O vídeo acima Vidas Secas, descobri no You Tube e trata-se de criativo curta-metragem estudantil, do 3º ano do ensino médio, na Mostra Cultural 2014, do Colégio Rio Branco, de Sã Bernardo, SP, Brasil.
Uma ideia muito interessante que alunos sejam atores e dramatizem um clássico da literatura brasileira, de autoria de Graciliano Ramos, ao som de um clássico do cancioneiro popular, Asa Branca, de Luiz Gonzaga. A junção das duas ficou ótima!
Unir arte, cultura e educação; promover a intertextualidade entre cinema, literatura e música, são formas originais e criativas de interação entre professores e alunos. Mais ainda, de motivar o aluno a conhecer, interpretar, ler e promover releituras audiovisuais.
Um belo trabalho coletivo que merece ser visto e divulgado.
Cada vez mais, em lugares públicos temos percebido essa conexão direta com o mundo digital e cada vez mais distanciadas as famílias do mundo real, cada qual em sua tela, enquanto a escola é o espelho social e digital do que acontece ao redor.
Um material para refletir sobre a postura de pais e filhos diante das tecnologias... E o nosso nível de interação e comunicação com os mundos real e digital.
Encontrei (logo abaixo) nos vídeos correlatos a este, outro chamado "La Familia Digital"que, segundo apresentação no You Tube: "forma parte de la labor de sensibilización y divulgación del Foro Generaciones Interactivas para resaltar la importancia de las nuevas tecnologías en la vida de padres e hijos".
Um vídeo produzido pelo portal Geraciones Interactivas da Espanha, e que nos mostra de forma irônica e divertida as relações familiares digitais, quando compartilhadas entre pais e filhos... Um bom material para tratar de teoria e prática (entre o que se diz e o que se faz) nessas relações familiares e as possibilidades tecnológicas no mundo atual.
A imagem acima, trata-se do jogo DOMINÓ DAS SÍLABAS, que descobri via indicação indireta de Fernanda Tardin, no Twitter, educadora de Bom Jesus de Itabapoana, RJ, Brasil, editora do blog Utilizando Mídias, citando a também colega e amiga Gládis Leal Santos, de Joinville, SC, editora do blog Oficina de Educação.
O DOMINÓ DE SÍLABAS é um objeto de aprendizagem, "desenvolvido pelo NOAS, núcleo de computação aplicada, destinado ao desenvolvimento de objetos de aprendizagem significativa, estruturados em simulações computacionais de fenômenos".
O jogo trabalha com sílabas e imagens, auxiliando na aprendizagem da criança em processo de alfabetização, unindo o lúdico com o educacional.
O vídeo acima Aplicação das TIC em nosso vida, que descobri no You Tube, mostra algumas das Tecnologias da Informação e da Comunicação em nosso cotidiano, principalmente no uso de telefones celulares e seus aplicativos.
Ironicamente, dados estatísticos demonstram a maior quantidade de telefones celulares vendidos anualmente, quase na média de um por habitante, entretanto, ainda que incorporados como ferramentas de informação e comunicação na sociedade, sua utilização pela educação é limitada. Limitada em duplo sentido: ora pela proibição de algumas instituições de ensino de seu uso no ambiente escolar, ora quando utilizado mais como recreação do que atividade pedagógica.
Atualmente, podemos encontrar aplicativos praticamente para quase tudo; de apps para acompanhar horário de ônibus e chamar táxis; para traduzir português para Linguagem de Sinais; enfim, uma variedade, muitas vezes criada por jovens, alguns, menores de idade, ainda cursando ensino fundamental e médio. Um rico potencial dentro das escolas, que poderia ser utilizado em projetos colaborativos, em todas as áreas do conhecimento.
Mas o que a escola, em sua maioria, faz? Rotula este aluno criativo, multifocal e às vezes de fato hiperativo, como aluno problema, que ora precisa ser "enquadrado", disciplinado, ora medicado...
Conhecer esse novo mundo do alunado é essencial para estabelecer um diálogo, pensar estratégias de interação, projetos de aprendizagem e atividades educacionais. Pensar o universal através do particular. E o fone celular é uma ferramenta que possibilita que indivíduos descubram ações universais, de outras professore e alunos utilizando-se das TIC, Mídias e redes sociais na educação.
O vídeo acima #PensadoresTIC, trata-se de fala de Martha Gabriel, "pesquisadora brasileira - considerada uma das 100 maiores especialistas em tecnologia no mundo - que fala sobre o papel do novo professor e o uso das TIC na educação; e discute com exclusividade para oInstituto Claro o novo papel de professores e alunos em um mundo em que real e virtual estão cada vez mais interligados. Ela defende ideias centrais, como a de cibridismo, e afirma que os problemas que ainda enfrentamos de infraestrutura (como o acesso à banda larga longe do ideal) não podem impedir os avanços".
Para saber mais sobre o tema, leia a reportagem completa na série #PensadoresTIC, no link abaixo, e conheça conceitos como cibridismo (corpo virtual), professor digital e mediador do conhecimento:
De fato, o professor do século XXI precisa estar mais conectado ao mundo do aluno, seja de forma digital ou não. Requer que conheça certos recursos, experimentando-os sozinho, com outros colegas e, principalmente, com os alunos, para ver possibilidades pedagógicos para equipamentos tecnológicos. Enfim, para ensinar em tempos de TIC,m requer antes aprender as potencialidades das Tecnologias da Informação e da Comunicação no espaço escolar, pensando a educação além da sala de aula (via redes sociais digitais) e além do tempo e espaço escolares convencionais. O termo conectividade e mobilidades associados apenas aos equipamentos e não às pessoas envolvidas num ambiente de ensino-aprendizagem torna-se paradoxal, pois pessoas mais do que máquinas é que precisam ter esta mobilidade além do espaço físico tradicional - fazendo pequenos "tours" pelo entorno da escola - e conectando-se num sentido educacional e social, não apenas tecnológico. De nada adianta utilizar notebooks, tablets, telefones celulares na escola, se não houver uma conectividade do ponto de vista afetivo e educativo.
Eis o grande desafio da educação neste século: tornar realidade esta virtualidade. Promover a convergência não só de equipamentos mas de pessoas.
Se é uma geração audiovisual que lida diariamente, via celular e internet como vídeos, clipes, filmes, músicas, dança, esportes, games que são linguagens visuais, corporais etc, cabe ao professor tornar-se um arte educador e um mídia educador, incorporando ao seu fazer pedagógico recursos tecnológicos que seus filhos e alunos utilizam mais de forma recreativa, nem sempre educativa, tornando o lazer em aprendizagem e ensino mútuos, à medida que aluno e professor interajam como piloto e navegador em uma prova de conhecimento, como uma corrida de rally, em que quem dirige o veículo é o jovem alunado, mas quem orienta e conduz essa navegação é o professor. Mais que uma metáfora, um dilema e um desafio a serem ultrapassados para que todos sejam vencedores.
O vídeo acima What's on your mind? (O que você está pensando?), descobri no portalHypness e "mostra como a felicidade 'editada' das redes sociais não é real".
Um material para refletir sobre o cotidiano digital e real, em que pessoas cada vez mais compartilham fotos, imagens, vídeos mas nem sempre se relacionam de fato uns com os outros. Algo que nos propõe a pensar se de fato a felicidade é tão maravilhosa como mostrada em perfis de redes sociais. Se é preciso viajar, se expor tanto para se sentir feliz...
O título do vídeo de Shaun Higton é uma alusão à frase do Facebook e questiona este conceito do que é ser feliz.
Como educador - pai e professor -, além de editor deste blog, penso que em matéria de felicidade e realização pessoal e profissional, os verdadeiros projetos de vida e de trabalho eficientes e sustentáveis são os mais simples, que permitem justamente a continuidade, seja no ambiente escolar, familiar, social. Coisa que fazemos por que gostamos, que permitem as trocas de experiências com amigos e colegas seja online ou off, seja em tempo real ou armazenado em blogs e perfis de redes sociais.
A realidade é que, em contraponto, existe muito projeto educacional interessante que é pouco divulgado, curtido e compartilhado, pois seus autores acham se tratar de algo simples que todos fazem. Ou que divulgando-os serão taxados de exibicionista. Tudo depende de bom senso. Mas é justamente essa simplicidade que poderá incentivar outros professores e alunos mundo afora, adaptando ideias interessantes feitas numa comunidade para uma outra realidade local.
Ser feliz é acima de tudo fazer algo simples, eficiente e que possibilita a aprendizagem mútua. E, evidentemente, quando compartilhado em rede, que seja feito com bom senso, autocrítica e autorização de terceiros envolvidos.
O vídeo acima A semente do nosso futuro, descobri no portal Hypeness e trata-se de iniciativa de empresa de tratores de homenagear o Dia dos Pais, a partir de uma ideia simples e ao mesmo tempo universal e atemporal: "Pais colocam sementes em cápsula do tempo para serem plantadas pelos filhos no futuro".
Como bem destaca o Hypeness: "A vida é o resultado de nossas escolhas e essa é uma metáfora perfeita do plantio. Viver é semear diariamente, e cada uma dessas sementes resulta em algum fruto no futuro. Talvez o maior exemplo disso seja a relação que temos com os nossos pais. Escolher ter um filho é plantar uma semente no mundo. É preciso muito cuidado, carinho, proteção, e atenção para que ela sobreviva às adversidades da vida e consiga gerar excelentes frutos. Não é um trabalho fácil. Por isso, homenagear os pais nunca é demais".
A empresa, segundo dados, "viajou pelo país atrás de histórias de pais que estão realizando o rito de passagem de suas propriedades para os filhos. Além de gravar as histórias das famílias em um mini-documentário emocionante, eles coletaram as melhores sementes da safra atual de cada propriedade. Eles então enviaram estas sementes para um laboratório, passando elas por um processo que garante que elas durem por muito tempo. Depois disso, as sementes ganharam cápsulas especiais, e foram entregues aos pais, para que eles pudessem presentear seus filhos, simbolizando a continuidade da vida".
De fato, algo que remete à educação enquanto sentido mais amplo de pais com filhos, professores com alunos, em que cada qual passa à geração futura parte de sua herança de vida... Ou como dizia um radialista de uma rádio do interior, quando o editor deste blog era menino: "Da vida se leva a vida que se leva".
Os filhos e os alunos são a semente que plantamos no presente, e o nosso presente poderá ser o futuro deles, plantado agora para ser colhido um dia.
Que tal, educadores - sejam pais ou professores - reunirem numa cápsula do tempo - como faço com meu filho - seus trabalhos, fotos, e outras coisas para ao final de cada ano rever e refletir sobre essa plantação de sonhos e projetos, para futura colheita de resultados positivos?
Os professores de história poderiam falar sobre outras cápsulas do tempo, através de fotos e jornais antigos, de uma biblioteca escolar, uma visita a um museu, digital ou não, etc.
O editor deste blog tem uma pasta - que breve será uma caixa - com desenhos, cartões, mensagens e outras coisas que seu filho lhe presenteia - como uma cápsula do tempo - para um dia, quando este for adulto fazer o mesmo com seu herdeiro. :-)) Os valores e limites que passamos aos filhos e alunos são nossa melhor semente, que um dia darão bons frutos...
Em minhas andanças e visitas a outras escolas e eventos, estou sempre com a câmera no ponto, para registrar trabalhos sugestivos...
E assim aconteceu ao visitar a "Mostra cultural do Colégio Atual" 2012,escola em que minha filha estuda, não deixei nada passar sem que eu pudesse registrar! rsrsrs
Vejam só estre projeto desenvolvido com a turminha do III período ( a sala da minha filha) achei perfeito, sem falar na importancia de se trabalhar os valores morais nos dias de hoje.
Parabens a prof.ª Luciana Melo, que desenvolveu este belo trabalho!!
Este foi o painel com o nome do projeto: Semeadores de amor
Uma linda mesa com deliciosos cupcakes de lembrança para os alunos.
Árvore dos valores
Trabalhos dos alunos nasa paredes
Cartazes confeccionados pelos alunos e suas famílias
Ilustração da história: A primavera da lagarta
Cantinho :brinquedos de sucata,feito por eles, para compartilhar com os coleguinhas
Barquinho dos valores
Painel de fotos da família, a base de tudo!
Reescrita da música trabalhada: Cativar
Sementes de bons valores
Minha gatinha, em meio a corações feitos com papel pardo, cheios com jornal amassado e pintados pelos alunos.