Atividades - 7º ano
Dois
velhinhos
Dalton Trevisan
Dois inválidos, bem velhinhos, esquecidos
numa cela de asilo.
Ao lado da janela, retorcendo os aleijões e
esticando a cabeça, apenas um consegue espiar lá fora.
Junto à porta, no fundo da cama, para o outro é a parede úmida, o crucifixo negro, as moscas no fio de luz.
Com inveja, pergunta o que acontece. Deslumbrado, anuncia o primeiro.
Junto à porta, no fundo da cama, para o outro é a parede úmida, o crucifixo negro, as moscas no fio de luz.
Com inveja, pergunta o que acontece. Deslumbrado, anuncia o primeiro.
- Um cachorro ergue a perninha no poste.
Mais tarde:
- Uma menina de vestido branco pulando corda.
Ou ainda:
- Agora é um enterro de luxo.
Sem nada ver, o amigo remorde-se no seu
canto.
O mais velho acaba morrendo, para a alegria
do segundo, instalado afinal debaixo da janela.
Não dorme, antegozando a manhã. O outro,
maldito, lhe roubara todo esse tempo o circo mágico do cachorro, da menina, do
enterro de rico.
Cochila um instante – é dia. Senta-se na
cama. Com dores espicha o pescoço: no beco, muros em ruína, um monte de lixo.
Estudo do texto:
1.
Que imagens o velhinho que está na janela descreve ao
outro velhinho?
a) Um cachorro, uma
menina, um monte de lixo.
b)
Uma parede, um crucifixo, um enterro.
c) Um cachorro, uma
menina, um enterro.
d) Uma janela, um cachorro, uma menina.
2.
Por que o velhinho que está no canto da parede não
consegue ver a paisagem também?
a) Porque é aleijado
b)
Porque o outro não deixa
c) Porque é invejoso
d) Porque não se interessa
d) Porque não se interessa
3.
Qual a intenção do velhinho ao descrever aquelas cenas
para o outro?
a) Enganá-lo
b) Entretê-lo
c) Causar inveja
d) Causar raiva
4.
O que o segundo velhinho consegue, finalmente, visualizar
pela janela?
a) Um circo
b) Uma menina pulando corda
c) O cachorro no poste
d) Um monte de lixo
b) Uma menina pulando corda
c) O cachorro no poste
d) Um monte de lixo
5.
Qual pode ter sido a sensação do velhinho ao perceber o
que realmente poderia ver através da janela?
a) Revolta
b) Decepção
c) Desolação
d) Tristeza
d) Tristeza
Estudo da língua:
1. Assinale a
alternativa em que todas as palavras foram formadas pelo processo de sufixação.
a) Incapaz, empalhar,
boiada
b) Amaciar, pedrada, doceria
c) Realizar, felizmente, achatamento
d) Infelizmente, avermelhar, inútil
b) Amaciar, pedrada, doceria
c) Realizar, felizmente, achatamento
d) Infelizmente, avermelhar, inútil
2. Assinale a
alternativa que caracteriza o processo de formação das palavras abaixo:
FEROCIDADE –
CIDADANIA – INTERURBANO – EMPALIDECER
a) Sufixação,
prefixação, prefixação, parassintética
b) Prefixação,
sufixação, parassintética, sufixação
c) Prefixação,
sufixação, prefixação, parassintética
d) Parassintética,
prefixação, sufixação, parassintética
3. Forme adjetivos
acrescentando sufixos.
a) Chuva
b) Céu
c) Mar
d) Areia
e) Fruta
4. Forme verbos usando
sufixos.
a) Amarelo
b) Indução
c) Canto
d) Cor
e) Síntese
5. Assinale a
alternativa que corresponde aos elementos que formam as palavras abaixo.
PASSAR -
INH - O
- S
|
a) Prefixo, radical,
desinência nominal de gênero, desinência verbal de número
b) Radical, sufixo, desinência
nominal de gênero, desinência nominal de número
c) Radical, sufixo,
vogal temática, desinência nominal de número
d) Prefixo, radical, vogal temática, desinência verbal de número
http://profjosi-lp.blogspot.com.br/2013/01/atividades-7-ano.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário