Preparar com antecedência tirinhas de papel, com espaços para o nome da cada aluno e os números a serem ditados.
Entregar as tirinhas para os alunos e pedir que escrevam o próprio nome. Explicar que o ditado é sobre números. Dar um exemplo na lousa para garantir que todas as crianças entendam a atividade proposta.
Faça o ditado dos números, um a um, repetindo sempre que for necessário.
Recolher os ditados dos alunos para em seguida analisar como entendem os números. É importante registrar suas observações. Colei as tirinhas de todos para ter uma visão melhor de toda a classe.
Fazer uma nova sondagem no final do semestre, para avaliar os avanços dos alunos em relação ao conhecimento dos números.
Essa atividade é fundamental para obter informações com registros e poder acompanhar os avanços dos alunos em relação aos conhecimentos numéricos.
É necessário comparar as informações das duas sondagens para que seja possível avaliar os progressos dos alunos e preparar novas propostas de atividades pedagógicas.
Pode parecer uma atividade simples demais, mas que traz bons resultados
e que me ajudou bastante no quesito sondagem e a oferecer atividades que possam sanar as dificuldade dos alunos. Por exemplo: há alunos que no número 2.015 escreveram 215, outros no número 1.004 escreveram 104.
Essa atividade é referente ao PIC ( Programa intensivo de ciclo)
E você tem alguma sugestão para Ditados dos números?
Na revista Nova Escola encontrei uma aula de
Ditados dos números e como intervir nas hipóteses
dos alunos.
Muito legal!