IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Atividades - 7º ano

Atividades - 7º ano


Dois velhinhos

Dalton Trevisan

 

Dois inválidos, bem velhinhos, esquecidos numa cela de asilo.
Ao lado da janela, retorcendo os aleijões e esticando a cabeça, apenas um consegue espiar lá fora.
Junto à porta, no fundo da cama, para o outro é a parede úmida, o crucifixo negro, as moscas no fio de luz.
              Com inveja, pergunta o que acontece. Deslumbrado, anuncia o primeiro.
- Um cachorro ergue a perninha no poste.

Mais tarde:

- Uma menina de vestido branco pulando corda.

Ou ainda:

- Agora é um enterro de luxo.

Sem nada ver, o amigo remorde-se no seu canto.

O mais velho acaba morrendo, para a alegria do segundo, instalado afinal debaixo da janela.

Não dorme, antegozando a manhã. O outro, maldito, lhe roubara todo esse tempo o circo mágico do cachorro, da menina, do enterro de rico.

Cochila um instante – é dia. Senta-se na cama. Com dores espicha o pescoço: no beco, muros em ruína, um monte de lixo.

 

Estudo do texto:

 
1.            Que imagens o velhinho que está na janela descreve ao outro velhinho?
a)  Um cachorro, uma menina, um monte de lixo.
b) Uma parede, um crucifixo, um enterro.
c)  Um cachorro, uma menina, um enterro.                 
d) Uma janela, um cachorro, uma menina.

 
2.            Por que o velhinho que está no canto da parede não consegue ver a paisagem também?
a)  Porque é aleijado                                                        
b) Porque o outro não deixa
c)  Porque é invejoso                                                      
d) Porque não se interessa
3.            Qual a intenção do velhinho ao descrever aquelas cenas para o outro?

a)    Enganá-lo                                                                       
b)  Entretê-lo
c)    Causar inveja                                                                  
d)  Causar raiva
4.            O que o segundo velhinho consegue, finalmente, visualizar pela janela?

 
a)  Um circo                                                                        
b) Uma menina pulando corda
c)  O cachorro no poste                                                      
d) Um monte de lixo
 5.            Qual pode ter sido a sensação do velhinho ao perceber o que realmente poderia ver através da janela?

a)  Revolta                                                                                 
b) Decepção
c)  Desolação                                                                            
d) Tristeza
 
Estudo da língua:

 
1.    Assinale a alternativa em que todas as palavras foram formadas pelo processo de sufixação.

 
a)  Incapaz, empalhar, boiada                                      
b) Amaciar, pedrada, doceria
c)  Realizar, felizmente, achatamento                          
d) Infelizmente, avermelhar, inútil
 

2.    Assinale a alternativa que caracteriza o processo de formação das palavras abaixo:

 

FEROCIDADE – CIDADANIA – INTERURBANO – EMPALIDECER

 

a)    Sufixação, prefixação, prefixação, parassintética

b)    Prefixação, sufixação, parassintética, sufixação

c)    Prefixação, sufixação, prefixação, parassintética

d)    Parassintética, prefixação, sufixação, parassintética

 
3.    Forme adjetivos acrescentando sufixos.

 
a)    Chuva

b)    Céu

c)    Mar

d)    Areia

e)    Fruta

 

4.    Forme verbos usando sufixos.

 

a)    Amarelo

b)    Indução

c)    Canto

d)    Cor

e)    Síntese

 

 

5.    Assinale a alternativa que corresponde aos elementos que formam as palavras abaixo.

 

 

PASSAR      -     INH     -     O      -     S

 
 
a)    Prefixo, radical, desinência nominal de gênero, desinência verbal de número

b)    Radical, sufixo, desinência nominal de gênero, desinência nominal de número

c)    Radical, sufixo, vogal temática, desinência nominal de número

d)    Prefixo, radical, vogal temática, desinência verbal de número
 
http://profjosi-lp.blogspot.com.br/2013/01/atividades-7-ano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário