IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PROFISSÕES

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PROFISSÕES

OBJETIVO: Conhecer modos de ser, viver e trabalhar de grupos sociais do presente e do passado.



ETAPAS PROVÁVEIS:


ETAPA 1: Conversa com as crianças sobre as profissões.

Perguntar para elas o que entendem por profissão e falar sobre as diferentes profissões que existem. Perguntar sobre a profissão de seus pais.


ETAPA 2: Elaboração de uma lista com as profissões dos pais das crianças da sala.

Caso as crianças sejam muito pequenas e não saibam falar sobre o que os pais fazem, mandar um questionário para casa e fazer um levantamento do universo de profissões existentes entre os pais dos alunos.


ETAPA 3: Planejamento de uma entrevista para o levantamento de especificidades sobre cada profissão.

Perguntar para as crianças, por exemplo, quais são as funções das profissões que apareceram no levantamento realizado anteriormente. Sugerir às crianças que sejam feitas entrevistas para apurar essas funções. Perguntar se sabem o que é uma entrevista. Nesta etapa, pode-se propor que assistam ao vídeo de uma entrevista ou que um adulto leia uma para que tenha sido publicada em jornal ou revista.


ETAPA 4: Convite a alguns pais para ir até a escola participar de uma entrevista sobre profissões realizada pelas crianças.

É importante consultar as famílias para confirmar essa possibilidade. Caso os pais não possam comparecer à escola, verificar se é possível a visita de outros adultos da comunidade.

Agendar as visitas ao longo da semana.


ETAPA 5: Elaboração com as crianças de um roteiro de perguntas para serem feitas no dia da visita.

As perguntas devem ser das crianças. Registrá-las para que possam ser retomadas.


ETAPA 6: Elaboração de uma entrevista tendo em mãos o registro das perguntas feitas pelas crianças.


ETAPA 7: Depois da visita, elaboração de um registro com as principais atribuições dos pais que foram entrevistados.

Esse registro pode ser ditado pelas crianças e escrito pelo professor. Também é possível ilustrar esse registro com fotos do momento da visita ou desenhos das crianças.

Ao longo dessa sequência, propor jogos simbólicos que envolvam conteúdos relativos às entrevistas realizadas. Ex: Organizar uma cozinha para que as crianças brinquem de conzinheiro, etc.

http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário