ATIVIDADES DE ENSINO RELIGIOSO - 4º ANO
A VALORIZAÇÃO DE SI MESMO E DO OUTRO
Diná Raquel D. da Costa
Manhê! Já cheguei. Entre comigo, Bruno!
- Oi, filho, quem
está com você?
André é um bonito menino de dez anos, de
pele negra, olhos
grandes
e redondos como jabuticabas maduras, ele está na terceira série.
Seus
pais sempre o ensinaram a respeitar todas as pessoas e amá-las como elas são.
Bruno é seu colega de classe. Sua família
está passando por momentos difíceis com os pais desempregados e sem meios de
colocar o pão na mesa diariamente. Vieram da Argentina para o Brasil, em busca
de uma vida melhor e como acabaram de chegar ainda não conseguiram trabalho.
André logo que o viu, simpatizou com este
menino tão diferente dele, de pele clara, rosto sorridente e olhos castanhos
profundos e tristes. Sabendo da situação do colega, levou-o para a sua casa a
fim de ser um amigo que partilha, que é solidário, que está disposto a ajudar.
Dona Célia vendo a intenção do filho, ficou
feliz, pois percebeu que aqueles ensinamentos passados em casa e na religião da
família, estavam sendo colocados em prática. Desta forma ela percebeu que seu filho
realmente entendeu o que é o amor, amor por si mesmo que se desenvolve sob a
forma de amor ao próximo, independente da cultura, da etnia, do modo de ser ou
de acreditar, que esse outro tenha.
E você, que está ouvindo ou lendo está
história, como você ama a si mesmo e ao seu próximo?
A valorização de si mesmo e do outro passa
pelo sentimento de amor e amizade ao próximo, ensinado em muitas religiões.
Devemos valorizar a nossa cultura, nossa
tradição e religião, mas também devemos conhecer e respeitar a cultura e a
religião dos outros.
A convivência harmoniosa com os outros se
constrói a partir de atitudes de respeito às diferenças e aceitação do outro.
ATIVIDADES
1) Pesquise para saber o que a sua religião
ou igreja ensina sobre o amor. Depois, a partir dos dados da pesquisa escreva
um texto, transcreva-o em seu caderno e ilustre-o com desenhos.
2) Em duplas, copiem em uma cartolina, com
letras em destaque um dos três últimos parágrafos do texto. Ilustrem com
desenhos ou colem gravuras. Socializem o trabalho artístico em uma exposição.
3) Escreva um
texto destacando a importância da religião para a prática do bem.
NOSSAS DIFERENÇAS SÃO RIQUEZAS
Borres Guilouski
Eu e você
Temos o direito à diferença
Que legal!
Eu posso ser eu
Você pode ser você
As diferenças de cada um
São riquezas!
Onde estaria a graça e a beleza
Das árvores, das flores, das estrelas
E de todos os seres da natureza
Se todos fossem iguais?
Olhe à sua volta
As pessoas que te cercam, colegas, amigos,
familiares
Conhecidos e desconhecidos
Todos são seres humanos como você
Todos são seus irmãos e suas irmãs
Rostos diferentes, expressões diferentes
Jeitos próprios de ser, de pensar, de
sonhar e de acreditar
Gente de diferentes culturas:
Indígenas, africanos
Ocidentais e orientais
Gente de diferentes religiões e tradições
Todos, com as suas diferenças
Têm a sua beleza e seu valor
No mundo somos bilhões
Cada um é uma pessoa única e irrepetível
Buscando o rumo de sua felicidade e
realização
Por isso, valorizar as diferenças
E reconhecer o “outro”
É antes de tudo, uma atitude inteligente
De
quem tem amor no coração
ATIVIDADES
1)
Em
equipe crie desenhos ilustrativos para cada estrofe do texto “NOSSAS DIFERENÇAS
SÃO RIQUEZAS”. Faça uma exposição do seu trabalho na escola.
2)
O
poema acima tem quatro estrofes. Que tal sua equipe fazer uma bonita apresentação
dele?
3) Escreva um texto descrevendo as diferenças
que você aprecia nas pessoas com as quais você convive. Depois leia o
seu texto para os colegas.
A RELIGIÃO NO COTIDIANO
Borres Guilouski
RELIGIÃO SIGNIFICA RELIGAR
RELIGAR A PESSOA
CONSIGO MESMA
COM A VIDA
COM A NATUREZA
COM O SAGRADO
A RELIGIÃO ESTÁ NO CORAÇÃO DE MUITA GENTE
ESTÁ NA MANEIRA DE VIVER
DE PRATICAR O BEM
DE ORAR, REZAR OU FAZER A PRECE
DE ESTENDER AS MÃOS PARA AJUDAR ALGUÉM
EXISTEM MUITAS RELIGIÕES
RELIGIÕES DOS ÍNDIOS
RELIGIÕES DOS AFRO-DESCENDENTES
COMO CANDOMBLÉ E UMBANDA
RELIGIÕES DIFERENTES E ATÉ SEMELHANTES ENTRE SI
HINDUÍSMO E BUDISMO
JUDAÍSMO E CRISTIANISMO
ISLAMISMO E A FÉ DOS SEGUIDORES BAHÁ’ÍS
ESPIRITISMO E MUITAS OUTRAS MAIS
BOA É TODA RELIGIÃO
QUE ENSINA AS PESSOAS
A VIVER O RESPEITO, A COMPAIXÃO
O AMOR E A PAZ
ATIVIDADES
1) Crie um livro com ilustrações para as
estrofes e versos do texto “RELIGIÕES”, socialize sua produção entre os colegas
de outras turmas.
2)
Crie também acrósticos com estas palavras, ilustre-os com desenhos e organize
na sala um moral com eles:
RESPEITO
COMPAIXÃO
AMOR
PAZ
3) Faça com os colegas uma lista das
religiões ou igrejas presentes na comunidade onde você mora. Depois organize
uma pesquisa por meio de entrevista com seguidores destas religiões para saber
quais são suas principais práticas e ensinamentos. Em equipes com os colegas,
criem cartazes sobre estas religiões ou igrejas, destacando algumas práticas e
ensinamentos das mesmas. Exponham os cartazes em um varal didático na escola.
A PLURALIDADE RELIGIOSA
EM NOSSA
COMUNIDADE
Diná Raquel Daudt da
Costa
Em nosso país, em
qualquer comunidade, bairro, vila ou cidade, encontramos geralmente uma
diversidade de tradições religiosas.
Muitas religiões e
igrejas realizam importantes serviços sociais, ajudando os necessitados,
visitando os doentes nos hospitais, cuidando de crianças, adultos e idosos
carentes ou abandonados.
Muitas pessoas
religiosas têm a preocupação saudável de ajudar os outros, e assim, vivenciar a
compaixão e a solidariedade.
Deste modo, as
pessoas das diferentes religiões, estão fazendo o exercício do diálogo
inter-religioso e juntas construindo culturas de paz.
ATIVIDADES
1) Elabore uma lista com nomes das religiões ou igrejas
existentes em sua comunidade, bairro ou cidade. Então faça uma pesquisa
entrevistando pessoas de sua comunidade para colher informações sobre o que
estas diferentes religiões e igrejas fazem para ajudar as pessoas a serem mais
felizes. Antes, com os colegas organizem um roteiro de perguntas para a
entrevista.
2) A partir dos dados da pesquisa escreva um texto.
Transcreva o texto em uma cartolina, ilustre-o com desenhos e faça uma
exposição na escola.
O QUE SÃO TEXTOS SAGRADOS?
Emerli Schlögl
Os povos fazem religião, cada um de
sua maneira. Este jeito de fazer religião acaba sendo registrado, guardado e
transmitido para as pessoas que virão no futuro, através de livros, histórias
contadas, músicas, danças, poesias, pinturas, desenhos, esculturas...
Imagine se você se
tornasse repentinamente um santo, as pessoas de sua religião iriam querer
contar sobre você para todos os outros, para seus filhos e netos. Gostariam de
passar para outras gerações o seu exemplo de vida e ensinamentos. Deste modo,
alguém poderia escrever em um livro a sua história, seus pensamentos, e este
livro seria a memória viva do que você foi. Poderiam fazer peças de teatro,
músicas cujas letras transmitissem seus ensinamentos. Nos templos, ou lugares
sagrados poderiam pintar quadros e vitrais sobre a sua experiência de fé. Todas
estas formas estariam buscando transmitir às pessoas a sua mensagem.
Bem, vamos cair na
real... Você não é um personagem religioso importante, pelo menos por enquanto.
Mas, já pode compreender o que é um texto sagrado e qual a sua função.
As pessoas são
diferentes e as religiões também. Sendo assim, cada religião tem os seus
próprios textos sagrados.
Os povos indígenas, que não
utilizavam a escrita, tinham a sua religião valorizada e transmitida para as
futuras gerações por meio das histórias que eram contadas.
Este povo não só narrava seus textos
sagrados, como os desenhava, dançava, teatralizava, etc. Desta forma
inteligente eles conseguiram preservar a sua religião.
Do mesmo modo, os povos africanos
que vieram para cá trazidos à força para o trabalho escravo. Esses homens e
mulheres negros, buscaram manter viva a sua religião através da arte, de seus
costumes e de sua própria forma de cultuar.
ATIVIDADES
1)
Responda:
a) De que maneira os
povos registram os ensinamentos e acontecimentos de sua religião?
b) Destaque do texto
as formas usadas pelos povos indígenas para transmitir e preservar sua religião.
c) Conforme o texto,
como os povos africanos buscaram manter viva a sua religião?
2) Escreva um texto
explicando como é a estrutura do Livro Sagrado da igreja ou religião que você
participa ou conhece.
3) Copie deste Livro Sagrado alguns ensinamentos importantes,
transcreva-os em uma cartolina, ilustre com desenhos e faça uma exposição na
escola.
4) Faça uma pesquisa
sobre os ensinamentos éticos (respeito, solidariedade, caridade, paz, verdade,
justiça, amizade, etc.) de algumas das religiões presentes em sua comunidade.
Podem ser extraídos dos textos sagrados. Com estes ensinamentos organize com os
colegas um mural na escola. Colem bonitas gravuras para ilustrá-lo, não
esquecendo de criar um título ou slogan para o mesmo.
AS PRÁTICAS RELIGIOSAS
NO
COTIDIANO DAS PESSOAS
A
reza, a oração ou prece, a meditação, a recitação ou entoação de cânticos e
mantras, a leitura de um texto sagrado, entre outras, são espiritualidades que
permitem às pessoas relacionar-se com o Sagrado.
Em cada tradição
religiosa existem práticas por meio das quais os adeptos ou fiéis podem
estabelecer a comunhão com o Transcendente.
Então que tal usar
suas habilidades de pesquisa para conhecer melhor algumas práticas religiosas –
as espiritualidades – de algumas religiões?
Você pode
utilizar-se de várias formas artísticas para apresentar este trabalho para sua
classe. Use a criatividade e bom trabalho!
ALGUNS
TEXTOS SAGRADOS ESCRITOS
Diná
Raquel Daudt da Costa
A religião chamada Hinduísmo, a qual
surgiu na Índia, país localizado na Ásia, possui muitos livros sagrado chamados
Vedas. Vedas significa conhecimento em sânscrito, uma língua sagrada para o
povo indiano.
Para
os muçulmanos que seguem a religião chamada Islamismo, a qual se originou na
Arábia, o livro sagrado é o Corão ou Alcorão. Este livro, conforme os adeptos
desta religião é uma forma de louvar àquele que eles chamam de Deus Único, Alá.
Por
isso, às vezes este livro é chamado de Alcorão. Este “Al” colocado no início é
uma forma de prestar homenagem a Alá.
Para
o Judaísmo, religião que surgiu no Oriente Médio, um dos textos sagrados é
chamado de Torá. Torá significa “a Lei” para os judeus.
Para
os cristãos, o livro sagrado é a Bíblia. Nela estão contidos os ensinamentos
para seus seguidores. O Cristianismo também surgiu no Oriente Médio com a vinda
de Jesus Cristo.
Atualmente
estas religiões têm seus representantes nos mais diversos pontos do planeta.
Cada tradição religiosa tem seus próprios
textos sagrados. Muitos destes textos são considerados inspirados divinamente.
ATIVIDADES
Faça uma pesquisa para conhecer mais
sobre os livros sagrados das religiões citadas no texto acima. Destaque de sua
pesquisa algumas informações e com elas construa criativamente móbiles usando
diferentes formas geométricas com gravuras ou desenhos que ilustrem a
informação. Organize uma exposição para socializar as informações sobre o tema.
.
O QUE SÃO RITOS E RITUAIS?
Diná Raquel D. da
Costa
Os rituais religiosos são cerimônias
compostas por uma série de ritos. Os ritos são gestos simbólicos.
As tradições religiosas ou religiões
possuem rituais para as diversas ocasiões e momentos importantes na vida de
seus seguidores.
Existem rituais de passagem que marcam a
mudança de um estado de vida para outro, como o batismo, o casamento, a
comemoração do nascimento de bebês nas Tradições Indígenas, a cerimônia de dar
o nome ao bebê no Candomblé, etc.
Existem também os rituais litúrgicos e
celebrativos.
O culto nas Igrejas Evangélicas, a missa na
Igreja Católica, as reuniões de prece no Centro Espírita, o culto pelos
antepassados no na Seicho-No-Ie, são alguns exemplos de rituais.
ATIVIDADES
Faça
uma pesquisa sobre as práticas indicadas em cada quadro. Depois desenhe ou cole
gravuras e descreva cada prática.
Culto
na Igreja Evangélica
|
Dança
sagrada indígena
|
Missa
na Igreja Católica.
|
Meditação num Templo
Budista
|
Oração numa Mesquita
|
Prática do passe num
Centro Espírita
|
A FUNÇÃO DOS ESPAÇOS SAGRADOS
Borres Guilouski
Cada tradição religiosa organiza o espaço sagrado de
acordo com as suas crenças.
As igrejas, capelas, catedrais e
santuários católicos são decorados com vitrais, imagens, estátuas, entre outros
símbolos.
Nos templos evangélicos não há imagens
religiosas, mas podem ter vitrais decorativos e simbólicos.
Terreiro é o nome do espaço sagrado das
religiões Afro-Brasileiras.
Os povos indígenas realizam as suas práticas
religiosas em contato com a natureza e em algumas aldeias há também “a casa de
reza” chamada opy na língua dos guarani.
Sinagoga é o espaço sagrado do Judaísmo, onde aos
sábados os seguidores desta religião se reúnem para o culto semanal.
A mesquita é o local de oração dos muçulmanos. Eles
costumam reunir-se nas sextas-feiras ao meio dia para a oração comunitária.
O centro espírita é o local de reuniões e estudos da
doutrina dos seguidores do Espiritismo.
Entre outras funções os espaços sagrados destinam-se:
·
ao contato com o sagrado;
·
à realização de práticas
devocionais e rituais;
·
às celebrações religiosas;
·
às reuniões de ensino e pregação.
ATIVIDADES
1) Responda:
Como as diversas
tradições religiosas organizam seus espaços sagrados?
2) Comente o que
o texto fala sobre os espaços sagrados destas tradições:
a) Igreja
Católica:
b) Igrejas
Evangélicas:
c) Religiões
Afro-Brasileiras:
d) Povos
Indígenas:
e) Judaísmo:
f) Muçulmanos:
g) Espiritismo:
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