Pirâmide etária
Por Natália Petrin
Chamamos de pirâmide etária o gráfico utilizado para identificar a população, seja de uma região, país, cidade ou até mesmo bairro, reunindo os habitantes em faixas de idade e dividindo-os pelo sexo. Mas por quê pirâmide? Apesar de atualmente não ser mais assim, antigamente todos os países, ao apresentar a população de seu território, mostravam os dados em formato piramidal.
O formato da pirâmide muda à medida que os países vão se desenvolvendo: ela se desfaz, indicando uma queda nas taxas de natalidade e mortalidade, ou seja, quando o país se desenvolve, a população começa a ficar mais velha. Como isso? Bem, não é que envelhecem mais rápido ou nada do tipo, mas sim que há um número menor de nascimentos e, em contrapartida, a expectativa de vida aumenta.
Como funciona?
Como explicamos no tópico anterior, a pirâmide separa a população em homens e mulheres de acordo com sua idade. À base, encontramos a quantidade de crianças e, logo acima, no meio, a quantidade de jovens e adultos, enquanto no topo encontram-se os idosos.
Foto: Reprodução
A pirâmide jovem – a base -, é caracterizada por ser ampla e agrega os indivíduos entre 0 e 14 anos. A medida que vai subindo a pirâmide, os números vão diminuindo, influenciados pela taxa de mortalidade. Isso, no entanto, é uma teoria, uma vez que atualmente o número de nascimentos tem diminuído cada vez mais. Ficou difícil entender? Para facilitar, confira abaixo a pirâmide etária brasileira realizada de acordo com o Censo de 2010:
Foto: Reprodução
Ao observá-la, notamos que no ano de 2010 haviam mais jovens do que crianças, indicando um baixo nascimento destas. Esse processo é importante, pois possibilita calcular o formato da população e realizar previsões a respeito dos jovens e da população economicamente ativa de um período, e compará-lo à população idosa e infantil.
Os quatro principais tipos de pirâmides
Ao serem analisadas, as populações podem formar diversos tipos de pirâmides, mas existem quadro moldes que são facilmente encontrados, classificadas de acordo com a idade predominante da população.
Pirâmide jovem
Esta pirâmide – que indica um grande número de jovens em sua população – possui uma base larga com um grande índice de natalidade, e o topo estreito devido à mortalidade e baixa natalidade nos tempos anteriores. Esse tipo é encontrado com uma frequência maior em países subdesenvolvidos.
Pirâmide adulta
Já essa, apesar de também ter uma base larga, apresenta uma taxa menor de natalidade quando comparada com a população infantil e jovem. Podemos citar como exemplo desta, a própria pirâmide do Brasil mostrada no tópico anterior.
Pirâmide rejuvenescida
Neste caso, a pirâmide demonstra um relativo aumento do número de jovens quando comparado a um período anterior – em função do aumento da fecundidade, normalmente estimulado em alguns países desenvolvidos.
Pirâmide envelhecida
Com predominância da população adulta e a base muito reduzida, essa pirâmide demonstra uma quantidade de idosos significativamente maior quando comparada ao restante das pirâmides. Esse tipo pode ser encontrado com mais frequência em países desenvolvidos.
http://www.estudopratico.com.br/piramide-etaria-os-quatro-principais-tipos-de-piramides/
Nenhum comentário:
Postar um comentário