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quinta-feira, 11 de outubro de 2018

JOGOS PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO FUNDAMENTAL I


JOGOS PARA EDUCAÇÃO FÍSICA 
 ENSINO FUNDAMENTAL I

Segue abaixo link para desenvolver aulas de educação física com jogos e brincadeiras, como solicitado pela Professora Adriana. Bom  trabalho!


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Fonte:http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=173

TEXTOS PARA LEITURA 2º ao 5ºANOS

TEXTOS PARA LEITURA


2º  ao 5ºANOS

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FONTE:https://profcrika.blogspot.com.br


FONTE:http://professorafernandafreire.blogspot.com.br


FONTE:http://www.atividadespedagogicasuzano.com.br





FONTE:https://atividadesparaeducadores.blogspot.com.br

FONTE:noticiasdobrunopontocom.blogspot.com.br




FONTE:https://www.soescola.com

JOGO DE SÍLABAS PARA MONTAR PALAVRAS

JOGO DE SÍLABAS PARA MONTAR PALAVRAS





FONTE:http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/01/jogo-das-silabas-com-o-alfabeto.html

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - LIVRO:FLOR DE MAIO-PARTE II

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 

LIVRO:FLOR DE MAIO-PARTE II


https://www.travessa.com.br/flor-de-maio/artigo
·   
Texto: Flor de Maio
Maria Cristina Furtado ( Adaptação )

A borboleta nascera sem um pedaço das asas. Não podia andar, não podia voar. Ficou ali, na beira do caminho, desesperada e chorando muito, até aparecer uma formiga:
- Que aconteceu, linda borboleta? Por que você está chorando tanto?
- Jogaram inseticida em meu casulo. Não morri, mas minha asa cresceu defeituosa, por isso não consigo voar e muito menos andar, pois perco o equilíbrio e caio.
Antes que a formiga dissesse qualquer coisa, chegou junto delas uma cigarra tocando viola e cantando. A formiga narrou para a recém-chegada a trágica história da borboleta e a cigarra logo encontrou uma maneira de ajudar.
- Vamos procurar uma varinha e fazer dela uma muleta, para que nossa nova amiguinha possa andar. Depois nós a levaremos ao Doutor Grilo, a fim de que ele conserte sua asa.
Assim fizeram. Porém, o Doutor Grilo nada pôde fazer para a infeliz e recomendou-lhes que fossem à procura de um mágico que morava no alto da montanha.
- Talvez ele consiga sará-la, mas, para chegar até ele, vocês têm que superar o medo.
- O medo! – se espantaram. – Mas como?
- Ele tem um grande e esperto sapo que devora qualquer inseto que por lá aparece. O sapo sente cheiro de medo e, através de seu faro apuradíssimo, descobre o invasor e devora-o.
- Vamos desistir – disse a borboleta.
- De jeito nenhum, estamos tentando salvá-la e conseguiremos – disseram, por sua vez, a formiga e a cigarra.
Não quero arriscar a vida de vocês. Já fizeram muito por mim. Com essa muleta poderei andar e conseguir alimento.
- Nem pense nisso. A vida de uma borboleta é voar. Tentaremos até o fim-insistiu a cigarra.
E lá foram as três, tentando dominar o medo que os apavorava.
Já era tarde, quando chegaram ao alto da montanha. Logo viram o guardião dormindo a um canto do bosque. Pé ante pé, procuraram andar silenciosamente.
- Quem está aí? Sinto cheiro de medo. Acho que vou matar, agora, minha fome.
A formiga, muito esperta e matreira, foi logo respondendo.
- Não há ninguém aqui: É apenas o ronco de seu estômago que o acordou.
O sapo voltou a dormir e elas atravessaram aquela parte do bosque.
- Boa tarde, senhoritas. Que desejam?
- O senhor deve ser o mágico. Estamos aqui à procura de um tratamento para mim. Veja, falta-me uma parte de uma das minhas asas.
- Não sou mágico, apenas um grande estudioso, que se tornou apenas sábio e as pessoas confundem sabedoria com mágica.
- O doutor examinou a asa partida da infeliz e disse-lhe que em maio nasceria uma flor de pétalas finas e delicadas e então ele tentaria operá-la, costurando-lhe, na asa, a pétala dessa flor.
As três ficaram morando no alto da montanha até chegar o mês de maio.
Numa manhã de sol claro e céu azul, o doutor Coruja acordou com o grande alvoroço que vinha do bosque. Curioso, foi verificar o motivo daquela algazarra.
Os habitantes do bosque festejavam o nascimento da bela flor de maio.
O sábio chamou imediatamente a borboleta, colocou-a na mesa de operação e iniciou o trabalho.
Do lado de fora, a expectativa era geral.
Depois de algum tempo, a borboleta saiu amparada pelas duas fiéis amigas. Em seguida subiu numa pedra e tentou voar. Não conseguiu mas não desanimou. Tentou várias vezes, até que, ajudada por uma suave brisa, pairou no ar e saiu voando.
A formiga comentou:
- Coitadinha, vejam como voa torta!
Imediatamente, a borboleta cantou:
“Se você vir uma borboleta voando torta, não ria, não tenha pena. Sou eu, a superar a mim mesma...”

FONTE:https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2011/03/texto-flor-de-maio.html

       INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA

  •   Por que a borboleta estava desesperada e chorando muito?
  •      Quem encontrou com a borboleta no caminho?
  •         Em que fase da metamorfose estava a borboleta, quando jogaram inseticida?   
  • Devido ao uso do inseticida, como a borboleta nasceu?
  • Qual a solução encontrada pela cigarra para ajudar a borboleta?

Faça a ilustração do parágrafo abaixo:
Depois de algum tempo, a borboleta saiu amparada pelas duas fiéis amigas. Em seguida subiu numa pedra e tentou voar. Não conseguiu mas não desanimou. Tentou várias vezes, até que, ajudada por uma suave brisa, pairou no ar e saiu voando.

 















LEIA E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
Resultado de imagem para capa do livro flor de maio
A flor-de-maio é da família dos cactos, mas não tem espinhos. No seu habitat original, a Mata Atlântica, ela apresenta comportamento de epífita. Ou seja: assim como as orquídeas e muitas bromélias, usa os troncos de árvores como suporte. Graças ao melhoramento hortícola, a variedade de cores hoje disponível no mercado é imensa.
A flor-de-maio – nome vulgar da espécie Schlumbergera truncata – é uma dessas plantas que a gente tende a menosprezar a maior parte do ano. Trata-se, afinal, de um verdadeiro lugar-comum botânico: desde os tempos dos jardins das vovós, ela está por aí pendurada em qualquer varanda ou acomodada em cachepôs sobre algum móvel da sala-de-estar.                                                                                          FONTE: https://veja.abril.com.br/blog/jardineiro

a    Com base nas informações do texto, responda.
Este texto pertence a que gênero textual?
(   ) Receita
(   ) informativo
(   ) carta
(   ) cartaz

  Este texto foi retirado de:
(   )  livro
(   ) jornal
(   ) internet

c    Schlumbergera truncata é o nome ____________________ da planta.
(   ) popular          (   ) científico

d    Esta variedade de planta pertence à família:
(   )  dos cactos   (   ) das bromélias   (   ) das orquídeas.

DIA DA CRIANÇA E DIA DO PROFESSOR

DIA DA CRIANÇA E DIA DO PROFESSOR



Resultado de imagem para ensinaras a voar mas nao voarao teu voo


A Força do Professor 


Um guerreiro sem espada
sem faca, foice ou facão
armado só de amor
segurando um giz na mão
o livro é seu escudo
que lhe protege de tudo
que possa lhe causar dor
por isso eu tenho dito
Tenho fé e acredito
na força do professor.

Ah... se um dia governantes
prestassem mais atenção
nos verdadeiros heróis 
que constroem a nação
ah... se fizessem justiça 
sem corpo mole ou preguiça
lhe dando o real valor 
eu daria um grande grito
Tenho fé e acredito
na força do professor.

Porém não sinta vergonha
não se sinta derrotado
se o nosso país vai mal
você não é o culpado
Nas potências mundiais
são sempre heróis nacionais
e por aqui sem valor
mesmo triste e muito aflito
Tenho fé e acredito
na força do professor.

Um arquiteto de sonhos
Engenheiro do futuro 
Um motorista da vida
dirigindo no escuro
Um plantador de esperança
plantando em cada criança 
um adulto sonhador
e esse cordel foi escrito
por que ainda acredito
na força do professor.

                       Bráulio Bessa

FONTE:https://www.recantodasletras.com.br