A General Motors Corportation anunciou seus planos de investir US$ 5 bilhões de dólares para desenvolver na China, em parceria com a SAIC - Shanghai Automotive Industry Corporation -, uma nova família de carros compactos para serem vendidos no Brasil, Índia, China e México, a partir de 2019, e sucederão o Onix e Prisma no Brasil e o Aveo em outros mercados. Tais modelos não serão vendidos na Europa e nos EUA.
O objetivo com o novo projeto é ter modelos específicos para mercados emergentes, fabricados em grande escola, em parceria com chinesa SAIC, para venda em mercados de grande crescimento.
A nova estratégia da GM coloca em cheque os atuais modelos compactos da empresa, o Chevrolet Aveo e o Onix, que são construídos com bases mecânicas distintas, e projetados pelas operações coreana (Aveo) e europeia/brasileira (Onix) da montadora.
Assim, a próxima geração desses modelos - Onix e Aveo - serão projetados na China e compartilharão componentes, e serão vendidos nos mercados emergentes, a uma taxa de 2 milhões de unidades/ano. A GM gere atualmente um total de 26 arquiteturas diferentes de veículos. Em 2025, a GM quer apenas quatro.
Os novos veículos de baixo custo para mercados emergentes da GM vão competir com correspondentes da Renault-Nissan, Volkswagen AG e outros.
A GM, porém, rejeita o rótulo "baixo custo" dos novos Chevrolet, visto que tais modelos terão recursos como conectividade de dados, baixas emissões e tecnologias de segurança.
Fonte: Reuters / Fotos: Chevrolet Sail - Projeto conjunto GM-SAIC
Nenhum comentário:
Postar um comentário