IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sexta-feira, 13 de março de 2015

Plaquinhas para Porta


Plaquinhas para Porta

Plaquinhas para Porta
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Este ano criei novas plaquinhas para as portas da escola.


♥ Materiais: EVA, botões decorados, olhos móveis, cola quente, régua, tesoura e estilete. Palavras: cartolina, impressora e contact.

♥ Como fazer: cortar a base (21 X 28 cm). Dica para ficar "reto", use um molde em cartolina e corte em volta. Não meça no EVA porque ele é irregular. Para cortar reto, eu uso estilete e régua.
As tiras (em cima e embaixo) têm 2 cm de largura.
A palavra foi impressa em cartolina e plastificada (pode usar Contact).
Dispor os bonecos e o texto ANTES de colar.


As imagens utilizadas para escrever o nome de cada sala
estão no meu álbum Picasa.


Veja os detalhes:
Clique nas imagens para ampliar.






















http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com.br/

Comemoração: Páscoa


Comemoração: Páscoa

VIVER A PÁSCOA
.............................

É ser capaz de mudar,
É partilhar a vida na esperança,
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento
É dizer sim ao amor e à vida,
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor
É ajudar mais gente a ser gente,
É viver em constante libertação,
É crer na vida que vence a morte."

♥♥♥

(Autor Desconhecido)

Desejo uma feliz páscoa a todos

Páscoa

Páscoa
~~~~~~~~~~
Visite as sugestões dos Baús









Riscos e Moldes


Páscoa


Páscoa

Sugestões de Páscoa
do
Baú de Ideias
♥♥♥♥♥♥♥♥


Veja as sugestões já postadas pelo índice:
Moldes de Páscoa:


Organizado por Ivanise Meyer®

Páscoa (painel)

Páscoa (painel)


Confeccionei este painel fazendo esse coelhos leitores:



Usei: EVA com textura, estampado e o liso. Tudo foi colado com cola quente, os contornos foram com caneta de retroprojetor. O painel é de TNT laranja.

Para conhecer esse "dia diferente" clique aqui.


Organizado por Ivanise Meyer

Festa Junina: Cantigas e Quadrilha






Cantigas
................................


1. Cai, Cai, Balão
Cai, cai, balão!
Cai, cai, balão!
Na rua do sabão
Não cai não! Não cai não! Não cai não!
Cai aqui na minha mão !
Cai, cai, balão!
Cai, cai, balão!
Aqui na minha mão
Não vou lá! Não vou lá! Não vou lá!
Tenho medo de apanhar !



♥♥♥

2. Capelinha de Melão



Capelinha de melão
É de São João
É de cravo, é de rosa
É de manjericão
São João está dormindo
Não acorda, não
Acordai, acordai! Acordai, João!

Para saber a explicação sobre o que é uma "capelinha de melão"


♥♥♥


3. Pula a Fogueira 
(de Getúlio Marinho e João B. Filho)


Pula a fogueira, Iaiá!
Pula a fogueira, Ioiô!
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira
Já queimou o meu amor!
Nesta noite de festança
Todos caem na dança
Alegrando o coração
Foguetes, cantos e troça
Na cidade e na roça
Em louvor a São João
Nesta noite de folguedo
Todos brincam sem medo
A soltar seu pistolão
Morena flor do sertão
Quero saber se tu és
Dona do meu coração.

♥♥♥

4. Sonho de Papel 
(música de Alberto Ribeiro)



E um balão vai subindo
Vem caindo a garoa
O céu é tão lindo
E a noite é tão boa!
São João! São João!
Acende a fogueira
No meu coração
Sonho de papel
A girar na imensidão
Soltei em teu louvor
Um sonho multicor
Ó meu São João!

♥♥♥

5. Chegou a hora da fogueira
(Lamartine Babo)



Chegou a hora da fogueira
É noite de São João
O céu fica todo iluminado
Fica o céu todo estrelado
Pintadinho de balão
Pensando no caboclo a noite inteira
Também fica uma fogueira
Dentro do meu coração
Quando eu era pequenino
De pé no chão
Eu cortava papel fino
Pra fazer balão
E o balão ia subindo
Para o azul da imensidão
Hoje em dia o meu destino
Não vive em paz
O balão de papel fino
Já não sobe mais
O balão da ilusão
Levou pedra e foi ao chão


♥♥♥




Quadrilha
................
Em quase todo o Brasil, a quadrilha é dançada por um número par de casais e a quantidade de participantes da dança é determinada pelo tamanho do espaço que se tem para dançar. A quadrilha é comandada por um marcador, que orienta os casais, usando palavras afrancesadas e portuguesas. Existem diversas marcações para uma quadrilha e, a cada ano, vão surgindo novos comandos, baseados nos acontecimentos nacionais e na criatividade dos grupos e marcadores.
A marcação apresentada a seguir é uma das mais tradicionais e simples.
Os comandos mais utilizados são (podem ocorrer variantes dependendo da região):
BALANCÊ (balancer) - Balançar o corpo no ritmo da música, marcando o passo, sem sair do lugar.E usado como um grito de incentivo e é repetido quase todas as vezes que termina um passo. Quando um comando é dado só para os cavalheiros, as damas permanecem no BALANCÊ. E vice-versa.
ANAVAN (en avant) - Avante, caminhar balançando os braços.
RETURNÊ (returner) - Voltar aos seus lugares.
TUR (tour) - Dar uma volta: Com a mão direita, o cavalheiro abraça a cintura da dama. Ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão um giro completo para a direita.




Para acontecer a dança
é preciso seguir os seguintes passos:


01. Forma-se uma fileira de damas e outra de cavalheiros.Uma, diante da outra, separadas por uma distância de 2,5m. Cada cavalheiro fica exatamente em frente à sua dama. Começa a música.
BALANCÊ é o primeiro comando.
02. CUMPRIMENTO ÀS DAMAS OU "CAVALHEIROS CUMPRIMENTAR DAMAS": Os cavalheiros, balançando o corpo, caminham até as damas e cada um cumprimenta a sua parceira, com mesura, quase se ajoelhando em frente a ela.
03. CUMPRIMENTO AOS CAVALHEIROS OU "DAMAS CUMPRIMENTAR CAVALHEIROS: "As damas, balançando o corpo, caminham até aos cavalheiros e cada uma cumprimenta o seu parceiro, com mesura, levantando levemente a barra da saia.
04. DAMAS E CAVALHEIROS TROCAR DE LADO: Os cavalheiros, de mãos dados, dirigem-se para o centro. As damas fazem o mesmo. Ao se aproximarem, todos se soltam.Com os braços levantados, giram pela direita. Soltam-se as mãos, dirigem-se ao lado oposto. Os cavalheiros, de mãos dados, vão para o lugar antes ocupado pelas damas. E vice-versa,
05. PRIMEIRAS MARCAS AO CENTRO: Antes do início da quadrilha, os pares são marcados pelo no. 1 ou 2. Ao comando "Primeiras marcas ao centro , apenas os pares de vão ao centro, cumprimentam-se, voltam, os outros fazem o "passo no lugar . Estando no centro, ao ouvir o marcador pedir balanceio ou giro, executar com o par da fileira oposta. Ouvindo "aos seus lugares , os pares de no. 1 voltam à posição anterior. Ao comando de "Segundas marcas ao centro , os pares de no. 2 fazem o mesmo.
06. GRANDE PASSEIO: As filas giram pela direita, se emendam em um grande círculo. Cada cavalheiro dá a mão direita à sua parceira. Os casais passeiam em um grande círculo, balançando os braços soltos para baixo, no ritmo da música.
07. TROCAR DE DAMA: Cavalheiros à frente, ao lado da dama seguinte. O comando é repetido até que cada cavalheiro tenha passado por todas as damas e retornado para a sua parceira.
08. TROCAR DE CAVALHEIRO: O mesmo procedimento. Cada dama vai passar portadas os cavalheiros até ficar ao lado do seu parceiro.
09. O TÚNEL: Os casais, de mãos dados, vão andando em fila. Pára o casal da frente, levanta os braços, voltados para dentro, formando um arco. O segundo casal passa por baixo e levanta os braços em arco. O terceiro casal passa pelos dois e faz o mesmo. O procedimento se repete até que todos tenham passado pela ponte.
10. ANAVAN TUR: A doma e o cavalheiro dançam como no Tour(passeio em iportuguês). Após uma volta, a dama passa a dançar com o cavalheiro da frente. O comando é repetido até que cada dama tenha dançado com todos os cavalheiros e alcançado o seu parceiro.
11. CAMINHO DA ROÇA: Damas e cavalheiros formam uma só fila. Cada dama à frente do seu parceiro. Seguem na caminhada, braços livres,balançando. Fazem o BALANCË, andando sempre para a direita.
12. OLHA A COBRA: Damas e cavalheiros, que estavam andando para a direita, voltam-se e caminham em sentido contrário, evitando o perigo.Vários comandos são usados para este passo: "Olha a chuva , "Olha a inflação , Olha o assalto , "Olha o (cita-se o nome de um político impopular na região). A fileira deve ir deslizando como uma cobra pelo chão.
13. É MENTIRA: Damas e cavalheiros voltam a caminhar para a direita. Já passou o perigo. Era alarme falso.
14. CARACOL: Damas e cavalheiros estão em uma única fileira. Ao ouvir o comando, o primeiro da fila começa a enrolar a fileira, como um caracol.
15. DESVIAR: É o palavra-chave para que o guia procure executar o caracol, ao contrário, até todos estarem em linha reta.
16. A GRANDE RODA: A fila é único agora, saindo do caracol. Forma-se uma roda que se movimenta, sempre de mãos dados, à direita e à esquerdo como for pedido. Neste passo, temos evoluções. Ouvindo "Duas rodas, damas para o centro ; as mulheres vão ao centro, dão as mãos.Na marcação "Duas rodas, cavalheiros para dentro , acontece o inverso, As rodas obedecem ao comando,movimentando para a direita ou para esquerda. Se o pedido for "Damas à esquerda e "Cavalheiros à direita ou vice-versa, uma roda se desloca em sentido contrário à outra, seguindo o comando.
17. COROAR DAMAS: Volta-se à formação inicial das duas rodas, ficando as damos ao centro. Os cavalheiros, de mãos dados, erguem os braços sobre as cabeças das damas. Abaixam os braços, então, de mãos dados, enlaçando as damas pela cintura. Nesta posição, se deslocam para o lado que o marcador pedir.
18. COROAR CAVALHEIROS: Os cavalheiros erguem os braços e, ao abaixar, soltam as mãos. Passam a manter os braços balançando, junto ao corpo. São as damas agora, que erguem os braços, de mãos dados, sobre a cabeça dos cavalheiros. Abaixam os braços, com as mãos dados, enlaçando os cavalheiros pela cintura. Se deslocam para o lado que o marcador pedir.
19. DUAS RODAS: As damas levantam os braços, abaixando em seguida. Continuam de mãos dados, sem enlaçar os cavalheiros, mantendo a roda. A roda dos cavalheiros é também mantida. São novamente duas rodas, movimentando, os duos, no mesmo sentido ou não, segundo o comando. Até a contra-ordem!
20. REFORMAR A GRANDE RODA: Os cavalheiros caminham de costas, se colocando entre os damas. Todos se dão as mãos. A roda gira para a direita ou para a esquerda, segundo o comando.
21. DESPEDIDA: De um ponto escolhido da roda os pares se formam novamente, Em fila, saem no GALOPE, acenando para o público. A quadrilha está terminada. 



Nas Festas Juninas Mineiras, após o encerramento da quadrilha,
os músicos continuam tocando e o espaço é liberado para os casais que queiram dançar.

Cantinho de Leitura: dicas de organização e regras

Cantinho de Leitura: dicas de organização e regras



Cantinho de Leitura
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Texto de Ivanise Meyer

 
O cantinho de leitura é um espaço importantíssimo na sala de aula. Onde as crianças encontrarão variados materiais de leitura: livros, revistas, gibis, jornais, livros de receitas, atlas, dicionários, etc. As crianças aprendem a manusear o material (escolher o material, ler e devolver no mesmo lugar), a ter cuidado com o material (não amassar, rasgar ou rabiscar) ampliando sua autonomia. Importante: não deixe lápis (ou material para escrever) neste espaço.
Não basta apenas colocar um "cantinho de leitura" na sala, ou no pátio, ou em qualquer outro lugar da escola. Se o adulto não fizer alguma intervenção, demonstrando "como se faz" já que ele é o exemplo, é o modelo leitor que a criança tem, os livros e revistas perdem todo o sentido.
Na Educação Infantil, o "cantinho de leitura" é um dos cantos de trabalho diversificado. A criança tem em seu professor o seu "modelo de leitor", então é comum ela querer ler o livro tal qual o professor faz na roda de leitura. É preciso demonstrar como é que se lê sozinho (usando a mesa e cadeira, sentado no chão, em um tapete, etc).
Elaborei esses combinados sobre o cantinho de leitura com regrinhas básicas:

Estas instruções são simples para nós, mas bem complicadas para uma criança. Por isso, inicialmente você precisará estar por perto para lembrar as regras e para alertar sobre algum comportamento perigoso (puxar, jogar, morder, rasgar, dobrar ou amassar o livro). A criança aprende tudo! Mas é preciso dar orientação à criança, lembre-se: "ninguém nasce sabendo" ler um livro!
Sugestões para montagem de um cantinho de leitura:
- Doações: pode-se pedir doação de livro de literatura infantil ou revista (gibi) aos pais das crianças para fazer parte do acervo da turma.
- Doações de pessoas conhecidas: quem estiver se desfazendo dos livros dos filhos "crescidos", por exemplo.
- Algumas editoras fornecem livros de cortesia para professores.
- Empréstimos: se a escola tiver uma biblioteca ou sala de leitura, pode-se retirar livros para compor uma caixa na sala. Estes livros serão devolvidos!
- Caixa de textos: caixa (foto abaixo) para colocar textos que recortei de livros (desses que recebemos como cortesia). Colei em uma cartolina e coloquei em um saco plástico para ter mais durabilidade (contos, músicas, poemas, piadas, receitas, etc).
 

Esse cantinho foi montado em 2007 (turma de 1.º ano do EF):


Esse cantinho foi montado em 2009-2010 (turma de EI):



O que o professor NÃO deve fazer:
- Deixar o cantinho abandonado. Se a criança manipula um acervo com livros rasgados, amassados, sem páginas, ela entende que isso é "normal", e passará a ser descuidada com o material coletivo;
- Permitir que as crianças destruam o acervo. Dizer que a criança "rasga mesmo" não justifica a destruição. Caso os livros sejam destruídos, é preciso conversar com as crianças e retirar o livro do cantinho;
- Usar o cantinho como um "castigo" para conter a criança. Se a criança fez algo de errado, não é para esse cantinho que ela vai;
- Deixar as crianças sem orientação e sem a sua supervisão. Hábitos são conquistados aos poucos, com paciência e insistência.
O que o professor PODE fazer:
- Motivar a leitura! O professor é o modelo de leitor para seus alunos. Leia para eles e com eles! Tenha sempre em seu planejamento um "momento de leitura";

- Organizar um cantinho, nem que seja uma caixa, com livros e materiais de leitura;

- Orientar seus alunos: aprender a ouvir uma história, aprender a manusear (ler) um livro, revista, etc;

- Muitos de nós trabalhamos em condições adversas, mas podemos ter pequenos "oásis" em nossa sala de aula, um desses espaços de fantasia é o cantinho de leitura;

- Se sua escola tiver uma biblioteca ou sala de leitura, visite-a com seus alunos. Mas vá antes para conhecer o acervo e planejar sua atividade lá dentro.




Você encontrará mais dicas para organização da sala da Educação Infantil clicando aqui.

Para ler sobre "O livro para a criança
que não lê de forma convencional" clique aqui.


Para ler sobre Literatura Infantil clique aqui.
http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com.br/2014/09/cantinho-de-leitura-dicas-de.html

Projeto: Monteiro Lobato (1.ª parte)

Projeto: Monteiro Lobato (1.ª parte)


Desde outubro de 2013, assumi uma nova função na minha vida de profissional, sou professora de Sala de Leitura (em breve farei uma postagem sobre o que é, as características e funções de uma Sala de Leitura).
 
Como o projeto pedagógico anual da escola onde trabalho fala das invenções, "Inventando e Reinventando o Mundo", homenageamos o grande inventor do nosso faz de conta na literatura infantil aqui no Brasil: Monteiro Lobato.
 
Esse projeto da Sala de Leitura foi realizado entre os meses de agosto a outubro, e a culminância fez parte da Maratona de Histórias.
 
 
A exposição trouxe algumas das produções realizadas com as crianças, um painel com os principais personagens do Sítio, uma Emília "gigante" para receber as crianças, sessão de cineminha especial, livros do Monteiro Lobato de várias épocas, revistas do Sítio do Picapau Amarelo, além das mesas do Sítio (com as gostosuras da Tia Nastácia e os pirulitos da Emília) e das Pílulas do Doutor Caramujo com detalhes que fizeram parte de toda essa história que vivi ao lado das crianças.
 
Aqui as fotos do corredor:
 
Início da exposição:
uma faixa e abaixo os personagens mais famosos do Sítio do Picapau Amarelo.
 
 
Coletânea de produções das crianças:
 
 

 

 

 

 

 
 
 


 


 
As fotos continuam na postagem da 2.ª parte da exposição.
Para ver todas as postagens sobre o Projeto Monteiro Lobato clique aqui.
 
Organizado por Ivanise Meyer®

Você poderá fazer o download do material da exposição gratuitamente
clicando aqui.