Os estoques altos nos pátios das fábricas e concessionárias vai obrigar as montadoras a ampliar as férias coletivas. Devido ao volume parado, algumas marcas terão instalações com mais de 30 dias de pausa na produção.
A GM, por exemplo, dará um total de 30 dias de descanso para seus trabalhadores entre 19 de dezembro e 19 de janeiro, a fim de reduzir os estoques e assim adequar a produção à demanda de mercado. Apenas as plantas de São Caetano do Sul e São José dos Campos, ambas em São Paulo, terão esse período mais longo de paralisação.
A Volkswagen para por três semanas a partir de 15 de dezembro, mas somente na unidade Anchieta. Na Ford, a unidade de Taboão, São Bernardo do Campo, vai parar por quatro semanas, tanto a produção de automóveis quanto a de caminhões. As demais unidades (Taubaté e Camaçari) continuam normalmente.
Hyundai e Nissan definiram em duas semanas, a pausa para descanso dos funcionários e das linhas de montagem. A Peugeot para entre 20 de dezembro e 11 de janeiro. A Renault deve adotar mesmo esquema de 2013, enquanto as demais ainda não definiram suas férias coletivas.
Em 2014, o setor automotivo tem apresentado resultados ruins, sendo que a produção de automóveis e comerciais leves caiu 16% em comparação com 2013, assim como as vendas em 8,9%. De modo geral, as exportações diminuíram 40%. Com o aumento do IPI em janeiro, o mercado espera recuperar parte do prejuízo neste mês de novembro e em dezembro.
[Fonte: Estadão]
Nenhum comentário:
Postar um comentário