Vocês devem se lembrar de que já postamos uma matéria falando sobre a gagueira, não é mesmo?
Nela falamos sobre os sintomas, as causas e tratamento desse problema que atinge 1% da população mundial. Agora vamos falar sobre curiosidades interessantes acerca desse problema.
Confira a seguir:
Por que as pessoas que gaguejam geralmente não o fazem quando cantam, sussurram ou interpretam?
Por que quando cantamos, sussurramos, interpretamos ou até falamos em um microfone a parte do cérebro que controla essas ações não é a mesma de quando falamos automaticamente.
A fala é processada através de dois sistemas pré-motores, o sistema pré-motor medial (responsável pela fala espontânea) e o sistema pré-motor lateral (responsável pela fala não-espontânea como cantar, ler sozinho, interpretar, etc).
Como dissemos anteriormente as pessoas que gaguejam possuem lesão no sistema pré-motor medial, por isso gaguejam quando falam, já seu sistema pré-motor lateral é normal, sendo assim quando canta, interpreta, sussurra ou lê sozinha, o faz normalmente.
Outra explicação tem base psicológica e diz que durante essas ações a pessoa se sente mais relaxada, respira com mais frequência e pode falar pausadamente, isso ajuda a diminuir a ansiedade e assim as chances de gaguejar são menores.
A gagueira é psicológica?
Não, ela pode ser causada por uma lesão no sistema pré-motor medial que se encontra no cérebro ou geneticamente.
Muita gente pensa que a gagueira tem origem psicológica devido ao fato de situações de stress e ansiedade influenciarem a frequência com que a pessoa gagueja.
Como por exemplo, conversar com alguém que não se está acostumado, apresentar um trabalho, dar uma palestra entre outros.
Nessas situações geralmente as pessoas certas horas tem dúvidas do que dizer e quando isso acontece o cérebro envia uma mensagem para o corpo se movimentar menos (isso é conhecido como resposta de congelamento, a qual faz com que o corpo diminua sua atividade incluindo diminuição dos batimentos cardíacos, pressão arterial e movimentos da fala), até que a pessoa decida o que fazer, isso acontece normalmente com todas as pessoas. Mas em pessoas que gaguejam essa situação pode piorar a gagueira.
As pessoas que gaguejam são menos inteligentes?
A gagueira não influi na inteligência, ainda mais porque a parte afetada do cérebro não está relacionada com o raciocínio.
O que acontece é que pessoas que gaguejam são mais tímidas, retraídas e tendem a não expressar sua opinião com medo de gaguejar na frente dos outros, por isso são tidas como menos inteligentes.
E muitas vezes isso se prova o contrário, pois as pessoas que gaguejam se esforçam para trocar as palavras que tem dificuldade e falar de outra forma o que estavam pensando para que a probabilidade de gaguejar seja menor, isso faz com que elas trabalhem o raciocínio rápido e o vocabulário, desenvolvendo-os melhor.
Basta conversar com uma pessoa que gagueja e verá como ela fala as palavras de forma correta, usando um vocabulário até mais rico do que outras pessoas.
A gagueira tem maior incidência em certo tipo ou classe de pessoas?
Esse problema nada tem a ver com a classe social, etnia ou condições físicas de uma pessoa. Ele pode aparecer em qualquer tipo de pessoa, pois sua causa não é psicológica e muito menos devido a uma doença.
É possível deixar de gaguejar se esforçar-se para isso?
Na verdade, o tratamento da gagueira pode ajudar e muito a pessoa a gaguejar menos e a falar quase normalmente. Mas como a gagueira é involuntária, então não tem como se curar totalmente.
O segredo é não se preocupar muito com isso e dar o seu melhor, sem se preocupar se falará perfeitamente ou não, o importante é dar seguimento ao tratamento e desenvolver a confiança em si mesmo.
A gagueira influi na personalidade da pessoa?
Bem, geralmente as pessoas que gaguejam são mais retraídas, mas isso pode ser trabalhado, basta que sejam incentivadas para adquirirem confiança.
A timidez e a ansiedade são na verdade consequências da gagueira, mas elas podem ser trabalhadas através de um bom acompanhamento psicológico.
Problemas como timidez, ansiedade e dificuldade em se relacionar-se com outras pessoas não existiriam caso eu não gaguejasse?
Muitas pessoas que gaguejam tendem a pensar que a gagueira é a causa de todos os seus problemas sociais.
Eu também já cheguei a pensar isso, pensava que se não gaguejasse minha vida seria melhor e todos os problemas acabariam.
Mas na verdade não é nada disso, a gagueira não pode limitar sua vida, se você não a tivesse não seria uma pessoa completamente diferente, apenas não gaguejaria, mas poderia ter outros problemas, ou pelo menos prestar mais atenção a eles.
As pessoas tem a tendência de colocar a culpa de suas más realizações em alguma dificuldade que possuem, mas isso é apenas uma desculpa para não se esforçarem e lutarem por seus sonhos.
Ao invés de reclamar se lamentar, por que não se empenha em se superar?
Se você deseja falar bem em público não é a gagueira que vai impedi-lo, basta praticar, se quer fazer uma entrevista de emprego, faça, não tenha medo de gaguejar. Não deixe que um problema que pode ser contornado limite sua vida.
Confie em Deus e em si mesmo, assim você verá como as coisas melhorarão.
Veja também:
Gostou da matéria? Tem algo a acrescentar ou comentar? Fique à vontade, ficaremos felizes em saber sua opinião^^
No próximo post sobre gagueira, falaremos de algumas dicas bem legais de como lidar com a gagueira. Aguardem.
Caso tenham encontrado algum erro entrem em contato conosco, nos ajudem a tornar o blog o melhor possível para vocês^^
Fonte - Instituto Brasileiro de Fluência
Nenhum comentário:
Postar um comentário