TURMA: 1ª Fase do 1º Ciclo
1 - Apresentação
A Educação Ambiental nunca teve uma política bem definida aqui no Brasil, embora a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômicas, política, cultural e histórica do país.Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação fundamental.
2 - Público Alvo
Este projeto é destinado a criança de 6 a 7 anos alfabetizadas cursando o 1ª fase do 1º ciclo do ensino fundamental.
3 - Duração
Este projeto tem a duração de 30 dias.
4 - Objetivos
Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
Estimular a leitura e a escrita;
Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração);
Desenvolver a oralidade, a socialização;
Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.
5 - Metodologia
A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de pesquisas em sites, aula passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos, software educativo.
6 - AVALIAÇÃO
Avaliar a participação e interesse dos alunos nas atividades propostas. Registrar os avanços da oralidade e da escrita. Compartilhar estes avanços com a comunidade escolar.
RELATO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
PROJETO MEIO AMBIENTE
Profª Adriana Caroline da Crus
Escola Estadual 9 de Maio
No período de 23 de setembro á 23 de outubro de 2009, apliquei com os alunos da 1ª fase do 1º ciclo, da Escola Estadual 9 de Maio, atividades previstas no Projeto Meio Ambiente, visando servir de conscientização e de incentivo à preservação do meio em que vivemos.
Comecei trabalhando com os alunos um vídeo com imagens variadas sobre o Meio Ambiente, contei uma história “O incêndio na floresta”, comentamos que cada um deve fazer a sua parte e mostramos a nossa Wiki, com o objetivo de que eles se interassem mais do assunto sobre o qual iríamos tratar.
Logo após, dividimos os alunos em pequenos grupos, para eles criassem uma historinha através de gravuras, sobre o Meio Ambiente. Os alunos puseram em prática sua criatividade e criaram historinhas simples, mas bem interessantes.
Resumindo, os alunos participaram efetivamente das atividades propostas, fazendo alguns comentários relevantes quando contamos a história. Foi comentado com os alunos que cada um deve fazer a sua parte na proteção ao Meio Ambiente, quando vários alunos disseram: “Por que a gente precisa fazer a nossa parte se tem um monte de gente que não faz a sua? Se ‘ele’ joga lixo no chão, eu também vou jogar!”.
Reafirmei que cada um deve fazer sua parte e usar suas atitudes como exemplo, para que as outras pessoas vejam e façam o mesmo. Cada um de nós é parte fundamental na luta pela preservação ambiental, por isso fizemos questão de que as crianças assimilassem bem isso.
Ao final do nosso trabalho, sentimos que fizemos a nossa parte, ainda que bem pequena, na conscientização dos alunos, de que o mundo precisa de cuidados urgentes, do contrário não teremos um futuro saudável para nossas vidas.
Professoras autora: Adriana Caroline da Crus
Nenhum comentário:
Postar um comentário