Afinal, o que é aprendizagem sustentável?
Sustentabilidade é um termo abrangente, um modelo de desenvolvimento que carrega consigo diversos programas. E ‘aprendizagem’ inclui não somente o que é alcançado através dos sistemas educacionais (educação em seu sentido mais formal), mas também o que é assimilado no cotidiano, seja em casa, no trabalho ou na comunidade (Tilbury & Wortman, 2004).
As peças-chave para tal tipo de educação envolvem três pilares: a sociedade, o meio-ambiente e a economia, todas tendo a cultura como
ponto de convergência (Tilbury & Wortman). Com o objetivo de
encontrar soluções pragmáticas para que a educação tradicional se adapte
às mudanças do planeta, a Comissão de Educação e Comunicação da IUCN –
International Union for Conservation of Nature (uma das mais influentes e
respeitadas organizações no campo da conservação da diversidade
biológica, da preservação do meio ambiente e da gestão de recursos
naturais) defende que a Educação para o Desenvolvimento Sustentável reforce os valores culturais e a utilização responsável dos recursos naturais para que a sociedade mundial encontre justiça social.
Sendo a educação o principal agente transformador da sociedade, ela
precisa também transformar-se para acompanhar as mudanças tecnológicas e
necessidades ambientais. O modelo tradicional do “cuspe e giz”
já não segura mais a criança tecnológica. No entanto, o computador e
outras ferramentas modernas não substituem a experiência alcançada
através da interação com a Natureza.
Cada forma de aprender tem o seu lugar como parte do mosaico necessário para o desenvolvimento de crianças e jovens. A consciência da diversidade (social, cultural e ambiental), dos valores tradicionais, dos conhecimentos e das línguas associadas com as mais variadas formas de expressão cultural que temos espalhadas pelo mundo, passarão a determinar a forma com que a aprendizagem sustentável acontecerá nos contextos específicos de cada comunidade.
A ONU declarou em 2005 mais uma década temática, dedicada à Educação
para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014). Esta iniciativa precisa
significar mais do que apenas uma fonte de esperança.
Outros links sobre o assunto:
UNESCO
“Isso
representa uma nova visão da educação capaz de ajudar pessoas de todas
as idades a entender melhor o mundo em que vivem, tratando da
complexidade e do interrelacionamento de problemas tais como pobreza,
consumo predatório, degradação ambiental, deterioração urbana, saúde,
conflitos e violação dos direitos humanos, que hoje ameaçam nosso
futuro.”
“A sociedade brasileira é constituída por diferentes grupos
étnico-raciais que a caracterizam, em termos culturais, como uma das
mais ricas do mundo. Entretanto, sua história é marcada por
desigualdades e discriminações, especificamente contra negros e
indígenas, impedindo, desta forma, seu pleno desenvolvimento econômico,
político e social.”
——————————————–
Tilbury,
D. & Wortman, D. (2004). Engaging People in Sustainability,
Comission of Education and Communication, IUCN, Gland, Switerland and
Cambrige, UK.
http://edu-candoconstruindosaber.blogspot.com.br/2013/05/afinal-o-que-e-aprendizagem-sustentavel.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário