IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 8 de novembro de 2014

Cuidado com softwares que prometem 'acelerar' o PC ou celular


Você já visitou alguma página na web que abriu uma janela "pop-up" ou tenha um anúncio de um software que promete melhorar o desempenho do computador? Em muitos casos, esses softwares são má notícia - fraudes que apenas instalam mais lixo no computador em vez de melhorar o desempenho. Essa não é uma prática nova, mas ela continua comum e, ainda, ganhou adaptações para tablets e celulares: apps que prometem melhorar o desempenho do celular também estão por aí.

Uma variação do golpe se disfarça de software antivírus ou anti-spyware, fazendo uma "checagem" no computador, encontrando mil problemas e pedindo que seja feita a compra da licença para prosseguir com a limpeza. A misteriosa "limpeza de registro" também é um tema comum.

Existem, sim, maneiras de melhorar acelerar o PC ou certas tarefas no celular. O problema é saber quando um software realmente cumprirá o prometido ou quando ele apenas instalará outros programas indesejados ou, pior, apresentará estatísticas falsas de desempenho para que você compre o software pensando que ele pode fazer um "milagre" em seu computador.
Há, porém, alguns detalhes fáceis de observar. Os programas fraudulentos normalmente não explicam precisamente como fazem para acelerar seu PC ou celular. Além disso, não é oferecido um período de testes de 30 dias, por exemplo. Em vez disso, apenas é feita uma análise identificando os problemas existentes, dizendo que é preciso pagar para fazer a limpeza ou melhoria de desempenho.

Explicando melhor: existem vários softwares que são chamados de "antivírus falsos". Esses programas, às vezes instalados sem autorização, tentam assustar o usuário até que o programa seja comprado para realizar uma "limpeza", que não existe.

No caso de softwares que prometem acelerar o PC, eles normalmente não fazem nada que realmente melhora o desempenho. Aplicativos gratuitos, como o CCleaner, realizam o mesmo tipo de limpeza, removendo arquivos temporários e outros dados desnecessários. Não haverá, porém, uma melhora significativa no desempenho do PC apenas com isso. A chamada "limpeza do registro" às vezes impressiona, detectando milhares de "entradas inválidas". No entanto, no âmbito do registro do Windows, isso não é muita coisa.

Softwares que ajustam configurações do hardware para realmente acelerar o PC costumam ser fornecidos pelo fabricante do equipamento. Esse procedimento, chamado de "overclock", precisa ser feito com cuidado. Uma configuração incorreta pode deixar o computador instável ou fazer com que ele aqueça muito, prejudicando o funcionamento. Esses softwares de overclock são normalmente gratuitos, mas já existem alguns que são pagos (o fabricante vende o hardware com uma trava para limitar a capacidade, e o software faz o destravamento como um "upgrade" do hardware).

No celular também existe a possibilidade de realizar overclock, com os mesmos riscos. Isso é possível no Android e em geral necessita do acesso "root".

Existem, infelizmente, alguns softwares legítimos que seguem a mesma receita das fraudes, exigindo pagamento para fazer uma limpeza depois de uma análise nada favorável. Essa é uma prática ruim, porque impede você de realmente saber se o software fará alguma diferença no seu computador. Na dúvida, evite.

Dicas
Fique atento:

1. De modo geral, não acredite em softwares que prometem melhorar o desempenho do computador, a não ser que o programa mencione claramente o que faz - por exemplo, se ele fornece uma maneira amigável de desativar serviços do Windows ou gerenciar os softwares que são iniciados com o sistema. Isso sim pode ajudar a deixar o computador mais rápido.

2. Não se impressione com números de "problemas" encontrados por softwares de limpeza de registro, cookies e coisas do gênero.

3. A maneira como o software oferece seu período de testes pode ser um bom indicativo da qualidade. O ideal é o teste por período, no qual você pode aproveitar todos os recursos do software.

4. Para realizar a limpeza básica no Windows, use o programa CCleaner, que é gratuito.

http://g1.globo.com/tecnologia/blog/seguranca-digital/post/cuidado-com-softwares-que-prometem-acelerar-o-pc-ou-celular.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário