Ao longo dos primeiros anos, quando muitos dos alunos ainda não sabem ler convencionalmente ou então leem com pouca fluência, é importante que as atividades de leitura favoreçam o desenvolvimento de estratégias de leitura que sirvam de apoio à compreensão e à construção de sentido do texto. Isso, sempre considerando que o processo de leitura de um texto se dá por meio de muitas ações além da decodificação.
Assim, é importante levar em conta tanto as situações de leitura do professor como aquelas nas quais osalunos são desafiados a ler por conta própria.
Proporcionar momentos em contato com os livros infantis de poucas páginas e em letra em bastão, disponíveis na sala de aula, levam as crianças a construírem estratégias de leitura, mesmo quando ainda não sabem ler. Elas antecipam o que pode estar escrito. Como ainda não dominam o sistema, estão o tempo todo usando informações sobre a escrita do próprio nome, do nome dos colegas ou outros que trazem da própria experiência. Essa tentativa de leitura não é aleatória. Ao contrário, é um trabalho intelectual. A criança compara as palavras, seleciona, olha para todas as pistas e só então verifica o que está escrito.
Aprender a ler e a escrever, lendo e escrevendo. “É preciso interagir com o objeto, pensar sobre ele como um todo para aprender a ler, produzir e compreender. (FERREIRO, TEBEROSKY, 1985).
Situações reais de leitura de crianças de seis anos:
Uma criança, com o livro Cinderela nas mãos, apontou para as letras da capa e disse "Cinderela começa com Ci, é o Ci da Cintia.
Outra criança que estava ao seu lado falou "e o la da Cinderela é da Laura"
Livros infantis disponíveis no meu site:
Nenhum comentário:
Postar um comentário