O Audi Q3 chega à linha 2016 com alterações estéticas, nova opção de motor 1.4 TFSI de 150 cavalos com tração 4x2, e o fato de ser, em sua versão de acesso, Attraction 1.4, o SUV Premium mais barato à venda no Brasil.
O novo Q3 será vendido com motor 1.4 TFSI de 150 cv nas configurações Attraction (veja detalhes desta versão aqui), com preço sugerido de R$ 127.190, e Ambiente, por R$ 144.190, ambas com tração dianteira.
Já com o propulsor 2.0 TFSI de 180 cv, o modelo é oferecido nas versões Attraction, tabelada a R$ 145.190, e Ambiente por R$ 165.190. Por fim, a versão 2.0 TFSI de 220 cv tem preço sugerido de R$ 190.190. Todas as opções 2.0 são equipadas com tração integral Quattro.
Novo motor 1.4
A Audi realizou pesquisas com proprietários do Audi Q3, e constatou que o uso se dá majoritariamente em ambiente urbano. Isso subsidiou a decisão da marca de passar a oferecer o motor 1.4 TFSI de 150 cavalos com tração dianteira 4x2 - garantindo também um preço menor (o Q3 2015 começava em R$ 141 mil).
Esse motor está associado sempre a uma caixa de transmissão automatizada S Tronic de seis marchas e dupla embreagem. A potência máxima é de 150 cv entre 5.000 e 6.000 rpm e o torque é de 250 Nm entre 1.500 e 3.500 rpm. A velocidade máxima é de 204 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,9 segundos, segundo o fabricante.
Além do menor preço, a vantagem do Audi Q3 1.4 se dá no âmbito do consumo de combustível. Segundo o INMETRO, o modelo consome 10,7 km/l de gasolina em cidade, e 12,7 km/l na estrada. Esse consumo é também resultado do sistema Start-Stop, que desliga o motor automaticamente quando o carro fica parado por alguns segundos e volta a ligá-lo quando o motorista tira o pé do freio.
O motor motor 1.4 TFSI é o mesmo que equipará a versão nacional do Q3, que passa a ser produzido em 2016. Entretanto, o motor brasileiro será flex. O motor TFSI conta com dois tipos de injeção: direta - que favorece o ganho de torque a médias e altas rotações, usado em arrancadas ou retomadas; indireta - melhor em rotações mais baixas, situações de uso urbano ou em velocidade de cruzeiro em estrada.
O Audi Q3 foi o veículo mais vendido da Audi do Brasil em 2014 - com 3.817 unidades comercializadas, e, agora, com o lançamento da versão 1.4, a montadora espera manter o bom desempenho. A expectativa é que essas versões 1.4 4x2 responderão por 60% das vendas.
Motores 2.0
A versão intermediária de motor é o 2.0 TFSI de 180 cv @ 4.000 e 6.200 rpm e torque máximo de 320 Nm entre 1.400 e 3.900 rpm. O modelo pode atingir os 217 km/h e ir da imobilidade aos 100 km/h em 7,6 segundos.
Já o 2.0 TFSI de até 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm e 350 Nm entre 1.500 e 4.400 rpm, que equipa a opção topo de linha - Ambition. Chega aos 233 km/h de velocidade máxima. A aceleração até os 100 km/h dura somente 6,4 segundos.
Design
O novo Audi Q3 2016 apresenta aperfeiçoamentos estéticos. O modelo adota linhas mais refinadas, mantendo a tampa do porta-malas envolvente.
Na dianteira as linhas horizontais predominam, enquanto na traseira a impressão de largura e dá ao SUV uma aparência mais expressiva.
A grade dianteira trapezoidal é o elemento que define a dianteira do carro. Os faróis redesenhados vêm de série com tecnologia xênon plus, além de luzes de condução diurna de LEDs.
Em termos dimensionais, o Audi Q3 2016, que pesa 1.405 quilos, tem 4,39 metros de comprimento, 1,83 metro de largura e 1,59 metro de altura. A distância entre-eixos é de 2,60 metros.
O Audi Q3 2016 está homologado para até cinco ocupantes. Na configuração básica, o porta-malas pode carregar até 460 litros de carga. Rebatendo total ou parcialmente o encosto do banco traseiro, a capacidade sobe para até 1.365 litros.
Chassi
A partir da versão Ambiente, o Audi Q3 oferece o sistema Audi Drive Select - que permite que o motorista ajuste os principais módulos tecnológicos para atender suas preferências pessoais. Exemplo disso são os amortecedores ativos, que podem ter a rigidez alterada conforme o tipo de piso.
As rodas têm 17 polegadas nas versões de entrada (Attraction) e 18” nas demais. A suspensão foi afinada para proporcionar maior conforto ao trafegar.
Equipamentos e acabamento
O 1.4 e o 2.0 Attraction trazem de série ar-condicionado, bancos de couro sintético, computador de bordo, sensores de luz e chuva e volante esportivo com shift paddles. A 2.0 Attraction conta ainda com banco elétrico do motorista e pacote de iluminação, que também são equipamentos de série nas duas versões Ambiente e Ambition.
No quesito segurança, as versões 1.4 e 2.0 Attraction oferecem airbags frontal, lateral dianteiro e de cabeça, assistente de partida em aclives, controle eletrônico de estabilidade (ESP), faróis de xênon com ajuste automático de altura, lanternas traseiras de LEDs, freio de estacionamento eletromecânico e sensor de estacionamento traseiro, entre outros.
As configurações 1.4 e 2.0 Ambiente têm os mesmos itens do Attraction e acrescentam ar-condicionado automático, porta-malas com acionamento elétrico, espelho interno antiofuscante, teto solar panorâmico, controle de cruzeiro e espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico e rebatimento. A 2.0 ganha ainda o Audi Drive Select, sensor de estacionamento dianteiro, longarinas de teto na cor prata e soleira das portas de alumínio.
No 2.0 Ambition, há também bancos dianteiros com ajuste elétrico, computador de bordo com marcador de temperatura colorido e rádio MMI com sistema de navegação. Opcionalmente, pode ser equipada com o pacote conforto, que traz Audi Side Assist (alerta lateral que auxilia o motorista nas mudanças de faixa), Keyless-go (sistema de partida sem chave) e equipamento de som da Bose.
Tabela de preços
- Audi Q3 2016 1.4 Turbo 150cv Attraction - R$ 127.190,00
- Audi Q3 2016 1.4 Turbo 150cv Ambiente - R$ 144.190,00
- Audi Q3 2016 2.0 Turbo 180cv quattro Attraction - R$ 145.190,00
- Audi Q3 2016 2.0 Turbo 180cv quattro Ambiente - R$ 165.190,00
- Audi Q3 2016 2.0 Turbo 220cv quattro Ambition - R$ 190.190,00
http://www.car.blog.br/2015/07/audi-q3-14-2016-e-o-suv-premium-mais.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário