O Del Rey foi a resposta da Ford à necessidade de oferecer carros de luxo mais econômicos e eficientes que seus modelos desse segmento até então: Galaxie/LTD/Landau. O carro era derivado do Corcel II, com corte mais definido na traseira, porém com melhor acabamento e requinte.
Lançando em 1982 com motor Ford 1.6, que apesar de relativamente econômico para a época, sofria com o peso do carro e os inúmeros equipamentos de conforto, como ar-condicionado, direção hidráulica e câmbio automático.
Em 1989, dois anos após a criação da joint-venture entre VW e Ford no Brasil, surgiu o Del Rey com motor Volkswagen AP 1800. Trata-se de uma mecânica moderna, com 93 cavalos - um nível de potência 30% maior ao observado no antigo motor Ford CHT 1.6.
A nova mecânica conferiu ao sedã de luxo da Ford uma nova dinâmica, com melhor desempenho e segurança. Nos testes da época o Ford Del Rey Ghia com motor 1.8 movido a álcool superava os 160 Km/h de velocidade máxima e acelerava de 0 a 100 Km/h em torno de 14s.
Nos anos 80 e 90 os carros da Ford em geral, e o Del Rey em particular, eram caracterizados por um padrão de acabamento superior ao observado nos demais carros nacionais.
Os revestimentos internos, sobretudo nesta versão Ghia, eram luxuosos e requintados - um padrão que até mesmo hoje é difícil de ser encontrado em carros normais.
O painel do Ford Del Rey era completo, com um quadro de instrumentos amplo contendo conta-giros, velocímetro, medidor de temperatura e de pressão do óleo. A iluminação noturna do painel era indireta, formando um visual muito bonito à noite.
O relógio interno digital era uma marca registrada do Del Rey.
Os espaço nos bancos traseiros era a maior crítica que se fazia ao Del Rey. A Ford quando o projetou pensou em aumentar o entre-eixos da plataforma do Corcel II em 5cm, mas por questões de custo a idéia foi abandonada.
O Ford Del Rey foi um carro de sucesso no Brasil, permanecendo no mercado por quase dez anos, sendo substituído, posteriormente, por uma adaptação do VW Santana para a Ford chamado Versailles.
Fotos: ReginaldoCampinas
Ficha Técnica - Ford Del Rey Ghia 1989 1.8
Motor
VW AP-1800, 1.8, 4 cilindros em linha, 8 válvulas (2 por cilindro), carburador de corpo duplo, álcool, dianteiro, longitudinal
Cilindrada: 1.781 cm³ Potência: 93 cv a 5.200 rpm
Potência Específica: 51,6 cv/litro Torque: 15,5 kgfm a 2.800 rpm
CARROCERIA
Comprimento: 4.498 mm Peso: 1.086 kg
Largura: 1.676 mm Porta-Malas: Não disponível
Altura: 1.345 mm Tração: DianteiraFreios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira Câmbio: Manual de 5 marchas
DESEMPENHO
Velocidade Máxima: 156 km/h
Aceleração: 14,1 segundo
http://www.car.blog.br/2011/12/ford-del-rey-ghia-18-1989-um-classico.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário