Ética e Morte: Falando de morte com os
alunos.
Atividade:
AS HISTÓRIAS INFANTIS E A MORTE
Para esta atividade, leve os alunos até o Laboratório de Informática da escola. Peça que se organizem em grupos e, com a colaboração do professor responsável, leiam algumas histórias infantis que abordam questões como perdas, separações e ausências, procurando reconhecer as ideias subjacentes à concepção de morte em cada história. Deverão registrar o trabalho realizado por eles nos cadernos!
Sugestão de links de histórias:
Após a realização dos trabalhos, peça aos grupos para socializar com toda a classe as ideias e as análises realizadas por eles, referentes à concepção de morte nas histórias lidas.
Nesse momento, o professor poderá incrementar o debate, abordando alguns aspectos que possibilitam uma análise crítica sobre a relação entre as histórias lidas e as ideias de morte.
Sugestão de questões:
- Vocês conseguiram perceber o contraste entre as histórias clássicas da literatura infantil e as de Clarice Lispector, na forma de abordar a morte? Como cada uma delas trata a questão da morte?
- Em quais histórias vocês puderam reconhecer o caráter protetor dado às crianças, evitando a experiência de dor da perda?
- Que histórias abordam a morte de forma reversível, como aquelas dos heróis imortais dos desenhos?
- Em quais histórias puderam reconhecer a concepção de morte como um acontecimento universal e irreversível? Dentre outras.
http://www.ensinoreligioso.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=452
Nenhum comentário:
Postar um comentário