HISTÓRICO DA ABERTURA E INAUGURAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO- 1910
Na última década do século XIX o então, presidente da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, Júlio de Castilhos, assumiu o compromisso de criar uma estrada ferroviária ligando Caxias ao restante da província. A implementação da ferrovia aconteceu durante o governo de Borges de Medeiros. O projeto inicial previa a extensão da linha entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, mas o traçado foi alterado visando uma maior abrangência da zona colonial italiana,. Em 1905 foi assinado o contrato entre a empresa belga, arrendatária de quase todas as ferrovias brasileiras: Compagnie Auxiliare de Chemins de Fèr au Brèsil e a empreiteira,Empresa Oppitz & Gomes, formada por apenas doissócios: o engenheiro austríaco, naturalizado brasileiro, Fernado Opptiz e o espanhol Constantino Gomes. Em1908 foi construído o prédio da estação de passageiros.O ramal ferroviário foi inaugurado em 1 de Junho de 1910.
Operários e técnicos trabalhando na construção da estrada ferro Caxias Montenegro Ano, 1909 primeiro a esquerda da foto, Albano Coelho de Souza e em sua frente seu filho, Engenheiro agrônomo Leônidas Coelho de Souza que trabalhou na construção da estrada de ferro, de 1905 até 31 de Janeiro de 1910.
Em primeiro de Junho de 1910 a Vila de Santa Thereza foi elevada a categoria de cidade e passou a se chamar, de forma simplificada, Caxias e já tinha 235 industrias e 186 casas comerciais. Nessa data, além da elevação a categoria de cidade, foi comemorada com muita festa a chegada do primeiro trem.
DOMINGOS MANCUSO
foi o único fotógrafo a registrar em imagens, esse evento.Em 2 de Abril de 1985, Graciema Paternoster Pieruccini, nascida em 1892, relatou a sua lembrança sobre o acontecimento.Na estação tinha bandeirinhas, a banda de música esperava as autoridades e somente um fotógrafo registrou a chegada do trem.
Domingos Mancusocapturou as duas imagens em primitivos negativos de vidro, esse feito entrou para a história da fotografia de Caxias. Apenas duas horas depois do clic, um clássico da fotografia caxiense era exposto no Café Marconi. Ninguém soube explicar como Domingos Mancuso, conseguiu exibir seu troféu em apenas duas horas.
Na última década do século XIX o então, presidente da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, Júlio de Castilhos, assumiu o compromisso de criar uma estrada ferroviária ligando Caxias ao restante da província. A implementação da ferrovia aconteceu durante o governo de Borges de Medeiros. O projeto inicial previa a extensão da linha entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, mas o traçado foi alterado visando uma maior abrangência da zona colonial italiana,. Em 1905 foi assinado o contrato entre a empresa belga, arrendatária de quase todas as ferrovias brasileiras: Compagnie Auxiliare de Chemins de Fèr au Brèsil e a empreiteira,Empresa Oppitz & Gomes, formada por apenas doissócios: o engenheiro austríaco, naturalizado brasileiro, Fernado Opptiz e o espanhol Constantino Gomes. Em1908 foi construído o prédio da estação de passageiros.O ramal ferroviário foi inaugurado em 1 de Junho de 1910.
Operários e técnicos trabalhando na construção da estrada ferro Caxias Montenegro Ano, 1909 primeiro a esquerda da foto, Albano Coelho de Souza e em sua frente seu filho, Engenheiro agrônomo Leônidas Coelho de Souza que trabalhou na construção da estrada de ferro, de 1905 até 31 de Janeiro de 1910.
Em primeiro de Junho de 1910 a Vila de Santa Thereza foi elevada a categoria de cidade e passou a se chamar, de forma simplificada, Caxias e já tinha 235 industrias e 186 casas comerciais. Nessa data, além da elevação a categoria de cidade, foi comemorada com muita festa a chegada do primeiro trem.
DOMINGOS MANCUSO
foi o único fotógrafo a registrar em imagens, esse evento.Em 2 de Abril de 1985, Graciema Paternoster Pieruccini, nascida em 1892, relatou a sua lembrança sobre o acontecimento.Na estação tinha bandeirinhas, a banda de música esperava as autoridades e somente um fotógrafo registrou a chegada do trem.
Domingos Mancusocapturou as duas imagens em primitivos negativos de vidro, esse feito entrou para a história da fotografia de Caxias. Apenas duas horas depois do clic, um clássico da fotografia caxiense era exposto no Café Marconi. Ninguém soube explicar como Domingos Mancuso, conseguiu exibir seu troféu em apenas duas horas.
https://caxiaspormancuso.blogspot.com.br/2013/07/abertura-e-inauguracao-da-estrada-de.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário