O Monza SL/E - sedã médio da Chevrolet vendido no Brasil nos anos 80 e 90 - ocupou o posto de carro mais vendido do Brasil por três anos na década de 80, feito conquistado em resposta à modernidade de seu projeto, tanto no que respeita às linhas quando à mecânica.
O modelo das fotos é uma unidade 1.989 que está com 3.000 quilômetros rodados, sendo uma versão equipada com motor 1.8 à álcool. Nessa época esse motor era a versão de "entrada" já que a grande vedete era a unidade 2.0 - lançado em 1987 e que respondia por 80% das vendas, mas o 1.8 permaneceu em produção pois era o motor que a GM equiparia, posteriormente, o Kadett.
Esse motor 1.8 tinha 95 cavalos (contra 110 cv da versão 2.0). O motor poderia até render mais, mas como vigia uma lei que estipulada impostos maiores para motores acima de 100 cv, então a GM optou por segurar o 1.8 nessa faixa. De qualquer forma, o desempenho não era ruim, mesmo para os padrões atuais: 160 Km/h de velocidade máxima e acelerava de 0 a 100 Km/h em 12,69 segundos, contra 11,34 do Monza 2.0.
O consumo era de 7,28 Km/l de etanol em cidade, enquanto em ciclo rodoviário atingia 10,26 Km/l - como se pode observar, números interessantes até mesmo para os padrões atuais, levando-se em consideração tratar-se de um carro de 1.090 Kg.
O interior do Monza SL/E - que nem era o topo de linha - apresentava-se com um acabamento irretocável, com materiais de elevada qualidade, montagem precisa e um design moderno e evolvente do painel de instrumentos.
Em termos de itens de série, o Monza SL/E vinha de fábrica pelado, sem ao menos vidros elétricos. Entretanto, a longa lista de opcionais continha vidros - travas - retrovisores elétricos, direção hidráulica, ar-condicionado, sistema de som, entre outros itens bastante valorizados.
Em termos dimensionais, o Monza media 4,36 metros de comprimento e dispunha de uma distância entre-eixos de 2,57 metros, o que permitia um bom espaço interno e uma capacidade volumétrica do porta-malas de 400 litros.
Classic
O Monza Classic (foto acima) era a versão topo da linha Monza, e vinha totalmente completo de fábrica com diversos itens que o diferenciavam da versão SLE - inclusive pintura em duas cores (saia e blusa) opcional.
Concorrentes
O Monza foi o líder de vendas incontestável em seu segmento de mercado, batendo, sistematicamente, nas vendas e também nas pistas, seus principais concorrentes:
VW Santana
O Santana chegou ao mercado em 1984, com motor 1.8. Posteriormente, com o advento do motor 2.0 no Monza, a VW lançou, no final de 1988, o Santana 2000 - o modelo acima é um 1989 GLS 2.0 completo.
Fort Del Rey
O Ford Del Rey também vendia bem no Brasil, apesar das limitações de sua mecânica. Em 1988, com o advento da Autolatina (joint-venture entre VW e Ford no Brasil), o modelo ganhou o motor VW AP 1.8 em substituição ao CHT 1.6 que sempre o equipou.
Conclusão
O Monza é um dos mais importantes modelos vendidos no Brasil, tendo sido um dos únicos modelos de porte médio a liderar as vendas no mercado nacional.
Fotos: Reginaldo de Campinas
http://www.car.blog.br/2013/12/monza-sle-1989-18-alcool-fotos-consumo.html
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