Artefato foi lançado nesta quarta-feira, às 8h50min, horário de Brasília, do Centro de Lançamento de Tanegashima, no Japão
Foto: JIJI PRESS / JIJI PRESS
Francelise Martini
O satélite brasileiro de pequeno porte Serpens, construído em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), já está no espaço a bordo da cápsula japonesa lançada às 08h50min desta quarta-feira - horário de Brasília - do Centro de Lançamento de Tanegashima, no Japão.
A cápsula, que também transporta suprimentos e material de pesquisa, se acoplará à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), na próxima segunda-feira, tempo necessário para ajustar sua órbita ao do laboratório espacial, segundo a Agência Espacial Japonesa (Jaxa).
O satélite é o primeiro do projeto Sistema Espacial para a Realização de Pesquisa e Experimentos com Nanossatélites (Serpens), criado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em parceria com a UFSC e outras quatro universidades federais. A missão do artefato, que irá à órbita no mês de outubro, será coletar, armazenar e retransmitir dados ambientais próximos das universidades que integram o consórcio, como temperatura e meteorologia, usando bandas de frequência de rádio.
Ele ficará em órbita baixa, a cerca de 400 km de altitude, de quatro a seis meses. E fará uma volta completa na Terra a cada 90 minutos.
DIÁRIO CATARINENSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário