Com certeza você já deve ter tido curiosidade de saber como funciona um formigueiro, não é mesmo?
Afinal nós só conseguimos ver sua porta de entrada e saída, um pequeno orifício que se assemelha a um vulcãozinho de terra em miniatura. Mas você já imaginou como é lá dentro? E como as formigas se portam entre si?
É o que você vai descobrir através das curiosidades a seguir:
O que são formigueiros?
São os ninhos das formigas, nos quais elas se organizam e vivem.
Como são os formigueiros?
Os formigueiros são como uma grande cidade subterrânea, formada por câmaras interligadas por galerias e túneis. Um sistema bem complexo e desenvolvido.
As câmaras de um formigueiro são usadas de diversas formas, como berçário, despensa de comida, depósito de lixo e lugar de descanso para as formigas operárias.
Quanto à sua organização os ninhos podem ser classificados de duas formas, monodômico ou polidômico.
Monodômico – é quando o grupo se instala completamente em um único ninho.
Polidômico – é quando o grupo se instala em vários ninhos que são conectados entre si. Às vezes é possível ver separação entre a rainha e os demais membros do grupo, sendo que ela se localiza em um determinado lugar e as operárias e crias em outro.
Uma colônia pode viver por um longo tempo no formigueiro, o qual as formigas constroem escavando a terra. Por sua organização os ninhos se tornam atraentes a outras espécies de formigas, sendo assim é comum haver competição entre diferentes grupos de formigas.
O maior e mais velho formigueiro já encontrado tem cerca de 6 mil quilômetro de extensão, se estendendo de Portugal à Itália. Segundo pesquisadores é possível que ele seja habitado por bilhões de formigas da espécie Linepithema humile.
Onde as formigas costumam fazer ninho?
Elas podem fazer em qualquer lugar, não só na terra. Como muitos devem ter percebido, é comum vermos formigas nas casas, pois é, isso pelo fato delas poderem fazer ninhos sob azulejos e pisos, batentes, móveis ou aparelhos eletrodomésticos. Além disso, na natureza elas também podem fazer ninhos no interior de troncos de árvores.
Como funciona a hierarquia de um formigueiro?
As formigas são divididas em castas, as quais cada uma determinada segundo sua tarefa. Entre elas temos a rainha, classe trabalhadora e machos.
Rainha – é a maior formiga da colônia, tendo cerca de 5 mm, ela tem como papel principal colocar ovos, que originarão novos súditos.
Além disso, ela libera hormônios que orientam as tarefas de cada formiga.
Pode haver mais de uma rainha nos ninhos, sendo que as candidatas a rainha, são as fêmeas aladas. Elas copulam com os machos no voo do acasalamento.
Cena de um vídeo gravado em que uma rainha é copulada por diversos machos e ao mesmo tempo atacada por uma faminta aranha, tenso, não?
No entanto somente 0,05% delas consegue manter um formigueiro até atingir a maturidade para produzir novos descendentes, pois durante o acasalamento elas ficam vulneráveis a predadores e também durante a escavação do novo ninho.
Classe Trabalhadora – é formada pela maioria dos indivíduos da colônia, as famosas formigas operárias, elas são fêmeas estéreis e não possuem asas.
As operárias se dividem em grupos, de acordo com sua função, entre eles as escavadoras que tem 2 mm de comprimento e são responsáveis por trazer pedaços de folhas para a colônia, as formigas soldados que medem 3 mm e tem como papel defender a colônia de outros insetos, guardando a entrada do formigueiro sem descanso.
Essas formigas geralmente têm as peças bucais extremamente grandes e fortes, sendo capazes de predar animais maiores que elas.
As operárias-generalistas, que têm cerca de 1,5 mm e tem como função cuidar dos ovos da rainha e limpar o ninho.
Essas formigas também alimentam as larvas, através de um processo chamado trofalaxia, em que ela regurgita alimentos na boca das larvas, os quais são ingeridos e digeridos por elas.
Também há as formigas jardineiras que são as menores do grupo, tendo 1 mm de comprimento, elas quase nunca saem do formigueiro e tem como função cuidar dos jardins de fungos.
Esses locais são onde as formigas armazenam as folhas, ao contrário do que muitos pensam as formigas não se alimentam de folhas, o que elas fazem é triturá-las, para que elas sirvam como matéria-prima para a proliferação de fungos, que são o principal alimento das formigas.
Curiosidade: O que determina se uma formiga vai ser operária ou fêmea alada é a quantidade de comida que ela recebe em sua fase larval, sendo que as operárias recebem uma alimentação normal, enquanto que as aladas recebem uma superalimentação.
Machos – eles possuem cerca de 3 mm, são alados e sua única função é acasalar com as futuras rainhas.
Os machos só aparecem na época de reprodução que geralmente ocorre entre setembro e dezembro, nessa época é possível ver milhares de machos e fêmeas acasalando, mas após passada essa época, eles não são mais aceitos no ninho, e assim acabam morrendo.
Observações:
Todas as fêmeas proveem de ovos fecundados, enquanto que os machos de ovos não fecundados.
Geralmente em qualquer momento do dia ou da noite cerca de 30% a 40% das formigas em atividade, quanto ao restante eles permanecem em repouso, mas caso seja necessário entram em ação.
As formigas se revezam em turnos, sendo que algumas trabalham durante o dia e outras durante a noite. Além disso, as operárias costumam tirar cochilos, geralmente durante a digestão. Saiba mais sobre isso no nosso post - As Formigas Dormem?
Veja também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário