IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 23 de março de 2014

Copa do mundo 2014> Sugestão de roteiro > Temas transversais.

Copa do mundo 2014 
Entre os dias 12 junho a 13 de julho de 2014 acontece no Brasil a Copa do Mundo de Futebol.
CLIQUEM AQUI
Conhecendo os países

SUGESTÃO

ROTEIRO PARA TRABALHAR A COPA DO MUNDO DA 
EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIE INICIAIS:



Objetivos


• Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.


• Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
• Conhecer a história das copas.


• Identificar cada país e os dias que jogam.


Formulação dos Problemas


• Onde será realizada a Copa do Mundo?


• O que podemos observar nos grupos?


• Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?


• Você conhece algum desses países?


Tempo da Atividade: Depende do ritmo da turma


Material:


• Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc.


• Hino Nacional



Temas Transversais:




Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.


Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)


Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.


Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.


Biblioteca: Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles)


Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros)


Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.
Ed. Artística: Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa


Música: Rumo ao Penta (Pelé) 


Ed. Física:Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador./ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.


Vídeo: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica – regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network – tv a cabo.


Português: O Hino Nacional 


A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram;


Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;


Música da Copa;


Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.




Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);


Livros: de literatura infantil (a verificar);


Entendimento e ilustração; 


Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc.


Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;


Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil;


Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;


Matemática: 


Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão)


Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.


Quantidade de jogadores num jogo de futebol.


Os reservas da seleção (função)


Agenda da copa


Análise do placar dos jogos do Brasil


O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)


Liga pontos.



História e Geografia: 




História das Copas 


Sede da Copa


Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)


Localização no mapa da sede da Copa


Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários


A Bandeira Brasileira


As bandeiras dos países que estão sediando a Copa


As bandeiras dos demais países 


Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional


Mãos de obra temporária que surge em razão da copa


O respeito às demais seleções 


Reforçar o espírito patriótico


Retrospectiva das Copas



Ciências: 




A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso


O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados negativos)


O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;


Os valores nutricionais de alguns alimentos;


Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças


Montar com as crianças um cardápio


Cuidados com os fogos e balões.



Conclusões e Aplicações




Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho.


Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc. 



LInk


Vejam estas sugestões literárias nas listagens a direita




Link para essa postagem:
http://linguagemeafins.blogspot.com.br/search?updated-max=2014-03-13T06:09:00-07:00&max-results=6&start=6&by-date=false

Nenhum comentário:

Postar um comentário