quinta-feira, 31 de agosto de 2017

ATIVIDADES DE ENSINO RELIGIOSO - 4º ANO -- A VALORIZAÇÃO DE SI MESMO E DO OUTRO...

ATIVIDADES DE ENSINO RELIGIOSO - 4º ANO

A VALORIZAÇÃO DE SI MESMO E DO OUTRO
Diná Raquel D. da Costa
         Manhê! Já cheguei. Entre comigo, Bruno!
-      Oi, filho, quem está com você?
André é um bonito menino de dez anos, de pele negra, olhos
grandes e redondos como jabuticabas maduras, ele está na terceira série.
         Seus pais sempre o ensinaram a respeitar todas as pessoas e amá-las como elas são.
Bruno é seu colega de classe. Sua família está passando por momentos difíceis com os pais desempregados e sem meios de colocar o pão na mesa diariamente. Vieram da Argentina para o Brasil, em busca de uma vida melhor e como acabaram de chegar ainda não conseguiram trabalho.
André logo que o viu, simpatizou com este menino tão diferente dele, de pele clara, rosto sorridente e olhos castanhos profundos e tristes. Sabendo da situação do colega, levou-o para a sua casa a fim de ser um amigo que partilha, que é solidário, que está disposto a ajudar.
Dona Célia vendo a intenção do filho, ficou feliz, pois percebeu que aqueles ensinamentos passados em casa e na religião da família, estavam sendo colocados em prática. Desta forma ela percebeu que seu filho realmente entendeu o que é o amor, amor por si mesmo que se desenvolve sob a forma de amor ao próximo, independente da cultura, da etnia, do modo de ser ou de acreditar, que esse outro tenha.
E você, que está ouvindo ou lendo está história, como você ama a si mesmo e ao seu próximo?
A valorização de si mesmo e do outro passa pelo sentimento de amor e amizade ao próximo, ensinado em muitas religiões.
Devemos valorizar a nossa cultura, nossa tradição e religião, mas também devemos conhecer e respeitar a cultura e a religião dos outros.
A convivência harmoniosa com os outros se constrói a partir de atitudes de respeito às diferenças e aceitação do outro.
ATIVIDADES
1) Pesquise para saber o que a sua religião ou igreja ensina sobre o amor. Depois, a partir dos dados da pesquisa escreva um texto, transcreva-o em seu caderno e ilustre-o com desenhos.
2) Em duplas, copiem em uma cartolina, com letras em destaque um dos três últimos parágrafos do texto. Ilustrem com desenhos ou colem gravuras. Socializem o trabalho artístico em uma exposição.
3) Escreva um texto destacando a importância da religião para a prática do bem.

NOSSAS DIFERENÇAS SÃO RIQUEZAS
       Borres Guilouski
Eu e você
Temos o direito à diferença
Que legal!
Eu posso ser eu
Você pode ser você
As diferenças de cada um
São riquezas!
Onde estaria a graça e a beleza
Das árvores, das flores, das estrelas
E de todos os seres da natureza
Se todos fossem iguais?
Olhe à sua volta
As pessoas que te cercam, colegas, amigos, familiares
Conhecidos e desconhecidos
Todos são seres humanos como você
Todos são seus irmãos e suas irmãs
Rostos diferentes, expressões diferentes
Jeitos próprios de ser, de pensar, de sonhar e de acreditar
Gente de diferentes culturas:
Indígenas, africanos
Ocidentais e orientais
Gente de diferentes religiões e tradições
Todos, com as suas diferenças
Têm a sua beleza e seu valor
No mundo somos bilhões
Cada um é uma pessoa única e irrepetível
Buscando o rumo de sua felicidade e realização
Por isso, valorizar as diferenças
E reconhecer o “outro”
É antes de tudo, uma atitude inteligente
         De quem tem amor no coração
ATIVIDADES
1)            Em equipe crie desenhos ilustrativos para cada estrofe do texto “NOSSAS DIFERENÇAS SÃO RIQUEZAS”. Faça uma exposição do seu trabalho na escola.
2)            O poema acima tem quatro estrofes. Que tal sua equipe fazer uma bonita apresentação dele?
3) Escreva um texto descrevendo as diferenças que você aprecia nas pessoas com as                 quais você convive. Depois leia o seu texto para os colegas.



A RELIGIÃO NO COTIDIANO
                    Borres Guilouski
RELIGIÃO SIGNIFICA RELIGAR
RELIGAR A PESSOA 
CONSIGO MESMA
COM A VIDA
COM A NATUREZA
COM O SAGRADO
A RELIGIÃO ESTÁ NO CORAÇÃO DE MUITA GENTE
ESTÁ NA MANEIRA DE VIVER
DE PRATICAR O BEM
DE ORAR, REZAR OU FAZER A PRECE
DE ESTENDER AS MÃOS PARA AJUDAR ALGUÉM
EXISTEM MUITAS RELIGIÕES
RELIGIÕES DOS ÍNDIOS
RELIGIÕES DOS AFRO-DESCENDENTES
COMO CANDOMBLÉ E UMBANDA
RELIGIÕES DIFERENTES E ATÉ SEMELHANTES ENTRE SI
HINDUÍSMO E BUDISMO
JUDAÍSMO E CRISTIANISMO
ISLAMISMO E A FÉ DOS SEGUIDORES BAHÁ’ÍS
ESPIRITISMO E MUITAS OUTRAS MAIS
BOA É TODA RELIGIÃO
QUE ENSINA AS PESSOAS
A VIVER O RESPEITO, A COMPAIXÃO
O AMOR E A PAZ
ATIVIDADES
            1) Crie um livro com ilustrações para as estrofes e versos do texto “RELIGIÕES”, socialize sua produção entre os colegas de outras turmas.
            2) Crie também acrósticos com estas palavras, ilustre-os com desenhos e organize na sala um moral com eles:
            RESPEITO
            COMPAIXÃO
            AMOR
            PAZ
            3) Faça com os colegas uma lista das religiões ou igrejas presentes na comunidade onde você mora. Depois organize uma pesquisa por meio de entrevista com seguidores destas religiões para saber quais são suas principais práticas e ensinamentos. Em equipes com os colegas, criem cartazes sobre estas religiões ou igrejas, destacando algumas práticas e ensinamentos das mesmas. Exponham os cartazes em um varal didático na escola.


A PLURALIDADE RELIGIOSA
EM NOSSA COMUNIDADE
Diná Raquel Daudt da Costa
Em nosso país, em qualquer comunidade, bairro, vila ou cidade, encontramos geralmente uma diversidade de tradições religiosas.
Muitas religiões e igrejas realizam importantes serviços sociais, ajudando os necessitados, visitando os doentes nos hospitais, cuidando de crianças, adultos e idosos carentes ou abandonados.
Muitas pessoas religiosas têm a preocupação saudável de ajudar os outros, e assim, vivenciar a compaixão e a solidariedade.
Deste modo, as pessoas das diferentes religiões, estão fazendo o exercício do diálogo inter-religioso e juntas construindo culturas de paz.
ATIVIDADES
1) Elabore uma lista com nomes das religiões ou igrejas existentes em sua comunidade, bairro ou cidade. Então faça uma pesquisa entrevistando pessoas de sua comunidade para colher informações sobre o que estas diferentes religiões e igrejas fazem para ajudar as pessoas a serem mais felizes. Antes, com os colegas organizem um roteiro de perguntas para a entrevista.
2) A partir dos dados da pesquisa escreva um texto. Transcreva o texto em uma cartolina, ilustre-o com desenhos e faça uma exposição na escola. 
O QUE SÃO TEXTOS SAGRADOS?
Emerli Schlögl
Os povos fazem religião, cada um de sua maneira. Este jeito de fazer religião acaba sendo registrado, guardado e transmitido para as pessoas que virão no futuro, através de livros, histórias contadas, músicas, danças, poesias, pinturas, desenhos, esculturas...
Imagine se você se tornasse repentinamente um santo, as pessoas de sua religião iriam querer contar sobre você para todos os outros, para seus filhos e netos. Gostariam de passar para outras gerações o seu exemplo de vida e ensinamentos. Deste modo, alguém poderia escrever em um livro a sua história, seus pensamentos, e este livro seria a memória viva do que você foi. Poderiam fazer peças de teatro, músicas cujas letras transmitissem seus ensinamentos. Nos templos, ou lugares sagrados poderiam pintar quadros e vitrais sobre a sua experiência de fé. Todas estas formas estariam buscando transmitir às pessoas a sua mensagem.
Bem, vamos cair na real... Você não é um personagem religioso importante, pelo menos por enquanto. Mas, já pode compreender o que é um texto sagrado e qual a sua função.
As pessoas são diferentes e as religiões também. Sendo assim, cada religião tem os seus próprios textos sagrados.
Os povos indígenas, que não utilizavam a escrita, tinham a sua religião valorizada e transmitida para as futuras gerações por meio das histórias que eram contadas.
Este povo não só narrava seus textos sagrados, como os desenhava, dançava, teatralizava, etc. Desta forma inteligente eles conseguiram preservar a sua religião.
Do mesmo modo, os povos africanos que vieram para cá trazidos à força para o trabalho escravo. Esses homens e mulheres negros, buscaram manter viva a sua religião através da arte, de seus costumes e de sua própria forma de cultuar.
ATIVIDADES
1)     Responda:
a) De que maneira os povos registram os ensinamentos e acontecimentos de sua religião?
b) Destaque do texto as formas usadas pelos povos indígenas para transmitir e preservar sua religião.
c) Conforme o texto, como os povos africanos buscaram manter viva a sua religião?
2) Escreva um texto explicando como é a estrutura do Livro Sagrado da igreja ou religião que você participa ou conhece.
     3) Copie deste Livro Sagrado alguns ensinamentos importantes, transcreva-os em uma cartolina, ilustre com desenhos e faça uma exposição na escola.
4) Faça uma pesquisa sobre os ensinamentos éticos (respeito, solidariedade, caridade, paz, verdade, justiça, amizade, etc.) de algumas das religiões presentes em sua comunidade. Podem ser extraídos dos textos sagrados. Com estes ensinamentos organize com os colegas um mural na escola. Colem bonitas gravuras para ilustrá-lo, não esquecendo de criar um título ou slogan para o mesmo.


AS PRÁTICAS RELIGIOSAS
NO COTIDIANO DAS PESSOAS
         A reza, a oração ou prece, a meditação, a recitação ou entoação de cânticos e mantras, a leitura de um texto sagrado, entre outras, são espiritualidades que permitem às pessoas relacionar-se com o Sagrado.
Em cada tradição religiosa existem práticas por meio das quais os adeptos ou fiéis podem estabelecer a comunhão com o Transcendente.
Então que tal usar suas habilidades de pesquisa para conhecer melhor algumas práticas religiosas – as espiritualidades – de algumas religiões?
Você pode utilizar-se de várias formas artísticas para apresentar este trabalho para sua classe. Use a criatividade e bom trabalho!


ALGUNS TEXTOS SAGRADOS ESCRITOS
Diná Raquel Daudt da Costa
A religião chamada Hinduísmo, a qual surgiu na Índia, país localizado na Ásia, possui muitos livros sagrado chamados Vedas. Vedas significa conhecimento em sânscrito, uma língua sagrada para o povo indiano.
Para os muçulmanos que seguem a religião chamada Islamismo, a qual se originou na Arábia, o livro sagrado é o Corão ou Alcorão. Este livro, conforme os adeptos desta religião é uma forma de louvar àquele que eles chamam de Deus Único, Alá.
Por isso, às vezes este livro é chamado de Alcorão. Este “Al” colocado no início é uma forma de prestar homenagem a Alá.
Para o Judaísmo, religião que surgiu no Oriente Médio, um dos textos sagrados é chamado de Torá. Torá significa “a Lei” para os judeus.
Para os cristãos, o livro sagrado é a Bíblia. Nela estão contidos os ensinamentos para seus seguidores. O Cristianismo também surgiu no Oriente Médio com a vinda de Jesus Cristo.
Atualmente estas religiões têm seus representantes nos mais diversos pontos do planeta.
Cada tradição religiosa tem seus próprios textos sagrados. Muitos destes textos são considerados inspirados divinamente.
ATIVIDADES
            Faça uma pesquisa para conhecer mais sobre os livros sagrados das religiões citadas no texto acima. Destaque de sua pesquisa algumas informações e com elas construa criativamente móbiles usando diferentes formas geométricas com gravuras ou desenhos que ilustrem a informação. Organize uma exposição para socializar as informações sobre o tema.
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O QUE SÃO RITOS E RITUAIS?
Diná Raquel D. da Costa
Os rituais religiosos são cerimônias compostas por uma série de ritos. Os ritos são gestos simbólicos.
As tradições religiosas ou religiões possuem rituais para as diversas ocasiões e momentos importantes na vida de seus seguidores.
Existem rituais de passagem que marcam a mudança de um estado de vida para outro, como o batismo, o casamento, a comemoração do nascimento de bebês nas Tradições Indígenas, a cerimônia de dar o nome ao bebê no Candomblé, etc.
Existem também os rituais litúrgicos e celebrativos.
O culto nas Igrejas Evangélicas, a missa na Igreja Católica, as reuniões de prece no Centro Espírita, o culto pelos antepassados no na Seicho-No-Ie, são alguns exemplos de rituais.
ATIVIDADES
Faça uma pesquisa sobre as práticas indicadas em cada quadro. Depois desenhe ou cole gravuras e descreva cada prática.
Culto na Igreja Evangélica
Dança sagrada indígena
Missa na Igreja Católica.
Meditação num Templo Budista
Oração numa Mesquita
Prática do passe num Centro Espírita

A FUNÇÃO DOS ESPAÇOS SAGRADOS
Borres Guilouski
       Cada tradição religiosa organiza o espaço sagrado de acordo com as suas crenças.
         As igrejas, capelas, catedrais e santuários católicos são decorados com vitrais, imagens, estátuas, entre outros símbolos.
         Nos templos evangélicos não há imagens religiosas, mas podem ter vitrais decorativos e simbólicos.
         Terreiro é o nome do espaço sagrado das religiões Afro-Brasileiras.
Os povos indígenas realizam as suas práticas religiosas em contato com a natureza e em algumas aldeias há também “a casa de reza” chamada opy na língua dos guarani.
Sinagoga é o espaço sagrado do Judaísmo, onde aos sábados os seguidores desta religião se reúnem para o culto semanal.
A mesquita é o local de oração dos muçulmanos. Eles costumam reunir-se nas sextas-feiras ao meio dia para a oração comunitária.
O centro espírita é o local de reuniões e estudos da doutrina dos seguidores do Espiritismo.          
Entre outras funções os espaços sagrados destinam-se:
·         ao contato com o sagrado;
·         à realização de práticas devocionais e rituais;
·         às celebrações religiosas;
·         às reuniões de ensino e pregação.
ATIVIDADES
1)    Responda:
Como as diversas tradições religiosas organizam seus espaços sagrados?
2) Comente o que o texto fala sobre os espaços sagrados destas tradições:

a) Igreja Católica:
b) Igrejas Evangélicas:
c) Religiões Afro-Brasileiras:
d) Povos Indígenas:
e) Judaísmo:
f) Muçulmanos:
g) Espiritismo:

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