IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Consumo de castanha pode melhorar função cognitiva


Na pesquisa, foram selecionados 20 idosos de ambos os sexos, sendo que 95% deles apresentavam deficiência em selênio

Foto: Reprodução / Reprodução



Uma pesquisa da USP mostrou que o consumo diário de uma castanha-do-brasil — conhecida também como castanha-do-pará — recuperou a deficiência de selênio e teve efeitos positivos sobre as funções cognitivas de idosos com comprometimento cognitivo leve (CCL), considerado um estágio intermediário entre o envelhecimento normal e demências, como o Alzheimer.


A nutricionista Bárbara Cardoso explica que o CCL é caracterizado pela perda cognitiva (processo que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento, linguagem) maior do que o esperado para a idade.

Entre as análises feitas pela nutricionista, está a associação entre os níveis de selênio e o estresse oxidativo (excesso de radicais livres em comparação com o sistema protetor de cada célula) em pessoas com CCL. Bárbara explica que o estresse oxidativo está envolvido no declínio cognitivo. Pacientes com comprometimento cognitivo leve ou Alzheimer apresentam maiores níveis de estresse oxidativo.
— Com o avanço da idade, os neurônios apresentam maior ineficiência no processo de produção de energia, com o aumento da geração de radicais livres. Já a capacidade do sistema antioxidante, que combate esses radicais, tende a reduzir. Esse descompasso contribui para o comprometimento cognitivo leve porque os radicais livres acabam afetando o sistema motor, sensorial, a memória e o aprendizado — afirma.

O selênio é um importante mineral que constitui enzimas antioxidantes que tem, como finalidade, combater a formação de radicais livres. Os resultados da pesquisa indicam que o consumo da castanha-do-brasil pode melhorar a resposta antioxidante e atenuar o declínio cognitivo.
Na pesquisa, foram selecionados 20 idosos de ambos os sexos, sendo que 95% deles apresentavam deficiência em selênio. Durante seis meses, a nutricionista acompanhou dois grupos de idosos. O primeiro ingeriu uma castanha-do-brasil por dia e o outro não recebeu nenhuma intervenção. Após o período, no grupo que consumiu a castanha diariamente, todos deixaram de apresentar a deficiência de selênio.

Os grupos também passaram por avaliação neuropsicológica antes e depois da intervenção com a castanha-do-brasil. 
— Os testes analisaram domínios cognitivos, como a fluência verbal, capacidade de copiar desenhos, reconhecimento de figuras, entre outros. E o grupo que ingeriu a castanha apresentou melhora nos aspectos de fluência verbal, avaliada pelo número de animais que o entrevistado consegue mencionar durante um minuto, e praxia construtiva, avaliada pela capacidade do entrevistado em fazer cópia de quatro desenhos apresentados pelo examinador (círculo, losango, retângulos sobrepostos e cubo) — explica a cientista.
Segundo a nutricionista, “apenas uma unidade de castanha-do-brasil forneceu 288,75 microgramas de selênio ao dia, aumentando o consumo de selênio para além da recomendação diária (55 microgramas/dia), mas sem ultrapassar o limite tolerável de 400 microgramas”.


DIÁRIO GAÚCHO
http://clauderio.blogspot.com.br/2015/02/consumo-de-castanha-pode-melhorar.html

Estado Islâmico divulga vídeo que mostraria piloto sendo queimado vivo



O Estado Islâmico (EI) divulgou um vídeo nesta terça-feira que supostamente mostra o piloto jordaniano Muaz al-Kasasbeh sendo queimado vivo. Ele foi capturado no fim de dezembro na Síria e tinha sua libertação condicionada à soltura da mulher-bomba Sajida al-Rishawi pela Jordânia.
Outros dois reféns, os japoneses Haruna Yukawa e Kenji Goto, foram decapitados pelo grupo nos últimos dias. A autenticidade do vídeo ainda não foi confirmada, mas a Jordânia deve se pronunciar em breve.

Na gravação de 22 minutos, Kasasbeh aparece culpando o governo da Jordânia por sua morte, a exemplo de outros reféns estrangeiros. Ele então é filmado em uma jaula, com rastros de petróleo. O primeiro-tenente é queimado, aos gritos, visto de perto por um esquadrão de fuzileiros.

Inicialmente, a Jordânia havia concordado com a libertação de Sajida em troca de Kasasbeh, mas pediu provas de que o piloto ainda estivesse vivo. A organização terrorista, no entanto, não deu qualquer retorno a Amã após o pedido. Funcionários jordanianos ameaçaram então enforcar seus prisioneiros islâmicos caso Kasasbeh fosse morto.

No fim de dezembro, o piloto teve seu avião abatido por um míssil enquanto sobrevoava a cidade síria de Raqqa. Aos 26 anos, o primeiro-tenente foi feito refém, sendo o primeiro caso de incidentes com a coalizão militar liderada pelos EUA contra o grupo extremista.

A mulher-bomba, ligada à al-Qaeda, foi condenada e detida na Jordânia por seu envolvimento nos atentados de Amã em 2005. Ela e o marido tinham se organizado para que explodissem em um hotel, mas o cinto de explosivos dela falhou.




G 1

É corintiana! Namorada de Guerrero esbanja corpão e simpatia


A modelo peruana Alondra Garcia Miró, 23 anos, é a nova dona do coração do atacante 
Foto: Instagram / Reprodução


Paolo Guerrero, além de artilheiro, é um colecionador de lindas namoradas - o Terra comprovou isto há algumas semanas. A atual companheira do peruano, contudo, tem tudo para cair o mais rápido possível nas graças da torcida corintiana. Além de ter um corpo escultural e um sorriso encantador, a bela Alondra García Miró assistiu à vitória por 3 a 0 sobre o Marília, neste domingo, em Itaquera, e declarou torcida à equipe alvinegra nas redes sociais.

Alondra, 23 anos, é modelo e nasceu no Peru. Ela participaria do reality show Combate, exibido pelo canal ATV no país, mas, ao que tudo indica, passará algum tempo no Brasil ao lado de Guerrero. Ela já compareceu à Arena Corinthians neste fim de semana e, nos próximos dias, também deve marcar presença em outras partidas da equipe paulista.



Em entrevista recente a jornais peruanos, Alondra contou que conheceu o atacante durante um evento beneficente nas férias. "Ele estava todo tímido, sentado sozinho no fundo de uma sala", recordou a modelo. "Fui conversar com ele, combinamos de fazer algo e lhe dei meu telefone".


Namorada de Guerrero exibe bandeira do Corinthians no Peru 


Desde então, a linda moça não para de se declarar a Guerrero nas redes sociais. Além disto, também tem estreitado relação com o Corinthians e esbanjado simpatia com fãs. Ela já participou de programa com a bandeira do clube brasileiro e até tuitou o famoso "Vai Corinthians". E Alondra ainda tem um corpo de dar inveja a qualquer um. Perfeita, não?


Terra

FORMATURA














FONTE: http://educadoracristinasouza.blogspot.com.br/2011/11/livrinho-de-formatura-do-abc.html

RELATÓRIO DOS ALUNOS - SUGESTÕES PARA PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO DOS ALUNOS.



SUGESTÕES PARA PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO DOS ALUNOS.


Sugestões para preenchimento do relatório

Observações



É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:



• A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;

• Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;

• É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no bimestre;

• Deve-se proceder relação com o registro anterior;

• Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações.



Sugestões para iniciar relatórios 



• Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...

• Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...

• A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...

• Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...



Desenvolvimento cognitivo

Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;

• Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;

• Identifica e escreve seu nome completo;

• Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;

• Apresenta dificuldades ortográficas

• Identifica e escreve seu nome completo

• Ainda não faz relação entre o que fala e escreve

ÁREA SÓCIO-AFETIVA

Comentar sobre o período de adaptação: Com quem ficou no primeiro dia? Como ficou? Como evoluiu? Mostra dependências? Usa apoio de objetos? Toma mamadeira, chupa bico?



Relacionamento: com a professora, colegas e funcionários. Participa de atividades propostas pelo professor?



Funcionamento no grupo: É aceita? Rejeitada? Isola-se? Lidera? É agressiva? Demonstra preferência por colegas? Coopera com o grupo? É capaz de ouvir os outros? Tem cacoetes?



Tolerância às frustrações: perder e ganhar, acertar e errar.



Controle esfincteriano resolvido?



Brinquedo: com o que prefere brincar na sala e no pato? Como brinca (sozinho, com o grupo em pequenos grupos, com companheiro)?



Autonomia: Está organizado na rotina? Aceita regras, cumpre combinações? Espera a decisão dos outros para tomar a sua? Tem condições de escolher e recusar-se ao que não quer? Envolve-se em conflitos? Como os resolve? Encontra suas próprias respostas? Explica seus pensamentos?



fonte: professores solidários





SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS.

ESTAVA VERIFICANDO OS MEUS E-MAILS E ENCONTREI ESSE DA COLEGA MARIA APARECIDA DO GRUPO QUE PARTICIPO E ACHEI MARAVILHOSO E ÚTIL PARA TODOS OS PROFESSORES, SÃO PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USARMOS NOS RELATÓRIOS DOS NOSSOS ALUNOS. COMFIRAM ABAIXO: (repostagem).



SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS



VOCÊ PENSA – VOCÊ ESCREVE



O ALUNO NÃO SABE – O ALUNO NÃO ADQUIRIU OS CONCEITOS, ESTÁ EM FASE DE APRENDIZADO.



NÃO TEM LIMITES – APRESENTA DIFICULDADES DE AUTO-REGULAÇÃO, POIS...



É NERVOSO – AINDA NÃO DESENVOLVEU HABILIDADES PARA CONVÍVIO NO AMBIENTE ESCOLAR, POIS...



TEM O COSTUME DE ROUBAR – APRESENTA DIFICULDADE DE AUTOCONTROLE, POIS...



É AGRESSIVO – DEMONSTRA AGRESSIVIDADE EM SITUAÇÕES DE CONFLITO; USA MEIOS FÍSICOS PARA ALCANÇAR O QUE DESEJA.



É BAGUNCEIRO, RELAXADO, PORCO – AINDA NÃO DESENVOLVEU HÁBITOS PRÓPRIOS DE HIGIENE E DE CUIDADO COM SEUS PERTENCES.



NÃO SABE NADA – APRENDEU ALGUMAS NOÇÕES, MAS NECESSITA DESENVOLVER...



É LARGADO DA FAMÍLIA – APARENTA SER DESASSISTIDO PELA FAMÍLIA, POIS...



É DESOBEDIENTE – COSTUMA NÃO ACEITAR E COMPREENDER AS SOLICITAÇÕES DOS ADULTOS TEM DIFICULDADES EM CUMPRIR REGRAS.



É APÁTICO, DISTRAÍDO – AINDA NÃO DEMONSTRA INTERESSE EM PARTICIPAR DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, MUITAS VEZES PARECE SE DESLIGAR DA REALIDADE, ENVOLVIDO EM SEUS PENSAMENTOS.



É MENTIROSO – COSTUMA UTILIZAR INVERDADES PARA JUSTIFICAR SEUS ATOS OU RELATAR AS ATITUDES DOS COLEGAS



É FOFOQUEIRO – COSTUMA SE PREOCUPAR COM OS HÁBITOS E ATITUDES DOS COLEGAS.



É CHICLETE – É MUITO AFETUOSO, DEMONSTRA CONSTANTEMENTE SEU CARINHO...



É SONSO E DISSIMULADO – EM SITUAÇÕES DE CONFLITO COLOCA-SE COMO EXPECTADOR, MESMO QUANDO ESTÁ CLARA A SUA PARTICIPAÇÃO.



É PREGUIÇOSO – NÃO REALIZA AS TAREFAS, APARENTANDO DESÂNIMO E CANSAÇO. PORÉM LOGO PARTE PARA AS BRINCADEIRAS E OUTRAS ATIVIDADES.



É MIMADO – APARENTA DESEJAR ATENÇÕES DIFERENCIADAS PARA SI, SOLICITANDO QUE SEJAM FEITAS TODAS AS SUAS VONTADES.



É DEPRIMIDO, ISOLADO, ANTI-SOCIAL EVITA O CONTATO E O DIÁGOLO COM COLEGAS E PROFESSORES PREFERINDO PERMANECER SOZINHO, AINDA NÃO DESENVOLVEU HÁBITOS E ATITUDES PRÓPRIAS DO CONVÍVIO SOCIAL.



É TAGARELA – COSTUMA FALAR MAIS QUE O NECESSÁRIO, NÃO RESPEITANDO OS MOMENTOS EM QUE O GRUPO NECESSITA DE SILÊNCIO.



TEM A BOCA SUJA – UTILIZA-SE DE PALAVRAS POUCO CORDIAIS PARA REPELIR OU AFRONTAR.



POSSUI DISTÚRBIO DE COMPORTAMENTO – APRESENTA COMPORTAMENTO FORA DO COMUM PARA SUA IDADE E PARA O CONVÍVIO EM GRUPO, TAIS COMO...



É EGOÍSTA – AINDA NÃO SABE DIVIDIR O ESPAÇO E OS MATERIAIS DE FORMA COLETIVA.



COLOQUE SEMPRE AS INTERVENÇÕES FEITAS PARA AÇÕES APRESENTADAS, ISSO RESSALTA TRABALHO.

Sugestão para Relatório Individual





Sugestão para Relatório Individual o final do ano letivo vem chegando, aí algumas dicas para preparar relatório, dos nossos alunos, enfatizando a importância deste relato para o próximo professor!

Bom proveito! 











Relatório Individual

Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos:

O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades.

O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor.

O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.

O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor,não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.



Concentração e atenção às explicações em sala de aula:

O aluno é participativo.

O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha.

O aluno participa somente quando é solicitado.

O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.

O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.



Quanto à correção:

O aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita facilidade.

O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem auxílio do professor sejam eles no caderno ou na apostila.

O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.

O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.



Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas:

Relaciona-se bem com todos os colegas.

Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.

Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.

Gosta de realizar trabalhos em grupo.

Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.



Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula:

O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.

O aluno é excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.

O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.

O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.

O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para copiar.

O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).

O aluno não precisa fazer caligrafia.



Quanto à disciplina:

O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila.

O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar.

O aluno conversa , porém acata às regras da sala.Uma chamada de atenção é suficiente.

O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.



Quanto ao reforço:

O aluno não necessita de reforço paralelo.

O aluno necessita de reforço e comparece a todos.

O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno.

O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água, distrai-se com facilidade, conversa, brinca).



Quanto ao material usado em sala e lição de casa:

O aluno realiza a lição de casa com capricho.

O aluno realiza a lição de casa sem capricho.

O aluno não realiza a lição de casa.

O aluno traz todos os materiais necessários.

O aluno esquece o material escolar.



Quanto à Leitura:

O aluno lê com fluência e entonação adequados.

O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.

O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.

O aluno não lê.



Quanto ao uso de óculos:

O aluno não usa óculos.

O aluno usa óculos normalmente.

O aluno mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.



Em relação à assiduidade do aluno:

falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado.

o aluno não falta, exceto se for estritamente necessário.

o aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.

o aluno não consegue colocar o conteúdo de sala de aula em ordem devido as número de faltas.



Em relação a seus materiais:

organiza com ajuda das professoras e inspetora.

organiza com total independência.

não consegue se organizar.

esquece frequentemente materiais na sala.

perde frequentemente materiais na sala.



Em relação aos responsáveis:

- “necessitam” de atenção especiais.

- são participativos.

- são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.

- geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam das atividades.

- não são participativos e pouco comparecem às atividades.

CRÉDITOS: http://tialenise.blogspot.com.br/

Bordas coloridas para diplomas de formatura infantil












http://aprendendocomtiacelia.blogspot.com.br/2012/12/bordas-coloridas-para-diplomas-de.html

PROJETO VIAJANDO NA SACOLA MÁGICA DA LEITURA.




Olá, vamos nos preparando para 2013 e pensando nos projetos para trabalhar o ano todo, segue um projeto abaixo da Samantha que ela utiliza sempre na turma dela. Projeto de leitura. Super útil para qualquer sala. Beijos. 




VIAJANDO NA SACOLA MÁGICA DA LEITURA
APRESENTAÇÃO


Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artística, literária e histórica, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.


TRATA-SE DE UM PROJETO DE PRÁTICA DE LEITURA ONDE OS ALUNOS LEVARÃO PARA CASA UMA SACOLA CONTENDO ALGUNS LIVROS DE HISTÓRIAS INFANTIS E UM CADERNO DE REGISTRO, ONDE TERÃO QUE REGISTRAR E RECONTAR A HISTÓRIA LIDA; USANDO ESCRITA, COLAGEM, DESENHOS E TUDO QUE A IMAGINAÇÃO MANDAR.


DEPOIS, CADA ALUNO APRESENTARÁ SUA CRIAÇÃO AOS COLEGAS.


JUSTIFICATIVA


As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.


Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as hisstórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.


Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu.


Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que LER É UMA VIAGEM MARAVILHOSA E NÃO APENAS MAIS UMA DAS ATIVIDADES DE ESCOLA.


OBJETIVOS


Proporcionar situações de leitura compartilhada.


Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros, jornais e revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.


Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.


Familiarizá-los com histórias e ampliar seus repertórios.


Participação em situação de conto e leitura de histórias.


Escuta atenta e interessada de histórias.


Observação e manuseio de livros.


Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.




METODOLOGIA BÁSICA



Haverá uma sacola com diferentes livros de histórias e um caderno de registros. Os alunos, que serão sorteados, levarão a sacola para casa, POR UMA SEMANA.


O aluno poderá ler um ou mais livros da sacola e depois fazer um registro no caderno, que poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir.


Depois, na sala de aula, o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que leu e o seu registro.


Também poderá ser apresentado na forma teatral, se o aluno quiser.


Poderá levar lembrancinhas para os colegas.





CONTEÚDO DOS TRABALHADOS

Português – literatura através da leitura e do registro que ele terá que fazer.

Produção textual – o aluno poderá produzir outros textos usando o que foi lido, em forma de poesia, narrativa e teatro.


CRONOGRAMA

Durante todo o ano de 2012


AVALIAÇÃO


Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno, no dia-a-dia.


projeto da professora Samantha Alvarenga






http://aprendendocomtiacelia.blogspot.com.br/2012/12/projeto-viajando-na-sacola-magica-da.html

Vale a Pena Tentar / Textos para reunião de Professores



Um cientista muito preocupado com os problemas do mundo passava dias em seu laboratório, tentando encontrar meios de melhorá-los.



Certo dia, seu filho de 7 anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo.


O cientista, nervoso pela interrupção, tentou fazer o filho brincar em outro lugar.


Vendo que seria impossível removê-lo, procurou algo que pudesse distrair a criança. De repente, deparou-se com o mapa do mundo. Estava ali o que procurava. Recortou o mapa em vários


pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:


Você gosta de quebra-cabeça? Então vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui está ele todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Mas faça tudo sozinho!


Pelos seus cálculos, a criança levaria dias para recompor o mapa.


Passadas algumas horas, ouviu o filho chamando-o calmamente.


A princípio, o pai não deu crédito às palavras do filho. Seria impossível na sua idade conseguir recompor um mapa quem jamais havia visto.


Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares.


Como seria possível? Como o menino havia sido capaz?


Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?


Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem.


Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era.


Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia


consertado o mundo!


DESCONHEÇO O AUTOR...

Mural - 10 valores para ensinar ao seu filho



Escontrei este mural baseado no artigo site Educar para Crescer. Fala sobre os 10 valores para ensina ao seu filho! Ficou muito bom, serve de decoração de sala de aula ou de corredor, a critério de cada um.


Resolvi fazer colorido porque muitos professores me pedem, e escolhe a Dora Aventureira por ser um desenho educativo e neutro.











http://aprendendocomtiacelia.blogspot.com.br/2013/03/mural-10-valores-para-ensinar-ao-seu.html