SUGESTÕES DE TEXTOS E ATIVIDADES DE ENSINO RELIGIOSO - 3º ANO --
CADA PESSOA TEM O SEU JEITO
DE SER
E DE ACREDITAR
Serrob
Você já observou a variedade
e riqueza de detalhes que existem na natureza?
Numa floresta existem árvores
altas, baixas e plantas rasteiras de diferentes espécies.
Um jardim pode ter flores com
diferentes cores, formas e perfumes.
A natureza é um “show” de
beleza e diversidade.
Todos os seres: animais,
plantas, minerais e pessoas são diferentes entre si e fazem parte da natureza,
formando o que chamamos de “ecossistema”.
Os seres humanos fazem parte do ecossistema,
junto com os demais seres. Todas as pessoas que vivem na Terra: indígenas,
africanos, americanos, europeus e asiáticos formam uma grande família - a
humanidade.
Cada pessoa tem o seu próprio
jeito de ser, de acreditar, de viver e compreender a vida.
A diversidade humana é a
maior riqueza da humanidade, portanto, deve ser respeitada e valorizada.
ATIVIDADES
1) Copie do texto o parágrafo que
fala da humanidade como uma grande família.
2) Faça um desenho em uma cartolina representando a
variedade de elementos existentes na natureza. Depois crie um texto que fale
desta biodiversidade e transcreva-o em seu cartaz. Faça uma exposição na escola
do seu trabalho para socializar com os colegas de outras turmas.
3) Confeccione outro cartaz representando a riqueza
da diversidade humana. Represente as diferentes culturas e religiões, como a
Indígena, Afro-Brasileira, o Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Budismo,
Hinduísmo, etc.. Escreva legendas explicativas sobre cada gravura ou desenho.
Organize uma exposição.
AS DIFERENÇAS RELIGIOSAS
Diná Raquel D. da Costa
As pessoas fazem parte de culturas e religiões diferentes: uns são
seguidores de religiões Afro-Brasileiras como o Candomblé e a Umbanda, outros
seguem o Cristianismo como os católicos, ortodoxos, evangélicos e espíritas,
outros seguem o Judaísmo, o Islamismo, o Hinduísmo, o Budismo, etc.
Certamente em sua comunidade, em sua escola, bairro
ou cidade você convive com pessoas que seguem diferentes religiões ou igrejas.
Por que existem tantas religiões e igrejas?
Porque as pessoas têm liberdade de pensar e acreditar
de modo diferente e de seguir a religião que ajude-as a viver uma vida melhor.
A liberdade de seguir ou não seguir uma crença
religiosa é um direito de todos os cidadãos.
ATIVIDADES
1) Copie o parágrafo do texto que explica porque
existem tantas religiões e igrejas no mundo.
2) Desenhe criativamente pessoas de diferentes
religiões ou cole gravuras recortadas de revistas. Escreva frases sobre o que
você representou e leia-as para os colegas.
3) Copie do texto os nomes das religiões.
4) Pesquise e escreva o nome de algumas igreja de sua
cidade.
ALGUMAS RELIGIÕES PRESENTES NO MUNDO
Serrob
Os povos indígenas possuem suas religiões, por meio
das quais, vivenciam o sagrado presente na natureza.
O Hinduísmo e o Budismo surgiram na Índia. Pessoas em
diversos países seguem essas religiões. A Índia possui o maior número de
seguidores do Hinduísmo.
O Hinduísmo ensina o respeito pela vida e a busca do
conhecimento de si mesmo.
O Budismo ensina que devemos ter compaixão por todos
os seres.
O Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo também
tiveram sua origem no Oriente e contam com um grande número de seguidores.
Ser justo para com todos é o que ensina o Judaísmo.
O amor a Deus e ao próximo é o principal ensinamento
do Cristianismo.
Ser fiel a Alá (Deus) e aos outros é um importante
ensinamento dos seguidores do Islamismo.
O Candomblé e a Umbanda são religiões chamadas
afro-brasileiras. Elas nasceram no Brasil a partir da cultura dos povos
trazidos da África. A solidariedade é muito importante para os seguidores
destas religiões.
O Xintoísmo é uma antiga religião do Japão,
O Taoísmo surgiu na China e ensina a importância do
equilíbrio que devemos ter em tudo o que fazemos na vida.
INFORMAÇÕES SOBRE ALGUMAS RELIGIÕES
Emerli Schlögl
Budismo – surgiu na índia com Sidarta Gautama (563-483), o Buda.
Buda significa o iluminado. Ele descobriu e ensinou o “caminho do meio” como
meta para atingir a iluminação.
Confucionismo – foi a religião oficial da China. Fundada por Confúcio um
grande filósofo, ele ensinou as pessoas princípios éticos e sociais para melhor
viver em sociedade e cumprir os seus deveres para com a família e a nação.
Espiritismo – é uma religião, filosofia e ciência ao mesmo tempo, segundo
os seguidores da Doutrina espírita.
Allan Kardec (Hippollyte Léon Denizard Rivail) que viveu e morreu na
França (1869) codificou a doutrina em cinco principais livros: Livro dos
Espíritos, Livro dos Médiuns, Evangelho Segundo o Espiritismo, Céu e Inferno e
a Gênese.
Fé Bahá’í – a religião chamada Fé Bahá’í foi fundada na antiga Pérsia,
hoje Irã, por Baha’u1llah que viveu entre 1817 a 1892 depois de
Cristo. Essa religião de caráter universal existe em quase todos os países do
mundo e seus principais ensinamentos são: a paz, a justiça, a cooperação mútua,
a unicidade de Deus, da humanidade, de todas as religiões e culturas.
Hinduísmo – é a mais antiga religião organizada viva no mundo, surgiu na
Índia, alguns pesquisadores datam a época do seu surgimento entre 2000 e 1500
antes de Cristo, outros porém, estendem essa data para aproximadamente 4000
anos. O Hinduísmo se dividiu em diversos grupos diferenciados entre si. A
essência do seu ensinamento é o aprimoramento e a libertação espiritual.
Taoísmo – é a mais antiga religião da China, inicialmente era um modo
de viver ético, e perto do início da era cristã foi organizada como religião.
Busca o equilíbrio entre as polaridades, yin/yang, masculino/feminino,
noite/dia, cheio/vazio, calor/frio, movimento/repouso, etc. A partir deste
princípio procura explicar os fenômenos da vida e do Universo no seu todo.
ATIVIDADES
1) No mapa múndi e
com a ajuda da professora ou professor localize o continente e o país onde
sugiram as religiões cujas informações você leu no texto acima.
2) Localize o continente e o país
onde sugiram algumas destas religiões escrevendo o nome do país e da religião.
AS RELIGIÕES E A PRÁTICA DO BEM
Borres Guilouski
Muitas religiões ensinam as pessoas a praticar o bem,
promover a caridade e a solidariedade.
Caridade significa doar-se pelos outros sem esperar
nada em troca. A
caridade é a prática do amor ao próximo.
Há religiões que incentivam as pessoas à prática
desse amor, ajudando os necessitados, os enfermos e todos que passam por alguma
dificuldade material ou espiritual.
Vivenciando a caridade as pessoas estão demonstrando
afeto e compaixão umas pelas outras e por todos os outros seres da natureza.
Solidariedade significa compartilhar o sofrimento ou
a necessidade do outro, significa também apoiar e defender alguém ou ainda
dispor-se a diminuir, suavizar ou resolver o problema ou a dificuldade pela
qual alguém está passando.
A caridade e a solidariedade andam juntas. São
valores que podem aproximar as pessoas de diferentes religiões, igrejas e
filosofias de vida.
ATIVIDADES
Crie uma história
em quadrinhos ou registre uma que você conhece, na qual pessoas de diferentes
religiões ou igrejas, juntas praticam a caridade e a solidariedade. Depois
apresente a sua produção aos colegas.
MULHER
Borres Guilouski
MULHER, O SAGRADO ESTÁ EM VOCÊ
ESTÁ EM SEU SORRISO
EM SEU TERNO OLHAR
EM SEU COLO ACOLHEDOR
EM SEU JEITO DE SER
E NA FORÇA DO SEU AMAR
MULHER MÃE, AVÓ, IRMÃ E AMIGA
SEJA QUEM FOR
NEGRA, BRANCA OU INDÍGENA
VOCÊ TEM UM GRANDE VALOR
VOCÊ É BELEZA PURA!
AJUDE A MUDAR O MUNDO
COM SUA INTELIGÊNCIA E TERNURA
ATIVIDADES
1) Depois da leitura do texto
comente com os colegas sobre o que você entendeu.
2) Copie o texto em seu caderno e
ilustre-o com desenhos.
4) Escreva uma lista de nomes de
mulheres conhecidas na comunidade que realizam trabalhos significativos nas
igrejas, nas escolas, nos hospitais, nas artes, na política e em outros setores
da sociedade. Escreva uma frase sobre
cada pessoa pesquisada.
5) Com recortes de gravuras de
revistas e jornais usados confeccione em equipe cartazes que ilustrem mulheres
atuando na família, na religião, na política e em outras áreas. Faça uma
exposição dos cartazes em um varal didático.
6) Faça uma entrevista com uma
mulher de sua família. Anote seu nome, idade, profissão, e pergunte a ela o que
acha das pessoas seguirem ou não uma religião.
Depois traga sua entrevista e
compartilhe com os colegas.
7) Faça em seu caderno um
relatório da entrevista colocando sua opinião sobre o trabalho realizado.
O SAGRADO FEMININO
Diná Raquel D. da Costa
A missão da mulher neste mundo
É cuidar, orientar, harmonizar
Tendo em sua mente e coração
O sonho e a força do amar.
Preste atenção amiguinho
Seja você menina ou menino
Juntos podemos resgatar
O sagrado feminino!
O sagrado feminino é uma força
Que ao masculino unida
Renova toda a natureza
E dá continuidade a vida
A mulher tem uma função
Em cada tradição religiosa
Seja pastora, benzedeira, bispa ou freira
É sempre uma missão grandiosa
ATIVIDADES
1) Leia o texto acima e reflita
com os colegas, depois responda:
a) Qual é a missão da mulher
neste mundo?
b) O que a mulher deve ter em sua
mente e coração?
2) Copie a estrofe da poesia que
explica o que é o sagrado feminino.
3) Marque a resposta certa:
Em cada tradição religiosa a
função da mulher pode ser
:
(
) médica, professora, diarista ou manicure.
(
) pastora, benzedeira, bispa ou freira.
4) Em muitas Tradições
Religiosas as mulheres exercem papéis importantes, como
pastora, bispa, freira, mãe-de-santo, xamã, diaconisa, benzedeira, etc. Você
conhece alguma mulher que exerça uma dessas funções? Quem é ela? Faça uma
pesquisa ou entrevista para obter dados sobre a vida dessa mulher. Depois, a
partir desses dados crie um álbum com desenhos e legendas. Socialize o seu
álbum com colegas de outras turmas.
5) A história nos conta de
mulheres que por sua postura frente a injustiças sociais, foram perseguidas e
até mortas. Dos nomes citados abaixo, escolha um, faça uma pesquisa e conte aos
colegas o que você descobriu dessa pessoa: Madre Teresa de Calcutá, Zilda Arns
ou outra.
OS SÍMBOLOS RELIGIOSOS
Borres Guilouski
Os símbolos religiosos são
linguagens que comunicam idéias sobre o sagrado.
Um símbolo
religioso pode ser uma imagem ou estátua, um livro, um gesto, uma vestimenta,
um alimento, uma elemento da natureza como a água, o fogo, uma árvore, uma
flor, um animal, uma ave, entre outros.
O símbolo religioso
pode representar uma época, ou uma pessoa importante considerada exemplo de
vida para seguidores de uma determinada religião.
As pessoas usam
diversos recursos para construir os símbolos: desenhos, pinturas, esculturas,
etc.
CONHEÇA O
SIGNIFICADO DESTES SÍMBOLOS RELIGIOSOS
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A pomba é o símbolo
da paz, e para muitos cristãos é o símbolo do Espírito Santo.
O
sol pode ser o símbolo do poder da vida para algumas tradições religiosas
nativas.
Na Umbanda, uma das
tradições religiosas afro-brasileiras, a chave é usada para representar a
abertura dos caminhos da felicidade.
As flores usadas
nas cerimônias religiosas de muitas tradições podem representar diferentes
significados: amor, gratidão, devoção, homenagem, etc.
O som do sino pode
representar o chamado para a prece e adoração para alguns grupos cristãos, a
sabedoria de Buda para os budistas.
Entre muitos outros
significados a vela simboliza para
algumas religiões a fé no Transcendente, a luz do conhecimento. Acender uma
vela pode representar para algumas pessoas o pedido de uma bênção ou pagamento
de uma promessa.
Para muitas pessoas
os símbolos religiosos trazem o sentimento de ligação com o sagrado.
ATIVIDADES
1) Com massa de modelar ou argila
represente alguns símbolos religiosos. Escreva uma legenda explicativa
descrevendo o significado dos mesmos e a religião que os utiliza.
2) Depois faça uma exposição dos
seus trabalhos na escola para socializar o seu conhecimento.
ALGUNS
SÍMBOLOS E SEUS SIGNIFICADOS
Emerli
Schlögl
Um símbolo é uma
imagem ou um objeto que nos faz lembrar e pensar em pessoas, em acontecimentos,
em ensinamentos, em tempos diferentes...
Quando você se
deita para dormir e antes de apagar a luz olha para um canto de seu quarto e vê
sua mala, ela, naquele momento, lhe faz lembrar da escola, dos colegas, da
professora ou professor e tantas outras coisas que fazem parte de sua vida como
aluno. Tudo isto acontece porque sua mala se torna para você, um símbolo que
lembra a escola.
Outro exemplo: Quando você vê um
prato, logo lembra da comida, talvez de seus pratos preferidos, talvez se
lembre da pessoa que cozinha para você, tudo isto porque o prato se tornou um
símbolo da comida, ele lhe trouxe lembranças.
Os
símbolos podem ter significados religiosos ou não religiosos.
Conforme
cada tradição religiosa um símbolo pode apresentar uma variação de
significados. O sino, por exemplo, na tradição católica representa o chamado
para a prece e adoração, na tradição budista representa a sabedoria de Buda.
ATIVIDADES
1) Responda de acordo com o texto:
a) O que é um símbolo?
b) A mala que o texto se refere é
um símbolo religioso? Justifique.
c) O que o sino pode representar no
Catolicismo e no Budismo?
2) Desenhe no seu caderno alguns
símbolos religiosos que você conhece e depois converse sobre o significado
deles com os colegas.
3) Crie um texto descrevendo o
significado destes símbolos.
ESPAÇOS SAGRADOS DA COMUNIDADE
Serrob
Os espaços sagrados são locais destinados às práticas
religiosas, às reuniões de culto e de ensino, onde as pessoas podem vivenciar
de forma individual e coletiva a sua fé e relação com o sagrado.
São alguns exemplos
de espaços sagrados: a casa de reza em algumas tradições indígenas, o terreiro
do Candomblé, a sinagoga do Judaísmo, a mesquita do Islamismo, o templo da Fé
Bahá’í, a catedral da Igreja Católica, os templos das Igrejas Evangélicas, o
salão do Reino dos seguidores Testemunhas de Jeová, e muitos outros.
ATIVIDADES
1) O que são espaços sagrados?
2) Destaque do texto os exemplos de espaços sagrados.
3) Em seu
caderno, cole uma foto ou desenhe um espaço sagrado existente em sua
comunidade.
4) Faça uma
pesquisa para saber como é organizado este espaço, a partir das informações
escreva um texto e depois socialize-o lendo para os colegas.
5) No caminho
que faz de casa para a escola você passa
por alguma comunidade religiosa? Se afirmativo, escreva o nome dela.
6) Que tal fazer
o mapa de seu trajeto e localizar as comunidades religiosas por onde você
passa?
7) Escolha uma
comunidade religiosa de sua cidade e junto com alguns colegas faça uma maquete
bem legal deste espaço sagrado. Depois vocês podem fazer uma bonita exposição
com os trabalhos realizados.
http://profjanainamagalhaes.blogspot.com.br/2015/02/sugestoes-de-textos-e-atividades-de_57.html
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