A Audi apresentou a nova geração do sedã médio premium A4 esta semana - veículo que será lançado oficialmente em setembro, no âmbito do Salão do Automóvel de Frankfurt, e que chegará ao Brasil no primeiro trimestre de 2016, provavelmente até fevereiro.
O novo Audi A4 ficou 2,5 centímetros mais longo, 1,6 cm mais largo e manteve a altura. A distância entre-eixos cresceu 1,2 cm, mas o espaço interior foi muito ampliado. A carroceria agora adota aços de alta resistência, magnésio e muita engenharia de ponta para reduzir o peso em 120 Kg. O coeficiente de arrasto aerodinâmico foi reduzido a 0,22 (ficando atrás agora, apenas do Mercedes-Benz CLA 180 BlueEfficiency, com 0,22). Além da melhora no consumo, o conforto foi melhorado, pois o modelo é o mais silencioso de sua categoria.
O novo Audi A4 2016 vem de série com faróis de xenon de série em todas as versões, e há a opção de faróis com matriz LED luzes, que além de apresentar melhor eficiência luminosa, dão ao Audi um olhar high-tech e técnico. Na traseira as lanternas têm formato tri-dimensional, e também são full-LED.
Na parte mecânica, os novos motores apresentam potência até 25% melhor que seus antecessores, e o consumo médio caiu 21%. No Brasil teremos os modelos a gasolina, com motor 2.0 e 190 cavalos, que apresenta consumo médio de 20,8 Km/l. A melhoria é decorrente da aplicação de uma série de inovações técnicas, entre elas um novo sistema de combustão.
Interior: bem vindo ao futuro
O Novo Audi A4 é o primeiro carro de produção de série que será oferecido com tecnologias antes vistas apenas em modelos conceituais. O painel traz um cluster totalmente digital, enquanto no centro do console há uma tela de 12,3 polegadas multimídia, que aceita comandos por voz e é capaz de entender frases inteiras.
A grande novidade tecnológica é o sistema de condução autônoma em congestionamentos. O novo Audi A4 2016 é capaz de assumir o comando total do carro em congestionamentos com tráfego com velocidade de até 65 Km/h, controlando volante, freios e acelerador para fazer o carro acompanhar o fluxo do trânsito. Quando o trânsito libera, o novo A4 emite uma série de sinais para o motorista assumir o comando do carro, e, caso isso não ocorra, o sistema procura um local e para o carro totalmente em segurança.
O sistema de auxílio ao estacionamento agora é totalmente automático, e não demanda o motorista nem sequer o comando de freio e acelerador. Basta parar do lado da vaga, apertar um botão e deixar o carro fazer todas as manobras de estacionamento sem intervenção.
Na parte de segurança, o novo Audi A4 conta com um novo sistema de monitoramento do ambiente, que executa manobras automáticas de evasão e desvios de obstáculos. A Audi informa que todas as colisões em velocidade de até 40 Km/h são evitadas.
A suspensão agora conta com esquema independente de cinco links e adota amortecedores adaptativos para um maior equilíbrio entre conforto e dinâmica - algo que era impossível anteriormente.
Preços
Na Europa, o novo Audi A4 2016 deverá manter-se nos mesmos preços atuais, o que significa dizer algo em torno de 31.000 € (R$ 108 mil) para o sedã, e 1.800 euros extras no Avant (R$ 114 mil).
Fonte: O Estado de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário