IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

RELATÓRIO DOS ALUNOS - SUGESTÕES PARA PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO DOS ALUNOS.



SUGESTÕES PARA PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO DOS ALUNOS.


Sugestões para preenchimento do relatório

Observações



É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:



• A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;

• Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;

• É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no bimestre;

• Deve-se proceder relação com o registro anterior;

• Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações.



Sugestões para iniciar relatórios 



• Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...

• Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...

• A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...

• Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...



Desenvolvimento cognitivo

Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;

• Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;

• Identifica e escreve seu nome completo;

• Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;

• Apresenta dificuldades ortográficas

• Identifica e escreve seu nome completo

• Ainda não faz relação entre o que fala e escreve

ÁREA SÓCIO-AFETIVA

Comentar sobre o período de adaptação: Com quem ficou no primeiro dia? Como ficou? Como evoluiu? Mostra dependências? Usa apoio de objetos? Toma mamadeira, chupa bico?



Relacionamento: com a professora, colegas e funcionários. Participa de atividades propostas pelo professor?



Funcionamento no grupo: É aceita? Rejeitada? Isola-se? Lidera? É agressiva? Demonstra preferência por colegas? Coopera com o grupo? É capaz de ouvir os outros? Tem cacoetes?



Tolerância às frustrações: perder e ganhar, acertar e errar.



Controle esfincteriano resolvido?



Brinquedo: com o que prefere brincar na sala e no pato? Como brinca (sozinho, com o grupo em pequenos grupos, com companheiro)?



Autonomia: Está organizado na rotina? Aceita regras, cumpre combinações? Espera a decisão dos outros para tomar a sua? Tem condições de escolher e recusar-se ao que não quer? Envolve-se em conflitos? Como os resolve? Encontra suas próprias respostas? Explica seus pensamentos?



fonte: professores solidários





SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS.

ESTAVA VERIFICANDO OS MEUS E-MAILS E ENCONTREI ESSE DA COLEGA MARIA APARECIDA DO GRUPO QUE PARTICIPO E ACHEI MARAVILHOSO E ÚTIL PARA TODOS OS PROFESSORES, SÃO PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USARMOS NOS RELATÓRIOS DOS NOSSOS ALUNOS. COMFIRAM ABAIXO: (repostagem).



SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS



VOCÊ PENSA – VOCÊ ESCREVE



O ALUNO NÃO SABE – O ALUNO NÃO ADQUIRIU OS CONCEITOS, ESTÁ EM FASE DE APRENDIZADO.



NÃO TEM LIMITES – APRESENTA DIFICULDADES DE AUTO-REGULAÇÃO, POIS...



É NERVOSO – AINDA NÃO DESENVOLVEU HABILIDADES PARA CONVÍVIO NO AMBIENTE ESCOLAR, POIS...



TEM O COSTUME DE ROUBAR – APRESENTA DIFICULDADE DE AUTOCONTROLE, POIS...



É AGRESSIVO – DEMONSTRA AGRESSIVIDADE EM SITUAÇÕES DE CONFLITO; USA MEIOS FÍSICOS PARA ALCANÇAR O QUE DESEJA.



É BAGUNCEIRO, RELAXADO, PORCO – AINDA NÃO DESENVOLVEU HÁBITOS PRÓPRIOS DE HIGIENE E DE CUIDADO COM SEUS PERTENCES.



NÃO SABE NADA – APRENDEU ALGUMAS NOÇÕES, MAS NECESSITA DESENVOLVER...



É LARGADO DA FAMÍLIA – APARENTA SER DESASSISTIDO PELA FAMÍLIA, POIS...



É DESOBEDIENTE – COSTUMA NÃO ACEITAR E COMPREENDER AS SOLICITAÇÕES DOS ADULTOS TEM DIFICULDADES EM CUMPRIR REGRAS.



É APÁTICO, DISTRAÍDO – AINDA NÃO DEMONSTRA INTERESSE EM PARTICIPAR DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, MUITAS VEZES PARECE SE DESLIGAR DA REALIDADE, ENVOLVIDO EM SEUS PENSAMENTOS.



É MENTIROSO – COSTUMA UTILIZAR INVERDADES PARA JUSTIFICAR SEUS ATOS OU RELATAR AS ATITUDES DOS COLEGAS



É FOFOQUEIRO – COSTUMA SE PREOCUPAR COM OS HÁBITOS E ATITUDES DOS COLEGAS.



É CHICLETE – É MUITO AFETUOSO, DEMONSTRA CONSTANTEMENTE SEU CARINHO...



É SONSO E DISSIMULADO – EM SITUAÇÕES DE CONFLITO COLOCA-SE COMO EXPECTADOR, MESMO QUANDO ESTÁ CLARA A SUA PARTICIPAÇÃO.



É PREGUIÇOSO – NÃO REALIZA AS TAREFAS, APARENTANDO DESÂNIMO E CANSAÇO. PORÉM LOGO PARTE PARA AS BRINCADEIRAS E OUTRAS ATIVIDADES.



É MIMADO – APARENTA DESEJAR ATENÇÕES DIFERENCIADAS PARA SI, SOLICITANDO QUE SEJAM FEITAS TODAS AS SUAS VONTADES.



É DEPRIMIDO, ISOLADO, ANTI-SOCIAL EVITA O CONTATO E O DIÁGOLO COM COLEGAS E PROFESSORES PREFERINDO PERMANECER SOZINHO, AINDA NÃO DESENVOLVEU HÁBITOS E ATITUDES PRÓPRIAS DO CONVÍVIO SOCIAL.



É TAGARELA – COSTUMA FALAR MAIS QUE O NECESSÁRIO, NÃO RESPEITANDO OS MOMENTOS EM QUE O GRUPO NECESSITA DE SILÊNCIO.



TEM A BOCA SUJA – UTILIZA-SE DE PALAVRAS POUCO CORDIAIS PARA REPELIR OU AFRONTAR.



POSSUI DISTÚRBIO DE COMPORTAMENTO – APRESENTA COMPORTAMENTO FORA DO COMUM PARA SUA IDADE E PARA O CONVÍVIO EM GRUPO, TAIS COMO...



É EGOÍSTA – AINDA NÃO SABE DIVIDIR O ESPAÇO E OS MATERIAIS DE FORMA COLETIVA.



COLOQUE SEMPRE AS INTERVENÇÕES FEITAS PARA AÇÕES APRESENTADAS, ISSO RESSALTA TRABALHO.

Sugestão para Relatório Individual





Sugestão para Relatório Individual o final do ano letivo vem chegando, aí algumas dicas para preparar relatório, dos nossos alunos, enfatizando a importância deste relato para o próximo professor!

Bom proveito! 











Relatório Individual

Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos:

O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades.

O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor.

O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.

O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor,não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.



Concentração e atenção às explicações em sala de aula:

O aluno é participativo.

O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha.

O aluno participa somente quando é solicitado.

O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.

O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.



Quanto à correção:

O aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita facilidade.

O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem auxílio do professor sejam eles no caderno ou na apostila.

O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.

O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.



Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas:

Relaciona-se bem com todos os colegas.

Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.

Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.

Gosta de realizar trabalhos em grupo.

Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.



Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula:

O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.

O aluno é excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.

O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.

O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.

O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para copiar.

O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).

O aluno não precisa fazer caligrafia.



Quanto à disciplina:

O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila.

O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar.

O aluno conversa , porém acata às regras da sala.Uma chamada de atenção é suficiente.

O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.



Quanto ao reforço:

O aluno não necessita de reforço paralelo.

O aluno necessita de reforço e comparece a todos.

O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno.

O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água, distrai-se com facilidade, conversa, brinca).



Quanto ao material usado em sala e lição de casa:

O aluno realiza a lição de casa com capricho.

O aluno realiza a lição de casa sem capricho.

O aluno não realiza a lição de casa.

O aluno traz todos os materiais necessários.

O aluno esquece o material escolar.



Quanto à Leitura:

O aluno lê com fluência e entonação adequados.

O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.

O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.

O aluno não lê.



Quanto ao uso de óculos:

O aluno não usa óculos.

O aluno usa óculos normalmente.

O aluno mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.



Em relação à assiduidade do aluno:

falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado.

o aluno não falta, exceto se for estritamente necessário.

o aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.

o aluno não consegue colocar o conteúdo de sala de aula em ordem devido as número de faltas.



Em relação a seus materiais:

organiza com ajuda das professoras e inspetora.

organiza com total independência.

não consegue se organizar.

esquece frequentemente materiais na sala.

perde frequentemente materiais na sala.



Em relação aos responsáveis:

- “necessitam” de atenção especiais.

- são participativos.

- são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.

- geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam das atividades.

- não são participativos e pouco comparecem às atividades.

CRÉDITOS: http://tialenise.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário