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domingo, 1 de junho de 2014

Morre aos 43 anos o apresentador Maurício Torres.

Morreu neste sábado, 31, aos 43 anos, o apresentador e narrador esportivo Maurício Torres, por causa de uma infecção. Ele estava internado desde o dia 1º de maio no Hospital Sírio-Libanês, após passar mal durante um voo entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Ao ser levado para o hospital, foi constatada uma arritmia cardíaca. O quadro sofreu uma piora com uma infecção pulmonar.
Torres já trabalhou na Rede Globo e estava na TV Record desde 2005, onde atualmente apresentava o programa Esporte Fantástico, ao lado de Mylena Ciribelli e Cláudia Reis. Ele deixa mulher e uma filha de oito anos. 
Torres teve falência múltipla dos órgãos segundo boletim médico oficial e morreu no início da noite. 
Em nota, a Rede Record lamentou o falecimento e ressaltou que "O Brasil perde um dos principais jornalistas esportivos do país e um dos mais promissores talentos de sua geração". O sepultamento será no Rio de Janeiro.

R7

BRINCADEIRAS DA COPA 16 brincadeiras para a Copa do Mundo.

BRINCADEIRAS DA COPA. 16 brincadeiras para a Copa do Mundo
BRINCADEIRAS DA COPA
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Sugestões de atividades para curtir entre uma partida e outra do Mundial. 
Até quem não gosta de futebol vai adorar essas ideias.



1. Disputa de campeões

Material utilizado
- papel 
- canetas coloridas
- tesoura


1 - Façam uma ficha sobre cada país participante da Copa (veja um modelo no anexo): 
- Nome do país: 
- Continente onde se localiza: 
- Capital: 
- Idioma: 
- Área: 
- População: 
- Número de copas de que participou (antes da de 2014): 
- Número de copas que venceu: 
- Curiosidade


2 - Recortem as fichas como se fossem cartas de um baralho. 

3 - Embaralhe as cartas e distribua aos jogadores. Cada um deve fazer seu montinho, com as cartas viradas para baixo. 

4 - Tirem na sorte quem será o primeiro a jogar. Ele deve pegar a primeira carta do monte e escolher uma das categorias numéricas (área, população, número de copas de que participou ou número de copas que venceu) para desafiar o grupo. Cada um fala seu número referente a essa categoria. Quem tiver o número mais alto vence e fica com as cartas dos amigos, colocando-as no final de seu monte. 

5 - O vencedor da rodada é o próximo a tirar a primeira carta de seu monte e escolher uma das categorias para repetir o desafio. Quem ficar sem cartas sai do jogo e ao final vence quem tiver mais cartas. 


Crédito: Silvio Tobias

2. Forme os pares

Material
- papel 
- lápis e lápis de cor (ou impressora colorida) 


1 - Desenhem as bandeiras dos países participantes. Cortem as folhas em retângulos maiores do que as bandeiras, como se fossem cartas. Recortem 32 retângulos do mesmo tamanho, escrevam o nome dos países. 

2 - Embaralhem os retângulos e distribuam sobre uma mesa, virados para baixo. 

3 - Tirem na sorte quem será o primeiro a virar duas figuras, tentando unir uma bandeira ao respectivo nome do país. Quem conseguir fica com as duas cartas e tem uma nova chance. Quem errar tem de por as duas cartas de volta no mesmo lugar. O participante à direita será o próximo a tentar formar um par. Ao final, vence quem juntar mais pares. (Se preferirem, colem a folha de papel em uma cartolina ou em um pedaço de papelão antes de cortar as cartas.) 


Crédito: Silvio Tobias

3. Um país com a letra...

1 - Todos contam até três, dizem já e mostram um número com as mãos. Contem os dedos usando como referência o alfabeto (A, B, C...) e considerando que cada dedo corresponde a uma letra. 

2 - Tirem na sorte quem será o primeiro a falar. Em uma rodada, cada participante fala o nome de um país participante da Copa em que essa letra apareça (não necessariamente no início). Quem não souber pelo menos um nome sai do jogo. Quem souber só um nome, na rodada seguinte, pode passar a vez. O jogador que disser o último nome correto é o vencedor da rodada.

Crédito: Silvio Tobias

4. Passa a bola

Material utilizado: 
- 1 bola 

1 - A turma forma uma roda e um jogador passa a bola para o outro, com os pés. Quem toca na bola tem que falar o nome de um dos países participantes da Copa. 

2 - Quem errar ou não souber dizer o nome de nenhum país sai do jogo. O último a acertar o nome de um país é o vencedor.

Crédito: Silvio Tobias

5. Muitas seleções

Material utilizado: 
- papel 
- caneta 


1 - Escrevam uma lista com categorias como: personagens; filmes; livros; histórias; lendas; brinquedos; comidas; bichos; lugares; amigos; cores; países; cidades e outros que a turma quiser. Recortem a lista em tirinhas e dobrem os papeizinhos. 

2 - Distribuam uma folha para cada participante. Sorteiem uma categoria e cada participante tem de fazer uma seleção de 11 itens naquela categoria (11 lugares ou 11 livros, por exemplo). Quem terminar a lista por último paga um castigo escolhido pela turma.

Crédito: Silvio Tobias

5. Muitas seleções

Material utilizado: 
- papel 
- caneta 


1 - Escrevam uma lista com categorias como: personagens; filmes; livros; histórias; lendas; brinquedos; comidas; bichos; lugares; amigos; cores; países; cidades e outros que a turma quiser. Recortem a lista em tirinhas e dobrem os papeizinhos. 

2 - Distribuam uma folha para cada participante. Sorteiem uma categoria e cada participante tem de fazer uma seleção de 11 itens naquela categoria (11 lugares ou 11 livros, por exemplo). Quem terminar a lista por último paga um castigo escolhido pela turma.

Crédito: Silvio Tobias

6. Gol a gol

Material utilizado: 
- bola 
- giz 
- 1 camiseta branca
- tinta colorida 

1 - Risquem os limites de um gol de cada lado e uma linha bem no meio, dividindo o campo. 

2 - Dois jogadores sorteiam cada um o nome de um país e colam com fita adesiva a bandeira do país escolhido em suas camisetas. Os dois se posicionam e começam a chutar, tentando acertar o gol do adversário e protegendo seu gol . Se um jogador passar da linha central para chutar, o adversário tem o direito de bater um pênalti. 

3 - Vence quem fizer cinco gols primeiro. Se a turma for grande, o jogo pode terminar quando alguém fizer dois gols e então o vencedor da primeira rodada encara outro adversário e permanece em campo até ser derrotado. O último é o campeão e pode ganhar uma camiseta personalizada de acordo com a bandeira que escolheu.

Crédito: Silvio Tobias

7. Onde fica?

Material utilizado: 
- papéis com os nomes dos países participantes da Copa
- papel 
- caneta 
- um mapa-múndi 

1 - Tirem na sorte quem vai ser o primeiro a sortear um papel e dizer bem alto o nome do país. Todos os outros vão tentar achar o país no mapa. Quem tocar primeiro no país, localizando-o no mapa ganha um ponto e será o próximo a sortear outro nome. 

2 - Em cada rodada, anotem os pontos em um papel e quando acabarem os papeizinhos somem os pontos para presentear o vencedor.

Crédito: Silvio Tobias

8. Embaralhando letras

Material utilizado: 
- papéis com os nomes dos países participantes
- papel 
- caneta 

1 - Tirem na sorte quem será o primeiro a pegar um papelzinho. Sem ninguém ver, o jogador vai escrever o nome do país sorteado, mas com as letras todas embaralhadas. A turma vai tentar descobrir qual é o país. Quem acertar primeiro será o próximo a fazer o sorteio. Quem acertar mais vezes vence.

Crédito: Silvio Tobias

9. Travessia do oceano

Material utilizado: 
- giz colorido
- papel 
- caneta 
- papeis com o nome dos países participantes da Copa
- 1 bola 

1 - No contorno de uma área ampla, risquem com giz no chão cinco círculos grandes, um bem afastado do outro, que serão os continentes. Escrevam dentro de cada um: América; Europa; Ásia; África e Oceania. Toda a área fora dos círculos é considerada mar. 

2 - Dividam a turma em dois times com o mesmo número de participantes. Uma equipe vai ser a dos tubarões e a outra a dos craques. 

3 - A equipe dos tubarões fica com a bola, bem no centro, entre os círculos, e a dos craques se divide entre os continentes. 

4 - Um tubarão sorteia o nome de um país em lê em voz alta. Nesse momento, a turma das seleções tem de sair de seus círculos e correr para o continente onde esse país se localiza. Enquanto isso, o tubarão que está com a bola vai lançea-la para tentar acertar um craque que esteja no mar. Se a bola escapar só pode ser pegar por um dos tubarões. O craque que for atingido pela bola enquanto estiver no mar vai para a equipe dos tubarões. 

5 - Se algum craque for para o continente errado, terá de correr sozinho para o lugar certo, fugindo dos tubarões. A brincadeira continua até os tubarões pegarem todos os craques.

Crédito: Silvio Tobias

10. Jogo do alfabeto

Material utilizado: 
- bola 

1 - A turma forma um círculo e um participante passa a bola para o outro com as mãos, falando as letras da alfabeto, em sequência. 

2 - Quando alguém errar, tem de dizer o nome de um país participante da Copa que comece com a letra da vez. Por exemplo, se o jogador errou o toque de bola ao falar a letra P, ele pode dizer Portugal, por exemplo. Se ele não souber ou errar, sai do jogo. Em seguida, retoma-se a brincadeira com a letra seguinte. Quem ficar por último vence.

Crédito: Silvio Tobias

11. Sem falar

Material utilizado: 
- papéis com o nome dos países da Copa 

1 - Dividam a turma em dois times. Cada grupo escolhe um representante e os dois vão sortear cada um o nome de um país. 

2 - Fazendo mímica, os dois jogadores têm de tentar transmitir à sua equipe o nome do país sorteado. A equipe que descobrir primeiro, ganha um ponto. Em seguida, os dois jogadores escolhem os próximos participantes de suas respectivas equipes que vão fazer o sorteio. Vence o time que somar mais pontos.

Crédito: Silvio Tobias

12. Boliche esperto

Material utilizado: 
- 10 garrafas pet vazias
- bandeirinhas dos países participantes 
- papel 
- caneta 
- 1 bola pequena 

1 - Escolham bandeiras de 10 países, prendam com fita adesiva uma em cada garrafa e coloquem dentro da respectiva garrafa uma pergunta sobre o país indicado na bandeira (usem as informações da ficha da brincadeira 1 ou façam uma pesquisa rápida e anotem as perguntas e respostas para que possam conferir depois). 

2 - Arrumem as garrafas, mantendo bastante distância entre elas. Marquem uma linha de lançamento, de onde um jogador de cada vez vai arremessar a bola, tentando derrubar as garrafas. 

3 - Quem derrubar uma garrafa terá de responder a pergunta que está lá dentro e se acertar fica com a garrafa. Se errar, não ganha nada. Depois é a vez de outro jogador. Vence quem tiver mais garrafas no final da brincadeira.

Crédito: Silvio Tobias

13. Onde estou?

Material utilizado: 
- papel 
- caneta 

1 - Escrevam uma lista com o nome das cidades que serão sede de jogos da Copa (Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e recortem a lista em tirinhas. Tirem na sorte quem vai ser o primeiro a sortear um papelzinho e dizer: "Quem sabe onde eu estou?". 

2 - A turma vai fazer perguntas para tentar descobrir onde o participante está, mas ele só pode responder sim ou não. Quem acertar a cidade onde ele está é o próximo a sortear uma cidade.

Crédito: Silvio Tobias

14. Rola a bola

Material utilizado: 
- bandeirinhas dos países participantes da Copa 
- duas bolas 

1 - Cada participante escolhe a bandeira de um país e cola com fita adesiva na própria camiseta. Todos formam uma círculo e duas crianças que estejam uma bem de frente para a outra seguram cada uma uma bola. 

2 - Contem até três e os dois começam a passar a bola ao colega da esquerda, que rapidamente vai fazer o mesmo, passando para o colega do lado. Quando alguém derrubar uma bola ou ficar com duas bolas nas mãos terá de responder a uma pergunta proposta pelo grupo, referente ao país que escolheu (usem as fichas sobre os países para elaborar as perguntas ou façam uma pesquisa e anotem perguntas e respostar para poder conferir durante a brincadeira). Quem acertar a resposta, continua na brincadeira, e quem errar, sai do jogo. Quem ficar por último é o campeão.

Crédito: Silvio Tobias




15. Jogo da flor

Material utilizado: 
- giz
- 1 bola

1 - Desenhem no chão uma flor bem grande, com oito pétalas. Peça para a turma indicar quais são as seleções que devem ser as oito finalistas da copa e escrevam os nomes dos países escolhidos, um em cada pétala. 

2 - Sorteiem quem vai ficar no miolo da flor. O participante sorteado joga a bola para cima (bem alto) e diz o nome de um dos países indicados nas pétalas. A turma que está nas pétalas tem de sair correndo para longe, até que o participante pegue a bola de volta. 

3 - Quando isso acontecer, todos param e o jogador, que está no miolo da flor, lança a bola, tentando acertar um dos colegas. Quem for queimado sai da brincadeira. Outro participante vai para o centro da flor e a brincadeira e recomeça.

Crédito: Silvio Tobias

16. Dupla de craques

Material utilizado: 
- giz
- lenços escuros 
- 1 bola 

1- Em um lugar amplo, marquem no chão os limites do gol de um lado e o ponto de partida, do lado oposto. 

2- Cada participante escolhe a bandeira de um dos países participantes da Copa e cola com fita adesiva em sua camiseta. 

3- Os jogadores forma duplas, unindo forças de dois países. Um dos participantes vai ficar de olhos vendados e os dois, de mãos dadas, vão sair do ponto de partida levando a bola com os pés e passando-a dos pés de um para o do outro, sem se soltar. A dupla tem direito a duas tentativas de chute a gol e depois é a vez da próxima dupla. A dupla que fizer mais gols vence. Dica: como prêmio, a turma pode usar tinta para tecido e decorar duas camisetas, uma para cada campeão, usando as cores que representam as bandeiras dos dois países escolhidos por eles.

Crédito: Silvio Tobias

FONTE:
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/brincadeiras-copa-mundo-775722.shtml?utm_source=redesabril_educar&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educar#16

Copa do Mundo - Sugestões de Vídeos.


Copa do Mundo
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Sugestões de vídeos para trabalhar com as crianças:


Música da Copa Oficial:
https://www.youtube.com/watch?v=OvVGiJVlKHU
História da Copa do Mundo de Futebol:
https://www.youtube.com/watch?v=JWEsTu9L_v0 
História do Futebol no Brasil:
https://www.youtube.com/watch?v=PXCgN9RymHg
Copa 2014 (bandeiras dos 32 países)
https://www.youtube.com/watch?v=0y-wlYv7RxY
Partida de Futebol (música do Skank):
https://www.youtube.com/watch?v=hibZVX_Q18M
Tatu Bola o mascote da Copa do Mundo do Brasil 2014:
https://www.youtube.com/watch?v=-qxauHrEuNU
A partida de futebol (Chaves - desenho animado):
https://www.youtube.com/watch?v=7afJ5Zuas8M


Organizado por Ivanise Meyer®
http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com.br/2014/05/copa-do-mundo-sugestoes-de-videos.html

História do Futebol - COPA DO MUNDO.


“Uma criança sozinha pode jogar futebol contra um muro de tijolos. Com dois homens pode-se trocar passes. Com quatro já se tem dois times.”


VOCÊ SABIA QUE O FUTEBOL É O ESPORTE MAIS POPULAR DO MUNDO?


MAS DE ONDE VEIO O FUTEBOL? QUEM O INVENTOU?


O NOME FUTEBOL É DERIVADO DA PALAVRA INGLESA FOOTBALL, ONDE FOOT QUER DIZER PÉ E BALL SIGNIFICA BOLA.


O FUTEBOL QUE CONHECEMOS HOJE SURGIU NA INGLATERRA, NO SÉCULO XIX. MAS VÁRIOS POVOS JÁ PRATICAVAM JOGOS PARECIDOS COM O FUTEBOL HÁ MILHARES DE ANOS.


O PRIMEIRO REGISTRO DO JOGO FOI HÁ MAIS DE 3.000 ANOS, NA CHINA. OS CHINESES CHAMAVAM ESSE JOGO DE TSU-CHU, E O OBJETIVO ERA ARREMESSAR UMA BOLA DE COURO ENTRE DUAS ESTACAS ENCRAVADAS NO CHÃO. TSU-CHU SERVIA COMO TREINAMENTO MILITAR.


NO JAPÃO, O JOGO COM BOLA SE CHAMAVA KEMARI E TAMBÉM SERVIA PARA TREINAMENTO MILITAR.


OUTRO JOGO PARECIDO É O EPYSKIROS, QUE ERA PRATICADO NA GRÉCIA. A BOLA ERA FEITA DE BEXIGA DE BOI E RECHEADA DE AR E AREIA.


O POK TA POK ERA PRATICADO PELOS MAIAS.


NA ITÁLIA, POR VOLTA DE 1500, O CALCCIO FIORENTINO ERA O UM JOGO COM BOLA DE COURO E JOGADO COM OS PÉS.


O PRIMEIRO REGISTRO DE UM JOGO PARECIDO COMO O FUTEBOL DE HOJE VEM DE 1175. MAS NAQUELA ÉPOCA, O JOGO ERA BEM VIOLENTO, E OS JOGADORES SE MACHUCAVAM MUITO. POR CAUSA DISSO, O FUTEBOL PRECISOU DE REGRAS.
POR VOLTA DE 1700, O JOGO COMEÇOU A SE TRANSFORMAR NO QUE HOJE CHAMAMOS DE FUTEBOL.



EM 1863, NA INGLATERRA, FOI REALIZADA A PRIMEIRA PARTIDA DE FUTEBOL COM AS NOVAS REGRAS. 


O JOGO DE FUTEBOL SE ESPALHOU PELO MUNDO!


CHARLES MILLER É CHAMADO O “PAI DO FUTEBOL BRASILEIRO”, PORQUE FOI ELE QUEM TROUXE O ESPORTE PARA O BRASIL, DEPOIS DE VOLTAR DOS SEUS ESTUDOS NA INGLATERRA.
A PRIMEIRA PARTIDA DE FUTEBOL NO BRASIL ACONTECEU EM SÃO PAULO NO ANO DE 1895.



EM 1904, FOI CRIADA A FIFA, QUE É UMA ENTIDADE INTERNACIONAL QUE CONTROLA E ORGANIZA O FUTEBOL NO MUNDO. É ESTA ASSOCIAÇÃO QUE PROMOVE A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL, QUE ACONTECE DE QUATRO EM QUATRO ANOS.


A PRIMEIRA COPA DO MUNDO FOI DISPUTADA NO URUGUAI EM 1930.


EM 2014, A COPA DO MUNDO SERÁ REALIZADA AQUI NO BRASIL.


Aqui neste site você encontrará ilustrações de Angelo Abu para a história apresentada:
http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com.br/2014/05/historia-do-futebol.html

COPA - LEMBRANCINHAS E ENFEITES


VAI Brasil! VAI Brasil!!!
http://tialucimar.blogspot.com.br/2014/05/copa-lembrancinhas-e-enfeites.html
Tia Lu

sábado, 31 de maio de 2014

Projetos educação infantil para a copa 2014.

Projetos educação infantil para a copa 2014

Projetos para educação infantil dos alunos com o tema Copa do mundo 2014 ou Copa das confederações, para as matérias de português, matemática, ciências, história, geografia e educação física. Todo o material esta muito bom e de qualidade que lhe ajudará muito na elaboração da sua aula nos dias próximos a Copa.


Objetivo do projeto: 

Tomar conhecimento e sobre as diversas culturas e valorizar o que cada uma tem de melhor.

Exemplos: As musicas que são tradicionais, a culinária, as religiões predominantes, os vestimentos e se esses países estão classificados para a Copa do Mundo 2014.


Perguntas que podem influenciar nas pesquisas: 

Em qual pais ocorrerá a Copa do Mundo 2014?
O Brasil esta em qual grupo?
Quais são os tipos de comidas predominante em cada Pais?
Escolha um dos Países participantes da copa e conte o que você sabe sobre ele?

Tatu Bola


Tempo para as Atividades:

Varia de acordo com cada turma.


Material que será utilizado:

Os alunos iram fazer uma viseira por isso precisaram de cartolina, cola, canetinha, elástico, lápis, tesoura sem ponta e caso você professor queira trabalhar com algum tipo de tinta que sai fácil na água e não mancha a roupa pode usar também, mais devido as crianças de hoje estarem muito imperativa não aconselho usar tinta.

Para aprender a fazer viseira,óculos, gravatas para a Copa do Mundo clique aqui


Outro tema que pode ser usado é o de ética e cidadania.

Trabalhar com a Paz dos Países pois nesse momento será onde 32 deles se reuniram para um evento mundial chamado Copa do Mundo. Podendo falar sobre a união que foi criada no esporte, o companheirismo o trabalho em equipe, o respeito com cada um dos países e com suas tradições além das regras e como o ditado popular diz "Levar na esportiva", por que nem sempre vencemos todos os jogos, e o poder de superação e orgulho.


Tema: Meio ambiente

O mascote fuleco que é o simbolo do Brasil na copa 2014, foi pensado justamente nisso, na conscientização sobre o meio ambiente.

Peça para os alunos observarem os pontos positivos (conscientização global, mais lixeiras espalhadas pela cidade) e os pontos negativos (Poluição, sujeiras ).


Cultura na língua falada entre outros países.

Peça aos alunos para fazerem uma pesquisa sobre algumas palavras, costumes, culinária e danças que herdamos de outros países como por exemplo o (ok que significa concordância mais não é uma palavra de origem Brasileira). outro exemplo seria a culinária dos italianos (macarrão, pizza e o pão).

O que é a Copa das confederações?
Nesse momento o professor pode mostrar recorte de jornais, videos ou textos sobre a Copa da confederações informando o objetivo por trás do futebol mundial.



Para a Biblioteca
Uma pesquisa sobre a copa do mundo, contar como começou, oque é, como era antigamente e como esta sendo nos dias atuais.

Educação Artística
Fazer viseiras da copa 2014, bandeirinhas para enfeitar a sala de aula, desenhos livres com o tema: Copa do mundo 2014, para que os alunos use a imaginação e criatividade.


Educação física:

Fazer um mini campeonato de 1 a 2 dias onde cada time representará um pais, lembrando de orientar antes sobre as regras e de preferencia coloca-los para fazer uma pesquisa mostrando o companheirismo a organização a esportiva, sem brigas nem palavrões e muito menos ofensa devendo se respeitar todos os times e as regras imposta pelo professor de educação física, pois é assim que acontece em uma Copa do Mundo.

E pode aproveitar para fazer a representação e coloca-los para cantar o hino nacional do Brasil e de outros países.

Português para a Copa
Pesquisar sobre as palavras difíceis do Hino Nacional, pesquisando seu significado e colocando na folha de caderno com nome e turma para entregar ao professor.



Matemática para a Copa do Mundo no Brasil.

Pedir os alunos pesquisarem o número de vezes que o Brasil foi campeão e o número de vezes que o Brasil perdeu a copa.

Pesquisar quantas pessoas precisa ter para formar um time de futebol para a copa do mundo, quantos reserva tem que possuir e depois entregar a soma total de 2 times incluindo o time reserva.


Geografia e História sobre a Copa das confederações

Onde será a sede da copa, pesquisa sobre a vida da população dos países que foram convocados para a copa, Localize no Mapa onde ocorrerá o evento chamado Copa das confederações 2014, Desenhe uma Bandeira participante da Copa e escreva de qual pais ela pertence, O significado do hino nacional do Pais escolhido e história da Copa do Mundo.


Ciência para a Copa do Mundo

Os tipos de problemas de saúde que os jogares não pode ter para participar de um torneio de futebol .
Pesquisa: O cigarro e o álcool são permitidos para os jogadores "sim ou não" e por que?

http://educarx.blogspot.com.br/2014/05/projetos-educacao-infantil-para-copa.html

HISTÓRIA - FORD ESCORT NO BRASIL.




Um saudoso acompanhantePor Gustavo do Carmo / Fotos: Divulgação

Há vinte e cinco anos o Ford Escort (acompanhante em inglês) era lançado no Brasil. Logo se tornou um sonho de consumo dos jovens motoristas dos anos 80. Fez a alegria dos adolescentes endinheirados e recém-habilitados.

O novo compacto (de 3,97 metros de comprimento) trouxe a modernidade para a linha Ford. Entre 1982 e 1985 o mercado brasileiro vivia uma febre de carros mundiais. Chevrolet Monza, Fiat Uno, Volkswagen Santana e Quantum eram as novidades do período. Três anos depois de ser lançado na Europa, como a terceira geração de uma linha criada em 1968, o Escort inovava no Brasil com um formato inédito de carroceria: um hatch de dois volumes e meio. A tampa traseira era bem inclinada como o dos seus contemporâneos Gol, Passat, Chevette Hatch, Monza Hatch e Fiat 147. Mas tinha uma pequena continuação, que formava a discreta saliência, que abria junto com o vidro. As janelas laterais, principalmente as posteriores, eram amplas e davam boa visibilidade. Inclusive na versão quatro portas, que formava um grande vidro vigia. A dianteira era em cunha, com faróis retangulares levemente trapezoidais e grade de plástico. O coeficiente aerodinâmico era o menor do Brasil: 0,386. E a garantia de três anos contra corrosão era a maior do mercado.


O acabamento interno era ótimo. Bem acarpetado nos bancos e assoalho e totalmente revestido nas portas. Era uma evolução até mesmo dentro da Ford. E olha que o luxuoso Del Rey já tinha bom acabamento. O espaço e o nível de ruído também agradavam.

O motor era transversal e tinha duas opções de cilindrada: 1.3, com 63,5 cavalos de potência quando movido a álcool e 57 cv a gasolina, e 1.6 com potências respectivas de 73 e 65 cavalos. Como a tecnologia flex só surgiria vinte anos depois, o comprador daqueles tempos tinha que optar entre um ou outro combustível antes de assinar o cheque pelo carro. Era um motor fraco, mas em compensação, bastante econômico. Outros dois pontos fortes do carro eram a boa estabilidade e a suspensão macia. A folga da embreagem tinha ajuste automático.

Apesar da modernidade do Escort, o motor foi adaptado do Corcel. Mudaram o pistão, o comando de válvulas, bloco e a câmara de combustão. Rebatizaram de CHT (Compound High Turbulence) e o instalaram até no Volkswagen Gol seis anos depois. O motivo da adoção de um motor guaribado foi o mesmo que as montadoras argumentam até hoje para nos privar de veículos modernos: economia de custos para tornar a produção viável. O projeto do Escort custou 400 milhões de dólares. Um novo motor ia encarecer ainda mais.

O Escort chegou ao mercado brasileiro em três versões de acabamento: básica, L e GL. Alguns meses depois do lançamento, começou a ser vendido o luxuoso Ghia, que tinha calotas integrais e frisos cromados sobre os faróis e a grade. Por dentro, mais veludo e o relógio azul no teto, próximo ao retrovisor interno, dando o toque futurista ao "novo" carro, embora já fosse usado no Del Rey. Entre os equipamentos foram oferecidos vidros e travas elétricos, vidros em bronze (trocados por verdes no ano seguinte), limpador de pára-brisa com intervalo ajustável e luzes de aviso para desgaste das pastilhas de freio, nível de combustível, óleo do motor, líquido de arrefecimento, entre outros. O Ghia e as outras três versões podiam ter duas ou quatro portas, fazendo do Escort o primeiro carro brasileiro com esta opção simultânea.
Ainda em 1983 foi a vez de aparecer a versão esportiva que transformou o compacto no queridinho da juventude rebelde dos anos oitenta e foi o ícone da linha Escort: o XR3 (sigla de Experimental Research 3). Tinha faróis de milha redondos instalados na frente da grade, faróis de neblina no pára-choque, lavador dos faróis normais, rodas de 14 polegadas com o famoso estilo "trevo de quatro folhas", aerofólio traseiro e teto solar. O ar condicionado foi oferecido como opcional. O motor era o mesmo 1.6, mas ganhou alguns "venenos" nas mesmas peças que originaram o CHT para aumentar a potência em dez cavalos.

Outra versão, lançada em 1985, que fez a fama do Escort foi o XR3 Conversível, nome com o qual os brasileiros passaram a chamar os carros de capota removível. Uma definição mais nacionalista do que Cabriolet e mais charmosa do que os "descapotáveis" chamados pelos portugueses. O Conversível tinha uma coluna estrutural em forma de arco bem chamativa (e mais segura), uma traseira maior e lanternas verticais. Isso aumentou o peso do carro em 64 kg, comparado ao hatch fechado.

O conversível não foi um pioneiro mas quebrou um jejum: um carro desse tipo voltava a ser produzido em série no Brasil depois de quinze anos. O último havia sido o Karmann-Ghia, que teve a produção encerrada em 1970. Curiosamente, a própria Karmann, que tinha fábrica em São Bernardo do Campo, SP, vizinha da Ford, era quem transformava o carro. Mesmo com a proximidade das unidades, os carros iam e voltavam, necessitando de transporte e gerando despesas. Por isso e também pela presença de materiais importados na traseira, nos reforços da carroceria e até o suporte da placa moldado no tamanho europeu, o Conversível custava bem mais caro que a carroceria fechada, que já era cara até na versão básica. Porém, as rodas de liga-leve eram opcionais e de série vinha uma calota branca com vários furos circulares que lembram um jogo de resta 1. Também não tinha faróis de neblina e nem o limpador dos faróis principais. Apesar de tudo isso fez mais sucesso que o modelo de quatro portas, que saiu de linha em dois anos enquanto o aberto durou dez anos ininterruptos.

Foi eleito o Carro do Ano em 1984 pela revista Autoesporte.

A história do Escort continua abaixo com todas as suas evoluções nos vinte anos de mercado.
Em 1986, o Escort ganhou a sua primeira reestilização frontal: a lataria do capô se estendeu até a metade da grade, os faróis e piscas ganharam novo desenho. Os pára-choques de ambos os lados, as lanternas traseiras e o interior também receberam grandes modificações. No ano seguinte, a Ford se juntou à Volkswagen para formar a Autolatina. A união só rendeu frutos para a linha Escort dois anos depois, quando o XR3 e o Ghia ganharam o motor AP1800 da marca alemã. O 1.3 foi aposentado. Com o face-lift, a série XR3 trocou as rodas "trevo de quatro folhas" e "tabuleiro de resta 1" pelas de desenho estrelado. Os pára-choques passaram a vir na cor da carroceria. No mesmo ano era lançado o sedã Verona, com apenas duas portas e um clone na Volkswagen: o Apollo. Já o quatro portas voltava ao mercado em 1991, importado da Argentina (através do acordo automotivo criado pelo então recém-nascido Mercosul), mas com nome bem brasileiro, melhor dizer paulista: Guarujá. Junto com ele, o XR3 adotava o amortecedor eletrônico na série especial Fórmula. 
A partir de 1992 a maioria da linha Ford, o Escort inclusive, passou a ser equipada com catalisador. Era uma adequação às normas anti-poluição da época. No ano seguinte o Escort chegou à sua verdadeira segunda geração, com uma carroceria totalmente nova, maior e mais arredondada. Por dentro, um painel totalmente modernizado, com direito a equalizador digital do som nas versões Ghia e XR3. O Verona ficou conservador demais e o conversível manteve a coluna central em arco. O motor do esportivo aumentou para 2.0 e ganhou injeção eletrônica, que foi estendida aos poucos para toda a linha.
A antiga carroceria continuou em produção com motor 1.6 na chamada versão Hobby, colocando a Ford no concorrido segmento dos populares, criado pelo Uno Mille 1.0 e aquecido com a quase isenção de IPI, estendida em 1993 pelo presidente da época, Itamar Franco, aos motores 1,6. Tudo para ressuscitar o Fusca. Em 1994 o motor foi trocado pelo 1.0 e somente estes passaram a ter o baixo imposto.
Ainda naqueles anos, o Escort ganhou dois meio-irmãos da VW. Desta vez não eram clones, mas tinham traços parentescos: o sedã de duas portas Logus e o hatch de quatro portas Pointer. Era uma alternativa para que não houvesse concorrência com a nova geração do Escort, que tinha as opções inversas de portas.




A nova geração chegava ao nosso país com dois anos de atraso em relação ao modelo europeu, que era levemente reestilizado de novo. Esta alteração levaria mais quatro anos para chegar ao Brasil. Foi o modelo que ficou conhecido como 1996 e meio. Desta vez, saíram de cena o esportivo XR3 e o conversível, que ganhou uma série especial de despedida, oficialmente para comemorar o aniversário de 75 anos da Ford. Aliás, a tal série 96,5 não era mais nacional. Já era importada da Argentina.



Foi apenas um aperitivo para modernizar de vez o Escort, que ganhou outra frente, com recortes ovais na grade, apliques nas lanternas do hatch, que voltou a ter quatro portas e novo painel interno. As maiores novidades foram o fim do nome Verona (que passou a se chamar apenas Escort Sedan), o moderno motor 1.8 Zetec e a inédita Station Wagon. Há dez anos o sedã deixava de ser importado. Ao mesmo tempo surgia o esportivo RS do hatch, único com duas portas depois desta modernização. Em 2000 o Escort era simplificado com o motor Zetec Rocam 1.6, estreado no pequenino Ka. A esta altura, o Escort já estava no segmento médio e não empolgava mais. Os seus primeiros fãs adolescentes já eram responsáveis profissionais liberais com cerca de trinta anos, começavam a formar suas próprias famílias e compravam o seu sucessor, o Focus, provavelmente o sedã, que também era importado da Argentina junto com o ousado hatch. Em 2003, o Escort saía definitivamente de cena, deixando os tais adolescentes amadurecidos saudosos do seu primeiro carro.


As fotos do Verona 2 e da traseira do quatro portas lá na primeira parte são do modelo europeu. Gostaria de ter encontrado outras fotos, principalmente nacionais, do painel e que sejam de divulgação. Mas quem quiser colaborar com fotos oficiais ou do seu próprio carro, desde que ele esteja com as características originais e em bom estado, eu agradeço e darei o crédito.

http://novoguscar.blogspot.com.br/2008/08/histria-ford-escort-25-anos-no-brasil_05.html