VW Saveiro: picape com menor queda de vendas em 2015
O mercado automotivo brasileiro está em crise, e o segmento de utilitários está sendo bastante afetado. Segundo dados da FENABRAVE, a venda de comerciais leves caiu 25,7% em 2015 relativamente a 2014, quando se observa o acumulado de vendas de janeiro a agosto.
Entretanto, nessa quadro de quedas generalizadas, algumas caem menos e outras mais, e a Saveiro foi a que menos caiu, com retração de 12,9% - resultado atribuído a entrada em linha da versão cabine dupla, no segundo semestre de 2014.
De janeiro a agosto de 2015 a Saveiro vendeu 42,4 mil unidades, ficando com a segunda posição. A liderança pertence à Fiat Strada, que caiu mais, 28,2%.
Entretanto, a picape que mais sofreu foi a S-10, com redução de 30,38% no período, enquanto a segunda mais afetada foi a Amarok.
O utilitário Fiat Fiorino também caiu acima da média do mercado, com retração de 30,5%. O quadro abaixo traz o comparativo de vendas de janeiro a agosto, 2015 contra 2014, com a última coluna indicando a variação no período (em vermelho os que caíram mais que a média de 25,7%, e em azul quem caiu menos que a média).
Modelo | Janeiro - Agosto de 2014 | Janeiro / Agosto de 2015 | Variação |
Fiat Strada | 100747 | 72339 | -28,20% |
VW Saveiro | 48723 | 42417 | -12,94% |
Chevrolet S-10 | 33288 | 23174 | -30,38% |
Toyota Hilux | 26742 | 22404 | -16,22% |
Chevrolet Montana | 22182 | 18129 | -18,27% |
Ford Ranger | 15832 | 12707 | -19,74% |
Fiat Fiorino | 15353 | 10675 | -30,47% |
Mitsubishi L200 | 13024 | 10390 | -20,22% |
VW Amarok | 11834 | 8380 | -29,19% |
Nissan Fronteier | 7627 | 5924 | -22,33% |
http://www.car.blog.br/2015/10/vw-saveiro-picape-com-menor-queda-de.html
Ford Focus 2016 2.0 Powershift é um hatch médio honesto
O Ford Focus SE 2.0 Powershift é o modelo de acesso à gama de versões automáticas do hatch médio - veículo que foi recebeu reestilização recente no Brasil, adequando-o ao aspecto que já vigora nos EUA desde o final de 2014.
Esta versão SE já vem com equipamentos básicos de conforto, como ar-condicionado, vidros e travas com acionamento elétrico nas quatro portas, direção com assistência elétrica, motor 2.0 com 160 cavalos e transmissão automática de dupla embreagem Powershift.
Interior minúsculo ; espaço interno exíguo
O aspecto interior, porém, é simples. Os bancos são revestidos de tecido, e os painéis de porta são de plástico duro com a parte que entra em contato com o braço do motorista em tecido. Falta ao Focus requinte como os vistos no Golf, por exemplo, que são os porta-objetos revestidos em tecido - para evitar ruídos.
Outro problema do interior do Focus é a falta de espaço interno. Apesar de ser um dos hatchs médios de maior dimensão externa - seu comprimento de 4360 mm é 10,5 cm maior que os 4255 do Golf, e tem uma distância entre-eixos de 2,648 (1,8 cm maior que o Golf), o interior é apertado, sobretudo para os passageiros traseiros - com um volume não muito diferente do Fiesta, que também é bastante apertado. Nesse aspecto ele fica bem atrás não somente do Golf, mas também do Hyundai i30.
E na dianteira a situação não melhora, já que o túnel central rouba espaço do joelho direito do motorista. O porta-malas tem 316 litros, 3 litros a mais que o Golf.]
Comportamento dinâmico
Se a minúscula cabine do Focus decepciona, o motor 2.0 é bastante disposto, com respostas vigorosas, sobretudo em rotações mais elevadas, mas que tem seu funcionamento comprometido pela transmissão Powershift, que não está no nível de transmissões automáticas como a Automática TipTronic de 6 marchas que equipa do Golf nos EUA e será adotada no Golf nacional.
Motor bom, câmbio nem tanto
O câmbio Powershift é uma transmissão de dupla embreagem, mas não são raras as situações quando ele segura as marchas quando deveria trocá-las, e troca, quando deveria mantê-las. O motor, porém, compensa em parte a ineficiência da transmissão, e deixa o carro ágil.
Outro ponto positivo é o ajuste da suspensão, que, apesar de não estar no nível do Golf, oferece bom compromisso entre conforto e estabilidade. Nesse ponto, o Focus é muito mais carro alemão que americano, e é bastante divertido de ser conduzido em estradas sinuosas graças ao entre-eixos curto.
Concorrente
O Focus SE 2.0 Powershift é um carro agradável de ser conduzido, mas falta-lhe refinamento de acabamento e de construção. Essa versão com facelift trouxe ajustes de chassi para aproximá-lo ainda mais do comportamento do Golf.
De fato, o Focus melhorou, mas ainda está longe do refinamento do Golf em acabamento, qualidade de passeio e na mecânica - o que exige um posicionamento de preço mais agressivo do Ford, oferecendo "custo x benefício".
Conclusão
O Focus 2.0 Powershift é um hatch médio honesto, que oferece um motor potente e visual atualizado, mas peca por oferecer espaço interno exíguo, acabamento pouco refinado e uma transmissão automática indecisa.
http://www.car.blog.br/2015/10/ford-focus-2016-20-powershift-e-um.html
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