IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Atividades: Natal



ATIVIDADE: Brincando no Natal


Objetivos:
- desenvolver a expressão oral;
- aprimorar a percepção de sons;
- identificar e produzir diversos tipos de sons;
- dramatizar;
- trabalhar a sonoridade do sino;
Faixa-etária: 2 a 6 anos
material: sinos


Desenvolvimento:
Antes de iniciar a atividade, converse com as crianças sobre o Natal e comente sobre os símbolos natalinos, suas características e finalidades. Ressalte que o sino tem sonoridade.
Em seguida, explique a atividade à turma.
Leia a história proposta para os alunos.
Logo após, faça uma dramatização com as crianças.
Sugere-se que você represente o papai noel, e as crianças os brinquedos.
Dica: divida os alunos em três grupos ( trenzinhos, bonecas e aviões). Cada grupo deverá reproduzir os sons e movimentos do brinquedo que está representando no momento em que a história solicitar.


HISTÓRIA- O SINO MÁGICO


Eu vou contar uma história mágica que aconteceu no Pólo Norte. Certa noite, papai noel teve um sonho muito esquisito. Sonhou que estava na fábrica de brinquedos observando sua produção quando de repente, se mexeu e seu sino tocou. Nesse momento, os trenzinhos de madeira começaram a anadar e a fazer sons ( as crinaças do grupo de trenzinhos entram em cena). O papai noel parou, virou-se para a direita e assim que seu sino tocou as bonecas começaram a rir e a mexer as mãozinhas ( o grupo das bonecas dramatiza). Ele não estava entendendo mais nada! Em seguida, virou-se para a esquerda e novamente seu sino tocou. Dessa vez, os aviões saíram voando ( o grupo dos aviões representa). O papai noel ficou tão agirado que começou a andar de um lado para o outro, produzindo muitos sons com o sino, e todos os brinquedos começaram a se mexer ao mesmo tempo. Nesse instante, o sino caiu no chão e todos os brinquedos pararam de se movimentar. Mas logo ele acordou, pois era tudo um sonho. Muito assustado, começou a pensar sobre o que tinha sonhado. E sabe o que descobriu? Que no sonho o seu sino era mágico!


Vamos brincar de sino mágico?


BRINCADEIRA
Nesta atividade trabalhamos com sons orais e movimentos corporais produzidos pelas crianças, além de explorarmos a intensidade do som (fraco ou forte).
Explique a brincadeira à turma, usando a criatividade e a imaginação para envolver os alunos (comente que o seu sino é mágico e todas as vezes que ele pára de tocar as crianças se transformam).
Em seguida, produza sons fortes e fracos com o sino.
As crianças deverão andar pelo espaço de acordo com a intensidade do som, ou seja, rápida ou lentamente.
Quando parar de tocar o sino, as crianças deverão imitar algo solicitado por você, por exemplo, um sapo, violão, gato, campainha etc.


O SINO COMO INSTRUMENTO MUSICAL


Providencie um sino para cada criança.
Brinque com elas, produzindo sons curtos, longos, fracos, fortes, rápidos, lentos etc.
Após a exploração do material, solicite às crianças que acompanhem a música natalina "Hoje a Noite é Bela" com o toque do sino.
Cada um ficará responsável por acompanhar, com o sino, uma parte da música pré-determinada por você.
Hoje a noite é bela
Hoje a noite é bela
Juntos eu e ela
Vamos à capela
Felizes a rezar
Ao soar o sino
Sino pequenino
Vai o Deus menino
Nos abençoar
Bate o sino pequenino
Sino de Belém
Já nasceu Deus menino
Para o nosso bem
Paz na Terra pede o sino
Alegre a tocar
Abençoe Deus menino
Este nosso lar. 
http://canalpedagogico.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário