Lidar com pessoas perseguindo-o no Facebook pode ser complicado pelo fato do Facebook fazer com que essas conexões sejam consideradas “amigos”. Isso tornar difícil se livrar desses “stalkers”, pois eles simplesmente não param e você não quer ser grosso com eles. Ainda assim, deixar que a ação dessas pessoas atrapalhe sua diversão no Facebook não é uma opção e existem algumas coisas que podem ser feitas.
Embora a maioria dos passos nesse artigo seja para lidar com os “stalkers” de uma maneira pacífica, tenha em mente que caso se senta mais do que irritado e chegue a se sentir ameaçado de alguma forma, a perseguição chegou a um ponto bem sério e ações devem tomadas o quanto antes. Uma situação assim é discutida no fim do artigo.
Passos
Entenda o que significa ser perseguido no Facebook.Embora essa perseguição não possua elementos físicos do mundo real, tais como ser seguido ou observado, etc., os sentimentos provocados por ela tendem a ser os mesmo, e são reais da mesma forma.
A perseguição online consiste em pessoas querendo se comunicar com você de forma que o deixem inquieto (propositalmente ou mesmo sem consciência), especialmente no que diz respeito a sugerir ou deixar implícito que o estão observando e percebendo todos os seus comentários e atualizações.
Na medida do possível, tente ser honesto e simplesmente diga que não gosta do que estão fazendo e explique o porquê. As pessoas podem apreciar a honestidade. É melhor do que parecer esnobe.
Procure na internet os motivos do seu stalker. O que essa pessoal deseja é do seu interesse, pois claramente há uma diferença entre amigos e familiares vendo suas informações pessoais para que fiquem atualizados sobre o que você está compartilhando e uma pessoa que o foca em específico, se prendendo em tudo quevocê faz e então comentando nos posts, possivelmente o assustando.
Pesquisas feitas pelo professor Kevin Wise, da University of Missouri, demonstraram que uma visualização saudável das informações da timeline consiste no que ele chama de “navegação social”, em que amigos e familiares olham suas notícias em geral e atualizações, tomam um tempo com o que você escreveu e em seguida vão para outras pessoas; ou seja, eles estão apenas incluindo você no círculo de amizades.Por outro lado, o que o Professor Wise chama de “busca social” envolve uma ação mais concentrada por parte de quem visualiza o perfil. Nesse caso, a pessoa foca apenas no seu perfil, atualizações etc., e não equilibra isso com a visualização dos perfis de outras pessoas. Assim, essa pessoa está agindo como se estivesse obcecada por você.
Um “social searcher” sofre de reações emocionais muito mais fortes em relação ao que lê do que as pessoas que simplesmente navegam pelas mídias sociais.[2] Isso sugere que um stalker do Facebook “está lá fora para te pegar” (seja para fazer mais parte do seu mundo ou para se vingar de um término, etc.), é possível que eles irão desconstruir tudo que você diz na internet em algo que não é real.
Procure por possíveis sinais de um stalker. Alguns indicadores podem incluir (dependendo de quem a pessoa é e o que ela quer):
A pessoa não está parando de vir atrás de você apesar de seus pedidos para que ela não faça mais isso, e assim deixa mensagens em sua linha do tempo ou envia coisas como links ou jogos?
Ela deixa comentários que sugerem que vocês deveriam passar mais tempo juntos ou mesmo o resto de suas vidas (mesmo não tendo uma relação amorosa com você)?
Você está sendo alvo de intimidações ou palavreado abusivo (como comentários de baixo calão ou de sugestão sexual)?
Você está sofrendo bullying e/ou sendo ameaçado? Por exemplo, alguém disponibilizou fotos suas que não deveriam estar na internet (ou talvez de pessoas próximas a você também)?
Você está passando por uma situação em que a pessoa simplesmente não o deixa em paz e continua enviando atualizações, mensagens e se intrometendo? Embora isso não seja necessariamente ruim ou ameaçador, fazer isso com frequência costuma demonstrar um comportamento obsessivo.
Pense sobre como você mesmo percebe a situação de perseguição no Facebook. Se a pessoa conversa com você o tempo todo em que está online, envia mensagens constantemente, está sempre comentando e curtindo seus posts e fotos e mal o deixa em paz, sua resposta a isso pode ser desde irritação até frustração por achar incômodo, difícil de lidar e excessivamente desgastante. Mesmo que essas coisas sejam feitas ocasionalmente, pode haver um problema com qualquer coisa que seja dita, pois causa desconforto e a pessoa ignora seus pedidos para que pare de fazer isso.
Pense sobre seus sentimentos antes de se preocupar com os dos outros. Você sente como se alguém o estivesse perseguindo só por causa do que diz ou faz? Parece que alguém tem uma obsessão (seja por realmente gostar ou odiar você)?
Você se sente cansado ou irritado pelas mensagens constantes e posts? Isso já é razão suficiente para encontrar uma solução que funcione bem.
Reaja. Caso não se sinta imediatamente ameaçado (veja o passo 11), tente reagir de uma forma gradual. Entenda que sempre há a possibilidade de a pessoa não entender realmente que o que está fazendo o incomoda. É recomendável tentar se comunicar antes de tomar medidas mais drásticas. Afinal, não há necessidade de causar dramas desnecessários em sua vida por ter reagido rudemente ou não ter compreendido os motivos da outra pessoa e acabar com ela e outros 10 reclamando sobre isso! Comece esperando o melhor e simplesmente peça para a pessoa parar, lembrando-se que se isso não funcionar, você tem todas as outras opções à sua disposição.
Diga algo como: “Hey João! Você notou que é a única pessoa que me manda mensagens e posts a cada hora? Estou achando difícil lidar bem com isso e gostaria que diminuísse para algo como 1 post por dia. Tudo bem para você?”
Obviamente, se a pessoa que deixa as mensagens e posts é um amigo próximo que tem contato pessoal com você, namorado ou namorada, ou um parente, nem é preciso ressaltar que algumas dessas pessoas vão mesmo deixar muitas mensagens e isso é algo natural. Da mesma forma, eles devem aceitar qualquer pedido seu para diminuir o excesso de mensagens e se um pedido não funcionar, fale com outros parentes ou amigos para conseguir mais apoio.
Experimente usar respostas curtas ou simplesmente não responder. Se fizerem um comentário em uma foto dizendo coisas como “que foto bonita” e que você deveria sair com eles e o quanto acham você incrível, etc., apenas diga um curto “Obrigado”. Se conversam com você e mandam muitas mensagens apenas responda: “rs” ou “ok” para mostrar que não está realmente interessado. Em seguida, comece a simplesmente não responder mais nada que essa pessoa envia para você. Por exemplo, se comentam em seu status com “lol” ou “ok”, não responda e isso vai fazer com que não tenham mais motivação para continuar com o fluxo de comentários. Dessa forma, você dará indicações sutis que está se sentindo incomodado pelo que essa passa está fazendo, mas não quer se envolver respondendo.
Deixe indicativos menos sutis. Formas mais óbvias podem fazer com que algumas pessoas se sintam envergonhadas perante amigos em comum para parar com isso. Por exemplo, marque a pessoa em um post (coloque um @ e o nome da pessoa) e escreva algo como, “Adoro como (nome da pessoa) comenta e gosta das minhas coisas!” Isso não é rude demais, mas deixa claro que você notou e acha isso incômodo. Contudo, por mais que eles possam entender, há ainda o risco de acharem que isso é um elogio ou um agradecimento.
Tente postar na linha do tempo: “Por favor, não comente quando eu posto coisas como X, Y, Z. É apenas uma atualização!” Isso não dá nomes às pessoas, mas deixa claro que não quer mais ver comentários.
Se não consegue vencê-los, junte-se a eles! Isso pode resolver o problema. Se ele ou ela é um amigo no Facebook que você não conhece muito bem, mas que sempre está comentando e curtindo seus posts, tente fazer o mesmo no perfil dele ou dela. Pode ser que essa pessoa genuinamente acompanhe com interesse suas coisas e vocês podem acabar bons amigos com interesses em comum! Esse passo é uma reviravolta no “não espere o pior das pessoas”; algumas vezes é necessário mudar de perspectiva e expandir asuacompreensão de como se usa o Facebook para que as coisas voltem a dar certo. Talvez uma amizade online se desenvolva, mas só se tentar!
Peça novamente para que parem, dessa vez com mais firmeza. Quando realmente começar a se irritar e já tiver tentado abordagens mais sutis, fale novamente com a pessoa e seja mais firme. Envie uma mensagem no inbox e informe que os comentários constantes não são bem-vindos e que você gostaria que fizessem isso bem menos. Por exemplo:
“Hey X! Estou reforçando meu pedido para que diminua os comentários e as mensagens. Realmente, não dá pra mim ficar escrevendo tantas mensagens para você; na maior parte do tempo nem posto nada que valha a pena ser comentado. Achei que você iria entender meu pedido a última vez e agora preciso que entenda que quero que pare com isso. Eu não vou ler ou responder mais, então seria melhor que parasse.” Nesse ponto, você deve escolher se quer ou não falar que corre o risco de bloquear a pessoa.
Se a pessoa não entender suas indicações ou as mensagens mais diretas, pense em bloqueá-la. Existe duas formas de se fazer isso. A primeira é avisar que você fará isso se a pessoa não obedecer o seu pedido dentro de um período estabelecido. Apenas faça isso se achar que o impacto não vai deixar a pessoa brava com você. A segunda resposta é simplesmente bloquear e não avisar – se você já deu indicações suficientes, dificilmente a pessoa será surpreendida.
Você pode bloquear um amigo indo nas configurações de privacidade. Clique no botão “Personalizar” e vá em “Quem pode ver meus itens”. Clique em “Editar” e bloqueie essas pessoas de poderem ver sua linha do tempo. Leia mais a respeito na ajuda do Facebook para obter mais informações.
Para as pessoas que o incomodam no geral, bloqueie por completo.
Você também pode bloquear as pessoas no chat do Facebook.
Conte para seus amigos. É importante deixar seus amigos cientes sobre o que está acontecendo, especialmente se forem amigos em comum com a pessoa que o está incomodando. Se eles o apoiam e entendem sua situação, eles também podem bloquear ou vigiar o comportamento da pessoa bloqueada e informar você sobre o que está acontecendo. Isso é importante por vários motivos – se você tomou essa atitude por não ter outra escolha, mas ainda é amigo da pessoa fora da internet, seus outros amigos podem tentar acalmar as coisas entre vocês; ou, se a pessoa bloqueada se sentir ofendida e tentar retaliar, quanto mais gente enxergar a situação e apoiar você, mais fácil será para que convençam a outra pessoa a mudar de atitude.
Entenda que algumas pessoas nem sempre entendem o mal que elas fazem. Em alguns casos, elas podem até achar que são muito amigáveis ou atenciosas e, ao serem bloqueadas, podem entender como uma rejeição que pode fazer com que não tenham mais um bom humor ao lidarem com você.
Por outro lado, a pessoa pode só não ter entendido como usar o Facebook e vai pedir desculpar quando finalmente entender.
Você também pode denunciá-los ao Facebook. A denúncia será levada para a equipe que cuida dos casos de abuso e evitará que esse usuário volte a acessar o Facebook, possivelmente contatando o provedor de internet dele ou mesmo as autoridades.
12
Caso se sinta realmente ameaçado, humilhado, assediado ou está com medo como resultado do que a outra pessoa vem postando no Facebook, procure ajuda o quanto antes.Converse com seus pais, amigos, professores, psicólogos e informe a eles sobre o que está acontecendo. Ações que instigam medo ou formam ameaças são tão reais e erradas tanto dentro quanto fora da internet. Isso não é algo para se resolver sozinho e quanto mais cedo conseguir apoio e ter alguém com quem conversar, mais cedo saberá se são medos da sua cabeça ou se realmente precisa se preocupar.
Nunca deixe ameaças passarem em branco. Elas são casos de polícia.
Dicas
Se a pessoa que o está incomodando for um amigo, namorado, namorada ou parente, converse diretamente com ela.
Se for preciso, simplesmente bloqueie. Apesar de talvez você não querer fazer isso, algumas vezes, é preciso fazê-lo se eles não pararem. Essa é uma medida de autopreservação e que dá tempo para que as pessoas se acalmem e parem de ser obsessivas com você.
NUNCA RESPONDA A UM STALKER. Isso os encoraja. Denuncie-os ao Facebook. Caso isso não ajude, procure a Justiça. Registre cada detalhe, mesmo que considere irrelevante! Imprima as mensagens, e-mails, conteúdo da linha do tempo, anote as datas e horas, mas lembre-se: nunca responda às mensagens deles.
Além disso, é recomendado que nunca adicione pessoas que não gosta ou não se dá bem. Só porque são pessoas populares ou amigos de seus amigos não significa que suas diferenças não vão vir à tona em algum momento. Às vezes, tais “inimigos” começam a persegui-lo tirando sarro em comentários e fotos, escrevendo mensagens cruéis na sua linha do tempo e gostando de status que você escreve e que não são bons, (como: “Meu celular acabou de quebrar!”) e tentando provocar dramas. Evite até mesmo adicioná-los e elimine mais stalkers.
É recomendado adicionar pessoas na sua lista de amigos que você realmente conheça ou que considere como amigos. Fazendo isso, é possível acabar com as perseguições quase que completamente.
Se for alguém da escolar que você não conhece muito bem, procure não se incomodar demais! Talvez só estejam tentando estabelecer uma amizade de uma forma bem estranha. Mas se estiverem agindo de forma instável, enviando comentários amigáveis às vezes e rudes em outras, seja direto e pergunte o que estão querendo.
Avisos
Não pense que você precisa aceitar quem usa de forma errada o Facebook. Seus sentimentos e o seu prazer são tão importantes quanto o de outras pessoas e se sua experiência usando o serviço vem sendo muito prejudicada pelo comportamento de outras pessoas, tentar tolerar vai apenas ser mais prejudicial para você mesmo.
Espere o melhor antes do pior, quando isso for relevante. Pode ser só o fato de a pessoa não entender bem a etiqueta do Facebook ou estar fazendo isso de uma forma mal planejada. Por outro lado, caso se sinta ameaçado ou coagido, não evite a situação; vá atrás de obter ajuda imediatamente, mesmo que seja apenas para conversar sobre o assunto e saber o que outra pessoa pensa sobre isso.
http://blog.segr.com.br/como-lidar-com-perseguidores-no-facebook/