IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Sugestões para o trabalho com Língua Portuguesa



As sugestões abaixo visam auxiliar o professor no seu trabalho. 

1. Caixa-surpresa: Preparar uma caixa colorida - pode ser uma caixa de sapato revestida de papel chamativo. Com ela, o professor poderá desenvolver as seguintes atividades:
* Sortear as letras do alfabeto para brincar com os nomes;
* Selecionar palavras para brincar de formar frases;
* Proporcionar que as crianças troquem bilhetes;
* Selecionar nomes dos alunos para participarem de sorteios;
* Colocar trechos de textos para o aluno montar.

2. Pasta-arquivo: Trata-se de uma pasta em que cada aluno poderá arquivar os trabalhos que produz: soluções encontradas, preferências, desenhos, recados para os amigos e o professor, colagens, textos diversos. Incentivar os alunos a confeccionar a própria pasta. Nas reuniões, entregar a pasta aos pais ou responsáveis, com suas devidas observações, para que acompanhem o desenvolvimento da criança.

3. Pescaria: Preparar um caixote de madeira com areia. Escrever palavras relacionadas ao tema trabalhado em cartõezinhos no formato de peixinhos, com um furo na cabeça, e enterrá-los no caixote. Entregar aos alunos varetas de plástico com um ganchinho (também de plástico) na ponta, como se fossem pequenas varas de pesca. O objetivo é trabalhar a ortografia das palavras "pescadas".

4. Labirinto: Preparar a ilustração de um labirinto para as crianças encontrarem saídas. Solicitar que leiam ou escrevam os nomes das coisas (desenhos) que viram pelo caminho que percorreram. É uma proposta interessante para trabalhar com personagens, lugares, ações e regularidades ortográficas.

5. História maluca: Dizer aos alunos que vai recontar uma história conhecida, fazendo algumas mudanças. Quando notarem alguma alteração, os alunos deverão comentar.

6. Livro gigante: É um excelente recurso para o professor motivar a leitura de histórias. Deve-se copiar em folhas de cartolina as histórias que serão lidas para os alunos. A capa pode ser desenhada e pintada pelas crianças. O livro gigante deverá ficar exposto na sala de aula ou na biblioteca da escola.

Fonte: LEP (1ª série) - Ed. Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário