Santa Catarina – A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores de fevereiro de 2014, divulgada pela Federação do Comércio de Santa Catarina e Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, revela que, na comparação entre o mês de março e fevereiro deste ano, o número de catarinenses endividados subiu 1,4 pontos percentuais, passando de 51,1% para 52,5%.
Ainda segundo o estudo, as famílias com renda superior a 10 salários mínimos estão mais endividadas na comparação com as famílias de renda inferior a 10 salários mínimos. Enquanto 55% das primeiras apresentam dívidas, 51,8% das segundas estão na mesma situação.
Por outro lado o nível de endividamento das famílias diminuiu. A pesquisa mostra uma queda dos muito endividados passando de 8,3% em fevereiro para 7,5% em março. Na faixa dos mais ou menos endividados houve alta, passando de 19,2% para 20,1%. Quanto aos pouco endividados, passou de 22,9% para 24,9%.
O cartão de crédito permanece na liderança dos agentes no endividamento catarinense. Pelo menos 55,4% dos entrevistados declararam usar essa forma de pagamento nas compras. Em segundo os financiamentos de carro (28%), terceiro os financiamentos de casas (13,1%), e quarto lugar os carnês (8,9%).
Conforme a pesquisa, a quantidade de famílias com contas em atraso apresentou leve queda na comparação mensal. De 13,2% de famílias com contas em atraso em fevereiro, temos em março 13%.
FONTE: Rádio Super Condá
Nenhum comentário:
Postar um comentário