (1909-1965), empresário, foi um dos criadores da Panair do Brasil e da TV Excelsior.

Celso da Rocha Miranda (1917-1986), empresário, foi um dos criadores da Panair do Brasil e da TV Excelsior.

Esses são empresários que, segundo o relatório da CNV, não fizeram como Roberto Marinho, do jornal “O Globo”, que não hesitou em apoiar a conspiração e o golpe de 1964, primeiro, e que, depois, na fase mais dura, apoiou diretamente o porão da tortura, das mortes e desaparecimentos.

Chamando de “dispositivo político-empresarial-militar” a associação entre empresários e tecnoempresários, políticos conservadores e membros da alta hierarquia das Forças Armadas, o relatório da CNV assim descreve a atuação do IPES (Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais), fundado logo após a posse de João Goulart na Presidência, em 1961: “Em suas primeiras ações, o IPES organizou uma campanha de desestabilização do governo, a partir da produção de uma campanha publicitária que buscava apresentar o cenário político brasileiro como catastrófico, com o próprio presidente da República sendo constantemente acusado de estar interessado em ‘implantar uma ditadura’”.

A tese que se queria “vender” era a de que o plano de Goulart era implantar uma “República sindicalista” inspirada no regime argentino de Juan Domingo Perón.

(Alguém aí se lembrou que o pessoal que hoje faz passeata na Paulista pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff diz que ela quer inaugurar uma “República Bolivariana”? Ou transformar o Brasil em uma “Nova Cuba”? Pois é. Como disse Milton Nascimento lá atrás: “Nada de novo existe neste planeta”…)

E quem é que fazia parte do IPES?

Entre outros peso-pesados: Celso de Melo Azevedo das Centrais Elétricas de Minas Gerais – CEMIG, Álvaro Borges do Moinhos Rio Grandenses, Henri Burkes do Grupo Gerdau, Felipe Arno do Grupo Arno Indústria e Comércio, Hélio Beltrão e Henrique de Boton do Grupo Mesbla, Henning Albert Boilesen e Pery Igel do Grupo Ultra, Octávio Gouvêia de Bulhões do Grupo Hannah Co., Salim Schama do Grupo Schama, Jonas Bascelo Correa do Banco de Crédito Real de Minas Gerais, Octávio Marcondes Ferraz da Rodger, Valizer e Carbono Lorena, Paulo Ferraz do Estaleiro Mauá, Octávio Frias do Grupo Folha, Antônio Gallotti da Light e Braskan, Flávio Galvão e Júlio de Mesquita Filho de “O Estado de S. Paulo”, Paulo Galvão do Banco Mercantil de São Paulo, Antonio Mourão Guimarães da Magnesita, Lucas Garcês da Eternit do Brasil Amianto e Cimento, Gilbert Huber Jr. das Listas Telefônicas Brasileiras, Haroldo Junqueira da Açúcar União, Israel Klabin das Indústrias Klabin de Celulose, José Luís de Magalhães Lins do Banco Nacional de Minas Gerais, Mário Ludolph da Cerâmica Brasileira, Cândido Guinle de Paula Machado da Docas de Santos e do Banco Boa Vista, José Ermírio de Moraes do Grupo Votorantin, Mário Henrique Simonsen do Banco Bozano Simonsen, Luís Villares da Aço Villares.

A fina flor do camarote vip.

Por sua ousadia em sustentar a democracia ameaçada, Mario Wallace Simonsen e Celso da Rocha Miranda, que juntos detinham o controle acionário da Panair do Brasil, maior companhia aérea do Brasil naqueles anos, foram alvo de perseguição terrível, que levou a Panair à falência.

Igual perseguição também fechou a TV Excelsior, dos mesmos proprietários, pioneira no país na implantação da televisão em cores, sucesso de audiência com novelas consagradas como “Redenção”, “Sangue do Meu Sangue” e “A Pequena Órfã”.

Fernando Gasparian, atuante no ramo têxtil, por meio da América Fabril, e no mercado editorial brasileiro, teve cortado seu crédito junto ao Banco do Brasil logo após o golpe civil-militar, ao qual se opôs. Mas continuou lutando pela democracia e, em 1972, fundou o semanário “Opinião”, o mais influente jornal alternativo, de oposição do regime. Mais tarde, tornou-se deputado na Assembléia Constituinte em 1988.

Poucos personagens no meio empresarial tiveram a mesma coragem.

“Predominou, no período ditatorial, a formação de grandes grupos econômicos no Brasil. A própria liquidação do patrimônio de alguns favoreceu, direta ou indiretamente, grupos que tiveram crescimento significativo no período. No caso da Panair, por exemplo, é importante lembrar que a Varig, do empresário Ruben Berta, assumiu todas as linhas internacionais do país no exato momento em que a concorrente foi fechada pelo governo. De outra parte, a liquidação da Excelsior ocorreria no mesmo contexto em que outro grupo assumia a liderança no ramo das telecomunicações: a Rede Globo de Televisão, do empresário Roberto Marinho, ativo apoiador do regime ditatorial. […] Não é estranho, portanto, que o noticiário jornalístico da Rede Globo tenha sido sempre favorável ao regime ditatorial.”

Mas o caso que mostra como eram íntimas as relações entre a maior parcela do empresariado brasileiro e a face mais dolorosa da Ditadura Civil-Militar foi a criação da Operação Bandeirantes (Oban), surgida em São Paulo logo após a decretação do Ato Institucional nº 5 (AI-5), que depois, em setembro de 1970, mudaria de identidade, adotando o nome de Doi-Codi.

“Ficou conhecido o banquete organizado pelo ministro Delfim Netto no Clube São Paulo, antiga residência da senhora Viridiana Prado, durante o qual cada banqueiro, como Amador Aguiar (Bradesco) e Gastão Eduardo de Bueno Vidigal (Banco Mercantil de São Paulo), entre outros, doou o montante de 110 mil dólares para reforçar o caixa da Oban. Ao lado dos banqueiros, diversas multinacionais financiaram a formação da Oban, como os grupos Ultra, Ford, General Motors, [além da] Camargo Corrêa, Objetivo e Folha. Também colaboraram multinacionais como a Nestlé, General Eletric, Mercedes Benz, Siemens e Light. Um número incerto de empresários paulistas também contribuiu, já que a arrecadação de recursos contava com o apoio ativo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), por meio de seu presidente, Theobaldo De Nigris. Nos salões da FIESP, o ministro da Fazenda, Delfim Netto, era sempre visto fazendo palestras aos empresários, em reuniões onde se solicitavam recursos para financiar a Oban.”

Segundo Paulo Egydio Martins, que em 1974 assumiria o governo de São Paulo, “àquela época, levando-se em conta o clima, pode-se afirmar que todos os grandes grupos comerciais e industriais do estado contribuíram para o início da Oban”.

Mas, pelo menos dois empresários se recusaram a colaborar na produção dessa estrutura repressiva, constituindo exceções que honram a humanidade: José Mindlin e Antônio Ermírio de Moraes.

Sua força moral emerge do fato de que eles eram grandemente minoritários em sua recusa. “De acordo com o empresário José Papa Junior […]: é inegável que a participação do Boilesen era mais municipal, enquanto um Amador Aguiar [então dono do Bradesco], sem que ninguém percebesse – sem que haja demérito nisso (sic) –, tinha uma participação nacional e reservada.”

Hoje, definitivamente, é dia de prestar novas homenagens às Asas da Panair e aos imprescindíveis homens de coragem que honraram a humanidade em um período de ossos, dentes e espinhas dorsais fraturadas.

“A maior das maravilhas foi voando sobre o mundo
nas asas da Panair”




YAHOO

A história do Natal e seus símbolos

A história do Natal e seus símbolos

Origem do Natal e o significado da comemoração: O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV, que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. 
Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal. As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Nazaré e entregarem os presentes ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam desmontar as árvores e outras decorações natalinas em até 12 dias após o Natal. Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História. A Árvore de Natal e o Presépio: Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período. 
Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta. Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram moram na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois além de decorar, representam um símbolo de alegria, paz e esperança. O presépio também representa uma importante decoração natalina. 
Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. O Papai Noel - origem e tradição: Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
 Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele. A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal. Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um garro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez um grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo.