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quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Exercícios sobre crase

Exercícios sobre crase

Atividade com crase
1) Reescreva as frases substituindo a palavra destacada pela palavra indicada. Atenção para a crase antes do feminino. Veja os exemplos.
Rosa foi ao baile. (Preposição a +artigo o = ao).
Rosa foi à festa. (preposição a + artigo a =à).

a) Fomos ao baile de formatura de meu irmão. (festa)
____________________________________
b)Eu sempre vou ao shopping aos sábados. (feira)(sextas-feiras)
______________________________________
c) Toda ginástica faz bem ao corpo.(mente)
________________________________________
d) Dei um presente ao vovô. (vovó)
______________________________________
2) Leia as frases e explique por que a crase não foi usada.
a.Gosto de ir ao parque a pé.

b. O pintor ofereceu a ela um belo quadro.

c. Nada tenho a declarar sobre o acidente.

d. Vou fazer uma surpresa a essa menina.

3. Complete as frases abaixo com a ou à. Veja os exemplos.
Nas férias nós viajaremos a Paris e à Inglaterra.
(Voltamos de Paris. Voltamos da Inglaterra.)

Foi à França. Voltou da Franca.
Vou à...
Volto da...
Crase ha!
Vou a Porto Alegre.
Volto de Porto Alegre.
Vou a...
Volto de...
Crase? Para que?

a.Você já foi ... ... Bahia?
b) Iremos .......Itália e depois . . . . . . Portugal.
C) Nunca fui . . . . . . Argentina.
d) Meu irmão sempre vai . . . . . . Espanha.
e) Eles nunca foram ... ... ..Florianópolis.
f) Foi emocionante a viagem do homem ....... Lua!
g)Algum astronauta já foi ...... Marte?
h) Você gostaria de ir . . . . . . Belém?
i)Prometo que este ano vou ... ... Bolívia.
j) Nas próximas ferias, vou com minha família... ... Curitiba.






4. Use a crase onde for necessário. Em cada caso, explique por que a crase e usada ou não.
a) ___ noite, gosto de andar ___ pé pela cidade. ( expressão feminina / expressão masculina)
b) Essas casas comerciais abrem___ 8 horas e fecham ___18 horas. (antes do número que indica hora)
b) O assunto interessa só___ ela e não diz respeito__ nós. (antes de pronome pessoal)
d) Fiz como me disse: virei ____direita, depois____ esquerda, mas não
encontrei sua casa! (expressões com palavras femininas)

5) Leia e complete com a - as ou à - às.
a) Fechamos para almoço. Reabrimos ____ 13 horas.
b) Aberto de segunda . . ......sábado, das 11......15 horas.
c) Passeio ...... cavalo RS 5.00
d) Desça da bicicleta. Siga ...... pé.

Respostas da 1ª , 2ª, 3ª, 4ªe 5ª questão:
1. a. Fomos à festa de formatura de meu irmão.
b.Eu sempre vou à feira às sextas-feiras;
c.Toda ginástica faz bem à mente
d.Dei um presente à vovó.
2.
a. Não se usa crase antes de substantivos masculinos.
b. Não se usa crase antes de pronomes pessoais
c. Não se usa crase antes de verbos no infinitivo.
d. Não se usa crase antes do pronome demonstrativo essa.

3.
a. à; b.à e a; c.à; d.à; e.a; f.à; g.a; h.a; i.à; j.a.
4.
letra: a)à e a; b)às e às; c)a e a; d)à e à;

5. a)às; b)a e às; c)a; d)a.

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Exercícios sobre crase -- Coloque o acento grave indicativo da crase quando julgar necessário:

Exercícios sobre crase -- 

Coloque o acento grave indicativo da crase quando julgar necessário:
 1- Todos ficaram tensos quando os rivais ficaram cara a cara.
2- A enfermeira entregou a receita a médica e entregou a paciente as instruções devidas.
3- A nova funcionária estava disposta a colaborar com a chefe e obedeceu as ordens, viajando a serviço.
4- Os fiéis fizeram alusão a Sua Santidade e rezaram fervorosamente.
5- Ele disse a noiva que o esperasse as 19h a porta do cinema.
6- Fui a casa da minha amiga para assistir a novela.
7- Os peregrinos foram a Israel.
8- Voltei a escola para entregar o trabalho a professora, mas não cheguei a tempo de encontrá-la, então entreguei a alguém da secretaria.
9- Muitos foram a África assistir aos jogos da Copa.
10- A tripulação chegou exausta a terra.
11- A noiva chegou desanimada a terra da sogra.
12- Fui a casa pegar as fotos que lá havia deixado.
13- Fui a casa do meu namorado pegar as fotos que lá havia deixado.
14- Fomos encaminhados a seção de cadastro.
15- Fomos encaminhados a diversas seções.
16- A maior parte da dívida é atribuída a má gestão do governo.
17- Nunca se habituou aquela nova vida.
18- Vimos aquela jogadora discutindo com o novo técnico.
19- O marido disse a esposa que estava a beira de um ataque de nervos, pois gostava de tudo as claras.
20- Dizem que as claras são mais saudáveis que as gemas.
21- Ela adora dançar, mas nunca fora a gafieiras.
22- O professor mostrou a todos a importância da leitura.
23- Assistimos a novela as 19h e depois a um maravilhoso filme.
24- A aula de dança será das 19h as 20h.
25- No feriado, as lojas ficaram abertas de 8h as 11h.
26- Aquele casalzinho apaixonado namora de domingo a sexta.
27- O torneio vai da próxima segunda a próxima sexta.
28- Leio de cinco a dez páginas por dia.
29- Leia da página 5 a 10.
30- Embora seja um excelente advogado, seu escritório vive as moscas.
31- São repugnantes as baratas.
32- Renato sempre viveu a custa da mulher, e Paula vive a sombra do marido.
33- Mãe, não fique preocupada, pois só chegaremos a noite.
34- A noite está maravilhosa com essas estrelas iluminando nossos pensamentos.
35- Os cantores ficavam ansiosos a medida que a plateia chegava.
36- Foi submetida a uma prova decisiva.
37- Comecei a correr quando vi aquela barata a voar pela sala.
38- A funcionária enviei as duplicatas.
39- Não dei a você a chance que merecia.
40- Não nos referimos a este diretor, e sim aquele.
41- Durante a palestra, os alunos saíram e foram a sala de leitura.
42- Este trabalho não compete a ela.
43- Ele está aprendendo a dançar e já está dando uns passos a Michael Jackson.
44- Fomos ao restaurante e pedimos arroz a grega com um bom vinho e começamos a relembrar o passado.
45- Em relação a isso, prefiro nada comentar.
Gabarito:
2- à médica; à paciente
3- às ordens
5- à noiva; às 19h; à porta
6- à casa; à novela
8- à escola; à professora
9- à África
11- à terra da sogra
13- à casa do meu namorado
14- à seção
16- à má
17- àquela
19- à esposa; à beira de; às claras
23- à novela; às 19h
24- das 19h às 20h
27- da próxima segunda à próxima sexta
29- 5 à 10
30- às moscas
32- à custa da; à sombra do
33- à noite
35- à medida que
38- À funcionária
40- àquele
41- à sala de leitura
43- à Michael Jackson
44- à grega
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Exercícios sobre formação das palavras- 9º ano

Exercícios sobre formação das palavras- 9º ano

Exercícios – Formação de Palavras

01. Correlacione:
1. Composição por Justaposição
2. Composição por Aglutinação

01. (  ) pau-de-arara
02. (  ) planalto
03. (  ) arco-íris
04. (  ) vaivém
05. (  ) mestre-sala
06. (  ) vinagre
07. (  ) couve-flor
08. (  ) passatempo
09. (  ) auriverde
10. (  ) pernalta
11. (  ) guarda-marinha
12. (  ) pernilongo
13. (  ) pontapé
14. (  ) caneta-tinteiro
15. (  ) agrícola

02. Correlacione as derivações, sendo:
1. Prefixal
2. Sufixal
3. Prefixal e Sufixal
4. Parassintética

01. (  ) transpor
02. (  ) sufixal
03. (  ) endurecer
04. (  ) malandragem
05. (  ) bilabial
06. (  ) entardecer
07. (  ) estupidez
08. (  ) abster
09. (  ) adjunto
10. (  ) tristeza
11. (  ) fervoroso
12. (  ) enforcar
13. (  ) deslealdade
14. (  ) romano
15. (  ) desigualdade

03. Correlacione:
1. Regressão ou Derivação Regressiva
2. Conversão ou Derivação Imprópria
3. Reduplicação
4. Abreviação
5. Hibridismo

01. (  ) grito
02. (  ) pneu
03. (  ) sociologia
04. (  ) o não
05. (  ) dança
06. (  ) goiabeira
07. (  ) combate
08. (  ) Vavá
09. (  ) bicicleta
10. (  ) canto
11. (  ) o como
12. (  ) tico-tico
13. (  ) foto
14. (  ) Flu
15. (  ) automóvel

GABARITO – Exercício nº 01
1. (1)
2. (2)
3. (1)
4. (1)
5. (1)
6. (2)
7. (1)
8. (1)
9. (2)
10. (2)
11. (1)
12. (2)
13. (1)
14. (1)
15. (2)


GABARITO – Exercício nº 02
1. (1)
2. (3)
3. (4)
4. (2)
5. (4)
6. (4)
7. (2)
8. (1)
9. (1)
10. (2)
11. (2)
12. (4)
13. (3)
14. (2)
15. (3)


GABARITO – Exercício nº 03
1. (1)
2. (4)
3. (5)
4. (2)
5. (1)
6. (5)
7. (1)
8. (3)
9. (5)
10. (1)
11. (2)
12. (3)
13. (4)
14. (4)
15. (5)


Exercícios de Formação de Palavras II

1. O sufixo destacado em “organizador” tem o mesmo valor semântico que o presente em:
a) confidência;
b) outonal;
c) pedinte;
d) refeitório;
e) brasileiro

2. A alternativa em que todos os sufixos têm, fundamentalmente, o mesmo valor que o sufixo presente no substantivo percursionista é:
a) barbeiro, bancário, cantor;
b) estudante, formigueiro, vestiário;
c) jogador, noticiário, pedinte.
d) cinzeiro, poetastro, colaborador;
e) operário, fazendeiro, budismo;

3. Assinale a série de vocábulos em que todos os sufixos exprimem noção de qualidade:
a) sensibilidade – delicadeza – docemente
b) decoração – bronzeado – selvagem
c) franqueza – doçura – ferocidade
d) sentimento – rapidamente – majestosa
e) dourado – vegetação – beleza

4. Assinale o vocábulo cujo prefixo é semanticamente diferente do de “intocável”:
a) afônico
b) ilegal
c) desconfortável
d) anônimo
e)imigrante

5. Aponte a opção em que aparece o mesmo prefixo existente na palavra “impunidade”, tendo ele o mesmo significado:
a) inevitável
b) invadindo
c) influência
d) inicialmente
e) incluindo

6. Numero a coluna da direita, relacionando-a com a da esquerda, pelo significado do prefixo. A seguir, assinale a resposta correta:
1) desesperança   (  ) repetição
2) contramarcha  (   ) oposição
3) redobra            (   ) privação, negação
4) influir               (   ) passar além de
5) translúcido      (   ) movimento para dentro

a) 3-5-2-1-4
b) 2-3-4-5-1
c) 3-2-1-5-4
d) 4-3-2-1-5
e) 5-4-3-1-2

7. Assinale a opção em que os prefixos têm o mesmo significado:
a) contradizer – antídoto
b) desfolhar – epiderme
c) decapitar – homicídio
d) supercílio – acéfalo
e) semimorto – perianto.

8. Assinale o par de vocábulos cujos sufixos apresentam valor semântico idêntico ao dos sufixos de “empreendedor” e “riqueza”, respectivamente.
a) estudante / ancaradouro
b) dormitório / inabilidade
c) brasileiro / folhagem
d) professor / artista
e) faxineiro / doçura

9. Considerando o valor dos sufixos, assinale o par de vocábulos que guardam entre si a mesma relação semântica existente entre “elaborar” /  “elaboração”.
a) criar / criativo.
b) navegar / navegante
c) lavar/ lavatório
d) cobrar / cobrança
e) quebrar / quebradiço

10. Assinale a opção em que se caracterizou erroneamente o elemento mórfico em destaque.
a) Ameaçam – M – desinência número-pessoal
b) Seja – A – desinência modo-temporal
c) Maneira – A – desinência de gênero.
d) Informe – IN – prefixo.
e) Pode – E – vogal temática.

11. Assinale o vocábulo cujo elemento mórfico destacado não corresponde à classificação do “a” de “pequena”.
a) perfumados
b) violenta
c) louca
d) criança
e) formosa

12. Na palavra “espantoso”, o sufixo OSO acrescenta ao radical o valor semântica de aquilo que prova ou produz. Assinale a palavra cujo sufixo tem este mesmo significado:
a) apetitoso
b) medroso
c) venenoso
d) vaidoso
e) gostoso

13.  Assinalar a alternativa que registro a palavra que tem sufixo formador de advérbio:
a) Desesperança
b) Pessimismo
c) Empobrecimento
d) Extremamente
e) Sociedade

14. Assinalar a alternativa em que a primeira palavra apresenta sufixo formador de advérbio e, a segunda, sufixo formador de substantivo:
a) Perfeitamente – varrendo
b) Provavelmente – erro
c) Lentamente – explicação
d) Atrevimento – ignorância
e) Proveniente – furtado

15. Assinale a opção em que há erro na identificação do processo de formação de palavra em destaque:
a) semeador – derivação sufixal
b) inimiga – derivação prefixal
c) funerária – hibridismo
d) enterro – derivação regressiva
e) turma-moenda – composição por justaposição

16. Dentre as palavras abaixo, assinale a única que destoa das demais quanto ao seu processo de formação:

a) dose
b) força
c) marca
d) alegria
e) sonho

GABARITO

1. C
2. A
3. C
4. E
5. A
6. C
7. A
8. E
9. D
10. C
11. D
12. A
13. D
14. C
15. C
16. D

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O Toco de Lápis

 O Toco de Lápis

Lá, num fundo de gaveta, dois lápis estavam juntos.
Um era novo, bonito, com ponta muito bem feita. Mas o outro – coitadinho! – era triste de se ver. Sua ponta era rombuda, dele só restava um toco, de tanto ser apontado.
O grandão, novinho em folha, olhou para a triste figura do companheiro e chamou:
– Ô, baixinho! Você, aí embaixo! Está me ouvindo?
– Não precisa gritar – respondeu o toco de lápis. – Eu não sou surdo!
– Não é surdo? Ah, ah, ah! Pensei que alguém já tivesse até cortado as suas orelhas, de tanto apontar sua cabeça!
O toquinho de lápis suspirou:
– É mesmo... Até já perdi a conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o apontador...
O lápis novo continuou com a gozação:
– Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo, novinho em folha!
– Estou vendo, estou vendo... Mas, me diga uma coisa: Você sabe o que é uma poesia?
– Poesia? Que negócio é esse?
– Sabe o que é uma carta de amor?
– Amor? Carta? Você ficou louco, toquinho de lápis?
– Fiquei tudo! Louco, alegre, triste, apaixonado! Velho e gasto também. Se assim fiquei, foi porque muito vivi. Fiquei tudo aquilo que aprendi de tanto escrever durante toda a vida. Romance, conto, poesia, narrativa, descrição, composição, teatro, crônica, aventura, tudo! Ah, valeu a pena ter vivido tanto, ter escrito tanta coisa, mesmo tendo de acabar assim, apenas um toco de lápis. E você, lápis novinho em folha: o que é que você aprendeu?
O grandão, que era um lindo lápis preto, ficou vermelho de vergonha...


                          Pedro Bandeira


                        Estudando o texto
1) Leia a frase abaixo:
 “Sua ponta era rombuda, dela só restava um toco”
Esta frase quer dizer que o lápis era:
a) ( )   fino
b) ( )  pequeno
c) ( )  grande
2)  Os dois lápis estavam:
       a) ( ) no estojo
       b) ( ) na gaveta
       c) ( ) na mochila
3) De acordo com o texto, o grandão novinho em folha, se refere ao:
      a) ( ) lápis sem ponta
      b) ( )lápis pequeno
      c) ( ) lápis novo
4) Leia o trecho:
“Até perdi a conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o apontador.”
A expressão em destaque quer dizer que:
        a) ( ) brigar com o apontador
        b) ( ) quebrar o apontador
        c) ( ) ser apontado várias vezes
       5) Leia a frase:
“O lápis novo continuou a gozação.”
A palavra em destaque pode ser substituída por;
         a) ( ) elogio
         b) ( ) zombaria
         c) ( )diálogo
6) Leia o trecho onde o lápis grande fala a seguinte frase:
“ _ Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo, novinho em folha!”
 O lápis novo, revela uma atitude:
a)  ( ) simpática
         b) ( ) delicada
b)  ( )arrogante

        7) Leia o trecho:
“ Se assim fiquei, foi porque muito vivi.”
O personagem do texto retratado nesta frase é:

a)  ( ) O lápis novo e bonito.
b)  ( )  O lápis de pouco uso.
c)  ( ) O lápis velho e gasto de tanto escrever.

8) Leia o trecho: “Você ficou louco toquinho de lápis?”
 No texto, a frase acima indica:
a) ( )   perder a consciência.
b) ( )    ficar nervoso
c) ( )   ficar contente
 9) O toquinho de lápis, revelou uma condição de:
a)  ( ) tristeza
b)  ( ) insatisfação
             c) ( ) alegria e experiência
10) Por que o lápis grandão, novinho em folha  ficou com vergonha?
a)  ( ) Porque foi desmascarado
b)  ( ) Porque era grandão demais
c)  ( ) Porque percebeu que nada aprendeu.

11) O texto que você acabou de ler nos passa uma mensagem muito bonita. Qual das alternativas abaixo define essa mensagem?
a) ( ) O texto mostra que devemos ter respeito pelos mais velhos, pois eles já viveram várias experiências e possuem grande sabedoria.
b) ( ) O texto mostra que os jovens são donos do conhecimento, por isso os mais velhos devem seguir o exemplos deles.
c) ( ) O texto mostra que devemos ter respeito pelos mais novos, pois eles já viveram várias experiências e possuem grande sabedoria.
12) Qual é o melhor sentido de “lápis novinho em folha”: lápis que já foi apontado diversas vezes ou lápis que nunca foi utilizado?
a) ( ) Lapis com a ponta fina. 
b) ( ) Lápis que nunca foi utilizado.
c) ( ) Lápis que já foi utilizado.
13) Releia o trecho do texto:
“_ Não é surdo? Ah, Ah, Ah!”? Pensei que alguém já tivesse até cortado as suas orelhas, de tanto apontar sua cabeça!”
O que representa a expressão? Ah, Ah, Ah!”?
a) ( ) A expressão representa o som de uma risada. No caso, representa a gozação do lápis velho.
b) ( ) A expressão representa o som de uma risada. No caso, representa a satisfação do lápis velho.
c) ( ) A expressão representa o som de uma risada. No caso, representa a gozação do lápis novo.
14) Observe novamente o trecho a seguir.
“_ Fiquei tudoLouco, alegre, triste, apaixonadoVelho e gasto também.” 
As palavras destacadas nesse trecho representa:
a) (   )  objetos que o lápis possui.
b) (   ) qualidades que expressam sensações, experiência e o estado em que ele se encontra.
c) (   ) apenas sentimentos de inferioridade.
        Respostas pessoais
15)  Você concorda com a forma do lápis novo tratar o mais velho? Por quê?

16) O lápis mais novo imagina que o mais velho está morrendo de inveja dele. Será que ele tem razão? Por que?

17) No início do diálogo, o lápis novo demonstra toda a sua arrogância, mas, ao ouvir o mais velho, percebeu que não sabe nada ainda e sente vergonha de ter tratado o outro com desprezo. Você já viu um caso parecido com este? Justifique.

18) É verdade que o lápis mais velho, sente tristeza ao ver que o lápis jovem não tem sabedoria nem respeito pelos mais velhos? Justifique.

19) Em sua casa, há pessoas idosas? Quantas?

20) Qual o seu relacionamento com as pessoas mais velhas ?



Fonte: http://clairmazzutti.blogspot.com.br/2013/04/texto-e-interpretacao-6-ano.html
obs: adaptei a 14.