Na elaboração dos objetivos, sejam gerais, ou específicos, as escolhas adequadas do verbo é de crucial importância.Ele é o ponto chave para exprimir a intenção de um educador. 
Na formulação de objetivos específicos devemos evitar o emprego de verbos que se prestem a muitas interpretações. 
Apresentamos, a seguir, uma lista de verbos para objetivos gerais e específicos, nos domínios: psicomotor, afetivo, cognitivo e social.
VOCABULÁRIOS ÚTEIS PARA EXPRESSAR OBJETIVO
Acentuar 
Contar 
Adicionar 
Contribuir 
Generalizar 
Rebater
Agrupar 
Converter 
Grafar 
Receber
Analisar 
Cooperar 
Grifar 
Reconhecer
Andar 
Correr 
Identificar 
Recortar
Anotar 
Costurar 
Ilustrar 
Redigir
Aplicar 
Criticar 
Indicar 
Reduzir
Apresentar 
Declamar 
Interpretar 
Registrar
Arbitrar 
Decompor 
Interpretar 
Relacionar
Argumentar 
Deduzir 
Inventar 
Relatar
Armar 
Definir 
Juntar 
Repartir
Arremessar 
Demonstrar 
Justificar 
Assinalar 
Descobrir 
Lançar 
Reproduzir
Atirar 
Descrever 
Ler 
Resolver
Atribuir 
Desenhar 
Listar 
Responder
Calcular 
Destacar 
Localizar 
Responder
Cantar 
Determinar 
Manipular 
Resumir
Caracterizar 
Discriminar 
Marchar 
Reunir
Circundar 
Discutir 
Medir 
Riscar
Citar 
Dividir 
Modelar 
Saltar
Classificar 
Dramatizar 
Montar 
Saltitar
Colaborar 
Elaborar 
Multiplicar 
Separar
Colar 
Encenar 
Narrar 
Simplificar
Coletar 
Enlaçar 
Nomear 
Sintetizar
Colorir 
Enumerar 
Operar 
Solucionar
Combinar 
Esboçar 
Organizar 
Sublinhar
Comentar 
Escrever 
Participar 
Subtrair
Comparar 
Especificar 
Pegar 
Sumariar
Competir 
Esquematizar 
Pintar 
Tabular
Completar 
Estabelecer 
Planejar 
Tocar
Compor 
Pontuar 
Tocar
Compor 
Executar 
Preparar 
Traçar
Comunicar-Se 
Pronunciar 
Traduzir
Concluir 
Exemplificar 
Propor 
Transformar
Confeccionar 
Expressar 
Provar 
Transformar
Construir 
Extrair 
Pular 
Usar
Construir 
Falar 
Racionalizar 
Verbalizar
Construir 
Flexionar 
Reagrupar 
Verificar
VERBOS QUE PRESTAM A MUITAS INTERPRETAÇÕES.
Abrandar 
Aproveitar 
Desfrutar 
Memorizar
Absorver 
Capacitar 
Entender 
Pensar
Acrescentar 
Carrear 
Evidenciar 
Perceber
Adaptar 
Compreender 
Facilitar 
Praticar bem
Adquirir 
Conhecer 
Familiarizar-se 
Saber
Aperfeiçoar 
Conscientizar-se 
Fixar 
Sociabilizar
Apreciar 
Cooperar 
Jogar bem 
Ter idéia de
Aprender melhor 
Depreender 
Melhorar 
Ter inclinação para
Aprimorar 
Desenvolver 
VERBOS QUE PRESTAM A POUCAS INTERPRETAÇÕES:
Abaixar-Se 
Definir 
Ilustrar 
Puxar
Abrir 
Deitar-Se 
Imitar 
Quadrupedear
Acabar 
Demonstrar 
Imitar 
Qualificar
Acampar 
Derrubar 
Impulsionar 
Questionar
Acompanhar 
Derrubar 
Impulsionar 
Quicar
Adicionar 
Descrever 
Inclinar 
Rastejar
Adicionar 
Descrever 
Inclinar 
Reagrupar
Agachar-se 
Deslizar 
Inclinar-se 
Agarrar 
Deslizar 
Inclinar-se 
Recitar
Agarrar 
Deslocar-se 
Indicar 
Reconhecer
Agarrar-se 
Deslocar-se 
Iniciar 
Redigir
Ajoelhar 
Desobrigar-se 
Inspirar 
Reformular
Ajoelhar 
Diferenciar 
Integrar 
Relacionar
Ajudar 
Dirigir 
Intercalar 
Relaxar
Alternar 
Discutir 
Interpretar 
Remar
Analisar 
Distinguir 
Investigar 
Repetir
Anotar 
Dividir 
Ir 
Resolver
Apalpar 
Dizer 
Jogar 
Responder
Aplicar 
Dobrar 
Julgar 
Rever
Apoiar 
Dramatizar 
Juntar 
Revezar
Apontar 
Driblar 
Justificar 
Apresentar-se 
Elevar-se 
Lançar 
Rolar
Argüir 
Empregar 
Lançar-se 
Sacar
Arquear-se 
Empurrar 
Ler 
Saltar
Arrastar-se 
Encestar 
Liderar 
Seguir
Arrolar 
Encolher 
Listar 
Atar 
Encolher-se 
Localizar 
Selecionar
Aumentar 
Engatar 
Manipular 
Separar
Automatizar 
Engatinhar 
Marcar 
Seriar
Autorizar 
Enumerar 
Marchar 
Serpentear
Balançar 
Equilibrar-se 
Medir 
Sintetizar
Bater 
Escorregar 
Mergulhar 
Soletrar
Bloquear 
Escrever 
Modificar 
Solucionar
Boiar 
Escutar 
Mover 
Subdividir
Bola 
Esgueirar-se 
Movimentar-se 
Subir
Cabecear 
Especificar 
Mudar 
Sublinhar
Cair 
Esquematizar 
Multiplicar 
Submeter
Cantar 
Estender 
Nadar 
Subtrair
Chutar 
Esticar 
Nivelar 
Sugerir
Citar 
Esticar-se 
Nomear 
Suportar
Classificar 
Examinar 
Numerar 
Suspender-se
Colar 
Executar 
Obedecer 
Sustentar
Colocar 
Expirar 
Observar 
Tirar
Colorir 
Explanar 
Obter 
Tocar
Combinar 
Explicar 
Olhar 
Tomar
Compara 
Explorar 
Ordenar 
Trabalhar
Compartilhar 
Expor 
Organizar 
Tracionar
Competir 
Expor 
Ouvir 
Traduzir
Completar 
Expressar 
Parar 
Transformar
Compor 
Falar 
Passear 
Transpor
Computar 
Fazer 
Pedalar 
Trazer
Concluir 
Fechar 
Percorrer 
Trepar
Conduzir Uma 
Flexionar 
Pesar 
Unir
Construir 
Flutuar 
Pesquisar 
Unir
Contar 
Formar 
Pintar 
Usar
Contrastar 
Frear 
Planejar 
Usar
Converter 
Galopar 
Pôr 
Utilizar
Correr 
Ganhar 
Predizer 
Utilizar
Cortar 
Generalizar 
Prender 
Valsar
Criar 
Girar 
Preparar 
Valsar
Curvar 
Golpear 
Prestar 
Verificar
Dar 
Grifar 
Produzir 
Ziguezaguear
Defender 
Guardar 
Pular 
Identificar 
Puxar 
VERBOS ADEQUADOS PARA OBJETIVOS IMEDIATOS QUE TENDEM A INDICAR DETERMINADOS DOMÍNIOS:
DOMINIO PSICOMOTOR 
DOMINIO COGNITIVO 
DOMINIO SOCIAL 
DOMINIO AFETIVO
Automatizar 
Analisar 
Aceitar 
Agir com
Colocar 
Apontar 
Ajudar 
Desempenhar com
Correr 
Aplicar 
Aplaudir 
Cortar 
Avaliar 
Compartilhar 
Demonstrar
Demonstrar 
Citar 
Competir 
Deslocar-se 
Combinar 
Comunicar-se 
Desempenhar 
Comparar 
Cooperar 
Dramatizar 
Classificar 
Contribuir 
Driblar 
Criar 
Convidar 
Equilibrar-se 
Distinguir 
Discutir 
Explorar 
Definir 
Elogiar 
Jogar 
Dizer 
Escolher 
Quicar 
Explicar 
Interagir 
Realizar 
Explorar 
Permitir 
Percorrer 
Enumerar 
Participar 
Saltar 
Indicar 
Saudar 
Selecionar 
Ordenar 
Revisar 
Identificar 
Compor 
CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS
0        01.  GERAIS - COGNITIVOS: 
Administrar 
Aprimorar 
Delegar 
Fazer 
Recitar
Afirmar 
Avaliar 
Demonstrar 
Formular 
Resolver
Analisar 
Calcular 
Distinguir 
Identificar 
Saber
Aprender 
Compreender 
Entender 
Integrar 
Transferir
Aplicar 
Constar 
Enumerar 
Interpretar 
Apreciar 
Construir 
Escrever 
Propor 
02.  GERAIS - AFETIVOS
Aceitar 
Cooperar 
Gostar 
Oferecer
Acompanhar 
Demonstrar 
Manter 
Participar
Apreciar 
Elaborar 
Mostrar 
Reconhecer
Completar 
Escutar 
Obedecer 
Ter
03.  GERAIS - PSICOMOTORES
Coser 
Desenhar 
Executar 
Operar
Criar 
Escrever 
Montar 
Reparar
Demonstrar 
VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS GERAIS:
1.     DOMÍNIO COGNITIVO:
Analisar 
Avaliar 
Construir 
Identificar 
Resolver
Aprender 
Compreender 
Entender 
Interpretar 
Sintetizar
Aplicar 
Conhecer 
Formular 
Propor 
Transferir
2.     DOMINIO AFETIVO:
Aceitar 
Apreciar 
Demonstrar 
Gostar 
Valorizar
Conscientizar 
3.     DOMINIO SOCIAL:
Aceitar 
Cooperar 
Demonstrar 
Gostar 
Participar
4.     DOMINIO PSICOMOTOR:
Adquirir 
Aperfeiçoar 
Desenvolver 
Demonstrar
OUTROS VERBOS PRÓPRIOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS GERAIS
Acreditar 
Colaborar 
Crer 
Entender
Adquirir 
Compreender 
Desenvolver 
Julgar
Aperfeiçoar 
Conhecer 
Disputar 
Saber
Aprender melhor 
Cooperar 
CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS
01. ESPECÍFICOS – COGNITIVOS:
Aplicar 
Converter 
Esboçar 
Justificar 
Relacionar
Autorizar 
Criar 
Escrever 
Listar 
Relatar
Avaliar 
Criticar 
Especificar 
Manipular 
Reproduzir
Calcular 
Defender 
Exemplificar 
Modificar 
Resolver
Categorizar 
Definir 
Explicar 
Mostrar 
Resumir
Citar 
Demonstrar 
Expressar-se 
Obter 
Reorganizar
Classificar 
Descrever 
Generalizar 
Operar 
Rever
Combinar 
Diferenciar 
Identificar 
Organizar 
Selecionar
Compilar 
Discriminar 
Ilustrar 
Preparar 
Separar
Comparar 
Distinguir 
Indicar 
Prover 
Se capaz
Compor 
Dizer 
Inferir 
Produzir 
Subdividir
Concluir 
Enumerar 
Interferir 
Reconstruir 
Sublimar
Confirmar 
Enunciar 
Interpretar 
Redigir 
Sumarizar
Contrastar 
Escolher 
Inventar 
Reescrever 
Utilizar
02. ESPECIFICOS – AFETIVOS
Aderir 
Dar 
Felicitar 
Mostrar 
Repartir
Ajudar 
Defender 
Formar 
Nomear 
Replicar
Alistar 
Descrever 
Generalizar 
Ordenar 
Resolver
Alterar 
Diferenciar 
Identificar 
Organizar 
Responder
Apresentar 
Discriminar 
Iniciar 
Perguntar 
Rever
Arranjar 
Discutir 
Influenciar 
Praticar 
Salientar
Assistir 
Dizer 
Integrar 
Preparar 
Seguir
Atuar 
Enumerar 
Justificar 
Propor 
Selecionar
Combinar 
Escolher 
Ler 
Qualificar 
Sintetizar
Comparar 
Escrever 
Localizar 
Realizar 
Trabalhar
Completar 
Executar 
Manter 
Recitar 
Usar
Conformar-se 
Estudar 
Militar 
Relacionar 
Verificar
Convidar 
Explicar 
Modificar 
Relatar 
03. ESPECIFICOS - PSICOMOTORES
Afiar 
Criar 
Fixar 
Martelar 
Redigir
Aquecer 
Desligar 
Furar 
Misturar 
Seguir
Calibrar 
Edificar 
Juntar 
Ouvir 
Segurar
Colocar 
Emendar 
Ligar 
Pesar 
Serrar
Compor 
Enroscar 
Limpar 
Prender 
Usar
Consertar 
Expressar-se 
Manipular 
Pintar 
Utilizar
Construir 
VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS ESPECIFICOS
COMPORTAMENTAIS E IMEDIATOS
1.Domínio Cognitivo:
Aplicar 
Confirmar 
Enumerar 
Inferir 
Reescrever
Avaliar 
Contrastar 
Enunciar 
Interpretar 
Relacionar
Calcular 
Converter 
Escrever 
Inventar 
Relatar
Categorizar 
Criar 
Especificar 
Justificar 
Reproduzir
Citar 
Criticar 
Exemplificar 
Listar 
Resolver
Classificar 
Defender 
Explicar 
Modificar 
Resumir
Combinar 
Definir 
Expressar 
Organizar 
Reorganizar
Compilar 
Descrever 
Generalizar 
Preparar 
Selecionar
Comparar 
Diferenciar 
Identificador 
Produzir 
Separar
Compor 
Discriminar 
Ilustrar 
Reconstruir 
Subdividir
concluir 
distinguir 
Indicar 
Redigir 
Utilizar
2. Domínio Afetivo:
Assumir 
Alterar 
Escolher 
Manter 
Organizar
Atuar 
Conformar-se 
Formar 
Modificar 
Responder
apresentar 
Defender 
Reconhecer 
mostrar 
Seguir
demonstrar 
Prestar atenção 
Trabalhar
3. Domínio Social:
Aderir 
Convidar 
Formar 
Mostrar 
Seguir
Ajudar 
Dar 
Influenciar 
Relacionar-se 
Aplaudir 
Escolher 
Integrar 
Repartir 
Trabalhar
Assumir 
felicitar 
manter 
responder 
atuar 
4.Domínio Psicomotor:
Colocar 
Executar 
Juntar 
Prender 
Realizar
Demonstrar 
Fixar 
Ligar 
Segurar 
Usar
efetuar 
iniciar 
manipular 
trabalhar 
utilizar
VERBOS PRÓPRIOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Acentuar 
Converter 
Esquematizar 
Medir 
Relatar
Adicionar 
Cooperar 
Estabelecer 
Modelar 
Repartir
Analisar 
Cooperar 
Executar 
Montar 
Reproduzir
Anotar 
Correr 
Experiência 
Multiplicar 
Resolver
Argumentar 
Costurar 
Expressar 
Narrar 
Responder
Armar 
Criticar 
Extrair 
Nomear 
Resumir
Atribuir 
Declamar 
Falar 
Operar 
Reunir
Calcular 
Deduzir 
Flexionar 
Participar 
Riscar
Cantar 
Definir 
Formular 
Pegar 
Saltar
Caracterizar 
Demonstrar 
Generalizar 
Pintar 
Saltitar
Circular 
Descrever 
Grafar 
Planejar 
Separar
Citar 
Desenhar 
Grifar 
Pontuar 
Simplificar
Classificar 
Destacar 
Hipótese 
Preparar 
Sintetizar
Colaborar 
Destacar 
Identificar 
Pronunciar 
Solucionar
Colar 
Determinar 
Ilustrar 
Propor 
Sublinhar
Coletar 
Discutir 
Indicar 
Reagrupar 
Tabular
Colorir 
Dividir 
Inventar 
Realizar 
Tocar
Comentar 
Dramatizar 
Juntar 
Rebater 
Traçar
Comparação 
Elaborar 
Justificar 
Recordar 
Traduzir
Comparar 
Encenar 
Lançar 
Recordar 
Transformar
Competir 
Enumerar 
Ler 
Redigir 
Usar
Completar 
Esboçar 
Listar 
Reduzir 
Verbalizar
Construir 
Escrever 
Localizar 
Relacionar 
Verificar
Contribuir 
Especificar 
Manipular 
Contribuir 
Especificar 
Manipular 
OUTROS VERBOS DE AÇÃO:
Abrir 
Descrever 
Ir 
Puxar
Acabar 
Desenhar 
Jogar 
Questionar
Achar 
Dirigir 
Juntar 
Reagrupar
Adicionar 
Discriminar 
Justificar 
Recitar
Ajudar 
Dividir 
Ler 
Reconhecer
Anotar 
Dizer 
Liderar 
Recordar
Apoiar 
Dizer 
Listar 
Repetir
Apontar 
Empregar 
Marcar 
Resolver
Apontar 
Empurrar 
Marchar 
Reunir
Arguir 
Envolver 
Medir 
Saltar
Arrolar 
Escolher 
Medir 
Seguir
Aumentar 
Escrever 
Modificar 
Selecionar
Bater 
Escutar 
Mudar 
Soletrar
Calcular 
Especificar 
Multiplicar 
Somar
Chutar 
Esquematizar 
Nivelar 
Suar
Colar 
Estabelecer 
Nomear 
Sublinhar
Colocar 
Etc 
Observar 
Submeter
Combinar 
Evidenciar 
Obter 
Subtrair
Compartilhar 
Examinar 
Ordenar 
Suportar
Completar 
Examinar 
Parar 
Tirar
Compor 
Expor 
Pesar 
Tocar
Computar 
Fazer 
Pintar 
Tomar
Construir 
Fixar 
Planejar 
Traduzir
Construir 
Ganhar 
Por 
Transformar
Contar 
Guardar 
Preencher 
Trazer
Criar 
Ilustrar 
Preparar 
Dar 
Indicar 
Prestar 
Definir 
Indicar 
Produzir 
Demonstrar 
Investigar 
Provar 
VERBOS QUE NÃO DEVEM: ser usados na formulação de objetivos, por não serem verbos de ação, por conseguinte, impróprios:
Apreciar 
Eficientemente 
Perceber
Compreender 
Entender 
Saber
Conhecer 
Familiarizar 
Ter Inclinações
Conscientizar 
Interessar 
Tornar Familiar
Desenvolver Compreensão 
Levar 
Trabalhar
Verbos inadequados para objetivos imediatos, por serem muito abrangentes ou vagos:
Adquirir 
Apreciar 
Desenvolver 
Saber
Aprender 
Conhecer 
Entender 
Sociabilizar
Aperfeiçoar 
Compreender 
Melhorar 
Valorizar
FORMULAÇÃO OPERACIONAL DOS OBJETIVOS
1º) Começar com um verbo de ação que descreva uma atividade ou um comportamento específico do educando
Exemplo: Confeccionar
2º) Após o verbo de ação, representar o conteúdo referente ao assunto em estudo.
Exemplo:
Confeccionar uma caixa de madeira
3º) Terminar com o rendimento-padrão em termos de avaliação.
Exemplo: Confeccionar uma caixa de madeira durante a aula de artes
OBJETIVOS IMEDIATOS
Na elaboração dos objetivos, antes transcrevê-los pense sempre na frase. Os alunos deverão ser capazes de....................................................................................................
Procedendo desta forma, não correrão o risco de colocarem o seu comportamento e sim o do aluno.
EXEMPLOS DE OBJETIVOS GERAIS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
·  Desenvolver o controle da respiração para uma boa resistência cardio-respiratória.
·  Adquirir o hábito da prática da atividade física.
·  Desenvolver as qualidades físicas por meio da prática de habilidades motoras fundamentais, em atividades de iniciação aos desportos.
·  Contribuir para a aquisição e formação de hábitos higiênicos.
· Aceitar as solicitações do professor e cumpri-las com espontaneidade.
·  Propor atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas uns com os outros.
·  Resolver problemas de ordem corporal em diferentes contextos
EXEMPLOS DE OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSI CA
·  Realizar as atividades propostas rapidamente sempre atento nos diferentes comandos do professor;
·  Identificar as cores conforme o comando do professor;
·  Agir com rapidez para recuperar a bolinha correspondente a sua cor durante os exercícios.
·  Dramatizar com o jornal, variados movimentos corporais e ações do dia conforme o comando do professor;
·  Criar diversas formas e tipos de dobradura com o jornal explorando a coordenação motora fina e grossa
·  Equilibrar-se em diferentes apoios, planos e sustentações, tendo como base a linha da quadra poliesportiva;
·  Demonstrar através dos comandos do professor as variadas maneiras na situação de equilíbrio
·  Deslocar-se em diversos sentidos obedecendo as regras e os obstáculos desenhados no chão;
·  Participar atentamente das atividades de agilidade durante os jogos propostos.
·  Memorizar um maior número de objetos sobre a mesa e depois discriminá-los;
·  Executar através de palmas e imitações os exercícios propostos exigindo a atenção das mesmas.
·  Ouvir e marcar corretamente os nomes ditados pelo professor;
·  Escrever nomes em cada quadro delimitado no jogo do bingo;
·  Identificar as peças do dominó para completar o jogo
·  Ouvir e realizar as orientações do professor conforme a regra proposta na atividade;
·  Identificar o local mais próximo para a execução da atividade;
·  Participar dos jogos propostos respeitando as regras.
·  Manusear os arcos em diversas formas em diferentes planos na atividade proposta;
·  Executar os exercícios de competição com os arcos coordenando os movimentos explicitados durante a aula.
·  Desenhar e recortar livremente seguindo as instruções do professor para a montagem do quebra-cabeça;
·  Ordenar e encaixar no local adequado as peças do quebra-cabeça;
·  Identificar as peças do dominó para completar o jogo
·  Relacionar através dos desenhos no chão os diferentes tipos de limites e fronteiras já explicitados pelo professor regente;
·  Deslocar-se para os limites propostos conforme o comando do professor.
·  Confeccionar as petecas seguindo a seqüência de montagem conforme a explicação do professor;
·  Executar um simples movimento de rebater a peteca fazendo um trajeto pelo ar e caindo no chão;
·  Combinar movimentos rebatendo a peteca várias vezes realizando assim um simples jogo
·  Equilibrar os saquinhos de areia em várias partes do corpo nas atividades explicitadas pela professora durante a aula;
·  Respeitar a ordem das colunas e os colegas enquanto as atividades estiverem sendo realizadas;
·  Distinguir os diferentes tipos de equilíbrio (externo e interno) conforme explicado pelo professor no decorrer do exercício.
·  Dobrar o jornal de várias maneiras finalizando num “barco” e, por conseguinte uma “camiseta”;
·  Cantar uma música de acordo com a figura mostrada com o jornal pelo professor;
·  Identificar as peças do dominó para completar o jogo.
·  Realizar os exercícios com os pregadores, palito de fósforo e sorvete, obedecendo principalmente as regras propostas pelo professor;
·  Manter o espírito de competitividade sem que haja intrigas durante as atividades propostas
·  Deslocar-se pela quadra com a bola, de forma espalhada sem aglomeração;
·  Executar as atividades com a bola atendendo os comandos propostos pelo professor durante a aula.
·  Executar o circuito de maneira satisfatória passando por todas as estações;
·  Prestar atenção no sinal do professor para a mudança das estações no decorrer do circuito.
·  Saltar a corda realizando os diferentes tipos de saltos (apoios);
·  Combinar os diferentes tipos de saltos com o ritmo da corda;
·  Diferenciar tipos de saltos explicitados durante a aula.
·  Identificar as respectivas partes do corpo colando no local indicado;
·  Criar movimentos identificando a parte do corpo citada pelo professor no decorrer da explicitação.
·  Pular o elástico diversificando os diversos tipos de saltos em diferentes apoios no decorrer das atividades;
·  Deslocar-se pela quadra saltando os diversos tipos de apoio conforme o comando do professor;
·  Distinguir os tipos de saltos durante a realização dos exercícios.
·  Respirar compassadamente observando a respiração do professor e seus comandos;
·  Distinguir as fases da respiração (inspirar e expirar) conforme a seqüência dos exercícios
Fonte: Material elaborado através dos textos dos professores da UEL: Josy Ferraz Ramon e Edina Marinez Armacolo e dos professores da UNIPAR: Nelson Luis Posseti e Leda Rossi Gonçalves. Disciplina de Didática - Professora Lucyelena Amaral Picelli - Curso de Educação Física
 
 

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário