Enquanto no Brasil as motos de baixa cilindrada dominam as vendas, embora nos últimos anos apenas as motos grandes tenham ganho mercado, na Europa a história é um pouco diferente. As pequenas que fazem sucesso são as scooters (que também estão ganhando força por aqui), enquanto as nakeds vão muito bem e a líder isolada é uma bigtrail. Confira o Top 10 europeu de 2014, com dados coletados pela European Free Trade Association – excluindo os países que não haviam fechado seus números até a data da pesquisa – Bulgária, Chipre, Croácia, Hungria, Malta, Romênia, Suécia, Slovakia, Islândia e Lichtenstein.
Na ponta com ampla folga, a BMW R1200 GS é sinônimo de moto na Europa. É a única bigtrail a aparecer no Top 10, posição conquistada graças à liderança massiva na Alemanha, na Inglaterra (acima de 125 cc) e na Itália (descontando os scooters). Mesmo com a concorrência cada vez mais forte, (vide KTM 1290 Adventure, Triumph Tiger Explorer, Kawasaki Versys 1000, Ducati 1200 Multistrada e outras), a rainha da BMW segue firme para mais uma vitória em 2015.
Em segundo lugar, uma surpreendente Yamaha MT-07 que nem estava à venda nos primeiros meses de 2014. Mas logo que estreou caiu no gosto dos europeus, conquistando a terceira colocação geral na França, a quarta na Itália (excluindo os scooters), a quarta na Alemanha e ainda se tornando hit na Inglaterra – ainda que não apareça no Top 10 britânico.
Já o Peugeot Kisbee “cinquentinha” conquistou a terceira colocação na Europa por conta de seu sucesso absoluto na França, país cujos scooters pequeninos dominam as grandes cidades. Logo atrás vem outro scooter, o Honda SH 150 (espécie de prima da PCX 150 que temos aqui), que é coisa sobre duas rodas mais vendida da Itália.
Mais um scooter, desta vez o grandão T-Max da Yamaha (importado para o Brasil na versão 530), fecha o Top 5 europeu com a maioria de suas vendas na Itália e na França. Em sexto, novamente uma Yamaha – marca que mais aparece no Top 10, com três posições. Irmã maior da MT-07, a tricilíndrica MT-09 arrebenta de vender em mercados tradicionais como França, Alemanha e Itália, locais onde motos nakeds costumam ir bem.
E que tal uma scooterzinha com motor dois tempos? Segunda colocada na França, a Piaggio Zip 50 vende tanto que alcança a sétima colocação geral na Europa, mesmo sem emplacar quase nada em outros mercados. Em contraste, a oitava colocada é uma gigante estradeira, a BMW R1200 RT. Ela não entra em nenhum Top 10 dos maiores mercados europeus, mas tem vendas consistentes o bastante para alcançar um ótimo resultado na soma geral.
Na nona colocação, a SH300 (versão de motor mais forte da scooter) é outra que brilha na Itália. Aliás, ela é a aposta da Honda contra a Dafra Citicom 300i no Brasil, mas está demorando a chegar – quem sabe pinta no Salão Duas Rodas, em outubro? Fechando a lista, a Kawasaki Z800 reforça o gosto dos europeus pelas nakeds, aparecendo frequentemente entre as mais vendidas na França, na Alemanha e na Itália.
Motos mais vendidas na Europa:
1) BMW R1200 GS: 18.013
2) Yamaha MT-07: 13.125
3) Peugeot Kisbee 50: 12.561
4) Honda SH 150: 8.754
5) Yamaha T-Max: 7.846
6) Yamaha MT-09: 7.562
7) Piaggio Zip 50 2T: 7.161
8) BMW R1200RT: 6.625
9) Honda SH300: 6.281
10) Kawasaki Z800: 6.235
http://carplace.uol.com.br/bmw-r1200-gs-e-yamaha-mt-07-lideram-vendas-na-europa-veja-top-10/