Após o March, o novo Nissan Versa passa a ser fabricado na nova planta de Resende (RJ), trazendo boas novidades em sua linha 2016. O.K., externamente seu visual é controverso, tendo como novidades os faróis mais prolongados, a grade frontal maior (e mais cromada), os para-choques com aberturas trapezoidais de ar esportivo e o aerofólio traseiro. Agora, o Versa possui uma maior gama de versões, incluindo os modelos 1.0 três-cilindros (o mesmo motor adotado no New March) e a versão Unique, a nova topo-de-linha.
O ambiente interno lembra bastante o do novo March, com volante redesenhado (que incorpora comandos de som), novo console central e novos revestimentos internos. Além do ar-condicionado automático digital, a versão Unique traz de série a central multimídia NissanConnect, que se integra a aplicativos de smartphones. Após a aquisição, o usuário cadastra e registra seu carro, além de baixar o app da Nissan em um celular de sistema operacional Android ou iOS, tendo acesso a aplicativos como Facebook e Google. Pelo "Face" é possível visualizar o feed de notícias, status, check-ins, perfis de amigos e convites para eventos, utilizando o GPS para chegar ao local. Pelo serviço de pesquisa do Google é possível encontrar os pontos de interesse (restaurantes, cinemas, teatros...). Os serviços são gratuitos por três anos.
As diferenças do Versa estão no revestimento dos bancos (em camurça na versão SL ou couro no Unique), no local das entradas USB e auxiliar (próximas ao freio de mão, enquanto no March elas ficam perto do porta-trecos acima do porta-luvas) e no quadro de instrumentos exclusivo (nas versões 1.6, com conta-giros e velocímetro separados por molduras cromadas e o computador de bordo com nova iluminação entre eles). O sedan traz pontos de fixação para cadeirinhas infantis - infelizmente só na versão mais cara.
Tanto o 1.0 12v quanto o 1.6 16v eliminam o reservatório de partida a frio. O motor HR10 de três-clindros rende - tanto com gasolina quanto com etanol - 77 cavalos e 10,0 kgfm de torque. Parece temeroso adotar um motor tão pequeno em um sedan de 4,49 metros de comprimento, mas a Nissan assegura que a força do motor é entregue em baixas e médias rotações, e o aumento de peso em relação ao New March SV é de aceitáveis 92 quilos, totalizando 1056 quilos. E o consumo de combustível é satisfatório: com etanol, ele faz 8,5 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada; usando gasolina, as médias melhoram para 12,6 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada.
Já o 1.6 HR16 desenvolve 111 cavalos e 15,1 kgfm de torque a 4000 rpm, com gasolina e etanol. Este motor também apresentou boas médias de consumo de combustível de acordo com o INMETRO (bem parelhas ao modelo 1.0, inclusive): com etanol, o consumo urbano é de 8,6 km/l, e o consumo rodoviário, de 10,2 km/l; já com gasolina, o modelo alcança 12,4 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada. Seu porta-malas continua com a capacidade de 460 litros.
Foram acrescentadas duas versões com motor 1.0, o Unique passa a ser o topo de linha e a versão 1.6 S deixa de existir. O 1.0 "sem nome" (a partir de R$ 41 990) vem de fábrica com direção elétrica progressiva, airbag duplo, banco do motorista com regulagem de altura, freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistente de frenagem de emergência (BA), dois porta-copos dianteiros, um traseiro, dois porta-garrafas nas portas, computador de bordo, abertura interna do tanque de combustível, bancos revestidos em tecido, ar-condicionado, conta-giros, volante com regulagem de altura, desembaçador traseiro com temporizador, para-sóis com espelhos, retrovisores externos na cor do carro com regulagem elétrica, tomada de 12V, vidros dianteiros elétricos com função "one touch down" para o motorista, rodas de aço aro 15'' com calotas e pneus Continental ContiPower 185/65 R15, alarme com acionamento por controle remoto, sinal de advertência sonoro para chave no contato e lanternas acesas, 4 apoios de cabeça, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga, limpador de para-brisa com três velocidades com controle intermitente, trava elétrica com acionamento por controle remoto, travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento, antena de teto e preparação para áudio, com dois alto-falantes.
Na versão 1.0 S (acima), que custa R$ 44 990, há também rádio/CD Player MP3 com função RDS, entrada auxiliar para iPod e USB, quatro alto-falantes, Bluetooth e comandos no volante, além de rodas aro 15'' de liga leve com pneus Continental ContiPower 185/65 R15.
O Versa 1.6 SV (que sai por R$ 46 490) não traz as rodas de liga leve, mas vem com todos os itens do 1.0 S, além de abertura interna do porta-malas, botão cromado da alavanca do freio de mão, maçanetas internas cromadas, alças de teto para o passageiro dianteiro e dois passageiros traseiros, quadro de instrumentos diferenciado, rodas aro 15'' com calotas, luzes de leitura para motorista e passageiro dianteiro, dois porta-copos traseiros e iluminação do porta-malas.
Já o "ex-top de linha" 1.6 SL (R$ 49 490) conta com bancos revestidos em camurça, banco traseiro rebatível, vidros traseiros elétricos, acabamento prateado na manopla de câmbio, moldura cromada nas janelas, revestimento das portas em tecido, rodas de liga leve aro 15'' e todos os cintos traseiros de três pontos.
Por fim, o Versa Unique (ao preço de R$ 54 990) oferece acabamento preto-brilhante no centro do painel, maçanetas externas e friso do porta-malas cromados, ar-condicionado automático digital, rádio/CD Player com MP3, visor de 5,8 polegadas sensível ao toque, função RDS, entrada auxiliar para iPod, USB, quatro alto-falantes, câmera traseira, GPS integrado e NissanConnect, além de rodas de liga leve aro 16" (com pneus Continental ContiPower 195/55 R16), faróis de neblina com acabamento cromado, limpador de para-brisa com controle intermitente ajustável, pontos de ancoragem para cadeiras infantis (padrões Isofix e LATCH), revestimento do volante, manopla do câmbio, bancos e portas de couro, além de retrovisores externos com luzes de seta integradas.
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