Presença de substância em lote do produto foi confirmada e divulgada nesta terça-feira
A Vigilância Sanitária de Santa Catarina determinou o recolhimento de um lote de leite UHT integral da marca Lajeado Grande após a confirmação, nesta terça-feira, da presença de formol no alimento.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, os fiscais de Vigilância Sanitária dos municípios já começaram a retirar o produto de circulação na última sexta-feira. A orientação também foi repassada aos fiscais do Procon/SC, que estão apoiando o cumprimento da medida.
O lote em questão é o de número H:16:03 L59, fabricado em 7 de junho de 2014, com validade até 5 de outubro deste ano, sob inspeção do SIF/DIPOA, número 0038/1501. A
Vigilância Sanitária informa que o produto não deve ser consumido, pois apresenta risco à saúde. As reclamações partiram de consumidores de Blumenau.
Segundo a Vigilância Sanitária, o produto é fabricado pela Laticínios Cordilat Ltda. Usina de Beneficiamento, em Ponte Serrada, no Oeste catarinense. O Diário Catarinense tentou contato por telefone com a empresa, mas não obteve resposta. Ainda não há confirmação da quantidade do produto contaminado.
O formol é geralmente misturado ao leite para aumentar a vida útil do produto, mas é considerado cancerígeno pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (IARC) desde junho de 2004. Segundo um estudo divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os tipos de câncer associados à exposição crônica ao formol – mesmo em pequenas concentrações – são os de nasofaringe, nasossinusal e leucemia.
DIÁRIO CATARINENSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário