Afinal, o que é aprendizagem sustentável?
Sustentabilidade é um termo abrangente, um modelo de desenvolvimento que carrega consigo diversos programas. E ‘aprendizagem’ inclui não somente o que é alcançado através dos sistemas educacionais (educação em seu sentido mais formal), mas também o que é assimilado no cotidiano, seja em casa, no trabalho ou na comunidade (Tilbury & Wortman, 2004).
As peças-chave para tal tipo de educação envolvem três pilares: a sociedade, o meio-ambiente e a economia, todas tendo a cultura como
 ponto de convergência (Tilbury & Wortman). Com o objetivo de 
encontrar soluções pragmáticas para que a educação tradicional se adapte
 às mudanças do planeta, a Comissão de Educação e Comunicação da IUCN – 
International Union for Conservation of Nature (uma das mais influentes e
 respeitadas organizações no campo da conservação da diversidade 
biológica, da preservação do meio ambiente e da gestão de recursos 
naturais) defende que a Educação para o Desenvolvimento Sustentável reforce os valores culturais e a utilização responsável dos recursos naturais para que a sociedade mundial encontre justiça social.
Sendo a educação o principal agente transformador da sociedade, ela 
precisa também transformar-se para acompanhar as mudanças tecnológicas e
 necessidades ambientais. O modelo tradicional do “cuspe e giz”
 já não segura mais a criança tecnológica. No entanto, o computador e 
outras ferramentas modernas não substituem a experiência alcançada 
através da interação com a Natureza.
Cada forma de aprender tem o seu lugar como parte do mosaico necessário para o desenvolvimento de crianças e jovens. A consciência da diversidade (social, cultural e ambiental), dos valores tradicionais, dos conhecimentos e das línguas associadas com as mais variadas formas de expressão cultural que temos espalhadas pelo mundo, passarão a determinar a forma com que a aprendizagem sustentável acontecerá nos contextos específicos de cada comunidade.
A ONU declarou em 2005 mais uma década temática, dedicada à Educação 
para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014). Esta iniciativa precisa 
significar mais do que apenas uma fonte de esperança.
Outros links sobre o assunto:
UNESCO
“Isso
 representa uma nova visão da educação capaz de ajudar pessoas de todas 
as idades a entender melhor o mundo em que vivem, tratando da 
complexidade e do interrelacionamento de problemas tais como pobreza, 
consumo predatório, degradação ambiental, deterioração urbana, saúde, 
conflitos e violação dos direitos humanos, que hoje ameaçam nosso 
futuro.”
“A sociedade brasileira é constituída por diferentes grupos 
étnico-raciais que a caracterizam, em termos culturais, como uma das 
mais ricas do mundo. Entretanto, sua história é marcada por 
desigualdades e discriminações, especificamente contra negros e 
indígenas, impedindo, desta forma, seu pleno desenvolvimento econômico, 
político e social.”
 ——————————————–
Tilbury,
 D. & Wortman, D. (2004). Engaging People in Sustainability, 
Comission of Education and Communication, IUCN, Gland, Switerland and 
Cambrige, UK.
 http://edu-candoconstruindosaber.blogspot.com.br/2013/05/afinal-o-que-e-aprendizagem-sustentavel.html 
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