Estudo do World Resources Institute (WRI) mostra que as plantações de cacau estão invadindo a floresta amazônica na América do Sul
A demanda por chocolate é cada vez maior, de acordo com os números de consumo de cacau, mas o que talvez as pessoas não saibam é que os que desfrutam dele também estão "consumindo" a floresta amazônica.
Aumento do consumo de chocolate está "consumindo" a floresta amazônica
Foto: iStock
Para satisfazer a crescente demanda, a produção mundial de cacau cresceu mais de 2,1% anualmente na última década até alcançar as 7,3 milhões de toneladas em 2014, segundo a Organização Internacional do Cacau.
Este aumento levou a indústria a buscar novas terras para as plantações, em muitos casos às custas do desmatamento e do aumento de emissões de CO2.
Assim alerta um estudo publicado pelo World Resources Institute (WRI), que demonstra com imagens de satélites que as plantações de cacau estão invadindo a floresta tropical amazônica na América do Sul.
A maior parte da produção de cacau mundial provinha historicamente dos países da África Ocidental, mas o envelhecimento natural das árvores, o aumento das pragas, as doenças dos cultivos e as condições extremas provocadas pela mudança climática impediram que a região seguisse suprindo o aumento da demanda.
Situação da floresta amazônica pode piorar nos próximos anos
Foto: iStock
TERRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário